Opinião > Força centrífuga Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. João Oliveira

    Aos candidatos do centro, pelo bem do nosso Brasil: Geraldo Alckmin Presidente!

    Responda
  2. celso bittencourt

    Subdesenvolvimento não se Improvisa; é Obra de Séculos! N.Rodrigues

    Responda
  3. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Dificilmente o candidato do PSDB conseguirá chegar ao segundo turno, pois, como vemos, seus votos estão indo para Bolsonada.

    Responda
  4. Cristina Carvalho Barboza

    O pacto de todos contra o Bolsonaro está feito, é evidente que Alckmin conseguiu apoio do centrão com esta missão. O eleitor tem sabedoria, há formadores de opinião inteligentes de todos os lados. Mas só um lado tem a verdade. Quem levou a facada foi o Bolsonaro, isto é verdade. Quem está na cadeia é Lula, isto também é verdade. A Folha veiculou que Paulo Guedes falou sobre a CPMF. Qual o problema de colocar a CPMF no debate?

    Responda
  5. Cristina Carvalho Barboza

    Parte do eleitorado não suporta mais o cinismo, é esta a razão de Bolsonaro emplacar, é sincero, sua campanha é sincera e não mede as palavras, não ligam de serem mal interpretados. Fernando Haddad foi muito cínico em sua entrevista ao Jornal Nacional, nada é culpa deles, não reconhecem os erros. Lula não reconhece que cometeu crime ao aceitar a reforma do apartamento e do sítio. E o que o Alckmin faz? Mete o pau no Bolsonaro!

    Responda
  6. Wilson de Oliveira

    Assim como eu, muitos brasileiros querem uma 3 via, pois não queremos ficar a reboque de um condenado preso de uma facção, tão pouco o retorno do autoritarismo militar. Um candidato à Presidente deve apresentar um projeto sério de país e aglutinar forças e esforços no entorno desse projeto, ou seja, construir pontes com os demais poderes e com a sociedade. As propostas apresentadas pelas duas seitas extremistas que lideram as pesquisas vão no sentido contrário de um diálogo honesto de união.

    Responda
  7. Wilson de Oliveira

    Assim como eu, muitos brasileiros querem uma 3 via, pois não queremos ficar a reboque de um condenado preso de uma facção, tão pouco o retorno do autoritarismo militar. Um candidato à Presidente deve apresentar um projeto sério de país e aglutinar forças e esforços no entorno desse projeto, ou seja, construir pontes com os demais poderes e com a sociedade. As propostas apresentadas pelas duas seitas extremistas que lideram as pesquisas vão no sentido contrário de um diálogo honesto de união.

    Responda
  8. ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

    A linha ideológica da Folha é clara. São tidos como centristas apenas aqueles candidatos de centro-direita. O jornal sugere que Ciro e Hadadd, que representam uma vertente social-democrata , seriam candidatos extremistas. A mídia corporativa, identificar o discurso de centro-esquerda como extremista, ajuda a desconstruir todas as bandeiras da esquerda-moderada (inclusão social, igualdade racial e de gênero, etc. ) e alimenta o candidato de extrema direita. A FDS ajudou a chocar o ovo da serpente

    Responda
  9. ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

    A linha ideológica da Folha é clara. São tidos como centristas apenas aqueles candidatos de centro-direita, que defendem uma agenda neoliberais. O jornal sugere que Ciro e Hadadd, que representam uma vertente social-democrata (a qual o psdb abandonou faz tempo), seriam candidatos extremistas. A mídia corporativa, identificar o discurso de centro-esquerda como extremista, ajuda a desconstruir todas as bandeiras da esquerda-moderada (inclusão social, igualdade racial e de gênero, etc. ) e alimenta

    Responda
  10. Filipe Andretta

    Editorial sem critério. Amoedo é de extrema direita do ponto de vista econômico, mas foi colocado no balaio das "candidatura de centro", enquanto Ciro Gomes, com um projeto de centro-esquerda, foi ignorado.

    Responda
  11. Sergio Saraiva

    A Folha trata como de centro Alckmin, um político de direita que mandou sua polícia espancar até manifestantes da marcha da maconha. Aí não admira que considere Haddad - um centro-esquerda moderado - como radical.

    Responda
  12. Tamotsu Kashino

    Interessante observar a semelhanca entre Ibope e Datafolha, a poucos dias para votacão,este quadro terá pouca alteracão, excepto Bolsonaro e Haddad que podem subir mais um pouco, os outros ficarão estacionados e assim a decisão será entre Bolsonaro e Haddad, Bolsonaro levará maior parte do voto util da direita e Haddad dos lulistas e esquerda portanto resultado está clarissima, Bolsonaro eleito presidente!!!!

    Responda
  13. Emerson Luis de Moraes

    E nossa gloriosa Mídia? Ficam exigindo mea culpa de todos, mas e vcs? Em tabelinha com um Judiciário enviesado, diuturnamente, protagonizaram a corrosão democrática e sentimento de ódio que hoje permeia o Brasil. Mirando o curto prazo, audiência e o bolso investiram no jornalismo de guerra (destaque a Velha Klan, a finada Óia e Bobo) contratando pseudo-intelectuais obscuros da academia, "informando" para um país semi-analfabeto! E agora? Quem coloca o coleira no Pitbull?

    Responda
    1. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

      Quem, a mídia? Não não temos nada com isso. Só observamos à distância e exercitamos nossa liberdade.

  14. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Se tem uma coisa clara é que candidatos da direita tradicional, representantes do Mercado, defensores dos PIB e desse capitalismo à brasileira, os preferidos da mídia, não terão mais o voto dos desavisados. O brasileiro quer destruir esse modelo. Só espero que o país não seja destruído no processo.

    Responda
  15. Reinaldo Cunha

    Eu simpatizo com o Haddad. Pelo que li, não moro em São Paulo, fez um bom governo. Entretanto, ele é filiado ao PT, partido que se uniu ao pior da política nos anos de governo, envolvido com corrupção e defende um indivíduo condenado pela justiça e tem na militância e outros “companheiros” a soberba de não admitir seus erros. E eu ainda responzabilizo o partido pela polarização atual que já fazia enquanto governo, o que é inadmissível . Enfim, não posso votar no candidato com aliados assim.

    Responda
  16. Marcos Serra

    O Eduardo Potsch foi na ferida: independentemente de quem for eleito, os problemas a enfrentar são enormes e muito antipopulares quanto a suas soluções. Não restará a qualquer um dos candidatos outra alternativa senão um rigoroso controle dos recursos públicos. No provável segundo turno, acredito que a lembrança do governo petista e sua triste herança à sociedade, se bem exploradas, darão, com folga, a vitória a Bolsonaro.

    Responda
  17. Luiz Carlos de Sousa

    E o quarto poder fingindo que não tem nada com isso.

    Responda
    1. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

      É o que ele faz com total propriedade.

    2. Emerson Luis de Moraes

      Perfeito! Ficam exigindo mea culpa de todos, mas e eles? Junto ao Judiciário foram também protagonistas da corrosão democrática e sentimento de ódio que hoje permeia a sociedade brasileira. Somente mirando maior audiência (ou leitores )investiram no jornalismo de opinião (principalmente TVs e Rádios, com destaque a Joven Kan e Globo) contratando refugos da academia com viés conservador de direita, para evidenciar uma visão única dos fatos e influenciar quem só se atualiza por meio destes meios!

    3. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

      Lembrança pertinente. Uma das causas deste estado de coisas é a atuação política do quarto poder: o sistema judiciário e policial brasileiro.

  18. Eduardo Potsch Camara Matos

    E mar grosso pela frente independente de quem for eleito.

    Responda
  19. Cloves Oliveira

    O processo de escolha dos candidatos pelos partidos é o calcanhar de Aquiles da nossa democracia, pois é rústico e anti-democrático. Não é mais aceitável que o sujeito se candidate porque pode pagar pela própria campanha ou que seja indicado por algum caudilho de plantão. Nem prévias os partidos realizam mais para eleger internamente seus candidatos. Numa utópica reforma política, deveria ser dado à população o direito de votar também seus pré-candidatos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.