Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Antônio

    50% do orçamento da Brasil S.A é para pagamento de juros de uma dívida que nenhum de seus acionistas minoritário sabe o que é. Por que a preocupação com Venezuela e Cuba? Acaso os acionistas minoritários( povo&povão)da Brasil S.A também paga os deles? Se não sei do que se compõe minha divida, por que vou me preocupar com as dos outros?

    Responda
  2. José Cardoso

    Ao contrário do Bolsonaro, que é do partido do eu sozinho, as afirmações do Haddad só valem se a bancada do PT assinar embaixo. Só acredito se o Paulo Paim por exemplo, em sua campanha de reeleição para o senado no RS defender a idade mínima de 65 anos na previdência. Senão vão tirar o tapete dele, como fizeram com a Dilma. E aí será Manuela e a ponte para o passado.

    Responda
  3. Beto Rezende Rezende

    Quais dizer petista. Sou chato com erros porque sou jornalista. Tenho que dar exemplo.

    Responda
  4. moacyr da Silva

    Talvez o colunista prefira a volta da ditadura que provavelmente não vivenciou! Mostra total ignorância em relação ao que se chamou anos de chumbo. É tudo que repudiamos e não desejamos para nossos filhos e netos. A nossa luta para a retomada da democracia foi árdua e não podemos deixar tudo a perder !

    Responda
  5. Francisco Braulio L Vasconcelos

    Haddad é o mais do mesmo. É de um partido velho, com suas carradas de erros e acertos cujo partido teve sua chance de governar o Brasil, e em muitos aspectos se saiu muito bem, mas as manchas "mensalão" e principalmente "petrólão" foram devastadores. Por essas e outras gostaria de ver Ciro Presidente do nosso País. Capacidade, argumentação e firmeza nas atitudes ele tem de sobra.

    Responda
  6. João JAIME DE C ALMEIDA FILHO

    Ei Canzian, tá se saindo um futriqueiro dos piores! Não vai rolar, você não vai fazê-los brigar agora. nem tirar votos do Haddad com esse papo de cama com mercado. Esse jornal é que dorme com o mercado faz tempo.

    Responda
  7. Victor Claudio

    Gleisi na Embaixada na Venezuela seria um prêmio para todos os brasileiros de boa fé.

    Responda
  8. Beto Rezende Rezende

    Quis dizer "rasteiros".

    Responda
  9. Beto Rezende Rezende

    Que golpe, Antonio Lopes (você é o mesmo que foi técnico do Vasco?). Isso que te ensinaram chama-se narrativa de quem se lascou na mão da elite brasileira. Temer pelo menos fez um favor: tirou aquele poste que promoveu a maior recessão da história brasileira.

    Responda
  10. Beto Rezende Rezende

    Na mosca, Canzian. Ela iria adorar Caracas. Estive lá, em 2010. Chaves era o ditador, ainda. Os hotéis eram guardados por pastores alemães. Deveria ter feito fotos, mas como não sou turista-padrão, vacilei.

    Responda
  11. ORLANDO HARGER

    Excelente análise ! Como o outro extremo é um absurdo inominável, sejamos sensatos, a solução viável é Alckmin !

    Responda
  12. Cláudio Moura

    A Folha de SP tem como característica geral possuir analistas políticos obtusos, ideológicos e desconectados da realidade. A Coluna acima é de uma lucudez incrivel e rara nesse jornal, perfeita em sua análise do momento político, Parabéns.

    Responda
  13. julio c s barbosa

    juro!!! não leio mais nada sobre essa diabólica corrida presidencial.

    Responda
  14. Rafael Augustus Sega

    Me engana, que eu gosto!

    Responda
  15. antonio lopes

    è impressionante como a impresa tenta passar para os leitores, que a única maneira de governar o País é seguir o modelo Temer, tirar direitos dos mais pobres, ate pouco tempo todos estavam elogiando a Argentino, que aquilo era um modelo a ser seguido, a economia da Argentina teve uma queda de 4% do PIB em um trimestre, como o governo é de direita, simplesmente sumiu do noticiário, o foco é a Venezuela, cadê os que elogiavam Mauricio Macri, que hoje esta de joelhos pedindo ajuda ao FMI!

    Responda
    1. antonio lopes

      João Adhemar. Ele foi escolhido para ser um vice decorativo sem nem uma função no Governo, quem escolheu ele como presidente para ferrar a População foi vocês que bateram panelas e apoiaram o Golpe de 2016.

  16. Wagner Nobuo Hanaoka

    Fernando Canzian é mais um reacionário da extrema direita bolsonarista que milita na mídia golpista.

    Responda
    1. Beto Rezende Rezende

      Wagner, Não envergonhe seus antepassados com comentários rasteiras.

  17. Nestor Bercovich

    As reformas que fará Haddad não são as reformas esperadas pelo mercado. Não há um único modelo de política económica, porque elas podem favorecer mais o menos igualdade e concentração de renda. E outra coisa: "a mais destruidora fase para a economia desde o lançamento do real" foi a gestão Temer que afundou a economia e aumentou muito o desemprego.

    Responda
  18. Alberto Melis Bianconi

    Junto com muita bobagem, a coluna tenta fazer passar por malandragem o que é política no melhor sentido da palavra. Construir consensos. É o blá, blá, blá corriqueiro de quem apoia um golpe de estado, mas não suporta a construção de uma opção democrática viável.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Bastante comum, caro Beto, massa de manobra não se enxergar como tal, assim como apoiar humor de baixo nível, como esse de sugerir manda a Gleisi para a Venezuela...

    2. Beto Rezende Rezende

      Que golpe, xará? Me chamo Alberto, mas não sou massa de manobra .

  19. LUIZ CARRIERI

    Pouquíssimas vezes me deparei com um comentário tão lúcido e lógico, neste Jornal, abordando o partido dos trabalhadores. O comentarista merece meus aplausos EM PÉ. A matéria é mais que perfeita. Uma ode. Uma celebração. A matéria merece ser colocada em uma quadro. Parabéns, mil vezes, parabéns!

    Responda
  20. José Antônio

    E por que não? ''que o lucro que o Brasil teve no comércio com a Venezuela, apenas em 2012, quando o superávit com aquele país foi de 6 bilhões de dólares - ou quase 20 bilhões de reais, com tudo o que isso representa em termos de empregos - líquidos - em nosso país para possibilitar a exportação de bens nesse valor." No blog de Mauro Santayana. Um prêmio a inteligência.

    Responda
  21. Luiz Carlos de Sousa

    Uma coisa boa da Folha é ler primeiro o Simão depois as outras colunas. Parece continuação.

    Responda
    1. Beto Rezende Rezende

      Simão é bem fraquinho, LC. Já esgotou seu repertório de piadas. Canzian é culto. Mas, você deve ser petista. E petistá é manada. Pensa pouco.

    2. Francisco Antonio Pereira da Silva

      Pô, cara, também acho isso.!!

    3. Brízido Galeano

      Taí! Na Mosca!!!

  22. Cloves Oliveira

    Ao se negar a cumprir sua parte do trato, que era o de ceder o lugar para o Lils em 2014, a DVR sofreu aquilo que é chamado de resistência passiva dentro do partido. Se esse foi o principal motivo da sua derrocada no segundo mandato não se sabe, mas não seria diferente para o Haddad se ele resolvesse seguir o próprio plano de voo. A realidade é que estamos no pior dos mundos: de um lado um candidato de um partido nanico; do outro alguém que se pegar as chaves, irão trocar as fechaduras.

    Responda