Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Na República das Jabuticabas vige o aforismo: o cri me compensa.

    Responda
  2. Hercilio Silva

    E só pra registro, qual outro político nacionalmente relevante foi condenado? Na semana passada o STF liberou Garotinho para concorrer mesmo condenado em segunda instância, é um caso único no país não ter direito ao recurso.

    Responda
  3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O primeiro tenente foi indultado pelo STM. Nenhuma palavra sobre isso ? e ainda ganhou uma promoção..... vai falar sobre isso não ?

    Responda
  4. EDUARDO CAVALCANTI

    Se Deus nos livre do Haddad ganhar e indultar o Lula já vai começar o governo em descrédito gerando uma crise.

    Responda
  5. EDUARDO CAVALCANTI

    Se Deus nos livre do Haddad ganhar e indultar o Lula já vai começar o governo em descrédito gerando uma crise.

    Responda
  6. amarildo caetano

    Lula foi condenado sem provas,pois o juiz filiado ao PSDB e sua laia sabiam que jamais ganhariam a eleição dele,pois saiu do governo com 80% de aprovação.

    Responda
    1. Denis Tavares

      Ka ka ka ka ka ka ka . Rapaz, não fale tanta bobagem! Leia a sentença do Moro e não fale besteiras!

  7. Wilson de Oliveira

    A desfasatez só aumentou após o artifício jurídico do "caixa 2 de campanha" no mensalão de 2005, um verdadeiro salvo conduto para o balcão de negócios na política. Levar essa intenção a sério significa a desmoralização das instituições.

    Responda
  8. Hercilio Silva

    O indulto não é bom caminho, mas tirar a política do processo ajuda muito. Afinal o suposto crime foi ato de ofício indeterminado. Preso por um apartamento do qual comprovou ter desistido, e agora tem o sítio que seus amigos comprovaram ter adquirido. Juridicamente é isso, o resto é política.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Eu que peço pra ler. A pena de 9,5 anos da primeira instância levaria a prescrição pelo tipo de crime, a da segunda instância aumentou pra evitar isso, tornando-a desproporcional ao delito de que acusam.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Leia o processo, e vc concluirá diferente. A condenação de 1° grau estabelece e constitui, SIM, a execução de pena privativa de liberdade.

    3. Hercilio Silva

      Juristas dizem que o processo permitia até a absolvição pelo que se vê nele. A pena foi aumentada em segunda instância com o único objetivo de gerar a prisão, a da primeira instância não gerava prisão. Acusações foram mudadas no meio do caminho, pois tratavam como se fosse presidente, o que não era mais, mudaram datas pra encaixar.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Quanta bobagem, Hercílio. Entenda: o apartamento foi a contrapartida pela prática do crime. Desistir da contrapartida não desconstitui o ato criminoso. Diferentemente do que é comumente dito, a condenação jamais foi por causa do apartamento, que se prestou unicamente como prova principal do crime. Ou melhor, a negociação envolvendo o apartamento foi a prova cabal. E isso nenhum babalula nega haver ocorrido. Portanto, sempre houve provas.

  9. Cláudio José Marabesi

    Quê crime se ñ transitou em julgado, ainda, sentença condenatória?! O ilustre advogado (q jurou atuar respeitando a CR/88) deveria ater-se ao inciso LVII da nossa Carta Cidadã e ponto final, dada vênia.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      O Sr. Dalton tem dificuldade de entender que só se pode falar em crime com o transito em julgado, ele acredita que basta frequentar seus devaneios para que o crime seja irrefutável. O lado bom é que poderíamos economizar os custos de um judiciário caro e ineficiente. Nossos problemas acabaram, não é mesmo?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      O crime não se constitui com o trânsito julgado da sentença, mas sim a condenação. Os recursos ainda cabíveis são de natureza adjetiva, de modo que, em princípio, não admitem revisão de mérito. Ou seja, a condenação será materializada pelo trânsito em julgado do acórdão do TRF4, independentemente de indulto.

  10. Rodrigo Cavalcanti

    A cara de pau dos petralhadores e seus apoiadores é infinita. Eles desviaram bilhões, fizeram acordos com países bolivarianos para desviar mais bilhões, invadiram, quebraram propriedades alheias, desrespeitaram leis, tem um milhão de provas contra seus lideres presos, tem um punhado de petralhadores que só não foram presos ainda por causa da vagareza da justiça. E tudo coordenado pelo eispresidenti. Ainda tem gente que diz que não tem prova? Pelo amor de Deus parem de enganar o povo. Chega.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Um milhão de provas, já avisou o juiz Moro? Aposto que nem ele sabe!

  11. Dilson Caceres

    No caso brasileiro atual trata se de roubo comum, como tantos outros que fazem as celas dos presidios ficarem lotadas. Não podem ser anistiados esses larápios ou o larápio maior pois o dano ao patrimônio público tem consequências danosas a toda população. E quem diz isso são os membros dos tribunais que julgaram os crimes.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      O que faz os presídios ficarem lotados é um judiciário incompetente, por volta de 40% dos casos são de prisões provisórias. E os responsáveis por isso "são os membros dos tribunais..."

  12. Dilson Caceres

    No caso brasileiro atual trata se de roubo comum, como tantos outros que fazem as celas dos presidios ficarem lotadas. Não podem ser anistiados esses larápios ou o larápio maior pois o dano ao patrimônio público tem consequências danosas a toda população. E quem diz isso são os membros dos tribunais que julgaram os crimes.

    Responda
  13. Luiz Carlos de Sousa

    E por falar em monarquia, a monarquia absolutista é melhor para o povão que a demagogia. A primeira precisa de súditos, trabalhadores, soldados e serviçais bem alimentados o tempo todo. A segunda de votos de tempos em tempos.

    Responda
  14. Alberto Melis Bianconi

    Texto digno de um medalhão machadiano, que pode ser usado sem restrições em saraus literários da casta jurídica. Depois de divagar sobre a história de nossos costumes judiciários, conclui com uma tautologia que, como toda tautologia, é tão verdadeira quanto vazia. Tautologias inversas são igualmente verdadeiras: uma sentença equivocada não faz surgir o crime que condenou, nem acrescenta promiscuidade em quaisquer relações, reais ou imaginárias.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Caro Dalton, pela qualidade de seu comentário deduzo a qualidade de sua leitura. Nem a coluna, muito menos eu, entramos no mérito do caso do triplex. Você diz que leu os autos, aposto que seria capaz de tirar deles a condenação do Papa também.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não deu certo a sua tentativa de sofisma. O crime foi demonstrado na instrução processual. A sentença condenatória está correta.

  15. Denis Tavares

    Indulto, por corrupção? "o rei, nas palavras do historiador António Hespanha, equiparava-se a Deus, desdobrando-se 'na figura do pai justiceiro e do filho doce e amável".Isso seria a cara do PT: um golpe n a Justiça, golpe (mais um) na democracia. E não duvido que Haddad venha a fazer isso se eleito. PT tem esse apego ao ilícito, à mentira e ao absolutismo e à manipulação da democracia

    Responda
  16. MARCIA CRISTINA POLON

    Pois é, na verdade a justiça, para condenar, precisa de provas, muitos que acreditam que a condenação de Lula foi em processo cheio de provas e a maioria que nos casos dos processos contra lula nao existe uma prova sequer, ninguém recebendo dinheiro, nenhuma conta com dinheiro. Temos juizes processados por venderem decisoes em açoes civis e criminais, e quando juiz toma lado politico, também é igual. o velho ditado, mostre-me com quem andas que te direi quem és.(fotos de juiz com politicos).

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      As provas estão no processo, para quem o conhece e para quem o queira conhecer. A motivação da condenação fundamenta-se nessas provas, cuja contraposição é invariavelmente evitada pelo discurso que vc reproduz de modo ignaro, irresponsável e tolo. Adquira dignidade intelectual, ao menos.

    2. Guilherme Ferreira

      verdade, bastante coerente sua fala. a culpa é dos EUA, que estão implantando espiões no judiciário par prender injustamente nossa classe politica.

    3. JONAS FERREIRA NASCIMENTO

      Essa ladainha de falta provas não tem fim. Mesmo que o presidiário fizesse um vídeo declarando-se culpado essa gente não acreditaria.

    4. Reinaldo Cunha

      Notei que os defensores do ex-Presidente persistem com a noção de que não há provas e criticam ferozmente o Judiciário. É impressionante a capacidade de defender aquilo que os convêm. É por essa falta de autocrítica que jamais irei votar no partido novamente e olha que acho Haddad um candidato interessante, mas teria que romper com a mistificação do líder caído.

    5. Denis Tavares

      Perceba que sua argumentação não faz sentido quando se aplica a lei. Mas, mesmo assim, vc como pet ista, vai continuar negando a verdade. Código Penal: Cor rup ção passiva: Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pe na – reclusão, de dais a doze anos, e multa.

    6. Denis Tavares

      Perceba que sua argumentação não faz sentido quando se aplica a lei. Mas, mesmo assim, vc como petista, vai continuar negando a verdade. Código Penal: Cor rupção passiva: Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena – reclusão, de dais a doze anos, e multa. (Redação dada pela Lei nº 10.763, de 12.11.2003).

    7. Denis Tavares

      Eu li o processo e te garanto que há dezenas de provas. Agora, só diz qaue não há provas quem não o leu. Aliás, vou colocar a qui a descrição de corrupção passiva. Maws, como petista, vc não irá ler e continuará a espalhar sua fake news. Código Penal: Corrupção passiva: Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:

  17. Reinaldo Antonio Favaro

    Jamais indultar quem governou tripudia do a Constituição, fazendo empréstimos temerários a governos ditadores com nosso dinheiro. E agora quem paga a conta? E a tresloucada compra de Passados? Deve ser investigada. O prejuízo foi grande. Daí nao construíram hospitais de câncer no Norte e Nordeste e as crianças tem vir tratar-se no Sudeste e Sul causando dor e sofrimento aos filhos do Brasil. O grave erro remete os responsáveis investigações e punição. Ordem e Progresso.

    Responda
  18. Roberto Guimaraes

    Seria interessante, para evitar bílis ideológica e garantir, deste modo, análise isenta que deve pautar o jornalismo, mesmo que seja jornalismo opinativo, que fosse indicado se Lula ou Haddad se manifestaram a favor de indulto.

    Responda
    1. Ubaldo Souza Jr

      Mais uma vez querendo "foto" e declaração em cartório do ilícito.