Hélio Schwartsman > Por que acreditamos em políticos? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Por que os polÃticos mentem? Eu me lembro que nunca vi a saÃda da pobreza tão propagada pelo Lula, quando eu ia ao exterior sempre informava ao interlocutor que Lula mentia sobre o fato de não haver mais miseráveis neste paÃs. Está circulando nas redes sociais um momento em que Ãlvaro Dias faz acusações sérias a Haddad, com muita eloquência, e é aà que a gente vê que Haddad não é Lula. Por que esta mentira? E quem acredita nela?
O atavismo pode explicar muitos dos instintos humanos, mas a cultura já está aà há bastante tempo para nos ensinar a lidar com o homem primitivo. Já tivemos tempo suficiente para aprender que o crédulo humano também é um mentiroso contumaz.
“A ignorância é a condição necessária da felicidade dos homens, e é preciso reconhecer que as mais das vezes a satisfazem bem”. Anatole France. Sim. Pode ser a chave da felicidade. Assim caminha a humanidade.
1Dar poder sobre si a semelhantes é a primeira corrupção humana. Teriam sido ludibriados nossos antepassados instituindo poder? Ñ! Que validou poder pela historia foi a guerra, algo da natureza, em oferta de proteção. E com força de exércitos submeteu o povo que protegia. Hoje a guerra e raridade e o congraçamento entre povos um fato. Acabam-se os inimigos. Com isso contestamos a mentira da proteção pelo poder. Contestamos a mentira que é dar poder.
2Uma teoria para ser válida tem que oferecer a possibilidade de ser contestada. Portanto toda verdade que constrói tudo é na essência uma mentira. Fenômeno que relaciona mentiras e verdades e a dialética. É das contradições do uso de uma tese, a práxis, que se constrói novas verdades a serem também contestadas. Einstein chamou Newton de mentiroso, por exemplo. Mentiras e verdades andam juntas. Ñ devemos nos censurar por sermos enganados. Faz parte da verdade.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Por que acreditamos em políticos? Voltar
Comente este texto