Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Murilo Alves

    É um abismo comparar o o PT com Bolsonaro e seus generais. Há muitos anos o partido tem governado municípios, estados e o país. Onde foi que houve ruptura dos princípios democráticos? O partido está lutando pelas vias legais e democráticas contra a prisão injusta do seu maior líder. Injustiça, apontada até mesmo por profissionais que não concordam e nem apoiam o Lula. Acho que você cairia melhor em um outro jornal. Não precisa ir muito longe.

    Responda
  2. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Sistema de freios e contrapesos hígido, só se for com a esquerda, porque a direita faz o quê bem entende.

    Responda
  3. Paulo Henrique Andrade

    O autoritarismo do PT não se resume a "bravatas". Está em ações concretas, como passar por cima do Congresso ao enviar US$ 1 bilhão para Cuba e ao baixar o decreto 8243 dos conselhos populares, está no Pndh-3 cheio de ovos de serpente, e está no projeto de lei para "democratizar" a mídia por meio de censura com conselho de comunicação, que estava prestes a ser apresentado quando entrou em cena a Lava-Jato.

    Responda
    1. José Antônio

      "O financiamento da exportação de serviços e obras para o exterior vem do tempo dos governos militares, vide as obras da Mendes Jr. no Iraque, por exemplo.Até fevereiro deste ano, já estavam funcionando na zona industrial do porto a sul-coreana Arco33, a Womy Equipment holandesa, a francesa Bouygues, a portuguesa Engimov Caribe, a espanhola Tecnologias Constructivas, a Bihn Global do Vietnã, e até mesmo grandes multinacionais ocidentais como a Unilever e a Caterpillar.." No blog de Mauro Santaya

  4. Alberto Melis Bianconi

    Especialmente os colunistas da imprensa, e eles tem doutorado em besteirol e uma desfaçatez assustadora! Difícil dormir com todo esse barulho.

    Responda
  5. Cristina Carvalho Barboza

    Bolsonaro não é ameaça à democracia, acho até que ele exagera ao defender o torturador, mas os torturados também exageram. Eu me lembro que era criança e tinha medo de passar pelo quartel na Abílio Soares em São Paulo pois os terroristas jogaram uma bomba e mataram ou feriram um menino, foi um drama. Também criança e adolescente eu não gostava dos comunistas russos, na guerra fria era a favor dos americanos. Atualmente entre um partido de thieves estelionatários e a polícia, fico com a polícia.

    Responda
  6. Jonas Santiago

    Concordo com o articulista, secretário bozominion, até vc tem esse direito, e o exerce. E aos outros bozominions aqui, agora não chamam de Foice de SP, e outras sandices, né? Sempre é do bem o que me convém. O importante é que Bozonaro vai perder. Só isso...

    Responda
    1. Paulo Henrique Andrade

      Continua sendo Foice de SP, sim, senhor.

  7. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Prazer de ler análise isenta, já que um dos aspectos da polarização é o imperativo da as*nei*ra, intransigência mascarada de verdade, reflexo condicionado da posição ideológica que é indiferente aos fatos, enrolação demagógica feita sob medida para alimentar o eleitor radicalizado. Livres são aqueles despolarizados e desapegados das exclusões/excomunhões do ó*dio político./Claudia F.

    Responda
  8. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Ao querer comparar o PT com esta candidatura que defende e propõe a barbárie como "proposta" de governo o jornalista, como muitos de seus colegas, vai contribuindo para que se considere normal o discurso de alguém como o capitão candidato. Declaração de voto? Quando quem tem conhecimento da história e deveria nos informar esquece isto e banaliza a violência com comparações rasas é porque estamos mal mesmo.

    Responda
    1. Paulo Henrique Andrade

      Quem não tem nada de "normal" numa democracia é o PT, partido subordinado a uma entidade estrangeira - Foro de SP - e por isso mesmo já devia ter sido extinto conforme artigo 28 da Lei dos Partidos Políticos.

  9. Denis Tavares

    Gostei do pequeno artigo. Só eu, até agora, nos comentários estava apontando o quanto o PT tende ao autoritarismo e à prática antidemcrática, por meio de distorções e falsificações dos fatos. Não que o Bolsonaro não diga sua bobagens antidemocráticas. Mas ele é claro, evidente no que fala. O PT é antidemocrático de maneira sorrateira, dissimulada e diz que suas intenções seriam democráticas (tipo "democratizar" a mídia)

    Responda
    1. Reinaldo Cunha

      Denis, eu até acho que ele nem sorrateiramente é autoritário. Ele tem uma tendência autoritária explícita. Felizmente para nós e ao contrário do que muitos apontam as nossas instituições funcionam.

  10. Marcelo Pimentel Jorge De souza

    sou militar e concordo com as observações constantes no documento do PT em relação ao caráter pouco democrático das lideranças militares atuais. Digo isso não só pelos absurdos ditos pelo vice na chapa PSL, recém saído do alto comando, mas pelas inúmeras mensagens que recebo de colegas que reiteram sua concordância com a ditadura e acham, como bolsonaro, que o regime militar deveria ter matado mais gente (isso não é "bravata", é opinião!).

    Responda
  11. Jairo Savedra

    Exatamente isso. O problema são alguns que não se conformam quando ouvem uma análise real dos fatos. A verdade os expõe pois sobrevivem por andarem por entre as trevas.

    Responda
  12. João JAIME DE C ALMEIDA FILHO

    O risco não é a bravata. O risco é as pessoas votarem naquele que nada mais fez do que dizê-las. E que sabe, certamente, fazer atrocidades.

    Responda
  13. José Cardoso

    O sistema de contrapesos funciona para o PT, mas para o capitão e seus apoiadores militares tenho dúvidas. A saída do PT para lidar com o congresso foi a compra de apoio => mensalão e petrolão. Como reagiria um governo Bolsonaro em caso de derrota de um plano econômico considerado estratégico pelo Paulo Guedes?

    Responda
    1. Denis Tavares

      Ah, o mensalão, outra prática antidemocrática do PT ocorreu porque o PT é sempre vítima, nunca é o algoz. Tadinho do PT, é sempre fraquinho, vítima do mundo cruel... tadinho do PT.

  14. Tersio Gorrasi

    Felizmente vivemos numa democracia, onde as bravatas de um candidato tem que passar pelo aval do parlamento caso seja eleito. Se um presidente pudesse fazer tudo aquilo que apregoa seria uma ditadura, mas um ditador jamais promete nada por antecipação, apenas ordena. Ainda assim, temos o recurso do impeachement, como ocorreu com Collor e Dilma, portanto, pra que se preocupar com bravatas?

    Responda
  15. José de Paula

    concordo com o articulista, porém esperar autocritica dessa turma é pedir demais

    Responda
  16. Fernando LEAL

    Haddad e Bolsonaro não são fáceis da mesma moeda. Bolsonaro fala em metralhar adversários e fazer um constituição de gabinete. Por favor, leia seu colega Duvivier...leia seu colega Bernardo Mello em O Globo

    Responda
    1. Cassio Nogueira

      Voce tem tida a razão. O outro lado da moeda, desde as revelações das gravações envolvendo Aécio se chama PSDB. Plaquimha de defesa da ética e honestidade na frente; mão boba carregando o dinheiro público atrás.

  17. Marcelo Pimentel Jorge De souza

    Comparação infeliz do redator. Aliás, nem as fez. Elencou itens de um documento do partidário de cunho genérico de um lado e simplesmente esqueceu de mencionar as "bravatas" do outro lado que nem partido tem. Talvez tenha "esquecido" por serem incomparavelmente mais ameaçadoras a democracia!

    Responda
    1. edson fonseca

      Você quis dizer com “o outro lado nem partido tem” que não há uma seita com seguidores irracionais do suposto outro lado, certo? Parece não haver mesmo...

  18. Sjur Midttun

    "É inútil fiar-se no leque de bravatas dos presidenciáveis para especular se a democracia estará mais ameaçada com um ou outro." -What a true comment. PT is definitly not a corrupted party. It is clean. And the anger in Brazil is just "bravata" that makes a voter stab a candidate with the intention of killing him. Haddad is a moderate who will take Brazil to now heights, like the other excellent candidates this year. With the wisdom of the Brazilian people everything will work out demcratically.

    Responda
    1. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

      Traduza, por favor. Please, translate.