Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodrigo Ribeiro

    O quê? Ciro 1 2. Veja o passado e as propostas e a resposta fica clara.

    Responda
  2. Claudio L Rocha

    Alckmin falou outro dia em desrespeito contra pobres, negros e mulheres, pura apelação. Ele permaneceu no poder por 24 anos fechou até salas de aula, fechou delegacias na periferia noite e fins de semana, nem se fala dos ilícitos como da Alstom, Siemens, Rodoanel, Merenda Escolar e outros, sucateou a saude deixando hospitais esfacelados parecendo acampamentos guerra pessoas morrem aos milhares nas filas. Alkimin é frio mas deveria visitar hospitais publicos SP talvez sinta na pele o mal q. fez

    Responda
  3. Hercilio Silva

    Ao colunista não ocorreu em nenhum momento a vontade do eleitor, o qual rejeita os programas neoliberais, ainda mais queimado no pós impeachment. O eleitor é soberano, inclusive pra apoiar o programa econômico que entende ser o melhor pra maioria. E que pode não ser os colunistas.

    Responda
  4. Claudio L Rocha

    A disputa pelas extremas e a ascenção do bolsonaro não deveria ser novidade aos intelectuais que aceitaram passivamente que politicos fossem escolhidos a dedo, para que pudessem exercer convencimento/manipular as camadas mais desinformadas e humildes da sociedade. Foi assim que o psdb chegou e destruiu tdo em s.p, fechando até delegacia a noite e fins de semana na periferia, fechou salas de aula, destruiu a Saude os hospitais em S.P. parece frente batalha c/gente gemendo emorrendo mo corredor

    Responda
  5. celso bittencourt

    Será que teremos mais uma Carta ao Bobo Brasileiro?! Rarrarrrrá!

    Responda
  6. Murilo Alves

    Não vi o Fernando Haddad dar nenhuma declaração extremista. Mas vi o Bolsonaro dizer que vai metralhar adversários e o seu vice dizer que fará uma constituição escrita por notáveis. O Nazismo se baseou nisso para iniciar a perseguição e o extermínio dos judeus. E outros povos que Hitler considerava inferiores e indignos de existirem.

    Responda
    1. Claudio L Rocha

      Alckmin falou em desrespeito contra pobres, negros e mulheres, pura apelação. O cara permaneceu no poder por 24 anos fechou até salas de aula, fechou delegacias na periferia a noite e fins de semana, nem se fala dos ilícitos como da Alstom, Siemens, Rodoanel, Merenda Escolar e outros, sucateou a saude deixando hospitais esfacelados parecendo acampamentos de guerra pessoas morrem aos milhares nas filas. Alkimin é frio mas deveria visitar hospitais publicos SP talvez sinta na pele o mal q. fez

  7. Murilo Alves

    Não vi o Fernando Haddad dar nenhuma declaração extremista. Mas vi o Bolsonaro dizer que vai metralhar adversários e o seu vice dizer que fará uma constituição escrita por notáveis. O Nazismo se baseou nisso para iniciar a perseguição e o extermínio dos judeus. E outros povos que Hitler considerava inferiores e indignos de existirem.

    Responda
  8. Cristina Carvalho Barboza

    O estelionato eleitoral está no PT falar que Haddad é Lula, e há um nítido desrespeito à ordem democrática, pois Lula está preso por crime de corrupção, teve direito de defesa, os mais caros advogados, e mesmo assim foi condenado. Não conseguiu provar que é inocente, e jamais provará. O PT mente e mentir nas eleições é estelionato. Haddad saiu escorraçado da prefeitura por incapacidade de articulação. Imagine sem base no Congresso! E com uma direita raivosa em maior número.

    Responda
  9. André Silva de Oliveira

    Dito de outro modo, não cabe uma Carta aos Brasileiros 2 por absoluta falta de credibilidade do "poste do Lula" (mais um!). E mais: se vencer a eleição, o governo será tormentoso, podendo levar à paralisia decisória.

    Responda
  10. Denis Tavares

    Finalmente a Folha está publicando artigos mais realistas

    Responda
  11. Murilo Alves

    Você deve estar certo, caro colunista. Os 39% da população brasileira que querem o Lula como presidente devem estar errados. Você deveria sair da sua sala de ar condicionado, aí em Recife, e visitar seus conterrâneos do interior.

    Responda
  12. Alberto Melis Bianconi

    Bizarro! Os que trouxeram a luz a candidatura Bolsonaro agora se recusam a embalar a criança. 1) Haddad provavelmente é o mais confiável dos candidatos, ele terá de construir sua coalizão quase do zero 2) Dima foi criada por Lula, mas ninguém duvida que ela governou, são outros que cavam reeleições para si mesmo. 3) Fosse de outro partido e Haddad talvez fosse visto como mais moderado que Ciro. Coragem professor! A candidatura Bolsonáro te veste à perfeição.

    Responda
  13. Ricardo Santos

    Uma coisa é certa: a probabilidade desse pais virar num caos é viável caso um desses dois se eleja, pois a divisão está latente e aí reside o perigo de rasgar o tecido social. Como a chance é real que um deles ganhe, se espera que as bravatas sejam só bravatas. Ninguém quer ver o circo pegar fogo.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Este país já não está um caos? O centro não tem nada a oferecer, fora seu discurso embolorado. Se queremos a democracia (e também se não a desejamos!) é melhor escutar o eleitor. Aliás, essa talvez seja uma virtude oculta da democracia, mesmo quando manca, acaba por expor as divisões importantes no seio da sociedade.

  14. Cloves Oliveira

    As picuinhas eleitorais servem apenas para esconder os nossos verdadeiros problemas. Seja quem for que ganhe não poderá fazer muito num país onde o QI médio é de apenas 85 e 1% da população possui quase metade das terras do país. País esse que é um Estado tirânico apoiado pela Constituição. Por isso grande parte da população é incivilizada ao praticar sob as câmeras de TV e na frente da polícia o saque de toda carga de caminhões que tiveram a infelicidade de tombar na estrada.

    Responda
  15. Wagner Nobuo Hanaoka

    Propaganda a favor de Bolsonaro e seus bolsonazistas. Está claro que o autor é mais um reacionário da extrema direita.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Caro Alberto, você quis dizer "há muito tempo", suponho. Os fatos negativos contra o PT e Lula foram produzidos pelo partido e seu líder. Aceite que dói menos.

    2. Cassio Nogueira

      E por que o PT é satanizado? Será que é porque prometia ética e honestidade na política e melhorar a vida dos brasileiros? Encheram os bolsos e as mochilas pensando que ninguém estava olhando. E quanto à vida dos brasileiros, acabamos com mais desempregados e na miséria do que na era FHC. Aqui em SP não vi uma só favela diminuir depois de 13 anos de PT. Ao contrário, as favelas se espalharam por toda a cidade.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Caro André, abaixo, quem vem sendo satanizado sistematicamente, e a muito tempo, é o PT e Lula.

    4. André Silva de Oliveira

      A esquerda sempre tenta satanizar quem a critica. Tática velha, não cola mais. Chamar o Prof. Marcus André de "extrema direita" é bizarro.

    5. Alberto Melis Bianconi

      Verdade! Mas bem que ele tenta ocultar suas preferências.

  16. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Seria diferente o cenário no caso do troglodita à direita vencer? Ele sequer tem um partido ou liderança minimamente relevante. O articulista já tem o filme pronto só falta combinar com os personagens.

    Responda
  17. Elvis Mendonça

    Perplexo eu leio que o autor considera ganhar nas urnas, democraticamente, é estelionato. Perflexo eu leio o autor supor que as instituições do país jogarão para sabotar o novo governo. Perplexo eu vejo que o conceito de nação do autor não abarca o interior, o nordeste do país e não passa capital onde mora.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Perfeito! O conceito de nação do colunista não vai além do próprio umbigo. Se ele detivesse algum poder real, além da retórica vazia, eu diria que é uma chantagem, curta e grossa.

    2. André Silva de Oliveira

      Mas o centro é, sim, a solução.

    3. antonio lopes

      Perfeito, só faltou dizer que o Centrão é a solução.

  18. Elvis Mendonça

    Vemos aqui um exemplo do articulador do apocalipse citado pelo artigo do Duvivier. Opinião pública? quem é a opinião pública? Estamos falando de um país com mais de 200 milhões de habitantes que elegeria hoje o Lu La em primeiro turno. No mais, como já li em comentários aqui, esse senhor se faz de adivinho, mãe Dina, pois supõe que o governo não terá senador/deputado na base... Não é o que as pesquisas hoje mostram... Apenas ódio e ideologias. Nem um pio sobre aquele que é ameaça

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vote em Lula.

  19. José Cardoso

    O que é um equilíbrio hiperbólico? A figura de uma hipérbole sugere mais uma divergência, um desequilíbrio.

    Responda
  20. Nestor Bercovich

    Calma, o PT no governo não vai radicalizar porque não é um partido radical, como já demostrou nos 13 anos de governo. Simplesmente vai tentar restabelecer políticas em favor da igualdade, da inclusão, do crescimento económico e da inovação, quer dizer, instalar na agenda de políticas públicas objetivos que o governo golpista apoiado pelo Marcus, tu/canos e centrão deixaram de fora..

    Responda
    1. Luiz Carlos de Sousa

      Certo. O PT era radical antes de chegar ao governo. Tornou-se extremamente ecumênico e certamente vai inovar na corrupção. Errado governo golpista, melhor dissidência interna com membro apoiando processo parlamentar em causa própria.

  21. JOSE CAMPOS

    Mãe Dinah escreveu esse artigo? Substitui o nome do Haddad pelo do Bolsonaro que o artigo fará o mesmo sentido.

    Responda
  22. Antônio Carlos de Paula

    Conflitos haverá mais ainda, se por acaso ganhar o candidato troglodita defensor de idéias da idade média!

    Responda
    1. Marcos Serra

      Ameaças veladas? Quem promoverá os conflitos? O "exército" (milícia) do Stédile? Os arruaceiros do Boulos? Os black blocs que se acovardam atrás das máscaras? É provável que sim, que tentem. As demais pessoas estarão trabalhando, provendo seu sustento e não têm tempo para esse tipo de atividade cujo único objetivo é o tumulto e a desordem. A toda ação corresponde uma reação de igual intensidade e em sentido contrário, já dizia o físico Bolsonaro.

    2. Luiz Carlos de Sousa

      Espera-se que os conflitos com os bandidos informais aumentem mas o novo presidente, embora xucro, não é burro nem analfabeto saberá lidar com aqueles que têm representação.

  23. Marcos Serra

    Sejamos realistas e justos, desapegados da paixão. Paremos um minuto para pensar qual a principal arma, a estratégia de todos os tempos do PT. ..... (supense). A mentira. Assim como uma casa sem estrutura, as campanhas políticas desse partido sempre foram iguais em sua abordagem fraca e falaciosa: nós contra eles, somos honestos, a preocupação é o povo, o Brasil só melhora conosco. São tantas as falsidades que fica difícil aceitar que ainda haja quem vote em qualquer candidato de seu quadro.

    Responda
    1. Cláudio Maria Camuzzo Júnior

      O que salva a Folha são os comentários de seus leitores, pois seus jornalistas e comentaristas já perderam o bom senso faz tempo....

    2. Claudio L Rocha

      Alckmin falou em desrespeito contra pobres, negros e mulheres, pura apelação. O cara permaneceu no poder por 24 anos fechou até salas de aula, fechou delegacias na periferia a noite e fins de semana, nem se fala dos ilícitos como da Alstom, Siemens, Rodoanel, Merenda Escolar e outros, sucateou a saude deixando hospitais esfacelados parecendo acampamentos de guerra pessoas morrem aos milhares nas filas. Alkimin é frio mas deveria visitar hospitais publicos SP talvez sinta na pele o mal q. fez

  24. Rodrigo Cavalcanti

    Os petralhadores desviaram bilhoes, os lideres estao presos por liderarem esquemas de desvios, enviaram bilhoes para paises bolivarianos, invadiram, quebraram, colocaram 11 milhies no desemprego e ainda tem a cara de pau de culpar o atual governo de quem eram aliados. Como ter confianca em qualquer coisa que esse pessoal prometer?

    Responda
    1. Rodrigo Cavalcanti

      Brasileiros, deem uma olhada nesses que responderam meu comentario. Para eles desviar uns bilhoezinhos nao e’ nada. O poste candidato e’ confiavel. Os petralhadores sao a “solucao” para esse pais. Ouvsao cegos ou querem nos enganar. Essa e’ a cara da esquerda. O mundo todobsabr dobesquema de desvio que montaram e eles fazem de conta que nao sabem. Vcs querem alguem assim de novo?

    2. Alberto Melis Bianconi

      Essa ladainha vem sendo repetida tão automaticamente que para que os tais bilhões ainda signifiquem alguma coisa já devem somar um valor maior do que o da própria Petrobrás.

    3. antonio lopes

      Você confia nestes que deram o golpe para acabar com a corrupção, reduzir impostos, e melhorar a vida do povo! Será que a direita usurpou o poder porque estava preocupada com o País!

    4. Luiz Carlos de Sousa

      D. Sônia, o País em que vivemos não é o mesmo em que vive o Elvis (o outro Elvis morreu mesmo, embora muita gente não acredite).

    5. Elvis Mendonça

      Leve as provas a justiça Sônia

  25. Samuel Gueiros Jr

    As ideias ditas radicais de Bolsonaro contemplam precisamente o que a maioria da população espera do próximo presidente: resgate da autoridade, respeitar o que foi acordado no estatuto do desarmamento, respeito a professores, abominação de aborto e da sexualidade precoce, enfrentamento vigoroso da criminalidade e da corrupção. Não colaram os rótulos para desqualificar a sua capacidade de lideranca para propor e respeitar uma agenda liberal.

    Responda
  26. FERNANDO PAULO N PECIOTTA

    Engraçado esse articulista boçalnarista - afinal, já dissera que o capitão não é ameaça à democracia. Sua tese vale para todos os candidatos, pois nenhum terá maioria no Congresso.

    Responda
  27. Samuel Gueiros Jr

    A capacidade de Bolsonaro cumprir acordos é evidente. Quando lhe foi dada a oportunidade de mostrar suas ideias de governo com Paulo Guedes e Olavo de Carvalho, por exemplo, viu-se que são propostas razoáveis e racionais. Sua radicalização consiste justamente no desmonte do sistema lulo-petista e isso tem agradado a maioria da população que não acreditou na rotulação do candidato de homofobico, machista ou fascista, que se tornaram rótulos de uma imprensa de esquerda que não forma mais opiniao.

    Responda
  28. Samuel Gueiros Jr

    A pergunta que se coloca entao é se as promessas do Bolsonaro são críveis. Se a maioria da populacao e a classe politica ve como a ameaca o país ficar refem de um presidiario ressentido e vingativo teria Bolsonaro lideranca e competencia para tranquilizar a nacao? A radicalizacao de Bolsonaro reside precisamente na negacao do discurso petista e nao em uma suposta homofobia, fascismo ou machismo, e é isso que o tem tornado favorito ao contrario da imprensa que recusou ouvir seu projeto de governo

    Responda
  29. Daniel Alves

    De fato. Na semana passada, quando Haddad disse que Renan Calheiros era um democrata de verdade, ninguém acreditou. Assim como ninguém acredita quando o PT diz que a Venezuela é uma democracia e a que a reforma da previdência não é urgente. Quer dizer, o pessoal da seita acredita em tudo isso...

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Elvis, Elvis ... adquira um mínimo de noção. Babalulices só fazem sentido aos babalulas.

    2. Elvis Mendonça

      A reforma da previdência deixa de ser urgente quando não se há preocupação no corte de privilégios e quando se concede aumento pro judic iário

    3. Elvis Mendonça

      A reforma da previdência deixa de ser urgente quando não se há preocupação no corte de privilégios e quando se concede aumento pro judic iário