Hélio Schwartsman > Eleição de Bolsonaro é golpe? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Este colunista da Folha fala em “fazer um belo estrago nas instituições “ quatorze anos de gover PT pregando ódio , o nós contra eles será que isso foi bom para nossas instituições? .
Prezado redator/editor da matéria, entre governantes que se aproveitaram do poder para solapar a democracia e impor uma ditadura, está o famoso Lula da Silva. Este você não listou. De cara se meteu a comprar votos e parlamentares no mensalão ( me esqueci, você não conhece a história do Brasil de verdade, do Brasil Real ). Depois colocou 10 de 11 juÃzes no STF. E o Petrolão? O maior caso de corrupção da história da humanidade. 1PIB Brasil para garantia de poder. Não finja que "o podre" é o outro.
O que salvou, no último momento, o Brasil da completa derrocada da democracia, aos moldes do "bolivarianismo" venezuelano (que Simon BolÃvar não nos ouça), foi a tremenda crise pela qual passamos, pelas mãos dessa gente anacrônica. Quando uma ideologia fica velha e ultrapassada, na Europa, exportam-na para a América Latina.
Interessante, para certos leitores só há a dicotomia: suporte de poste X apoiador de tortu radores. Grandes democratas...A nossa indi gência mental faz com que mereçamos nosso atual patamar de miséria.
Quem tornou famoso o "paredón" ? Não foram aqueles caras barbudos que decoram as camisetas cor de sangue dos membros da seita da "Jararaca" ? Perguntem aos netos do ex-governador Ademar de Barros qual o nome daquela mocinha "paz e amor" que colocou o "berro" na cabeça do vovô deles e mandou abrir o cofre, "senão morre"? Além de colecionar vento, ela também colecionou muito dinheiro fruto de assaltos. Essa não representa, pelo visto, nenhuma "ameaça à democracia", né?
Se Lula, que é o Lula, foi enquadrado não sei o porquê de tanto pavor que Bolsonaro não o seja também. Todo mundo só fala em Bolsonaro mas não vi uma análise sequer sobre as consequências da volta do PT ao poder. Para a Folha esse perigo é irrelevante.
Bolsonaro já deu alguns lampejos de que poderia tentar subverter a democracia no Brasil, como a ideia de que indicaria mais Ministros ao STF. Porém, logo foi desestimulado, inclusive por seus próprios auxiliares. Além disso, o candidato não tem forte apoio no Congresso e nem um partido robusto para chegar ao ponto de distorcer nossas instituições. Entretanto, uma vez com a caneta na mão, realmente não é possÃvel saber o que pode vir a acontecer ...
Depois, o senhor fará eco à campanha “diretas já”, versão 2049? Não acredito que possa acreditar em suas palavras! Acredita mesmo que Bolsonaro, no poder, terá “contra-pesos”? Como pensavam todos a respeito de Ranieri ou Costa e Silva em 1964? Em Berlin, em 1933, havia também muitos alemães cultos que diziam: “Hitler não é assim tão perigoso, tem um monte de gente que não vai aceitar...”.
Não sei porque esse jornalista insiste em ficar aqui, vá pra Venezuela que é a sua praia.
Caro Hélio, você que nos tem brindado excelentes artigos baseados em metodologia cientÃfica, como inferiu se Bolsonaro for eleito "tende a fazer um belo estrago nas instituições" ? Em tempo: não estou querendo defender o candidato do PSL, apenas entender o brilhante raciocÃnio do articulista.
Não precisa muito mais do que observar as afirmações do candidato ao longo dos anos, quem falou em: fechamento do Congresso, matar uns trinta mil, apoiar tortura, matar os adversários polÃticos (FHC), dar coça em filho gay, etc, pode ser considerado alguém que preze instituições democráticas?
Exatamente. De onde fez a inferência caro Helio?
Sr Jornalista:e Gramsci,Bolivarismo,Foro de São Paulo,Censura a imprensa,assalto ao erário público,Venezuela,etc.Não é "ameaça" a democracia?E a "compra" de Revistas e jornalistas?Um provável governo do Bolsonaro é um "incognita".Mas,a do PT,PSDB,PMDB e caterva,não. Começará com a "censura" a imprensa,disfarçada de um "nome bonito" encomendado ao FHC.Você duvida?
Fico a me perguntar: a quem interessa uma matéria desse tipo? Só os fracos de entendimento cairão numa armadilha dessas !
Compraram uma revista de grande circulação por R$ 600.000.000,00 para fazer campanha,contra o Bolsonaro, usando qualquer meio e artimanhas,até a eleição.Imagine jornalistas.
E quanto ao PT? Esse partido não seria também uma ameaça às instituições democráticas? Há meses o PT vem desrespeitando as decisões do Poder Judiciário brasileiro, aqui e no exterior. Trava uma verdadeira campanha difamatória dos processos e decisões judiciais. Isso não seria também antidemocrático e uma verdadeira ameaça às nossas instituições democráticas?
Pelo visto então, o bom para a democracia seria sermos governados por um poste recebendo ordens de um criminoso na cadeia. Sinceramente, tais artigos apenas solapam a credibilidade desta FSP.
Democracia é dar ao povo (massa) o direito de fazer sua escolha. Qualquer tentativa de impedir essa escolha é um atentado à democracia. Agora se voce quer escolhas mais sábias, torne o povo menos gado.
A eleicao de um poste e’ o maior risco a democracia. A unica coisa que nao correria risco com a eleicao do poste di “eispresidenti”, e’ o esquema de desvio de bilhoes. Esse esquema seria melhorado se tornando mais dificil de ser detectado e colocando o pais numa M maior dobque ja’ esta’.
Quem ameaça a democracia é a candidatura do Haddad: quem foi que desviou dinheiro público (Pizzolato, lembram?) para comprar apoio no parlamento? Quem sangrou a Petrobrás em bilhões de dólares para se perpetuar no poder? Quem celebrou um pacto de sangue com os Odebrecht e as grandes empreiteiras? Quem prometeu que vai controlar a mÃdia? Quem comanda um candidato-robô de dentro da cadeia? Quem esfaqueia seus adversários na frente de todos sem um mÃnimo de piedade? Será tudo isso democrático?
Penso que tudo que está sendo dito pelo brilhante articulista, acerca de um possÃvel risco Bolsonaro, se aplica igualmente à Haddad com acréscimo da máscara da hipocrisia, peculiar ao partido deste, como ocorreu na tentativa de impor o "controle social" das mÃdias. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus.
O Sr. Hélio esqueceu de acrescentar o nome do presidiário Luiz Inácio Lula da Silva como risco à democracia. Essa é a lista: Se olharmos para a lista de demagogos que solaparam a democracia em seus paÃses, veremos que quase todos os nomes são de governantes que em algum momento gozaram de grande popularidade, sendo eleitos ou reeleitos por expressivas maiorias. É gente como Vladimir Putin, Recep Erdogan, Viktor Orbán, Hugo Chávez.
Evo Morales está se esforçando para entrar nesse grupo.
Parece que gases estranhos(poluição de São Paulo) estão contaminando o cérebro do articulista, o nosso Oráculo de Delfos. Bolsonaro, se eleito, caso queira tomar qualquer atitude que contrarie as nossas leis, terá que ter a chancela do Congresso. Tem um problema aÃ: seu partido PSL é nanico. Depois, ainda tem o Judiciário. E, finalmente, caso derrape(V. Collor e Dilma), a Espada de Dâmocles descerá solenemente sobre sua cabeça via Impeachment! É a Democracia, senhor Hélio!!!
“...veremos que quase todos os nomes são de governantes que em algum momento gozaram de grande popularidade, sendo eleitos ou reeleitos por expressivas maiorias”. São muitas pelo mundo as chamadas monarquias eletivas. Na America Latina o caudilhismo fascina. Fruto de uma colonização patrimonialista e predatória. O fascÃnio pelos salvadores da pátria possivelmente é explicado mais por Freud do que pelos irmãos Weber.
Helio relaciona demagogos que solapam as instituicoes descrevendo o figurino exato de Lula e do PT, mas porque nao mencionou seu nome? O lulopetismo vem negando e solapando a democracia e as isntituicoes no Brasil ao longo de anos no poder e agora Helio vem falar de hipoteticas iniciativas de Bolsonaro que nunca esteve no poder. Os jornalistas de esquerda da Folha estão transformando o jornal no Diário Oficial do PT.
Bolsonaro só não é perigo à democracia dormindo. Não que tudo que diga seja inaproveitável, mas, no conjunto da obra, pouco se aproveita. Seu despreparo explÃcito em muito corrobora para fortalecer o PT, o mesmo PT que ajudou a construção do "mito" Bolsonaro.
O nobre jornalista poderia explicar melhor o que significa " fazer um belo estrago mas instituições ". Poderia aproveitar e analisar também a eleição do "petralha" que atualmente mora em Curitiba, ou você acredita que "Fernando" vai governar? Aà nós veremos o estrago....... .
Fernando não só vai governar como é o único candidato capaz de recuperar, ao menos parcialmente, as instituições que o nosso pseudo-centro -- já que centro golpista seria um paradoxo-- deixou em frangalhos.
Alguém seria capaz de prejudicar as instituições mais do que nosso establishment (incluindo a imprensa, claro) tem feito diuturnamente? Promovendo um golpe em 2016, para citar o feito mais rumoroso e, de quebra, criando a candidatura Bolsonaro? Repetindo pela enésima vez, se querem fazer um golpe, façam bem feito, comecem chamando quem pode "pacificar" o processo: eleger Bolsonaro pode servir de remendo.
Caro Alberto. O guru das esquerdas está encarcerado, porque cometeu ilÃcitos, de lá dá ordens aos sujeitos que não tem vontade própria. São criaturas que até pra dar um espirro tem que pedir ordem ao sujeito. Você não acha que devemos ter uma pessoa ficha limpa ( o que não é virtude) que nos governe?
Mimimi de babalula.
Caro Denis, vamos combinar o seguinte, repetir a mesma frase, mesmo que em outros termos, não constitui um argumento. Se você acredita mesmo no tal processo é claro que para você eu distorço o que vejo, e vice-versa. Se não vamos acabar nos acusando mutuamente: "Você distorce. Não é você quem distorce. Não, nãõ, é você"
O fato de vc chamar de "golpe" um processo legÃtimo e democrático já demonstra o quanto sua noção de democracia é distorcida.
Nós queremos alcançar os resultados dos paÃses bem sucedidos (economicamente, democraticamente, ideologicamente). Mas não queremos trilhar o caminho que trilharam, queremos insistir em atalhos, em invencionices, que nos fazem não sair do lugar. Mas, essa é a escolha do povo, e assim será.
Nós, quero dizer "o Brasil", a "nação brasileira"! Ficou tão difÃcil assim entender que estava me referindo ao Brasil? Desculpe, não sabai que vc não queria alcançar os resultados dos paÃses desenvolvidos. Da próxima eu escrevo assim "Nós (menos o Adalberto) queremos alcançar"...
Nós quem cara-pálida? Mania essa de falar pelos outros sem procuração!
Olha, realmente mais democráticos são candidatos que estão no outro extremo das intenções de voto: Amoedo, Meirelles, Ãlvaro Dias.... Mas, o povo está querendo alguém que é uma ameaça à democracia, cada um ao seu estilo: Bolsonaro, Haddad, Ciro... Então assim será por mais 4 anos, tendo um Brasil que comemora migalhas, joga a lambança para debaixo do tapete, com voos de galinha, e se distanciando dos paÃses que mais crescem no mundo, mais democráticos, organizados e efetivos.
Céus! De onde tirou que Haddad e Ciro ameaçam a democracia? Pode criticar o que for no PT e em Ciro, mas nunca ameaçaram as instituições. Todas funcionaram com total liberdade durante os anos petistas e Ciro pode ser explosivo no trato pessoal, mas nunca ameaçou as instituições. E quem tem a força para limitar a liberdade são as forças armadas, que estarão com o troglodita, sem dúvida. Esse é o perigo, nunca a esquerda.
Você tem razão. Desse eleição podemos tirar a conclusão de que o povo brasileiro não tem nenhum apreço pela democracia. Triste, preferimos nos iludir com mitos, lula herói, saudosismos, "soluções" rápidas e milagrosas.
Usarmos de futurologia é dizer que o ser humano vai plantar couve na lua, em 2030. Quem sabe?! O que precisamos é consolidar a troca de poder, isto sim. Em um PaÃs, em que um partido domine, por anos, é a consolidação de uma ditadura e já experienciamos, na pele esse filme, por 16 anos. Uma verdadeira catástrofe. Desnecessário qualquer relatório. Enquanto não mudarmos o poder de mãos, as moscas sempre serão as mesmas e continuarão engando o povo. As "bolsas" proliferarão e adeus emprego.
O aparelhamento do Estado, promovido pelo PT, é mais uma amostra de como esse partido corrompe a democracia de maneira sorrateira, enquanto, sob os holofotes, brada em defesa da democracia
Muito bem colocado. A idéia oculta era a ditadura de esquerda. Aliás, terrivelmente mais cruel que a de direita.
Bolsonaro eleito não é golpe, mas é subproduto do golpe, apoiado pelo colunista com ênfase, baseado em meias verdades e meias mentiras e que terminou por descredibilizar o sistema politico brasileiro. Redima-se
Subproduto do golpe eleitoral e administrativo perpetrado com a poste.
O texto está incompleto. Faltou escrever que com o PT é lÃquido e certo que a democracia continuará sua derrocada. Pra mim demagogia, ditadura, democracia são regimes diferentes. Ter eleições não é sinônimo de democracia. A tÃtulo de exemplo sugiro compararem o papel de Pinheiro Machado com o TSE.
A verdadeira democracia é a expressão da vontade popular sem influências de A ou B. Pois bem, se há um direcionamento dos formadores de opinião, achando que um candidato A não é merecedor de voto porque é um risco para o paÃs, então deixou de ser democracia. Simples assim
O que estamos vendo, neste momento, com a ascensão do candidato Bolsonaro, é o mais completo descrédito dos polÃticos que comandam este paÃs desde a redemocratização. É um voto de protesto contra o establishment, contra a mamata institucionalizada. A esquerda não deu certo, como esperávamos, foi uma grande decepção. Paciência. Vamos ver no que vai dar esta eleição. Uma coisa é certa: se não for nesta eleição, será na próxima, com certeza, que a direita vai assumir o poder.
A direita já assumiu o poder via golpe/impeachment e suas polÃticas de austeridade e retrocesso social nos levaram ao desastre atual.
Segundo Hélio Schwartsman, Bolsonaro "tende a fazer um belo estrago nas instituições", como se elas estivessem, hoje, gozando de razoável higidez ética e moral. Não há como estragar o que já está putrefato. Qualquer reflexo de eventual administração do candidato só tenderia a melhorá-las, por simples efeito pedagógico.
O tom moderado do Helio é aberrante O discurso misógino, racista, homofóbico, xenófobo e abertamente golpista do Bozonazi é incompatÃvel com a humanidade, com a gente!
O comentarista quer mesmo é bolivarianismo do PT.
Nosso colunista está elaborando hipóteses pouco prováveis. Quanto ao estrago nas instituições arriscaria dizer que não ocorrerá. Ainda sobre essa questão, o que dizer do aparelhamento das mesmas de forma maciça pelos governos petistas? O resultado todos nós sabemos qual foi. Da mesma forma que é rÃgido em seus posicionamentos e por sua formação, acredito que seu governo fará o normal: seguir os dispositivos democráticos. Quem alarda e deseja o contrário é a mÃdia.
Bruno, que tal, como exemplos de aparelhamento do Estado, os diretores da ANAC e ANA, Correios, Petrobrás, primeiro, segundo e terceiro escalão nos ministérios? O fato de o PT ter aparelhado o estado, não significa que tenha conseguido tudo que queria nem em todos os lugares. Senão, já estarÃamos em uma ditadura plena do PT. Como vc percebe, o PT ainda não desistiu de nos transformar em ditadura...
Quando elenco uma série de atitudes antidemocráticas do PT, me esqueço do aparelhamento do Estado. A colocação de apadrinhados do PT em cargos estratégicos, em todos os poderes e nÃveis administrativos, para ajudar a desviar recursos e atuar ideologicamente, de maneira antidemocrática, racional ou com resultados prejudiciais aos brasileiros, mas importantes para a manutenção do PT no poder. Um misto de estratégia para cor rupção e drible na legislação (escanteando o legislativo e o judiciário)
Aparelhamento das instituições pelos governos petistas? STF, STJ, TSE, todos negaram recursos de Lula. Inclusive, condenaram vários petistas pelos escândalos de corrupção. Que aparelhamento é esse? Mera fake news.
Não há perigo, porque perderá para qualquer candidato no segundo turno. Felizmente.
Houve um tempo em que eu também cri em Boi da Cara Preta...
Certeza de ataque à democracia seria a volta do PT ao poder. Basta ele continuarem o que ja começaram a fazer, como aparelhamento do Estado, em especial do Judiciário; sufocar o MP, a imprensa e as redes sociais; destruir a famÃlia; financiar grupos paramilitares, como MST e MTSU; e etc, etc,etc. Então o perigo está do outro lado, meu amigo.
Em tempo, gostaria de lembrar ao Hélio, que a Russia nunca foi uma democracia, sendo assim Putim não solapou aquilo que não existia.
Depois da perestroika, a Russia passou a trilhar caminho em direção à democracia. O Putin voltou ao que era.
Depois de escrever muita besteira a favor de Bolsonaro, resolveu raciocinar, redimir e alertar para os perigos. Convém não arriscar!
Lembro que democracia é projeto de limite ao poder, diria hoje estado. Sem o exagero dos tiranos citados no artigo, os estados atuais dos paises desenvolvidos por serm grandes são atentados a democracia. E dão maus exemplos pois fazemos pior o que eles fazem mal.
Apesar das reservas que podemos fazer ao nosso judiciario e legislativo, e midia, tiveram senso de sobrevivencia. Apoiaram o Pt ate certo ponto, mas souberam barra-lo e desbancá-lo na hora certa. Ñ vejo pq ñ fariam com eventual Bolsonaro. Um principio democratico é o de rotação de poder. Deveria ser tratado como direito essencial evitando sempre a reeleição, mesmo se o cara for santo, que junto com a vitaliciedade no judiciario são burlas a democracia. Hitler tambem foi bom e se tornou mal.
Caro Herculano. Respeitosamente sugiro leitura atenta de bibliografias sobre a chegada de Hitler ao poder na Alemanha. Ele nunca foi bom, nem antes de atiçar a Alemanha no que consideramos o inÃcio da 2a Guerra. A destruição das instituições democráticas, culturais e intelectuais começou no dia seguinte a sua subida ao poder. Que tal A Chegada do Terceiro Reich, de Richard Evans?
Estrago nas instituições ê o que vem sendo feito pelo lulopetismo. Alguma opinião do articulista sobre a continuidade deste modelo e o risco real à democracia?
Porque o colunista não comenta que foram Os governos petistas que criaram as condições para o crescimento do bolsonarismo? E que a outra opção será a continuidade do petismo!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Eleição de Bolsonaro é golpe? Voltar
Comente este texto