Maria Herminia Tavares > Ameaça nas eleições vem da extrema direita Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Ótima análise. De fato apesar de ter embarcado na canoa da corrupção, e deve ser punido por isso, o PT governou 14 anos e nunca atentou contra a democracia e a Constituição, de modo que o único candidato que ameaça nossa democracia é Bolsonaro, que inclusive diz que não aceita a eventual derrota.
O tÃtulo do texto, com o qual discordo, nada tem a haver com o conteúdo do mesmo. Parece texto de alguém com alguma abstinência intelectual severa. As eleições nunca estiveram ameaçadas. Tudo isto já é, por precaução, ......ai dos vencidos? A única ameaça, se promessas forem cumpridas, e de que todas as facções, inclusive polÃticas, terem a partir de janeiro 19 um enfrentamento real.
Em um momento de tanto ódio e radicalismo, ler uma análise tão sóbria é um alento. Muito obrigado pelas palavras.
Caros leitores, soube que a vóvó Maria Herminia e a nossa grande revolucionaria Marilena Chaui estao marcando um chá e biscoitos para amanha as 17 horas na casa da Dona Maricotinha , como sao velhas aposentadas, por sinal com uma robusta pensao(comunista nao vive sem grana) irao conversar e tricotar sobre o momento politico . Fico a imaginar o que estas vóvós irao elocubrar . Sandices e mais sandices .
Do ponto de vista enviesado da articulista, mensalão, petrolão, caixa dois, prevaricação, etc. são detalhes toleráveis e perdoáveis se perpetrados "democraticamente".
Mundo sabe q BR está diante da Curva de Opção "Não Brazuela ou Brazuela" * Brazuela está escancarado : pitizada( piti ) + agregados ** E aà gigante ? Uns aprendem c/ erro do próximo o resto tem q ser o próximo ?
Comparar PT com chavismo é muito desonesto. Os processos polÃticos de ambos os grupos no governo foram completamente diferentes, assim como o são as condições sociais. O PT nunca estatizou nada, inclusive vendeu ações de empresas públicas, não deixou de privatizar, nem de fazer as reformas que o tal de senhor "mercado" (esse fantasma que é tratado nos jornais como tendo uma espécie de personalidade própria, independente dos humanos, em um caso tÃpico de fetichismo).
Acho extremamente divertido ler os textos desses ativistas da Máfia Petista. Cada um deles tenta ser mais criativo que o outro, para provar que a extrema direita (existe na cabeça deles) é o problema. Essa senhora faz uma série de elogios fantasiosos ao presidiário, que a única resposta racional é achar engraçado .
##@@## { Asponi iscrevi aà ! Nu bilheti, pô ! " kumpanhera vai mi atrapaiá +ainda ! Nóis já tá ferraaardu kum nossu casá di girinu !"
Nos últimos 22 anos, o pais teve 8 anos de PSDB e 14 anos de PT/PMDB e a situação do Pais ai esta. Agora falar que o perigo vem da direita e no mÃnimo temerário pois a esquerda acabou com o pais e seus costumes e agora a esquerda corrupta com o centro corrupto querem fazer de tudo para que não se prossiga a Lava jato e para isto querem o Jair Bossonaro fora. Analise de quem quer se manter no atual status quo da corrupção, incompetente e desvirtuamento do sistema legal e do judiciário, hoje poli
"Derrotado em 1989, 1994 e 1998, aceitou os resultados sem contestá-los." Isso é falso, o referido partido pediu o impeachment de todos os candidatos depois da redemocratização. Isso é mais uma forma de culpar os outros (sempre os outros) pelos péssimos feitos do partido em questão e pela atual situação do paÃs.
Ou seja, PT fez o diabo, nos jogou no inferno, mas sempre se fez de democrata, portanto merece ser eleito mais do que Bolsonaro que não se sabe, apenas conjecturas. E a tentativa da Dilma de eclipsar o Congresso com seus "Conselhos Populares", foi democrático? O apoio do PT a todo e qualquer ditadura do mundo, China, Venezuela, é democrático? A não aceitação de um impeachment constitucional, é democrático? A frequente afronta as leis e judiciário, é democrático?
Pela reação dos comentaristas, a Professora do PT se deu mal, bem como a Folha, que está dizendo que não deve assumir qualquer candidatura, mas não faz nada diferente do que assumir seus candidatos de esquerda.
Análise distorcida dos fatos. Na verdade, negação dos fatos. O perigo vem sim da esquerda que durante todos esses anos no poder aparelhou as grandes empresas estatais com seus agentes para desviarem bilhões que seriam usados na perpetuação dos mesmos no poder. Além do mais, foi clara a tentativa de controle da imprensa e das midias através dos projetos de lei que, para nossa sorte, não tiveram êxito nas votações. O perigo vem da esquerda sim. O exemplo histórico está bem aÃ, a Venezuela!
Ora, só quem não conhece a Maria Tavares pode acreditar no seu blá, blá, blá, o que ela quer com seu artigo é ajudar o PT. Essa conversa fiada de que Bolsonaro é risco para a democracia não pode ser aceita pois nossas instituições suportaram o Lula e a Dilma por que não suportariam o Bolsonaro, se as Forças Armadas são unânimes em dizer que a democracia é intocável. Papo de petista é o da Maria Tavares.
A ameaça pode vir de todos os lados, mas equanimidade não combina com adesão polÃtica/ideológica. /Claudia F.
Começou bem e desandou do meio para o fim. Se há risco para a democracia esse risco é da esquerda (não existe extrema esquerda - bem que querem criar mas ainda não surgiu competência). A extrema direita ou direita é plenamente desorganizada. É impressionante a imaginação dos articulistas, querem criar o que ainda não existe. Há uma quantidade imensa de eleitores de extrema burrice. Não são capazes de analisar o que se passa no Brasil.
Foram 13 anos de corrupção c/ Lógica Paraconsistente Painhoão "Nesse gov há e não há obrigação de honestidade" ( politicalha / bndesão ... ) p/ união, estados e 5570 municÃpios = BR@dão c/ 20 milhões desempregados !
Ameaça à democracia vem do partido dos petralhadores que desvia bilhoes, faz acordos com paises bolivarianos para desviar mais bilhoes, engana a populacao mais necessitada, invade e quebra bem alheio, e agora quer fazer uma constituinte para amordacar o judiciario e regular a midia.
O liberalismo morreu com o abandono ao Temer. Sobrou a falta de educação como bandeira. Não deve dar... ;)
O que define se há ou não democracia é o poder de fato. Nossas forças armadas tem ideologia conservadora de direita e, por enquanto, não foram cooptadas via corrupção. O PT respeita as regras democráticas por que, até agora, não teve outra opção.
Eduardo, se me permite um complemento: "não foram cooptadas" novamente "via corrupção". Eles cairam por corrupção e pelo desequilÃbrio econômico consequente dela. "Por enquanto", e se tiverem juÃzo, não mais...
13 anos ! Não foram 13 dias de Gigante *fantasiado* de Tudo pelo Social e Educação = ""forte"" Instituto Nac Inversão de Valores = Violência Total ( vai da corrupção em progressão geométrica... facções... univ representatividade fragilizado demais... a povo tombado no chão ! ). Mentira ? +13 = Brazuela !
O PT é como aquele cachorrinho stressado que dá susto na gente ao latir quando se está distraÃdo. Já os militares que cercam o Bolsonaro são como um cachorrão, cujo rosnar provoca um medo real. O problema não está nas intenções autoritárias, que existem nos dois lados, mas nas possibilidades concretas de virar a mesa. O perigo vem menos do candidato e mais dele não conseguir controlar seu cachorro.
Quanta bobagem, as Forças Armadas são disciplinadas, tanto que aceitaram um comunista como Ministro da Defesa no governo da terrorista Dilma. Querem mais exemplo de compromisso com a ordem e a democracia ? Deixem de fazer terrorismo, a democracia não corre risco, nem com Lula, nem com Bolsonaro. O que corre risco é a economia, se o Haddad for eleito.
A colunista esquece da missa a metade. De fato, o PT investiu na via eleitoral, mas não na democracia. Uma coisa é você se limitar à via eleitoral, o que Chaves e Maduro também fazem, ou faziam, outra coisa é ser democrático. Comprar apoio parlamentar com dinheiro público é democrático? Sangrar a Petrobrás para se perpetuar no poder - sim, pela via eleitoral - é democrático? E não falei das ligações internacionais do PT, essa caixa-preta de que se tem apenas um horripilante vislumbre.
Se há alguma ameaça à democracia por parte da “extrema-direita” (Bolsonaro), existe certeza da corrupção generalizada da “extrema-esquerda” (Lula/Haddad), que atacou fortemente a democracia brasileira nos últimos 10 anos com o aparelhamento do Estado e com o insaciável ataque aos cofres públicos. O resultado aà está: toda a cúpula do PT presa ou prestes a ser, e o paÃs quebrado. Quem mais está sofrendo com isso: os pobres, que a articulista de visão caolha diz ter sido beneficiada pelo PT.
estava indo tão bem porém esqueceu de dizer que a ameaça vem de ambos extremos (direita e esquerda).
Discordo. O artigo tenta se colocar sua opinião de uma posição de superioridade moral mas entrega os pontos ao não conseguir disfarçar sua admiração pelo petismo. Uma breve correção. Não houve "mal feito" do PT. Houve crime. De forma sistemática e abrangente. O pseudo e ilusório avanço social foi um balão que já está muxo. O PSDB não é centro direita. Lá só tem esquerdistas. São petistas que usam perfume. Quem flerta com ditadura é o PT que não consegue esconder seu entusiasmo por ditaduras.
Concordo com tudo que vc escreveu, Ricardo. Apanas esclarecendo minha redação anterior
Concordo com tudo. Entre os aspectos, vou comentar sobre o fato de chamar PSDB de centro. Em qualquer lugar do mundo, social-democracia é esquerda. Aqui, como temos uma referência mais a esquerda, chamamos de centro o que é, ainda, esquerda.
Do artigo, o que se lê é puro embuste. A articulista usa técnica farsesca há muito conhecida: inicia sua fala a parecer equilibrada e distante dos objetos de análise; após cativar o leitor e ganhar sua confiança, mostra a que veio.
Tem causado espécie a crescente publicação, por esta Folha, de artigos e reportagens que atacam o candidato Bolsonaro e enaltecem o presidenciável Haddad. O desejado equilÃbrio de forças, tão prestigiado por Otávio Frias Filho, está se perdendo rapidamente com sua morte.
Depois daquela reportagem sobre a ex mulher do Bolsonaro, o Otávio deve ter se revirado no túmulo, pois a Folha, com a responsabilidade social que tem, como um dos jornais mais influentes da mÃdia, jamais poderia cometer um erro como o cometido com aquela reportagem, que desmoralizou, por completo, a lealdade devida aos seus eleitores.
Ora professora, bravatas do tipo botar o exército do Stedile na rua; que se Lula for preso vai ter morte; que receberia Moro a bala sempre veio do lado esquerdo da avenida. Quem quer implantar o projeto igualitário de distribuição da miséria é que usualmente ameaçam os instituições. Quer a prova? Pergunte para seus alunos se aceitarão mansamente se Bolsonaro ganhar.
Esqueceu da facada...
Ora, dona Maria, ficou evidente seu viés partidário. Sua ideologia, que agrega a excrescência do Foro de São Paulo, foi esmagada pelo muro de Berlim.
Daqui até a eleição vamos ter que nos acostumar com os inúmeros comentários contra o candidato Bolsonaro. Vou votar no Amoedo mas o que esse jornal faz contra o Bolsonaro chega a ser vergonhoso.
Vou lembrar algumas das manipulação à democracia praticada pelos petistas (várias foram colhidas nos comentários): Mensalão, Petrolão, Cor rupção, "democratização da mÃdia", qualificar impeachment legÃtimo de golpe, qualificar preso comum de preso polÃtico, atacar o judiciário, investidores, oposição, "azelites", (recentemente) "eles" (para ocultar a própria responsabilidade), pedir impeachment de FHC, aparelhar o Estado
Ah, são tantas que havia me esquecido do Foro de São Paulo.
Doar recursos de brasileiros para ditaduras de esquerda, dizer que precisamos de "Maduro" no Brasil, mentir diuturnamente para os brasileiros, inventar números (mudar metodologia para dizer que a classe média aumentou), dizer que FHC quebrou o Brasil e que Lula pagou a dÃvida externa (claro, mais duas distorções). Aliás, falsear informações é a mais comum estratégia antidemocrática do PT.
Segue a Folha na sua pseudo neutralidade, servindo de palanque diário para petistas
Discordo. Nossas instituições são mais sólidas do se supõe, apesar dela ser sabotada de dentro para fora. O risco é o mesmo da primeira eleição de Lula, quando se falava dos riscos de estatização generalizada e desapropriações de propriedades privadas. Nada disso ocorreu. A pergunta que não se faz é o porquê a direita cresceu. Esse é o ponto.
Gostei da sua pergunta e acho que tenho resposta. Fiz trabalho de base por um tempo e verificava latente muitas das teses que a direita hoje propaga, em especial as de segurança. Minha avaliação é de que os representantes da direita nunca saiam de seus "castelos" para ir ouvÃ-los. Quem saiu (Bolsonaro) teve ganhos, quem não foi (Alckmin) está sendo substituÃdo. A ascensão e hegemonia do PT contribuiu por contraste.
Perfeito, até porque se fizermos uma análise dos dias de hoje, todas as ditaduras da América Latina são de extrema-direita (sic), correto?
Quem faz crÃtica da exposição da Profa. Maria Herminia, simplesmente por ser acadêmica, a faz por puro preconceito. Maria Herminia é muito sensata, e não faz parte do grupo ideológico de esquerda que aflinge as universidades de forma geral. Suas colocações quanto aos atos do petismo são coerentes com a realidade. Se você não compreendeu a mensagem, sugiro visitar o NE e conhecer as pessoas que lá vivem. E sair da bolha da Faria Lima. 20 a 30% são do PT, e tem seu motivo racional, SIM.
Marcelo é parente da MarÃa.
Vc quer que eu encontre o que ao visitar o NE ou a faria Lima? Vc tem certeza de que vc está falando da mesma coisa que os crÃticos a ela estão falando? Aliás, de verdade, vc já visitou o interior do Brasil? Na boa? Vc, de fato, conhece o interior do Brasil, ou mesmo a periferia da cidade?
Artigo totalmente parcial, com um viés totalmente petista...
Uma coisa que acho, muitos esquecem, é que com a internet, temos uma memória facilmente acessÃvel. Quando o candidato de direita e de esquerda distorcem a história, é só pesquisarmos para ver o quanto ele está sendo manipulador. Eu vou resumir: o PT é e sempre foi ameaça à democracia, por agir sorrateiramente, tentando manipular ardilosamente a democracia, mas bradando sob os holofotes em sua defesa. Bolsonaro também agride a democracia, mas faz à s claras.
Tadinha. Que ela entende por democracia? Trocar votos por bolsa famÃlia e depois pilhar os cofres públicos? Então, vote na Orcrim/PT.
Olha, na boa, acho que essa matéria está chegando bem atrasada. Há uns 5 dias, seria pertinente. Acontece que já lemos bastante, discutimos, ponderamos, refletimos, avaliamos diversos pontos e, me parece, é questão em muito boa parte, superada (já estamos em outro momento da discussão, falando sobre outros aspectos). E já temos consciência que se trata de assunto, em grande parte, escolhido para ser explorado eleitoralmente, não é preocupação em si.
Impressionante que essas "doutas" especialistas gostam de discutir "extrema direita" ou "extrema esquerda" quando o problema do Brasil é de banditismo. Presidentes, senadores, deputados, vereadores (muitos deles) são, num português claro e objetivo, LADRÕES. Na China, levariam um tiro na nuca e a famÃlia pagaria a bala desperdiçada.
A cegueira é irma daqueles que ainda querem continuar com uma socidade que produz pobres em vez de riquezas. Parabens professora. A senhora, descreveu exatamente a história critica de um partido que não tem medo de escancarar a verdade e VOLTARA a governar esse paÃs trazendo de volta comida, luz, água pro sertão...carros e viagens pra classe média...ProUni de novo...etc etc.
A democracia petista é de fachada, pois como falar de democracia num partido onde ninguém faz nada sem falar com o Lula? É falsa a afirmação de que o PT aceitou com tranquilidade as derrotas nas eleições. FHC foi alvo de 17 pedidos de impeachment, a maioria do PT ou os seus coligados. Durante o primeiro governo do FHC havia um promotor petista que fazia uma acusação por semana, todas elas falsas. A única ameaça à democracia vem daqueles que a consideram uma religião imutável.
A democracia pode ser ameaçada tanto pela direita quanto pela esquerda e sobretudo por pseudo jornalistas de 4o mundo como essa...
Análise lúcida e racional, ao contrário de certos comentários passionais.
Não dá para entender por que pessoas esclarecidas continuam apoiando o presidiário lula da Silva. Acredito que essas pessoas, como todo cidadão de bem, também entendem que num estado de direito o lugar de criminoso é na cadeia. Se o indigitado violou a legislação penal ele deve ter o mesmo destino dos demais criminosos e afastado da vida pública. Tentar classifica-lo como preso politico, para distingui-lo dos outros marginais, é ofender a nossa Inteligência.
Mais uma comentarista esquerdopata....
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Maria Herminia Tavares > Ameaça nas eleições vem da extrema direita Voltar
Comente este texto