Mariliz Pereira Jorge > Imprensa golpista ou comunista? Voltar

Comente este texto

Aviso

Essa página não esta mais disponível.

Leia Mais

  1. MARIA TEREZA MONTES RODRIGUES

    A maioria dos comentários mostram que a jornalista tem razão, infelizmente.

    Responda
  2. Filemon Silva Casafus

    Acho que vou cancelar a Folha de São Paulo e assinar Carta Capital que é mais light!!

    Responda
  3. Filemon Silva Casafus

    Acho que vou cancelar a Folha de São Paulo e assinar Carta Capital que é mais light!!

    Responda
  4. Mary Marques Vianna

    Explico: os dois adjetivos estão corretos. A mídia é de esquerda nos costumes, e de direita no campo econômico. Quanto ao fato de a imprensa virar chacota na opinião pública, acho mais do que merecido, pois ela desconstroi o Bolsonaro descaradamente. Só estão levando o troco. Ao invés de reclamem, façam uma autocrítica! Parecem o PT com o orgulho ferido... Talkey?

    Responda
  5. karina ratton

    Gosto muito dos textos da jornalista. A imprensa livre, e em especial a Folha de São Paulo, são uma das poucas coisas nas quais acredito nesse país horrendo que está virando o Brasil. Os comentários ao texto provam que os "de esquerda" e "de direita" se merecem e no fundo são farinha do mesmo saco. Por favor senhores jornalistas continuem com o bom trabalho!

    Responda
  6. sergio ribeiro

    Tempos lamentáveis que vivemos. Esse povo acha que jornalista é júri de reality show: está lá só para dar notas altas e lustrar os candidatos. Precisam ser lembrados que democracia é feita de discordâncias e isso é ótimo para a sociedade evoluir. Ou viramos aquilo que o grande Nelson Rodrigues chamou de unanimidade bu*rra.

    Responda
    1. Ricardo Botto

      "Somos assim: sonhamos o voo mas tememos a altura . Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio. Porque é só no vazio que o voo acontece. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Mas é isso o que tememos: o não ter certezas. Por isso trocamos o vôo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde onde as certezas moram.(F. Dostoiévski - OS IRMÃOS KARAMAZOV) Nelson adorava Dostoéviski.

  7. Paulo Pereira

    A jornalista se esquece que a Folha se esconde atrás da palavra “democracia” para atacar o candidato da direita! Pessoalmente, acho que nenhum deles vai resolver o problema crônico do país. Muito menos, o partido petista que levou o país a esse caos, junto com seus parceiros. Eu, não conheço o Bolsonaro! Mas, entre deixar o comunismo e dar uma chance ao Bolsonaro eu particularmente prefiro essa. Socialismo na América Latina é morar em Paris! Vide o Maduro comendo um belo fílet alto.

    Responda
  8. Paulo Pereira

    A jornalista se esquece que a Folha se esconde atrás da palavra “democracia” para atacar o candidato da direita! Pessoalmente, acho que nenhum deles vai resolver o problema crônico do país. Muito menos, o partido petista que levou o país a esse caos, junto com seus parceiros. Eu, não conheço o Bolsonaro! Mas, entre deixar o comunismo e dar uma chance ao Bolsonaro eu particularmente prefiro essa. Socialismo na América Latina é morar em Paris! Vide o Maduro comendo um belo fílet alto.

    Responda
  9. Pedro Ferrel

    Alguém duvida que essa onda de ódio não vai acabar bem? Peraí, que parte do filme vocês perderam? Nós já estamos vivendo na pior parte da história. O que o PT tentou fazer ao longo do seu governo de treze anos foi destruir o contraditório. A esquerda petista nunca soube lidar com a diversidade de opiniões. Assemelha-se mais a uma seita. A sociedade e imprensa brasileira, em consequência desse processo, está combalida e desorientada.

    Responda
  10. Beto Rezende Rezende

    Bem lembrado, Cassio Nogueira.

    Responda
  11. Juarez Linhares de Souza

    Toda tentativa de cercear a imprensa deve ser repudiada. Mas peço a Colunista que faça um retrospecto da postura da Folha quando do impeachment até a prisão de Lula em relação a jornalista e órgãos de imprensa. Eu vi ou li qualquer manifestação de apreço. A impressão que tenho é que a postura da Folha é idêntica a do sindicato dos jornalistas, só critica se a perseguição é de um dos seus, da esquerda. As demais são apoiadas, velada ou explicitamente. Democracia é também liberdade editorial.

    Responda
  12. marco gil

    Boa tarde . O comentário dessa jornalista não contribui para o processo eleitoral . Não tem isenção como seria o correto da imprensa e damaior parte dos artistas que tem a imprensa para se manifestar a qualquer hora . Contrário a nos eleitores que temos nossas opiniões e não temos direito através da imprensa de nós contra por a ideias fantasiosas e na maioria das vezes injusta e até pejorativas contra candidatos e o próprio eleitor que tem suas convicções. Imprensa e artistas tem direito do voto

    Responda
  13. Nestor Bercovich

    Bolson/azi e os fas/cistas não passarao!

    Responda
  14. Paulo Henrique Andrade

    Feministas ca*gam na foto de Bolsonaro. Um deputado ridículo cospe nele. O candidato Boulos, já flagrado sendo tietado por jornalistas nos bastidores dos debates, invade propriedade alheia, prega quebrar vidraças na Fiesp, incita ao ódio e à violência etc. Outros jornalistas exaltam o poste Haddad, marionete do presidiário Lula, que já foi flagrado falando em mulheres do grelo duro e dizendo que Pelotas é exportadora de veados. A imprensa mente, e isso está bem claro para todos.

    Responda
  15. Adriano Pereira

    FSP ... caiu a máscara ... todos já viram ... rumo ao abismo

    Responda
  16. luiz felipe lopes de britto

    Eu diria os dois: golpista e comunista/socialista.

    Responda
  17. Herculano JR 70

    Como tradição a historia da imprensa tem sido a da sua relação com o poder, qualquer poder. Normalmente so muda de lado qdo o lado muda. Sempre ha excessões.

    Responda
  18. Beto Rezende Rezende

    Nada justifica os ataques contra a moça de MG. Mas, Maríliz, jornalistas não são santos. Fui jornalista. Estive em várias redações e sei como a banda toca. Aproveitam a tal " liberdade de expressão " para manipular e defender interesses pouco louváveis. Vamos acabar com essa cantilena de isenção e independência. Todo jornal tem dono. E quem questiona muito, dança. Fui vítima disso. Jornalismo é uma profissão que pressupõe liberdade total. E isso é utopia. Bom dia.

    Responda
    1. Cassio Nogueira

      Olha Beto, me parece que o episódio da Escola Base não foi pedagógica para os jovens jornalistas. Resolveram noticiar uma versão baseada apenas no documento oficial que era o inquérito do Delegado do 6o DP, mas prova que é bom só relatos confusos e sem validação. O Diretor de Redação preferiu soltar a manchete e o final da história todo mundo sabe. Aqui a manchete podia ser Milher de Bolsonaro não confirma ameaças. Mas o destaque foi para denegrir, abalar, ser sensacional.

  19. Tamotsu Kashino

    Falando de imprensa, estou estranhando, porque Datafolha parou de publicar pesquisa, CNT/Ibope ja publicou ontem sera que nao esta conseguindo as novidades, uma sugestão escreva hoje a tarde, HADDAD ultrapassou BOLSONARO, Haddad 30 e Bolsonaro 26, vai explodir as mídias, vai vender dobro dos dias normais,

    Responda
  20. ALEXANDRE MATONE

    A honestidade intelectual faz parte da "decadência da moral burguesa", para os discípulos da professora Marilena, que abundam por estas paragens. O que importa é tomar o poder. Como dizia Goebbels, ministro da propaganda do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores da Alemanha, "se repetirmos muitas vezes uma mentira, ela acaba virando 'verdade"'. O lugar onde jornais honestos escrevem as opiniões dos editores é no editorial, e não nas entrelinhas e nas inversões das manchetes.

    Responda
  21. Ricardo Soares

    O nível parcial da Folha, contra o candidato em primeiro lugar à presidente, chegou a um estágio vergonhoso. Logo, as críticas que recebe é o ônus deste jornalista rasteiro, e vergonhoso praticado por seus jornalistas. Lamento, que tal atitude venha sendo praticado reiteradamente sem pudor, e sem critérios de imparcialidade.

    Responda
  22. José Fernando Marques

    Marcelo Bressan e Ricardo Botto, vocês podem criticar a imprensa e em particular a Folha de SP se entendem que elas não têm sido isentas, que escolheram um lado e o mais. Podem. Mas não podem apoiar a violência contra jornalistas. Não podem apoiar a agressão a militantes contrários à campanha do capitão ou a qualquer campanha. A não ser que se posicionem fora da democracia, fora das normas democráticas. Eis a questão.

    Responda
    1. Ricardo Botto

      José Fernando. Não sei onde você leu no meu comentário que apoio a violência. Você crê que a desconstrução de um candidato sistematicamente, com a pecha de quem vota nele é tão ruim quanto, é democrática? O que a grande maioria dos articulistas tem feito é pregação pura e simples. Lemos os artigos para refletir sobre uma ideia. O que tenho lido é sempre mais do mesmo. Essa apologia diária cansa. Só o jornal ainda não notou. Ou se faz de desententido.

    2. Paulo Henrique Andrade

      A violência nunca é bem-vinda, mas vamos lembrar que quem pratica mais violência é a esquerda. Eleitores de Bolsonaro já tiveram seus carros destruídos por manifestantes com bandeiras ver*melhas, apenas por possuírem nos vidros adesivos do candidato. Há vídeos no YouTube muito reveladores. Uma senhora com a camisa do Brasil foi espan*cada em Brasília por co*vardes da Cut, Pt e Psol apenas por estar usando esta camisa. Gilberto Carvalho do Pt se encontrava com black blocs, assim como o Psol.

    3. MARCELO BRESSAN

      José Marques. No meu comentário não apoio a violência. Sou solidário à jornalista e repudio qualquer tipo de violência. O meu destaque foi para que a Folha mude o foco dos temas publicados. Se a pauta prioritária da Folha fosse a discussão de propostas dos candidatos sobre o que será feito para o combate à corrupção, sobre a reforma administrativa e política, sobre temas da economia, saúde, educação e segurança pública, seria mais correto.

  23. Cassio Nogueira

    Tá bom Marília. Alguém já disse que a imprensa não tem que ser justa. Tem que ser livre. Até aí ok. Mas a liberdade traz responsabilidade. Você já comeu uma barriga enorme com aquela coluna que sugeria Dilma candidata. Você pediu desculpas ou preferiu sair de fininho? Jornalistas erram e quando erram, erram feio, porque as consequências muitas vezes não tem reparação. E vc não quer que os leitores comentem? Jornalistas não tem autocrítica? Vcs podem ser melhores que um tabloide.

    Responda
    1. Gustavo von Krüger

      Mariliz, vc me impressionou em entrar nesse debate, normalmente ignorado pelos comunistas. Fiquei seu fã por isso. Continuo discordando um monte, mas admirei sua atitude. Vou lê-la mais vezes

    2. Cassio Nogueira

      E ótima quinta para vc também.

    3. Cassio Nogueira

      Mariliz fico feliz em saber que vc se interessa pelo que os leitores comentam em sua coluna. Clóvis mostrou arrogância na serie de videos em que desdenhava dos comentários. Não aprovo, não chancelo e não me omito com relação a constrangimento ilegal e nem a violência que não esteja dentro da legítima defesa ou estrito cumprimento do dever, muito mais contra jornalistas. Mas vou ser sincero, li todas suas colunas, vi vc falar do quadro com elogio pendurado mas nao vi um formal Desculpa ai. Foi ma

    4. mariliz pereira jorge

      Caro leitor, sim, eu assumi meu erro e me desculpei em duas situações. A coluna de hoje trata de ataques a jornalistas. Comentários e críticas são bem-vindos. Tanto que existe este espaço para os leitores e eu mantenho as caixas de comentários das minhas redes sociais aberta. Ótima quinta pra vc.

  24. Cristina Carvalho Barboza

    Bolsonaro já levou uma facada, motivada pela onda de ódio, até o momento a única vítima é ele que quase morreu e está bastante abalado. Acho bom ter segundo turno, para legitimar a eleição, mas se der Bolsonaro e Haddad, qualquer que seja o resultado teremos problemas, os apoiadores dos dois lados são bastante radicais.

    Responda
  25. antonio vieira de araujo sobrinho

    É fato que a defesa do anticomunismo tem sido acirrada e ácida, assim como é fato inegável que a Folha, e a Globo com suas afiliadas têm sido ácidas com o candidato da Direita. Não tivesse ele um passado limpo como consciência de bebê, estaria frito pela imprensa. O povo, senhora Mariliz, não suporta mais o tipo de noticiário promovido pela imprensa esquerdista. Compare a diferença do noticiário do Estadão, isento, neutro, e os da Folha, totalmente impregnado de idealismo.

    Responda
  26. Paulo Souza

    Acho que a jornalista se equivocado a atribuir a petistas fale news, pois é sabido publicamente que quem faz isso de forma avassaladora é a direita encabeçada pelo MBL, amplamente utilizada pelos partidários de Dória e financiada por empresários e partidos de direita

    Responda
    1. Paulo Henrique Andrade

      Sr. Paulo, isso simplesmente não é verdade. Não há um único post do MBL que possa ser caracterizado como fake news. Entre milhares de posts, houve uns dois ou três erros, que foram prontamente corrigidos. O próprio MBL já pediu que lhes mostrassem exatamente onde estão as fake news, e seus detratores não conseguiram. A maior parte das fake news vem da esquerda ou da própria mídia. Isso está bem claro para todos.

  27. edilson borges

    comunista, golpista, papista, cubista, masoquista e com cara de bolacha azeda. feia boba, tô de mau!

    Responda
  28. MARCELO BRESSAN

    A Folha de SP escolheu o caminho errado. Da ênfase a notícias sobre fofocas dos candidatos, alimentando discussões de temas pouco relevantes para o futuro do Brasil. A Folha de SP e as universidades públicas do país se transformaram num reduto de pessoas descoladas da realidade. Um mundo de mimimi num país que está clamando por produção e trabalho. Não desprezem as reações dos leitores. Sejam mais humildes e reconheçam que estão errando e muito.

    Responda
    1. MARCELO REBELO

      Depois desse seu comentário não é preciso dizer mais nada. Concordo em gênero, número e grau. Parabéns!

    2. AYRTON CASTOR DIAS

      A Folha de São Paulo é de esquerda. (sou leitor assíduo)

  29. Ricardo Botto

    "...Jogar a opinião pública contra a imprensa, além de não ser uma atitude nada democrática, é um caminho que pode facilmente descambar para a violência..." Devo concluir que a jornalista não tem lido a Folha.

    Responda
  30. Marcio de Mattos

    Diga-me em quem votas e te direi quem és...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.