Opinião > A hora do compromisso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. SAMUEL ROCHA DE MELLO

    Orgulho-me por ser assinante.

    Responda
  2. Wilmar Brito

    Chegou a hora ! BR diante da Curva de Opção "Não Brazuela ou Brazuela" * Uns aprendem c/ erro do próximo o resto tem q ser o próximo ?

    Responda
  3. Antonio Carlos Granado

    Estas eleições, em 2008, trazem para o centro da disputa política a Democracia, o que se deve fortalecer no Segundo Turno. Este editorial tenta colocar no mesmo saco as candidaturas Bolsonaro e Haddad, com o claríssimo intuito de buscar, ainda no Primeiro Turno, uma alternativa conservadora que não seja a de Bolsonaro. Os argumentos utilizados para desqualificar Haddad são inconsistentes. Este tem tido, durante toda sua campanha, a Democracia como tônica da vida política necessária.

    Responda
  4. ERATOSTENES ARAUJO

    Sobre as considerações da Folha ao candidato Haddad. Recuso-me a comentar. Não acompanho um poste, sobretudo guiado a partir de uma prisão e tendo como auxiliares diretos pessoas que respondem a processos, conforme ilustra a manchete da primeira página da Folha deste domingo.

    Responda
  5. Jane Medeiros

    Engraçada a Folha e antiquada! Para chamar às falas o político transgressor mete no meio ou outro bem comportado que nada tem a ver com o ataque à democracia para não ser acusada de partidarismo! Ora vejam! Um não tema nada a ver com outro!

    Responda
  6. ERATOSTENES ARAUJO

    Desfechar um autogolpe: sugiro que a Folha leia, com atenção, o documento-programa que o candidato entregou ao TSE para registro de sua candidatura. Nele, o Bolsonaro não deixa nenhuma dúvida sobre como pretende conduzir a Nação durante o seu mandato. Simples assim.

    Responda
  7. Pedro Ferrel

    #ElesNão, no plural. Não a Haddad, Lula, PT, Bolsonaro e Mourão. Pelo bem do Brasil e da democracia.

    Responda
  8. ERATOSTENES ARAUJO

    Iconografia basbaque da pistolagem, esse deboche rudimentar das mulheres nem esse desprezo epidérmico pelas minorias os quais Bolsonaro tem patrocinado: Tenho lido e ouvido o que o Bolsonaro diz sobre este assunto. Mas lido com atenção todo o conteúdo, o que não parece ser o caso de certos membros da imprensa que se especializaram em produzir matérias distorcidas, especialmente as manchetes das respectivas matérias. O Brasil está precisando de profissionais com letras maiúsculas..

    Responda
  9. ERATOSTENES ARAUJO

    Flerte grosseiro com torturadores. Até onde eu sei, o Bolsonaro não possui em seu time ninguém a quem determinou tal ato. Já o Haddad possui. Em passagem pelo livro do Otávio Cabral sobre o José Dirceu, lá se ler que por determinação deste, o aluno da Mackenzie, João Parisi Filho, foi sequestrado, permaneceu em cárcere privado por vários dias, submetido a sevícias, tendo sido encontrado deitado, com as mãos algemadas e presas ao cano de uma pia nas dependências do Conjunto Residencial da USP.

    Responda
  10. ERATOSTENES ARAUJO

    Resultado soberano das urnas: Existe, sim, a possiblidade de fraude nas urnas eletrônicas. Pense: o seu celular, o seu computador, são seguros, são invioláveis? Sempre serão, se não houver o propósito de alguém desejar manipulá-los. A urna e a central de apuração no TSE são computadores. Simples assim.

    Responda
  11. José Elias Aiex Neto

    Vigoroso e oportuno editorial. A Constituição brasileira, que faz 30 anos de existência tem nele uma das mais contundentes defesas. Parabéns!!!

    Responda
  12. José Elias Aiex Neto

    Vigoroso e oportuno editorial. A Constituição brasileira, que faz 30 anos de existência tem nele uma das mais contundentes defesas. Parabéns!!!

    Responda
  13. JAIRO DA FONSECA RODRIGUES FILHO

    O flerte em possibilidades de não se respeitar a constituição e a ordem jurídica pelos candidatos citados nada mais é do que reflexo das atitudes, ao longo dos últimos anos, tinham o dever de preservá-la. Vejamos um exemplo: como pode a Dilma Roussef ter sofrido o impeachment e já ser candidata à mandato eletivo? No caso de Collor, ela foi integralmente respeitada. Voltando ao caso Dilma, qual crime material ela cometeu que fundamentou o impeachment? E os áudios ... ?

    Responda
  14. DORREMI OLIVEIRA

    A qualidade da informação, a capacidade dos seus profissionais e a seriedade das abordagens, fazem da Folha um jornal de altíssimo nível e conceito. No entanto, igualar as políticas do PT, internacionalmente reconhecidas pelo seu caráter social e inclusivo, àquelas propostas pelo antidemocrata e fascistóide Jair Bolsonaro, é de um equívoco lamentável. Por outro lado, não é justo comparar o odiento e irrelevante deputado ao ponderadíssimo e competente ex-ministro e ex-prefeito Fernando Haddad.

    Responda
  15. Herman Lima

    Absurda a Folha colocar Haddad e Bolsonaro no mesmo patamar. O primeiro nunca chegou nem perto das afirmações que o segundo fica colocando de maneira irresponsável e truculenta. É uma lástima um jornal deste porte prestar este desserviço ao país.

    Responda
  16. Cristiano Kock Vitta

    O editorial da Folha faz uma crítica descabida a Haddad ao supor um descompromisso com as instituições, em especial o Judiciário. Justamente o contrário: magistrados fundaram a república da toga traindo o Estado de Direito.

    Responda
  17. Wilmar Brito

    Mundo "sentiu" telão "Muitos Anos de Kuemkuembrás" ! Olha só ! Foram tmb dar "gorpi$" no exterior ! Aí... * BR sinônimo de "Corrupção" ! É preciso secar o pântano !

    Responda
  18. Wilmar Brito

    Repito. Chegou a hora ! Brasil diante da Curva de Opção "Não Brazuela ou Brazuela" ! Sem jeitinho brasilero-lero !

    Responda
  19. Adailton Alves Barbosa

    Dois péssimos candidatos, concordo com os editorialistas, dois candidatos que nunca deixaram claro quais são seus reais planos de governo.

    Responda
  20. SUZANA ARGOLLO

    O jornal parte de premissas absolutamente frágeis para questionar o respeito à democracia do candidato do PT, Haddad. Enquanto Bolsonaro fala em alto e bom som que não respeita as regras do jogo, a não ser que o placar seja favorável a ele, o PT já provou em 14 anos de governo que não só respeita a democracia, como trabalhou para fortalecê-la. Não há nos governos do PT uma única determinação que ateste contra isso. Mais honestidade e leitura inteligente da realidade não fariam mal ao jornal.

    Responda
  21. Luis Antonio Oliveira

    O respeito à vontade do eleitor deve ser respeitado por TODOS. Rede Globo, Folha, Estadão, candidatos, Camaroti, Merval, aecio, etc., devem se curvar ao poder do voto popular, mesmo que o escolhido seja o Boulos ou o Daciolo. Tiririca e Rapadura representam parte (importante) da nação. Sua eleição deve ser respeitada, como qualquer outra.

    Responda
  22. Marcelo Silva

    Comparar os absurdos retrocessos defendidos por um campo com o outro lado, que critica a parcialidade da Justiça e da mídia, as quais, aliás, contribuíram para criar o monstro, é desonestidade intelectual. Com relação aos "costumes" da politica como um todo, cabe uma reformulação, que só pode ser realizada em ambiente transparente e democrático!

    Responda
  23. Mário Luiz Casaverde Sampaio

    A imprensa exige do PT um ato de constrição. Nós exigimos um jornalismo isento. Que revele a notícia de maneira imparcial. Que não busque manipular a sociedade, mas a informe. Se tiver uma coloração partidária que tenha a coragem de assumi-la em seus editoriais. Quanto ao candidato Bolsonaro, não há como transformá-lo. Será sempre o Bolsonaro que conhecemos, de outra forma estaríamos diante de uma caricatura.

    Responda
  24. Paulo Sergio Caminotto

    Estou feliz, muito feliz. Ontem parei de dar meu sagrado e trabalhado dinheiro a este que foi um dos meios de comunicação mais isento do país. Cancelei minha assinatura. A FSP hoje é um jornal totalmente socialista movido aos interesses do PT. Este PT que com nosso dinheiro compra / corrompe o que lhe convier. Portanto no editorial de hoje mais uma vez a FSP mostrou quem de fato é. Muito triste. Péssimo pro nosso país. Depois de 28 adeus FSP. Abrace sua esquerda corrupta e encha seus cofres.

    Responda
  25. Wilmar Brito

    Chegou a hora ! Brasil está diante da Curva de Opção "Não Brazuela ou Brazuela". Repito. * Mundo viu, "sentiu" recente telão "Muitos Anos Kuemkuembrás Vergonha Mundial" * Brasil sinônimo de "Corrupção" ! Acorde gigante !

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Acorde você, "anão"!

    2. Marcelo Silva

      Acorde você, "anão"!

  26. Adriano Pereira

    Ainda bem que temos uma outra imprensa ... não tendenciosa sem ligações com a corrupção e conchavos ... Pingo nos Is, O Antagonista, e etc ... uma luz no fim do tunel.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Cara, o antagonista é uma coisa horrorosa! Aquele ver me do Diogo Mainardi leva uma vida de playboy em Veneza, tomando vinho italiano e ainda fatura dando pitacos sobre o Brasil! E ainda há quem faça reverência a um cabo lhorda desses!

  27. MARCOS AURELIO ALMEIDA

    Agora nos deparamos com a deprimente escolha entre o grupo criminoso que (segundo este entendimento acima, rouba mas faz) e um completo despreparado e obtuso que vai introduzir uma agenda populista, racista e homofobica. Apresentar a esta altura um editorial defendendo a democracia o respeito a coisa publica etc... chega a se pulsilanime, desculpe dizer, mas como assinante da folha há mais de 20 anos me sinto neste direito, estou profundamente deprimido.

    Responda
  28. Hercilio Silva

    O jornal precisa se decidir, só há um candidato que questiona a democracia, um único que sinaliza golpe ou não aceitar o resultado das eleições. Não cabe muro nessa situação, mas o jornal permanece no muito até quando é a democracia em jogo.

    Responda
    1. MARCOS AURELIO ALMEIDA

      Hercilio tem total razão 1 candidato explicita seu desapreço a democracia (alem de ser um completo despreparado) o outro abraça a democracia prometendo reinstalar o modelo de "democracia" baseada em corrupção generalizada e agora com uma inovação diretamente comandada de dentro dos presidios, realmente estamos bem arrumados.

  29. Wilmar Brito

    Repito. Tudo já foi transgredido, limites da cena, da verdade... Ainda há + ? * Brasil está diante da Curva de Opção "Não Brazuela ou Brazuela". Mundo sabe de tudo.br inclusive do recente telão "Kuemkuembrás Vergonha Mundial" ! ** Brasil sinônimo de "Corrupção" ! + Ó engenharia batraquial ! Chega ! É preciso secar o pântano !

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Então, saia deste seu pântano mental, Vilmar, e venha lutar pela democracia ao lado das pessoas de bem! O momento é crítico! Estamos em uma dificílima encruzilhada histórica!

  30. EDUARDO LUIZ DA SILVA SILVA

    Ótimo editorial. Oportuna manifestação da Folha. Concordo em grau, número e gênero. Me sinto bem com este posicionamento da Folha. Parabéns à direção desta instituição.

    Responda
  31. Paulo Emmerich

    Pelo nível do editorial, é notória a gravidade do nosso cenário politico/econômico/institucional. Temos os Três Poderes desprovidos de respeito popular. E o pior, milhares dos nossos jovens, educados formalmente ou não, emigram ao encontro da discriminação, esvaziando nosso futuro e o deles. E os ignorantes candidatos, tentando engambelar a todos. Opinião: qualquer voto diferente de Ciro ou Alkimin - um dos dois - retorna o pt. Bom domingo a todos.

    Responda
  32. Paulo Teixeira Sabóia

    Parabéns aos jornalistas da Folha, a capa do jornal de hoje é um libélo à democracia, a foto de milhares em repúdio a misoginia é-ao preconceito racial junto com o editorial e a exposição da maior chaga petista “o não reconhecimento ao saque feito ao patrimônio nacional”, que lhes impede de corrigir esta deformidade!

    Responda
  33. Paulo Teixeira Sabóia

    Parabéns aos jornalistas da Folha, a capa do jornal de hoje é um libélo à democracia, a foto de milhares em repúdio a misoginia é-ao preconceito racial junto com o editorial e a exposição da maior chaga petista “o não reconhecimento ao saque feito ao patrimônio nacional”, que lhes impede de corrigir esta deformidade!

    Responda
  34. Miguel Arcanjo Felicio de Jesus

    A crítica às posições do candidato Bolsonaro e a conclamação para que o mesmo renúncia as mesmas induz o eleitor/leitor a aceitar o candidato, que se renunciar as suas posições estará dando um golpe nos eleitores, pois a marca de autoritarismo, machismo, homofobia, e outras tantas maluquices faz parte do DNA do militar saudosista do golpe de 1964. É da sua Natureza.

    Responda
  35. Maria Claudia Barbosa

    Plenamente de acordo. Mas senti falta desse tipo de análise lá no início das campanhas.

    Responda
  36. Maria Claudia Barbosa

    Plenamente de acordo. Mas senti falta desse tipo de análise lá no início das campanhas.

    Responda
  37. JOS DE SOUSA SANTOS

    O editorial toca no âmago da realidade, e nos faz prever um futuro certamente sombrio para o país. Se Bolsonaro e Haddad ora anunciam ideias francamente preocupantes, como modificar a Constituição a fim de satisfazer-lhes caprichos reacionários, o que se esperar deles uma vez eleitos? Se o Brasil carece ser totalmente devastado para ressurgir das cinzas, não consigo ver um cenário mais apropriado para tal.

    Responda
  38. rogerio medeiros garcia de lima

    Pura hipocrisia do jornal

    Responda
  39. LUIS CARLOS DE OLIVEIRA

    Esse Pasquim perdeu meu respeito e de milhares de leitores. Nem uma virgula sobre o maior esquema de corrupção da história da humanidade e o Bolsonaro seria o errado. Vergonhoso comportamento, mas sabemos os motivos e não respeitamos, ao contrário, repudiamos..

    Responda
  40. Joel Martins Costa

    #elesnão

    Responda
  41. odilon santos

    Para os elementos da organização petista que não respeitam decisões judiciais e as instituições, que insistem em continuar na contramão das regras fundamentais do estado de direito, alguém acredita que respeitarão os resultados das urnas em caso de derrota e useiros e vezeiros na mistura escandalosa do público e do privado, se vencedores, respeitarão a Constituição?

    Responda
  42. IVANIL NUNES

    Perfeito, Folha! Eu voto Haddad no primeiro e no segundo turno; e, no terceiro se o STF de Fux o inventar! Mas, apóio integralmente - sem retoque - este editorial: "Não há solução fora da Constituição".

    Responda
  43. Herculano JR 70

    Os pro+testos pelo Brasil e mundo avisam: votar no Bols+onaro no 1o turno e eleger Had+dad no 2o.

    Responda
  44. Herculano JR 70

    Os pro+testos pelo Brasil e mundo avisam: votar no Bols+onaro no 1o turno e eleger Had+dad no 2o. Vote em qq um menos nele. Fez bem o Novo. Como um pr+eso pode se manifestar. Ou então ñ esta pr+eso.

    Responda
  45. Cristina Carvalho Barboza

    Da mesma forma que Bolsonaro nega que Brilhante Ulstra foi um torturador, o PT nega que Lula aceitou propina e ocultou patrimônio no Imposto de Renda. A esquerda tem a capacidade de distorcer palavras de seus oponentes principalmente as do Mourão, que só dá foras, mas suas análises são verdadeiras para o pequeno empreendedor. Se tudo continuar como está no segundo turno escolheremos entre la drõ es e a polícia.

    Responda
    1. Cristina Carvalho Barboza

      Sandice é defender o Lula, depois de desvendada toda a corrupção. O regime militar era um regime de exceção, pois estávamos na época da guerra fria e havia luta armada. Quando os militares perceberam que perderiam as eleições inventaram o senador biônico, que dura até hoje e elege Renan Calheiros. Os terroristas realmente explodiam bombas, sequestravam embaixadores, assaltavam supermercados e bancos. Por conta da desordem, o regime militar era apoiado, tinha legitimidade.

    2. MARCOS AURELIO ALMEIDA

      Caro Tiago, os Advogados de Lula e sua defesa seus partidarios e correligionarios, não entendem o processo comolegal, leia 99% das declarações e ações movidas, que classificam o processo como fraude e golpe, que os juizes policiais promotores sao partidarios . Equivale na minha opinião a defesa do candidato reacionario que defende que nao houve tortura ou ditadura, ou não? Infelizmente vamos na proxima semana somente escolher como jogaremos o pais no abismo se com o pe esquerdo ou pe direito

    3. Tiago Oliveira

      O que? Que maluquice! Equivaler a defesa, dentro das instituições democráticas brasileiras e internacionais, de uma pessoa que se acha condenada sem provas ã defesa da tortura, assassinato e de um regime ditatorial uma sandice sem tamanho.

    4. Tiago Oliveira

      O que? Que maluquice! Equivaler a defesa, dentro das instituições democráticas brasileiras e internacionais, de uma pessoa que se acha condenada sem provas ã defesa da tortura, assassinato e de um regime ditatorial uma sandices sem tamanho.

  46. PEDRO GOMES MATOS NETO

    Volto a escrever sobre o editorial de hoje ! Está perfeito ! Ambos : Bolsonaro e Haddad tem de virem a público se explicarem ! O primeiro não aceita as regras do jogo de perder - olhe lá se na próxima pesquisa DataFolha Haddad já não esteja na frente - e ainda tem de calar a boca do vice em propor mudar a Carta Magda sem participação do povo ! Imitar a Venezuela! E Haddad o porquer mudar a Constituição se essa foi a quem lhe deu direto de candidatar-se!

    Responda
    1. Tiago Oliveira

      Quer mudar a constituição por meio de um diálogo que possibilite a abertura de uma nova constituinte! O que tem de antidemocrático nisso? Um defende a tortura, o golpe militar, a censura nas escolas, a militarização do ensino, a proibição de adoção por casais gays, cura gay e daí ficam procurando coisas em Haddad para uma equivalência de descompromisso com a democracia. Haddad é moderado, progressista e democrático!

  47. Maria Elizabete de Oliveira

    A Folha levou anos sendo veículo da esquerda e sempre permitiu que jornalistas petistas a usassem para atacar sordidamente seus adversários! Agora vem com este editorial estampado na capa? Deve ter perdido muitos assinantes!

    Responda
  48. roque alves

    O Anti -Cristo e seus idólatras,são contra qualquer resultado que não de Vitória a ele. Fazem como o desgraçado doutor Laércio Neves,não querem e não respeitam as urnas ,querem,por pura vaidade,a Vitória a qualquer custo. Morra qualquer ditador ,todo aquele que odeie o povo.

    Responda
  49. Thiago M

    Editorial assim, em cima do muro, melhor nem fazer.

    Responda
  50. José Fernando Marques

    Houve a tentativa compreensível de isenção, mas até o asfalto da Paulista sabe que há quilômetros entre Haddad e o capitão, este merecedor dos adjetivos "grotesco" e "basbaque", para dizer o básico. No entanto, a intenção de promover uma constituinte, anunciada por Haddad, merece crítica. É inoportuna, é desnecessária. Temos um texto excelente. É cumpri-lo, como bem lembra o editorial.

    Responda
    1. Tiago Oliveira

      Inoportuna? Nosso sistema político está em frangalhos, nossas instituições agem fora das suas atribuições. É preciso reconstruir as condições de governabilidade, fazer reformas institucionais, chamar o povo a opinar sobre isso. Precisamos de constituinte e plebiscitos. Ter essa opinião equivale a dizer que não houve golpe em 64, a defender a tortura e a dizer que a democracia no Brasil é uma fraude por uma conspiração bolivariana latino-americana?

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.