Opinião > Censura de toga Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. MARIA TEREZA MONTES RODRIGUES

    Sou apenas uma dona de casa que não entende nada de Direito, assim pergunto: um presidiário pode dar entrevistas, principalmente quando estamos às portas de uma eleição tão polarizada como esta?; uma entrevista do presidiário agora não poderia interferir no resultado das eleições?; será que ao invés de censurar a FSP o ministro não estaria apenas querendo impedir a participação de um presidiário na propaganda eleitoral?

    Responda
  2. Herculano JR 70

    O sujeiro esta n cadeia, privado de sua liberdade. E criminoso.

    Responda
  3. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Decisão inaceitável dentro de uma democracia.O ordenamento jurídico foi atropelado. Só aumenta a convicção do eleitor de que existe perseguição política ao Lula e candidatos do Partido dos Trabalhadores. Só aumenta as chances de Vitória da esquerda!

    Responda
  4. Vanessa Kreutz

    Não é à toa que cancelei a assinatura deste veículo. Lamentável.

    Responda
  5. neli faria

    a entrevista fará a eleição maculada. Levandoviski está errado.A Folha para um furo maculará o processo eleitoral.

    Responda
  6. Fernando Sergio Magalhães de Aguiar

    Ô são Paulo pra ter reacionário ... é gente que bebê da água do Tietê? ??

    Responda
  7. JOÃ O MARINO DELIZE

    Lula tem que falar a verdade. Golpistas têm medo da verdade. O povo sabe que mesmo preso ele tem condições de competir e ganhar as eleições, visto que foi o melhor presidente, mesmo que nas vésperas das eleições continuam as perseguições desse Juiz de calça curta que levanta mentira às vésperas das eleições, requentando as mentiras de um dedo duro para reduzir sua pena.

    Responda
  8. THYRSO DE CARVALHO JUNIOR

    Folha potencializou o nome Lula como candidato ao noticiá-lo diariamente e disseminou a suspeita de erro judiciário, reverberando o discurso petista. Agora, a Folha quer munição para continuar evidenciando o nome do líder petista. Os atuais dirigentes da Folha não poderiam pôr o seu histórico patrimônio de credibilidade a serviço de uma agremiação partidária. Sim, porque a oportunidade da matéria faz parecer propaganda partidária disfarçada de jornalismo.

    Responda
  9. Fernando Becker

    A FSP, tradicional censora de nós pobres comentaristas, por motivos fúteis, como se sente ao provar uma dose do próprio veneno?

    Responda
  10. MARCELO REBELO

    A FSP quer apenas tumultuar o processo eleitoral, já não basta seus articulistas fazendo campanha contra o candidato da direita?

    Responda
  11. Marisa Coan

    Hoje pela manhã vcs colocaram a chamada para o apoio do P t para a dita dura venezuelana. O pessoal postou vários comentários contra o partido acima. Rapidinho vcs tiraram a notícia e mostram o qto são parciais, como já demonstraram em várias ocasiões.

    Responda
  12. Marisa Coan

    Hoje pela manhã vcs colocaram a chamada para o apoio do P t para a dita dura venezuelana. O pessoal postou vários comentários contra o partido acima. Rapidinho vcs tiraram a notícia e mostram o qto são parciais, como já demonstraram em várias ocasiões.

    Responda
  13. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    FSP tem uma visão de liberdade de imprensa questionável. A imprensa tem que ser livre mas, ao escrever algo distorcido, principalmente sobre o governo, deve permitir resposta imediata do governo logo na capa do jornal. Todos os poderes devem ter seus limites, caso contrário exageram e geram baderna na comunidade. A sociedade não pode assumir que jornais são honestos e independentes só porque são mídia.

    Responda
  14. Cristina Carvalho Barboza

    Com o meu dinheiro vocês não vão publicar uma entrevista com Lula antes da eleição do segundo turno. Eu nunca mais leio a Folha, se isto acontecer! Talvez vocês darão graças a Deus de não me terem mais como leitora.

    Responda
  15. Heriovaldo Ramos da Silva

    P.S. Por que a FSP não pediu para entrevistar o Palocci e o Eduardo Cunha? Acho que eles tem coisas muito mais importantes para dizer.

    Responda
  16. Heriovaldo Ramos da Silva

    A liberdade de imprensa não é um direito absoluto, como aliás nenhum direito. Se fosse permitido a folha entrevistar o presidiario teria que ser concedida autorizacao a todos os meios que solicitassem, até eventualmente o Diario de Quiprocolandia. Haveria uma fila na porta da policia federal e o presidiario estaria todos os dias nos meios de comunição. Teria que ser concedido tambem o mesmo direito a todos os demais presidiarios. Chamar isso de censura é desonestidade intelectual da FSP.

    Responda
  17. Rodrigo Cavalcanti

    Ouvir o que? Como desviar bilhões do governo? Como patrocinar obras em países "amigos" e desviar mais uns bilhões? Como invadir e quebrar propriedades alheias? Como desrespeitar leis? Se ele fosse responder tudo isso, até que gostaria de ver a entrevista. Mas já sabemos que ele vai falar que não sabia. Vai falar que os petralhadores são defensores da democracia. Perda de tempo.

    Responda
  18. José Antônio

    ''Não é golpe, é revolução''! Em dezembro próximo essas pessoas estarão comemorando os 50 anos do AI-5(atestado de republiqueta bananeira) com fogos, fotos, medalhas e os cambal.

    Responda
  19. Cláudio José Marabesi

    "Lugar de preso é na cadeia" desde q o trânsito em julgado de sentença penal condenatória tenha ocorrido.

    Responda
  20. José Maria de Queiroz

    Desculpem a minha ignorância mas um indivíduo que está preso. tem constitucionalmente o direito a ter todas estas regalias? Inclusive o de dar entrevistas... Isto é para todos brasileiros que tem direitos iguais? Este indivíduo ao meu ver só está tumultuando o andamento da justiça que se não é conivente está sendo feita nova.

    Responda
  21. Marisa Coan

    Vou tentar de novo. O homem está na c a d e i a. De lá manda na eleição deste ano, ou não? Vejam a quantidade de matérias neste e em outros jornais sobre ele. Ele se encontra, de dentro da ca deia, no comando da campanha de um novo pos te. Este poste, que foi prefeito de SP e teve alta rejeição ao tentar a reeleição, ficando em quinto lugar no final pode eventualmente ganhar a eleição. É disto, fo lha, que vcs deveriam tratar.

    Responda
  22. LUIZ CARRIERI

    Um presidiário, que indicou seu "'poste", dando entrevista? Ninguém merece! E ainda tem gente que acha certo. Morro e não vejo tudo! Êta gente sem noção! Aquele senhor, semianalfabeto, apenas com o 4º. ano primário, em um País desenvolvido, não conseguiria nem trabalhar, que dirá ser presidente.

    Responda
  23. miguel Amaro

    A Folha quer dar um palanque à Lula Que interesses estão jogo para a Folha lutar tanto por isso? Já criticou muito o Fux que sabiamente percebeu que era uma manobra Que papelão Folha

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Manobra? Foi tudo às claras...

  24. miguel Amaro

    A Folha quer dar um palanque à Lula Que interesses estão jogo para a Folha lutar tanto por isso? Já criticou muito o Fux que sabiamente percebeu que era uma manobra Que papelão Folha

    Responda
  25. José Renato Sessino Toledo barbosa

    Essa é a "justiça" que vocês, dessa Folha, defendem.

    Responda
  26. Wagner Nobuo Hanaoka

    Os donos do jornal sentem saudades dos tempos da ditadura! Esse é só um aperitivo do que nos aguarda com Bolsonaro na Presidência! A nossa elite é autoritária, reacionária e chucra!

    Responda
  27. Renan Reginato

    A censura é lamentável. Por outro lado, sabemos que Lula tem o condão de causar polêmicas. Sabemos também que não falaria nada de relevante. Ele apenas forneceria material para que o jornal polemizasse o resto da semana.

    Responda
    1. Marisa Coan

      É isso aí!

  28. JOSE ALEXANDRE NETO

    A FSP, em desrespeito total aos seus fundadores, virou PANFLETO de vez!!!! Que pena!!!

    Responda
  29. eduardo mello

    Pensando seriamente em aderir a campanha, "cancele sua assinatura da Folha". Entrevistar o presidiário na véspera da eleição e trocar o Ruy Castro pelo Gregorio Duvivier é o fim deste que já foi o melhor jornal do Brasil.

    Responda
  30. Lincoln Gomes Tirello

    Realmente as máscaras, se é que ainda existiam, nesse pleito caíram todas. Jornalistas que pagavam de isentões, finalmente saíram do armário. E o Duplipensar desta Folha no que tanje ao “Bom Jornalismo” beira ao ridículo, quando se tentar mesclar entrevista e propaganda partidária barata. É por essas e outras que estou cancelando minha assinatura do Folhetim.

    Responda
    1. ALEMAR BRAGA RENA

      Idem. Procurarei ler o Ponde em outro espaço.

  31. Ricardo Knudsen

    De fato houve grave violação da liberdade de imprensa, resta esperar q o STF corrija o erro. Verdadeiros liberais defendem o direito de expressão dos adversários, ainda q discordem visceralmente deles. O Novo mostrou uma cara das mais velhas, do tempo da ditadura militar, pedindo a censura de seus adversários.

    Responda
  32. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Prezo muito o Estado Democrático de Direito, mas isso não quer dizer concordância com o oportunismo de entrevista feita nas vésperas da eleição e conduzida por jornalista tiete/partidária. Como se já não bastasse assistirmos ao condenado, num típico comando presidiário, manipulando, conduzindo, dando ordens e já distribuindo promessas e cargos em uma sede de poder e vingança obsessivas que prenunciam tempos difíceis para o Brasil. /Claudia F.

    Responda
  33. Marisa Coan

    É interessante ver este jornal defender a liberdade de expressão e não ter a mesma postura com os comentários neste espaço. Acabei de postar um comentário limpo, sem expressões mal dosas e fui censurada. Era resposta a alguém e nada havia que desabonasse o comentário. Acho q este jornal tem um alista negra para alguns de seus leitores.

    Responda
  34. Rodrigo Soares

    Esse é aquele ministro que mata no peito?

    Responda
  35. Luiz Siqueira

    Partido Novo com práticas autoritárias antigas!

    Responda
  36. Alceu Luiz Venturini

    Muito acertada a decisão do Ministro Fux...Brasil tem que começar à ser um país sério, chega de decisões erradas dos Ministros que não tem compromisso com o Brasil... Folha pode entrevistar o Lulinha paz e amor em primeiro de janeiro de 2050.

    Responda
  37. Alceu Luiz Venturini

    Muito acertada a decisão do Ministro Fux...Brasil tem que começar à ser um país sério, chega de decisões erradas dos Ministros que não tem compromisso com o Brasil... Folha pode entrevistar o Lulinha paz e amor em primeiro de janeiro de 2050.

    Responda
  38. Joaquim Branco

    O judiciário é regido pelas leis e pelos ritos. Quando ambos são atropelados, a democracia corre riscos.

    Responda
  39. Marcos Schettini

    O Judiciário, mais que uma Casa de justiças, tornou-se um bastião de inquisição do que se chama de eco das ruas. O ministro Fux, acovardando-se, é um representante disso. Medroso, acuado pelo quadro atual, se esconde na capa vestindo-se de um Batman anão. Deve ter insônia quando, fiel a células malignas que como ele, percebem agora, que o impeachment de uma presidente eleita e a prisão de um ex-presidente, inclusive respeitado mundo afora, pode vencer a eleição de dentro de sua clausura.

    Responda
  40. ELISMAR MEIRA PEREIRA

    Certamente tal entrevista poderia influenciar no sufrágio. Principalmente aos que rejeitam Haddad e o PT. Lula preso não é cachorro morto. É mais carismático que todos candidatos juntos. Capaz de convencer até o Diabo que não recebeu vantagens indevidas.Mas qual a intenção real do Jornal? Tendenciosa? Um humor negro na sua essência: esta entrevista sai melhor do que um facada.

    Responda
  41. Carlos Viegas

    A liberdade da imprensa é e está garantida, nada na decisão a afetou. Quem não tem direito de manifestação é o preso, este, em razão dos crimes praticados, teve essa prerrogativa de cidadania suspensa até que cumpra sua pena. Agora, falando apenas de política, a Folha sequer tenta disfarçar sua escolha, seu apoio explícito ao petismo...porque será?

    Responda
  42. Reinaldo Cunha

    A decisão foi correta. Lula teria um enorme poder de tumultuar a eleição do próximo dia 7. Ele preso já está fazendo um estrago e polarizou o país junto com o Bolsonaro. Imagine dando entrevista. Folha, lamento, mas tem certas coisas que é melhor não ouvir. Ainda mais a cantilena vitimista de Lula.

    Responda
  43. Galdino Assis

    Para que prestigiar um cidadão preso com provas e mesmo que preso não estivesse causou ao Brasil tamanho prejuízo pela sede de poder, inclusive querendo estabelecer uma ditadura de esquerda. Não seria suficiente se apenas desviasse tanto dinheiro que está fazendo falta para nossa Saúde, Segurança, Educação, etc.? Conforme a Lava Jato demonstrou também houve desvios para encher os bolsos próprios e de familiares, além dos mais "nobres" cumpanheiros. FSP deixa o homem no seu canto.

    Responda
  44. Cristina Carvalho Barboza

    Por acaso uma ação caiu com Lewandowsky e a outra com Fux. Alguém quer entrevistar Eduardo Cunha ou Palocci? Só tem interesse jornalístico no Lula? Deveriam marcar a entrevista para depois do dia 28 de outubro, mas talvez a Folha perca o interesse jornalístico.

    Responda
  45. Aparecida Penna

    Não sei se prefiro censura de liberdade de entrevistar um politico preso às vésperas da eleição ou se deixo o STF( plenário) decidir isso por mim?

    Responda
  46. Alan Moacir Ferraz

    Ouvir o Lula é continuar dando voz à mentira e a tapeação. Soube desde sempre que ele era o chefe do mensalão e do petrolão. Ele precisa e os demais petistas é pedir desculpas e perdão ao país pelos crimes cometidos e devolverem as fortunas subtraídas dos cofres públicos. Se fosse entrevistado o mesmo direito deveria ser dado a todos os presidiários pelo princípio da isonomia. Ainda bem que esse senhor não conseguiu enganar o judiciário que acertou na sua condenação e agora na negativa à entrevi

    Responda
  47. Cloves Oliveira

    Lamentável que um jornal do porte da FSP continue a exibir comportamento juvenil de militante reflexivo e irracional. O Lils não é convidado de honra em Curitiba. É prisioneiro como qualquer um após ser condenado por ter cometido graves c/rimes contra a economia e a política. Contrário ao que diz o editorial, nem os direitos do jornal nem os do condenado foram impedidos porque o direito a comunicação por escrito e via os advogados está mantido. Por que a FSP insiste num tratamento diferenciado?

    Responda
  48. Nestor Bercovich

    Já forçaram barra com a condenação sem provas e a prisão do Lula, isto não surpreende de uma Justiça com clara intencionalidade política para interferir na eleição em favor dos candidatos da elite.

    Responda
  49. Antonio Zanella

    A Folha prega que os candidatos se comprometam em aceitar o resultado da eleição, mas entra no discurso de que é ''golpe'' proibir entrevista a Lula, em evidente campanha a favor do fantoche Haddad. A Folha poderia fazer um Editorial sobre a Ditadura de Toga da Segunda Turma, poderia dar mais Ibope!

    Responda
  50. Antonio Zanella

    A Folha prega que os candidatos se comprometam em aceitar o resultado da eleição, mas entra no discurso de que é ''golpe'' proibir entrevista a Lula, em evidente campanha a favor do fantoche Haddad. A Folha poderia fazer um Editorial sobre a Ditadura de Toga da Segunda Turma, poderia dar mais Ibope!

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.