Hélio Schwartsman > Civilização ou barbárie? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sou daqueles que também acham que não era hora do PT. Mas daà dar apoio a Bolsonaro, um reacionário, violento, sem nenhum programa de governo, anti democrático, com uma campanha mentirosa e de baixo nÃvel, na minha opinião, é inadmissÃvel e fere minha inteligência e consciência.
Bis de 89: Arena x Lula. Ou melhor: ARENÃO x HaDDaD. Em Inglês: Trump x Bernie Sanders
Caro Hélio, em sua opinião qual seria a via alternativa a esses dois? Se a sua resposta for Alckmin não conta, ele representa a velha polÃtica. Perderá até me São Paulo, exatamente por isso. E ainda detonou o psdb. Ciro? Ele se transformou num petista disfarçado. Marina? Eu creio que ela evolui muito na sua narrativa para se desenvencilhar do seu passado petista. Mas por isso mesmo perdeu a identidade. Resumindo, quem pariu Bolsonaro foram todos os demais candidatos e a quem eles representam.
Amigos, não fiquem exasperados. O nosso Presidente será Jair Messias Bolsonaro, para o bem de todos. O Brasil que ficou anos e anos vivendo sob o regime medonho do encarcerado de Curitiba. Agora chegou a vez do bem governar! "Brasil acima de tudo e Deus acima de todos"
Tão "raro",quanto o gás!...só que "inerte".
Puro patrulhamento!...uma abertura para o capital é a chance de alavancamento,de uma vez por todas,para o Brasil e os que realmente querem trabalhar.Chamar "civilização",o socialismo(civilização de insetos),que tanto mau trouxe a humanidade.De fato:ou é muito idealismo utópico,má fé,ou outras coisas piores.Por acaso,já ouviu falar de uma "faculdadizinha" chamada AMAN(Academia Militar das Agulhas Negras).Onde: "muitos querem",alguns tem condições de tentar,e só alguns conseguem"?
Ora mas por que tanta vergonha do colunista em declarar seu voto petista? Afinal, quase todos os outros deste folhetim têm muito mais fé na seita comunista do que ele, o que não é pouca coisa depois de conviver tanto tempo com tantos adeptos da seita e antes ainda cursar cinco anos numa madrassa comunista disfarçada de universidade.
Grande Helio. Discordando do candidato ou não, acho inegável o brilhantismo das suas colocações. Serenidade nesse momento.
Parabéns Hélio, por declarar seu voto ao Professor Dr Haddad!
A humildade do colunista é "demais". Segundo ele, só candidatos e apoiadores falaram muita bobagem. Para usar os seus termos, o colunista está bem mais próximo das trevas do que a candidatura do Bolsonaro. Nós, apoiadores desta candidatura, estamos em completa claridade, bastante iluminados, após nos debruçarmos sobre a sua proposta. Nós a lemos.
Luz saÃda do chamamento à ditadura, assassinato dos adversários polÃticos e da tortura. Luz Brilhante, como a do Ãdolo do livro de cabeceira de seu candidato. Imagina se fosse escuro o que seria.
Alkmin é a 3a. Via, o mal menor. Por patriotismo o centro deveria se unir em torno dele e tentar uma última cartada. Pois pelas pesquisas no 2° turno venceria Haddad ou Bolsonaro, os males maior. Boa sorte eleitor.
O cara tá doente com uma perna gangrenada. Um médico diz que pode curar com homeopatia, e cobra um preço astronômico. O outro não diz nada, mas tá com um serrote na mão...
Pobre Haddad. Boa pessoa. Ele acredita no que fala. Mas PT se prostituiu ao se lambuzar com o poder. Ou seria “pudê”. Estado abrangente em detrimento de Estado mÃnimo tem possibilidade e limites. Os limites são a incompetência e a corrupção.
Fenômeno Bolsonaro reflete desilusão de uma sociedade que vem sendo ludibriada por essa polÃtica de presidencialismo de coalizão. PolÃticos só pensam no “pudê. Hitler espalhou o nazismo entre os alemães desiludidos com a perda da primeira guerra mundial que deixou a Alemanha em crise profunda.
Bolsonaro sempre defendeu a tortura. Prometeu dar um golpe e fechar o congresso, se eleito. Prometeu uma guerra civil q mataria 30 mil, começando com FHC. Visto q FHC nunca foi soldado, sò podia ser execução. Tudo à disposição no YouTube. Bolsonaro não flerta com soluções extraconstitucionais, ele propôs abertamente uma ditadura. Não há nada de desconhecido nas propostas de Bolsonaro, é o mesmo dos 20 anos de ditadura q tivemos ou de qquer ditadura no mundo, de direita ou de esquerda.
De longe, prefiro a ditadura de direita. Aqui, veio para evitar a ditadura de esquerda que queriam implantar no paÃs. Vejam cuba, venezuela, Coreia do Norte, Etc.... O projeto dos comunistas tupiniquins era 30 anos de poder! Pode isso, Arnaldo??
Bolsonaro faz comentários inconsequentes aos borbotões. Mas o ex-presidente Lula não fica longe em seus discursos antes da prisão. Exército de Stedile e por aà vai. Tem no YouTube tb.
Ao menos o colunista mostra honestidade intelectual. Mas está equivocado. A barbárie é o P T.
Na raiz do debate esta a ignorancia de que governo ño governa. Seguramente, as soluções do pais ñao virão do estado, feito governo, mas da sociedade impondo ao estado. E limitando o eestado. O partido Novo prega a ideia de pouco governo. Mas ñ sera facil. Eu mesmo duvido que as instituições de estado se revejam diminuindo-se. Com um ou com outro pioraremos.
Há um erro no tÃtulo da sua coluna. É entre o mal maior e o mal menor. Entre a chance de alguma coisa diferente dar certo e a repetição insensata na manutenção do grupo que espoliou o paÃs. Já dizia Einsten: a maior estupidez é fazer as coisas da mesma forma e esperar resultados diferentes. O risco do desconhecido é menor que a certeza da catástrofe.
Aquele que escreveu um livro em apoio ao socialismo("Why socialism?")? O que foi signatário de uma petição contra a criminalização do homossexualismo pelo código penal alemão? O que condenava veementemente o reacionarismo polÃtico? Ahh, sim, o Einstein. Ele sim era muito a frente de seu tempo. Saberia, sem dúvidas, que a catástrofe no caso seria apoiar um candidato rema contra a razão e o progresso humano.
Você é capaz de prever, com certeza, que o PT repetirá os mesmos erros do passado?
Uauuu... Esta é a definição mais lúcida e clara que eu já li sobre as diferenças das duas candidaturas. A ciência explica. Parabéns, José Arêas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Civilização ou barbárie? Voltar
Comente este texto