Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Flávio Viana Guimarães

    O PT se fez odiável...iludiu-se com a corrupção daqueles que vão voltar, travestidos de "íncolumes" homens de bem e verdadeiros patriotas...galhofa! O PT se fez odiável, por erro "pueril" por se lambuzar do tudo $$$ que tinha que abominar. A História teima em perguntar: quem está por trás do assassinato de Celso Daniel?...todo o resto se explicará aí...

    Responda
  2. Marcos Serra

    O Bruno, volta e meia, dá uma escorregada.Dizer que o eleitor ignora questões democráticas para votar no Bolsonaro chega a parecer piada. Esse receio que a democracia vá ladeira abaixo com o PT (como o partido, insistentemente, já tentou) é uma das principais motivações a direcionar o voto para o Bolsonaro. Contrariamente a tudo que dizem, não correremos esse risco com ele na presidência. Com o poste Haddad, seria certo.

    Responda
  3. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    O PT, se tornou um partido da "ordem", professou todos os vícios que são inerentes á dominação de poucos sobre a grande maioria. O PT, portanto, apenas se tornou mais do mesmo, com apenas uma diferença significativa, precisava atender ou fingir atender, parte da demanda dos explorados, esse foi o seu maior pecado, não poderia ser perdoado. O resto,os esclarecidos sabem, principalmente eles, mera hipocrisia!

    Responda
  4. Juarez Linhares de Souza

    Tantas interpretações para o fracasso que se avizinha ao PT. Mas esquecem que quem plantou essa aversão foi o próprio PT. Vamos lá. Capital x Trabalho, da fundação até 2001; Paz e Amor, 2002; Possuídos x Despossuídos, de 2003 até 2009; Elite Branca x todos os demais, de 2010 até 2017; Elite Branca e fascista x Todos os demais. Pregar uma pecha em todos que discordam foi sempre a estratégia de marketing do PT. Toda ação cria uma reação de igual força em sentido contrário (newton). Simples assim.

    Responda
  5. Graça Almeida

    #Ciro12 o melhor para o momento! Por isto estão batendo feio nele; preferem colocar o país em risco com o capitão do que ter que manter direitos dos trabalhadores e fazer uma justa reforma tributária.

    Responda
  6. LUIZ WAGNER DI PALMA

    Simples assim... 14 anos de poder em sequencia e se considerar mais 8 do PSDB, não esquecer que também é de esquerda, a quantas anda o Brasil em todos os aspectos?

    Responda
  7. André Silva de Oliveira

    Dito de outro modo, goste-se ou não, o PT e seu legado nefasto vão eleger Bolsonaro.

    Responda
  8. Ernesto Pichler

    A campanha orquestrada antiPT foi baseada em algumas verdades e um monte de mentiras e parcialidades. É verdade que o PT foi corrupto, assim como o PSDB, o DEM, o PMDB, PP, PTB... Grandes erros do PT não são comentados: traiu os trabalhadores ao manipular e cooptar os sindicatos, não democratizou a mídia, não colaborou com a educação política. E a questão da corrupção serve de cortina de fumaça para cobrir posições políticas de classe. Criaram o monstro do antipetismo, que comeu a democracia

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      De fato é impossível explicar em pouco espaço. Democratizar a mídia é retirá-la do controle de seis famílias. É conceder uma estação de rádio a cada partido, e acabar com o fundo eleitoral. Educar politicamente é o oposto a doutrinar: é despertar espirito crítico e dar uma base escolar, como Educação Cívica, dada por formados em Ciências Sociais.

    2. Juarez Linhares de Souza

      Como você propõe democratizar a mídia? E também esclareça o que definiu como educação política? Se for nas escolas públicas posso citar o exemplo do meu sobrinho que tem sido prejudicado sistematicamente por um professor que faz política em sala de aula, e aos alunos que se manifestam contra ele os retalia. A própria direção da escola aconselhou para que meu sobrinho não se manifestasse. Enquanto isso, nossas crianças chegam aos 15 anos sem saber escrever ou fazer cálculos básicos. O que me diz?

  9. Hildebrando Teixeira

    É difícil ter paciência c/ comunista. Quando Bolsonaro se recusou a fazer o toma lá dá cá com os partidos, a Foice disse que ele era um candidato inviável pois estava "isolado politicamente", ignorando que a indisposição se restringia aos dirigentes ou "donos" dos partidos e não quanto a seus quadros. Agora que o Capitão amplia vigorosamente seu apoio os comunas vêm com essa leréia de que "o candidato abraça corporações que participam do poder há décadas", portanto ñ pode ser um renovador. Ahhh!

    Responda
  10. José Maurício Risseto Alves Bueno

    Que a verdade iria aparecer era óbvio. Grande mídia, DataFolha e Ibope, em sua ingenuidade, acharam que iriam convencer alguém alavancando uma candidatura minguada como do Haddad. Como nos EUA, serviram apenas para aumentar as pessoas que votariam em Bolsonaro, especialmente após a farsa dos números do elenão / elesim.

    Responda
  11. Cláudio Moura

    O Hilário, é que a 'imprensa" ideológica e tendenciosa, assim como ocorreu com Thump, é novamente enganada em suas análises politicas. Talvez isso ocorra porque deseja ardentemente transformar suas opções ideológicas em realidade é os eleitores pensam diferente.

    Responda
  12. Alexandre Gonçalves

    Coluna parcial e tendenciosa . Não falou, uma virgula sequer , de algo ruim do PT . Lamentável. É por estas e outras que o mito cresce. Batem sem sentido no candidato. Batem de forma errada, com inverdades . Lamentável

    Responda
  13. Wagner Nobuo Hanaoka

    Análise furada do Boghossian porque desconsidera o fato de que Lula venceria a eleição se fosse candidato e que se fosse verdade que a sociedade fosse antipetista não haveria empate de Haddad com Bolsonaro no segundo turno. A análise de Bogghossian é , portanto, tendenciosa e claramente tem viés bolsonarista.

    Responda
  14. Willian Marques

    Muito do antipestismo tem fundamento sim, foram erros atrás de erros, escândalos atrás de escândalos. O que não faz nenhum sentido achar que bolsonaro é a alternativa a isso. Esse deputado é a encarnação do político tradicional corrupto brasileiro. 30 anos mamando em em todas as regalias do cargo público e agora quer se mostrar como alternativa. Me poupe!

    Responda
  15. nelson liporaci

    Não há onda antipetismo, simplesmente há um abrir os olhos contra financiar outras nações a juros de 3% e captar a 9% (na ocasião era de 15%). Simplesmente as pessoas que sabem ler, escrever e as 4 operações da matemática não querem isso novamente. Ou talvez pelo maior escândalo de corrupção da história da humanidade (isso porque não investigaram nada além da Petrobrás), e por aí vai... Então se aceita qualquer pessoa para evitar tamanho desrespeito com o suor do povo pagador de imposto.

    Responda
  16. Pedro Leon

    Só não viram isso a grande imprensa, fábrica de informações tendenciosas, e aqueles coitados desinformados que ainda não sabem que o paipai está preso.

    Responda
  17. edilson borges

    pessoal que se diz contra ditadura da venezuela, que deve acabar, acha que aqui a ditadura deve começar. labirintos do pensamento...

    Responda
  18. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Antipetismo com sólidas razões, que vão da falta de confiança a partido incapaz de governar sem rou*bar (o fim justifica os meios), nescessidade de alternância de poder (para o poder não ser tomado), questões econômicas (falta capacidade, sobra ideologia), coligações para lá de espúrias, alma antidemocrática petista (apoio a Venezuela, Nicarágua etc. etc.) e finalmente o comando partidário de condenado por corrupção. Alguns não conseguem esquecer... /Claudia F.

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      "nada aprenderam, nada esqueceram"

    2. francisco balieiro junior

      Excelente análise sobre o artigo. Sucintamente, congrega todas as razões para o antipetismo.

    3. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Corrigindo: necessidade. /Claudia F.