Mariliz Pereira Jorge > O PT não aprende Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Desconfio que a elite saiba o que é "facismo", assim como, um pobre o que é "comunismo". Se a "elite" que temos fosse capaz de usar um neurônio não terÃamos que escolher entre um fantoche e um fanfarrão. Bom, a tal "elite" encontrou seu representante. Oremos!
Ainda somos o 4° maior credor externo individual dos EUA. Digitem no Google a expressão: mayor treasuries holders US$ 382 de reservas. Salário mÃnimo quase 300 dólares. Sem penico na porta do FMI (do qual também, hoje, somos credores). Que desastre!
Deem uma olhada nesses números em 2002. Vejam também quais eram as condições da(o)s trabalhadora(o)s doméstica(o)s e o(a)s caseiro(a)s. Eram seres humanos de 5ª categoria ou ´análogo escravos`? Que tipo de benefÃcios sociais tinham?
Concordo inteiramente com sua análise, Mariliz . Eles do PT é que são a elite ou almejam ser .A cúpula está podre de rica ,de Lula a Jaques Wágner . A classe média ,da qual faço parte, rala o bucho para ter um padrão de vida mais ou menos e somos tachados de fascistas. Tenho rejeição sim, pelo PT ter colocado o pais nessa situação . Isso fez um candidato como Bolsonaro com um partido nanico,sem estrutura nenhuma ,mas com um discurso de pôr ordem na casa ,estar a um passo de ser presidente.
Parabéns! Parabéns! Parabéns! Lembrando o Luiz Gonzaga, muié macho sim sinhô. Mulher esclarecida, mulher franca e forte. Falou e disse tudo! Parabéns!
Parabéns, ilustre jornalista. A senhora foi absolutamente perfeita. Há anos não lia uma análise tão correta e equilibrada relativamente a situação polÃtica atual. Se houvesse mais cinco jornalistas como a senhora, a imprensa brasileira seria outra. Vejo que há uma luz no fim do túnel. Desejo-lhe sucesso
Reinaldo Cunha, pq você acha q sabe em q partido eu voto? Eu não declarei voto, não propus voto em nenhum partido, nem jamais militei por partido algum. A idéia do Elenão é suprapartidária, contra um candidato preconceituoso, misógino, defensor da tortura e da ditadura. Quem vota em Bolsonaro tem q assumir q escolheu apoiar tudo isso, é sua exclusiva responsabilidade. Será q você não vota mesmo no Bolsonaro?
Reinaldo Cunha, pq você acha q sabe em q partido eu voto? Eu não declarei voto, não propus voto em nenhum partido, nem jamais militei por partido algum. A idéia do Elenão é suprapartidária, contra um candidato preconceituoso, misógino, defensor da tortura e da ditadura. Quem vota em Bolsonaro tem q assumir q escolheu apoiar tudo isso, é sua esclusiva responsabilidade. Será q você não vota mesmo no Bolsonaro?
Dona Mariliz Catanhede, o coiso já tem uma Sheherazade!
Disse tudo, Mariliz. O PT não aprende. Seus seguidores continuam apedrejando eleitores contrários como se fossem a escória. Conheço eleitores de Bolsonaro que não são fascistas, misóginos, homofóbicos, etc. Estão cansados do PT e votam em quem, aparentemente, tem mais chance de derrotá-lo. Eu acho lastimável, mas o Brasil não se acabará. E estaremos atentos. Ganhe quem ganhar.
Excelente.
Ricardo Semler, que é alta elite, tratou melhor essa questão. Criticar o "nos contra eles" é não enxergar a luta de classes, que embora pareça apenas um termo esquerdista, está mais na cara que nariz. Ah, essa população cansada da roubalheira como vc diz, continua votando em partido corrupto, como psdb, dem e pmdb. É sim, um antipetismo oriundo do preconceito (esse raiz) e fomentado pela midia, como se todas as mazelas fossem oriundas do PT.
Esquece que temos uma das elites mais atrasadas do mundo! Veja que agora com o respaldo do candidato mais reacionário ela pode mostrar a sua cara comungando com as teses mais fascistas: a favor da pena de morte, da diminuição da idade penal para as crianças e adolescentes, no geral pobres e negros serem aliciados pelos traficantes, Preconceito contra os negros, Ãndios e pobres, contra os programas de distribuição de renda com o bolsa famÃlia e minha casa minha vida, ...
Parabéns pelo artigo!
"Joga pedra na Geni, Joga pedra na Geni, ela é feita pra apanhar, ela é boa de cuspir". Mais do mesmo da Seita Anti-PT...
MarÃliz, parabéns. Você expôs com clareza o diagnóstico sobre o comportamento do PT. Ao fingir que nada houve, alimentar a mentira sobre uma falsa perseguição a Lula e a outros da legenda, como se tudo fosse um complô da elite contra o povo, o partido deixou de fazer autocrÃtica, adotou o cinismo como postura oficial e desacreditou toda a esquerda. Com isso, possibilitou que a extrema direita assumisse a bandeira anticorrupção e de um moralismo com cheiro de intolerância. Deu nisso aÃ. Socorro!
O q a colunista está dizendo é q, se alguém é injustamente acusado de algo reprovável, então é justificável q o acusado passe a apoiar o q é reprovável. A responsabilidade por ele apoiar o reprovável não seria mais dele, mas de quem o havia acusado injustamente. Ouvi poucos raciocÃnios mais covardes q esse.
Juro,achei que era uma postagem da dilma.
Eu entendi mais do ponto de vista da coluna do que o senhor escreveu.
Ricardo, não me pareceu que a colunista estava defendendo a opção de voto no Bolsonaro, mas tentando explicar um fenômeno sócio-polÃtico.
Ótimo texto! Sintetizou bem a situação atual.
parabéns pela análise
Uma das opiniões mais firmes que já li, sem firulas e arrodeios. Foi direto ao ponto. Esse é o sentimento, infelizmente, talvez. Espero apenas que Bolsonaro, se eleito, demonstre jogo de cintura para unir o paÃs. Ataque a crise fiscal via reforma tributária de peso e conduza a reforma politica da Nação, cortando privilégios. O grande desafio será dialogar com os setores econômicos para viabilizar outra reforma fundamental, a previdenciária.
A colunista admite q o candidato é raso de idéias e autoritário. A classe média bolsonarista tem informação, educação, não vive oprimida pela miséria. Mas vai votar em quem afirmou q daria um golpe e faria uma guerra civil. Que defende a tortura e diz q preferia um filho morto do q homossexual. Mas segundo a colunista, quem é informado e vota em Bolsonaro, não tem responsabilidade por isso. A culpa é de um outro qquer. Justificativa covarde, quem vota em Bolsonaro, comprou o pacote.
Interessante. Dificil o senhor fazer um argumento como esse e votar um partido que nunca condenou ditaduras como a de Cuba e Venezuela. Que nunca fez uma autocrÃtica da corrupção desenfreada do governo e tb põe a culpa da crise econômica no MDB que até 2016 era grande amigo do partido. Eu não sou eleitor do Bolsonaro, mas ouvi as bravatas dele e do Lula, portanto sou muitos bem informado para não votar em extremos ideológicos.
Parabéns Ricardo pela argumentação. A articulista se apresenta mais como um cabo eleitoral do tresloucado candidato da direita. Mais um texto que faria parte do Festival de Besteira que Assola o PaÃs, se é que ela conhece?!
Salvou-se uma alma do inferno. O capeta está esperando o pessoal da Folha, mas a senhora Mariliz já não vai mais. Nunca ninguém escreveu nada mais justo ou necessário nesse jornal. Parabéns!
Finalmente alguém escreveu a coluna que eu escreveria se tivesse espaço. A esquerda precisa se reorganizar em torno de novas pessoas e novas idéias. Deixar essa bobagem de socialismo, reconhecer que o capitalismo venceu e exercer um papel de balancear as forças entre quem tem o capital e quem trabalha para ele, mas sem estimular o ódio e a divisão. Eu não preciso odiar meu patrão, ao contrário, tenho que agradecê-lo por investir seu capital e gerar meu emprego. Quanto ao PT, esquece, tá morto.
Recomendo à jornalista que leia alguns colegas que escrevem na própria Folha de São Paulo para entender o tamanho do estrago que as elites brasileiras fazem ao paÃs há muito tempo e o quanto o voto em Bolsonaro significa mesmo desprezo pelos pobres, pelas diferenças e diversidade que caracteriza o Brasil. Não foi o PT que colocou o paÃs no caos econômico e polÃtico em que se encontra e os mais lúcidos representantes do PSDB reconhecem isso. Leia um pouquinho mais sobre a nossa história.
Senhora Ana, quem patrocinou a compra dos votos para a reeleição foi um dos "lúcidos representantes do PSDB". É uma lucidez muito parecida com a demonstrada pelo partido que o sucedeu, quando teve a chance de botar a mão no cofre.
Parabéns Ana pela lucides da argumentação.! que falta à articulista conhecer. Recomendo os artigos de Ricardo Semler "Alô companheiros de elite", o de Jânio Freitas entre outros.
Não foi o PT que nos colocou no caos econômico e polÃtico ? Ele com certeza tem grande parte de culpa sim. Acho que a hora de assumir isso já devia ter chegado, mas a soberba fala mais alto. E conheço muita bem a história desse paÃs e fui eleitor da esquerda toda a minha vida até começar esse caos.
Ana, ninguém está negando os estragos que as elites fizeram ao Brasil desde sempre. A questão é que o partido que passou anos dizendo que combateria tais elites, quando assumiu o poder simplesmente deu continuidade ao estrago, mas sempre mantendo a pose "moralmente superior". Quando os detalhes vieram à tona, a desilusão, o choque, a desesperança foi de tal monta que muita gente passou a querer "qualquer coisa, menos o PT". É uma questão de entendimento da realidade, não de defesa do Bolsonaro.
Queridos, Os lúcidos representantes do PSDB são Tasso Jerissait e Fernando Henrique Cardoso. Estudem, por favor, a privataria tucana, o perdão das dÃvidas dos grandes empresários (que não foram invenções dos governos petistas), a compra de votos para a reeleição, o dinheiro de Joesley e Wesley para financiar o PSDB e outros, o mensalão do Eduardo Azeredo. O que quero dizer senhores é que o PT não afundou esse paÃs como querem nos fazer crer a mÃdia nativa. Estudem a história do paÃs.
Senhora Targina, a senhora e seu partido precisam de autocrÃtica. Quer dizer que não foi o PT que quebrou o paÃs? Foi o PSDB... Sei... Nunca existiu uma Dilma, nunca houve isenções fiscais de 300 bilhões de reais para os amigos, nunca houve mensalão, petrolão, 14 mihões de desempregados... Os lúcidos representantes do PSDB quem são, Dirceu e GenoÃno?
Existem basicamente 3 tipos de ppptttss; 1) os que fazem algazarra por 30 dinheiros + um pão com salame; 2) os que dão dindin para tirar o genoÃno, o ZD e o lhulha da cadeia, 3) aqueles que colocam o produto dos desvios na suiça . . . . . em qual time você se encaixa???
E se o PT se aliasse ao Bolsonaro? Hoje é impensável, mas é impossÃvel? Ambos são estatistas e controle social da mÃdia interessa aos dois (os dois reclamam da Globo, né?). Os 60 deputados que devem ser eleitos pelo PT, ou o mesmo número do PP, já seriam grande base para se passar agendas no Congresso. Seria um final 'empoderado' de "Geni e o Zepellin": Os dois lá de cima do Zepellin admirando a cidade ser canhonada... ;)
É que esta coisa de voltar com ex-namorada é complicado mesmo: muita reclamação, muita DR. Seguir a vida e apostar em novos namoros sempre é melhor. E são dois atores polÃticos que se dignaram a fazer o que se precisa em democracia: foram lá conversar com o povo sobre o que eles querem e por isso têm votos e podem representar. O Capitão e a Geni rindo, lá de cima, daqueles que viviam gritando "Joga pedra na Geni!" é imagem deliciosa...
Mariliz também deveria dizer que a elite não aprende e não faz autocrÃtica. E deveria dizer que a corrupção é uma invenção histórica elite, desde D. JoãoVI. E agora o PT tem que ser responsabilizado pelo crescimento de uma mentalidade fascista. A elite, de braços dados com o centrão - que não tem projeto pro Brasil nem carisma - sequer assume que, com seu atipetisno sustentado nas teorias conspiratórias, não só tentam retirar o PT do campo democrático, comojogou o eleitorado para Bolsonaro
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Josimar o seu comentário é a sobremesa do artigo. Você expressou em poucas linhas o pensamento petista. "Sou mais quem não é. E se sou a culpa não é minha, é sua." Ou seja, a primeira atitude é desqualificar quem pensa diferente.
Que piada, quem disse que o PT é responsável pelo crescimento de uma mentalidade fascista ? O PT é o próprio fascismo e fica dizendo que os eleitores de Bolsonaro são fascistas. Se isso fosse verdade, a maioria da população brasileira seria fascista, o que é uma bobagem. Também não apoio o que MarÃlia disse a respeito de Bolsonaro.
Sensacional l .Vai ser difÃcil alguém superar uma coluna tão bem escrita. Tomara que critica não seja entendida pelos petistas. Caso eles façam autocrÃtica correm o risco de ganhar a eleição.
Que triste uma jornalista escrever artigo que é um desserviço quando toda a liberdade de imprensa e a agenda de direitos humanos conquistados e ainda não assegurados está ameaçada. Não são só as elites “antipetistas “ que estão apoiando a potencial eleição do fascista. TerrÃvel que esta veia fascista está presente em uma porcentagem tão grande da população brasileira, inclusive em quem tem o dever e os meios de alertar para este perigo mas prefere se omitir .
É claro que nem Bolsonaro nem seus eleitores são fascistas. O apoio a Bolsonaro é porque a população brasileira quer um Presidente honesto e cansou das roubalheiras praticadas por Lula e seus comparsas. Fascista é o Dirceu que afirmou que o PT tomará o poder pela força. A Alita ou é ingênua ou faz parte da orcrim.
O mimado do Antonio Prata, o Chatão Duvivier e a mirradinha da Tati Bernardi deveriam ler essa coluna.
Perfeito, Mariliz. Nós, a grande maioria que votou em Lula, teve a ilusão de que ele seria um ótimo presidente mas, antes da sua postulação à reeleição a podridão começou vir à tona. Debandamo-nos. E sentimos incomodados com a pecha de fascista, machista, misógino e homofóbico só porque não votamos nunca mais no PT. E declaramos isso. Quem votar no Bolsonaro pode estar errando, mas não pode tropeçar duas vezes na mesma pedra.
A máquina de difamação petista não está funcionando com Bolsonaro. Quando algum petista imputava o rótulo de cheirador a Aécio, não ofendia o eleitor, só achava que aquele petista era hipócrita. Mas agora é diferente, os rótulos não estão colando. Elite “comunista” é o Haddad que é professor da USP e estudou no Colégio Bandeirantes. Mas o Brasil não se divide entre fascistas e comunistas, não é tão simples assim. O PT precisa mudar seus métodos, funcionavam com o PSDB, que sentia culpa.
Não exclusivamente, os três partidos que protagonizaram a polÃtica nacional, PT, PSDB e PMDB trairam descaradamente o povo, e agora se apegam a explicações, justificativas. Quem acredita nelas? Parece que só o PT e seus simpatizantes.
O PT deveria ter o apoio dos trabalhadores, principalmente o núcleo de operários industriais que o gerou. Mas o pessoal desse tipo que conheço de onde trabalhei, ou está com Bolsonaro por serem moralmente conservadoras ou com Ciro se olham mais para a economia. Rompeu-se muito da solidariedade entre essas pessoas e os pobres excluÃdos, que são a base eleitoral do partido.
'A juventude envelhece, a imaturidade é superada, a ignorância pode ser educada e a embriaguez passa, porém, a Estupidez é Eterna.” - Aristófanes
A volta do PT ao poder, depois de todos os estragos que fez ao paÃs, soa como algo surrealista. Porém, se isso acontecer, seria o fim do PT, pois é impossÃvel cumprir uma única linha de seu delirante programa de 61 páginas sem trombar de frente com a verdadeira herança maldita deixada pelos governos Lula e do primeiro poste, Dilma.
Melhor análise até agora. Perfeito
PT, saudações! Tchau, queridos!
Diagnóstico perfeito. E isso mesmo. O PT perdeu a intelectualidade, sofreu uma seleção natural inversa e concentrou no topo os seus piores integrantes, que tratam o cidadão comum de classe média como um vilao. Agora, penara muito para recuperar a viabilidade polÃtica.
Meu Deus! Tu escreves baseada no ''achismo'', chuta para longe toda a história, todo estudo feito sobre elites... Afinal, tu sabes mesmo o que significa a palavra elite? Ou apenas repete de (grosso) modo inverso o discurso petista? Os seus leitores merecem mais que artigos de opiniões formulados pelo fÃgado— FÃgado, qual a senhora doaria para a verdadeira elite.
Falou tudo. Odeio o Bolsonaro, mas o PT já deveria ter acordado faz tempo, desde os anos 80 acho.
Odeio o Bolsonaro, que bela frase, ainda mais porque justifica seu ódio alegando que Bolsonaro divulga o ódio. Veja que coisa esquisita esse seu ódio, que é o ódio dito contra ódio, tudo uma grande maluquice de quem odeia Bolsonaro porque ele vai derrotar o Lula, que fanáticos, como você, amam e perdoam todos os seus crimes.
Você me representa, Mariliz!
Bolsonaro nunca escondeu o que é e nem o que pensa. Se for eleito, espero que não culpem o PT.
Claro que o PT será o culpado pela eleição do Bolsonaro, pois se o Lula não tivesse se corrompido no poder e, além de ter enriquecido com seus familiares, permitido uma corrupção nunca vista no paÃs, o Bolsonaro não seria eleito. Mas a eleição de Bolsonaro vai ser boa para o paÃs, pois é um candidato honesto.
As multidões apartidárias q foram à s ruas em 2013 deram a letra. O mote "ninguém me representa" deixava claro o vazio polÃtico e a exaustação com o cultivo deletério do "nós contra eles". Surgiu alguém q conseguiu catalizar o descontentamento fora do eterno PT x PSDB e aà está o resultado: milhões a se expressarem pelo voto antipetismo, favorecendo seja lá quem for. Pro PT, inovar é substituir "co. xi.nha" por "fas.cis.ta".
é um inferno escrever aqui. A dona Folha parece que voltou para o passado (1964/1985) e censura tudo. Ou está antevendo o futuro? Parabéns pelo artigo...mais a dona solange do século X X I, censura.
como disse o missivista lá de cima, matou a pau
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > O PT não aprende Voltar
Comente este texto