Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Julio Shiogi Honjo

    Não votarei em nenhum dos dois líderes, mas não posso me calar: membros de igrejas evangélicas têm distribuído aos seus congregados fake news como PT vai liberar o aborto, Hadad distribuirá kit gay, Manuela com camiseta escrito Jesus é travesti etc., para enganar os humildes. Jesus jamais propagou mentiras sobre quem quer que seja. Sou do meio e afirmo que está difícil encontrar uma igreja igual àquela única diferente entre as sete citadas no Apocalipse. Tipo as seis proliferam!

    Responda
  2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Outra leitura, diferente da proposta pelo articulista pode ser feita. Como podemos inferir que perda de direitos trabalhistas e previdenciários, duramente conquistados, com muita luta e muito sangue, são bons? Ora, se a bolsa sobe e dólar cai com ascensão de candidaturas que pretendem subtrair direitos, está claro quem ganha e quem perde! Ganham os rentistas, perdem os trabalhadores!

    Responda
  3. JULIANO OLIVETTE

    Fernando sempre preciso e antenado as entrelinhas do jogo político/econômico brasileiro. É praticamente um oásis aos colunistas/torcedores alinhados as campanhas de esquerda que imperam na folha. Nós, os leitores, clamamos por colunas como esta, precisas e imparciais, que buscam trazer um entendimento despoluído de conteúdo orientador ideológico.

    Responda
  4. fernando silva

    O mercado sempre atropelará, principalmente em épocas como esta, em que o dinheiro nos falta. Infelizmente, aqui em São Paulo, a força do mercado não se faz presente na Educação: as escolas da secretaria de educação deste estado estão, há 24 anos, decaindo como um isótopo radioativo, e o "partido do mercado", há 24 anos no palácio dos Bandeirantes, vem fazendo a transmutação do urânio em chumbo. O articulista realmente tem razão, mas por outro motivo: o PT aprendeu a sobreviver...

    Responda
  5. Vinicius Meyrelles Marques

    Não haverá nenhum general hierarquicamente superior a Bolsonaro. O presidente é o chefe do exército, está no topo da hierarquia das forças armadas. Quanto a isso pode ficar despreocupado.

    Responda
  6. Ricardo Villas

    O PT não tem como esconder o desastre que é... temos a prática. Estamos pagando o preço de ter colocado essa gente especializada em mentira e engodo. Eles vão ser defenestrados nas próximas eleições em todos os níveis. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!

    Responda
  7. Marcelo Silva

    Conversa fiada! Quando Lula entrou botou a casa em ordem e distribuiu renda como nunca antes na história desse país!!! Kkkkkkkk!Sai pra lá Canzian uru bu!

    Responda
  8. Claudio L Rocha

    Não tem nada ver com PT mas com a manutenção das reformas que temer impos, e mesmo que td que falam fosse 100% realidade/verdade não justificaria até que parte das instituições estivessem fazendo o jogo dos poderosos, que se eleito um candidato deles mantera congelamento dinheiro saude/educação por 20 anos. Mantera a destruição lei trabalhista e a terceirização; Entrega da embraer e etc..etc...Enfim não justifica que tenham transformado eleição em plebiscito sobre quem gosta ou não do PT...

    Responda
  9. Emidio Jose Cunha de Carvalho

    Nao expkica nada,visão restrita,o que adianta gerar mais,empregos com salários mais baixos e sem nenhuma garantia de duração. ..tudo isto resultante das reformas que só prejudicam a classe media e os mais pobres.A eleição nao está definida,esse mercado ainda vai despencar.

    Responda
  10. Emidio Jose Cunha de Carvalho

    Nao expkica nada,visão restrita,o que adianta gerar mais,empregos com salários mais baixos e sem nenhuma garantia de duração. ..tudo isto resultante das reformas que só prejudicam a classe media e os mais pobres.

    Responda
  11. Tamotsu Kashino

    Os investidores na bolsa brasileira, parece estar no matto sem cachorro, ninguém consegue analisar o mercado quando Bolsonaro sobe bolsa sobe e quando Haddad sobe bolsa cai, quem ganha na verdade são as corretoras, coitado o povo investidor.

    Responda
  12. André Silva de Oliveira

    Enfim, um articulista que explica porque as razões do mercado importam, porque Bolsonaro é uma incógnita e porque, se for eleito, Haddad será um desastre. Simples, direto e objetivo.

    Responda
  13. Ana Almeida Souza

    Pelo preço em queda vertical do dólar, constatamos que , realmente, é melhor Jair se acostumando. Haddad Sulvinil vai ter que vender sua tinta rubra em outros mercados. Que tal a Venezuela?

    Responda
  14. Hildebrando Teixeira

    "Bolsonaro, um corporativista contumaz enquanto deputado", que argumento ridículo! Bolsonaro era eleito no início da carreira basicamente pelos militares, a quem deveria representar no Congresso. Com o achatamento dos salários das categoria como 'vingança' dos esquerdistas no governo, queria o que, que o Capitão defendesse o FHC?

    Responda
  15. Julie France Natacha Donck

    Acrescento que em vez de pec do tetos dos gastos, poderiam ter reformado as escandalosas pensões do executivo. A começar por Bolsonaro que recebe o salário de deputado junto com a pensão militar, que se distribui aos seus descendentes. E daí ele também levou os filhos na política. O cara é o maior corporatista e oportunista e fica se dando papel de santo. Não caem nessa!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      A familia toda "pendurada" opa, quis dizer "empregada" como politicos, agora em deles quer ser presidente.

  16. Julie France Natacha Donck

    A questão é que ninguém deveria ver disparada do mercado como torcida para um candidato. O autor aponta que não se pode ter certeza que Bolsonaro aplicará uma teoria ultraliberal. Ao ver seus antecedentes, pouco provável. Bolsa subiu com a ideia do flat ir de 20%. Isso não se traduz obrigatoriamente por um crescimento do PIB ou do consumo... Mercado é importante, mas é míope, e não é o único fator de crescimento.

    Responda
  17. Mauro Azana

    A esquerda não se interessa pela Economia, porque acha que isso é coisa de capitalistas e burgueses!

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      E porque considera que os recursos não são escassos, mas infinitos.

  18. Cloves Oliveira

    A intelligentsia de esquerda uspiana se limita a rotular o concorrente de neo-fascista sem mesmo explicar o que isso significa, ou o que eles acham que isso significa. Sergio Panunzi, um sindicalista associado ao Mussolini e que se tornou um teorista do fascismo, afirmou que o espírito do fascismo era um Sindicalismo Nacional tal qual formulado por Mussolini antes da batalha de Vitorio Veneto. Para Panunzi era "tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado". Esquerda ou direita?

    Responda
    1. JOB LORENA DE SANT ANNA FILHO

      Hernandez, pelo que entendi do comentário do Cloves, ele não quis dizer que o fascismo italiano era de direita ou de esquerda, mas sim que o pensamento da "esquerda brasileira" é comum ao pensamento do fascismo italiano. Esquerda entre aspas, porque eles n]ao se encaixam no meu contexto de esquerda. Para mim são apenas um grupo que enxergou uma forma de se apoderar do poder/dinheiro público de maneira diversa das classes que se aboletavam no poder até então.

    2. Hernandez Piras Batista

      Repito: esta ideia de a direita sempre foi liberal e que todo anti-liberal é de esquerda é coisa de gente s m conhecimento da história. Até o início do século XX, a maior parte da direita, a direita tradicional, era anti-individualista, paternalista e protecionista. Dizer que o fascismo era esquerdista por ser estatista ou é prova de ignorância ou má fé.