Demétrio Magnoli > Fux e as crianças Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Para que a Folha quer entrevistar o presidiário Lula? Para ouvi-lo dizer que é inocente e espera o Juiz Moro vir de joelhos lhe pedir perdão? Ah! Pára com isso, gente!
Caro Demétrio, há uma certa desonestidade intelectual em tentar transformar este episódio em censura à liberdade de imprensa. Esta questão foi negada em primeira instância em junho deste ano pela juÃza Carolina Lebbos, por recomendação do MPF dizendo que o contato do preso com o mundo exterior não é total e absoluto, como não é seu direito à liberdade de manifestação. O direito da Folha em fazer esta entrevista não supera esta restrição imposta ao condenado.
Sabe Demétrio, eu tenho uma tendência a concordar com você. Certamente em razão de tudo que você me ensinou, fruto das opiniões sensatas, fundamentadas e corajosas que você farta e generosamente oferece. Mas, a imprensa de uma forma geral, e a Folha em particular, têm abusado do partidarismo irresponsável. Não há democracia sem imprensa livre, mas ela precisa ser a primeira a se respeitar.
1. Liminar Auxilio-moradia juizes ==> filha Desembargadora no TJRJ, no quinto, com menos de 5 processos/ano; 2. Censura a entrevista de Lula, mas não a publicidade de Moro na delação de Palocci, em periodo eleitoral; 3. Tema 810 do STF, não transitado em julgado; situação que prejudica milhares de credores da Fazenda Pública. Para bom entendedor...
Quanto ao "Partido Novo", a única novidade é o nome, pois "liberal na economia, conservador nos costumes" muitos polÃticos de outras siglas já são. Que "liberalismo" do vovô é esse que reprime a liberdade de expressão? Se tanto presidiário já deu entrevistas, por que não Lula? Se é para impedir "a confusão do eleitor", que reprimam também Doria, que é muita publicidade com zero conteúdo, e Bozonaro, que promete um Brasil de mais paz desde que o cidadão e o policial possam usar de mais violência.
Sendo órgão máximo do Judiciário, o STF serve de modelo para as instâncias inferiores. E o modelo é esse: quem depende da decisão dele para qualquer coisa precisa "torcer" pelo magistrado que vai julgar, precisa conhecer o perfil dos caprichos das turmas que decidem, precisa se colocar diante da imprevisibilidade porque nem lei nem jurisprudência guiam o humor desses donos da justiça na hora da feitura dos votos. Os magistrados sequer seguem um princÃpio pessoal: votam com paixão, sem razão.
Se o cidadão está preso mas a pena não prevê a incomunicabilidade, não há fundamento em proibir uma entrevista. O juiz errou.
Demetrio, o problema não seria a entrevista. Mas sim, a entrevista para a Folha, que é um jornal que jogou sua credibilidade fora faz tempo. Vc acredita na Mônica Bergamo? Duvido... Quando ao STF, um essggo to ocupado por indicações polÃticas desde a época do FHC
Constituição: fuckx yourself !
Essa anarquia judiciária também tem um responsável que se chama Juiz Moro! Faz o que bem entende,age sempre como um agente polÃtico descaradamente.
A democracia é um Erro estatÃstico, porque na Democracia decide a Maioria e a Maioria é formada de I m b e c i s. - Jorge Luis Borges
Quando os Homens são Puros, as Leis são Desnecessárias; quando são Cor ruptos, as Leis são Inúteis.” - Benjamin Disraeli
Fora os “9” anti-petista do autor (já conhecido diga-se) ele se esqueceu de mencionar outra pérola da figura: a liminar do auxÃlio moradia (hj esquecido) parada no STF desde 2014.
Não é censura impedir um condenado (em duas instâncias) de dar entrevista. A própria Lei de Execuções Penais prevê uma série de restrições aos presos (condenados ou provisórios).
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Fux e as crianças Voltar
Comente este texto