Hélio Schwartsman > Voto por amor Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ana Targina Rodrigues Ferraz

    O colunista e demais colegas da grande mídia ajudaram a criar o clima de ódio e agora estão reclamando do que? Foram vocês que ajudaram a fomentar a mentira de que o PT foi o partido mais corrupta da nação. Vocês conhecem a história do país.

    Responda
    1. Luiz Carlos Alberto Heyn Filho

      Tentaram destruir o PT acreditando que o resultado favoreceria o PSDB. Fomentaram muito o antipetismo. O que ocorreu saiu do controle e provocou que o PSDB fosse minguando e se tornando uma espécie de novo MDB. Já o PT, mesmo que Haddad não vença, será o líder da oposição e tenderá a crescer. Enfim, fica claro que não acabaram co o partido que queriam.

  2. ELISMAR MEIRA PEREIRA

    AMOR ESTà DIFÃCIL. Mas filho continuará sendo filho. Pai e mãe continuaram os mesmos. Os vizinhos barulhentos e o silencioso continuaram os mesmos. Os casais homem com homem e mulher com mulher continuaram.Os ateus continuaram sendo ateus. Os crentes continuaram sendo crentes. O purgatório ainda está cheio. O capeta continuará mexendo no caldeirão. E Deus abençoará a todos. E as contas ainda aparecerão na caixa do correio.

    Responda
  3. Cristina Carvalho Barboza

    Bolsonaro ou Haddad, é o que temos para o momento.

    Responda
  4. Brízido Galeano

    Insisto! O Hélio está sofrendo os efeitos dos gases emanados das frestas da capital paulista - o Umbigo do Brasil. Gases originários da poluição, claro! Sob efeito de gases venenosos, Hélio começa a se achar como Oráculo de Delfos(Umbigo de Mundo) e agora vem com essa história de Borda. Vamos valorizar a nossa Democracia e o nosso presidencialismo que foi aprovado 2 vezes por plebiscito. Tem os seus defeitos, mas, é o que temos. Votemos!

    Responda
    1. Brízido Galeano

      Caso o presidente eleito saia da linha, com certeza, a Espada de Dâmocles cairá sobre a sua cabeça seja por impeachment, renúncia etc. Aliás, a Folha, hoje, está de mau humor, pois só tem articulista pensando no pior. Ver Mario s. Conti, Hélio, Zeidan, Singer... Quem quer que seja eleito, terá que ter uma maioria folgada no Congresso, para aprovar Leis ou modificar a Constituição. E não adianta reclamar. O PT usou do mensalão e petrolão para governar. Todos sabem o resultado!

  5. NELSON PRADO ROCCHI

    Helio este teu sistema proposto cria enormes distorções - os candidatos nanicos têm baixa rejeição porque são irrelevantes. Uma coisa grotesca como o Boulos tem baixa rejeição porque ele e nada é mesma coisa.

    Responda
  6. José Antônio

    "Possível 2º turno com os dois candidatos mais detestados indica uma anomalia eleitoral." O mais detestado(82%) está sentado lá no Jaburu. Alçado ao ´PUDÊ`por Golpistas, Batedoras de Panelas e Camisas Amarelas . Um bando de othários.

    Responda
  7. RUBI G RODRIGUES

    Desde 2013 estamos amorosamente tentando dizer que a classe média brasileira não aceita mais certas coisas. Até quando, Mr. Schwartman, deveriamos, na sua opinião, continuar a falar amorosamente?

    Responda
  8. Juan Vera

    Helio, parece bom, mais também teríamos que pensar em segundo turno para o congresso.

    Responda
  9. aladim ferreira

    isso conduz a uma tese: o segundo turno deveria ser entre os 3 (três) candidatos mais votados.

    Responda
  10. José Maurício Risseto Alves Bueno

    Esta eleição mostra que não existe memória curta mais. Todos sabem das mazelas do PT no governo.

    Responda
  11. Hildebrando Teixeira

    A única anomalia existente está na cabeça de parte da população que faz papel de idi.o.tah útil, repetindo nem maritaca as mentiras disseminados pelos idealizadores do "Partidão", no intuito de doutrinar adeptos, além de dar voz ao ódioh pregado contra qualquer um que lhes queira desmascarar, no caso, Bolsonaro. Essa leréia de extrema direita odienta é só mais uma fake news para relativizar o ódioh da seita socialista jeca brasileira.

    Responda
  12. Hildebrando Teixeira

    Anomalia nenhuma. A anomalia que existe está apenas na cabeça de parte da população que faz papel de idi.o.tah útil, repetindo nem maritaca as mentiras disseminados pelos idealizadores do "Partidão", no intuito de doutrinar adeptos, além de dar voz ao ódioh pregado contra qualquer um que lhes queira desmascarar, no caso, Bolsonaro. Essa leréia de extrema direita odienta é só mais uma fake news para relativizar o ódioh da seita socialista jeca brasileira.

    Responda
  13. Antônio Carlos de Paula

    O que precisa ficar claro é o respeito pelo resultados das eleições! O PSDB pagará um preço alto nas urnas, por apoiar o impeachment e embarcar no governo Temer. Governa quem ganha nos votos,o perdedor aguarda mais quatro anos! Isso é a democracia.

    Responda
  14. Tersio Gorrasi

    Esta polarização apenas reflete a enorme desigualdade social que prevalece neste país, onde a diferença entre os menores e os maiores salários é absurda, desigualdade essa que treze anos de um partido de esquerda e que se diz populista, não conseguiu resolver (até piorou). Por isso temos aqueles que querem continuar com as esmolas e aqueles que não querem pagar por elas. Simples assim

    Responda
  15. João Mello

    Toda eleição é disputada entre os candidatos mais rejeitados. É consequência do próprio processo eleitoral, uma vez que esses são os candidatos mais viáveis, logo, também, os mais expostos e alvejados pelos demais. Não há nada de errado com isso. Essa proposta de um modelo de escolha esdrúxulo desse artigo de opinião mostra apenas a dificuldade de certas pessoas em lidar com algo tão básico em uma democracia: a escolha da maioria.

    Responda
    1. José Gomes

      De fato, este sistema de borda, obriga o eleitor a votar em todos os candidatos numa ordem. É claro que não expressará a vontade de exclusão do eleitor. Assim, mesmo quem você não queria nem como candidato terá alguma pontuação dada por você. É malabarismo aritmético para só confundir e piorar as coisas.

  16. José Cardoso

    Vamos votar com AMOr e sem mEDO.

    Responda
  17. MARCOS FERNANDO DAUNER

    viva, fui censurado novamente . Cade a liberdade tão defendida sic pela FSP ?

    Responda
  18. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Isto é um sinal claro de que o povo não está preparado para a democracia - é um mero escravo da mídia . Se a mídia mandar as pessoas plantarem bananeira na praça , elas o fazem . Infelizmente . "pesquisa feita com 2.475 pessoas em 12 cidades indica X" - O país tem 150 milhões de eleitores em mais de 6 mil cidades ...

    Responda
  19. Sjur Midttun

    Este eleição foi de anti PT mas a imprensa não saqou. Esquece o resto, ninguem quer Venezuela com PT.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      ETA discursinho vazio! O PT governou 12 anos e não houve nada parecido a uma Venezuela. Aliás, a única ameaça à democracia é justamente o candidato anti PT, que defende ditadura, militarismo, tortura, constituinte sem povo e golpe!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.