Hélio Schwartsman > A festa da democracia? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Estamos passando pelo maior teste desde a redemocratização do paÃs. A sobrevivência da democracia, após o o término do mandato de quem quer que seja o eleito, indicará se ela é realmente sólida ou apenas ilusória
A única garantia de que este impasse nunca mais aconteça é a adoção do parlamentarismo. O presidencialismo não funciona mais aqui. Gera lÃderes carismáticos caricatos e/ou salvadores da pátria q.acaba jogando nações no buraco. A volta do PT seria o povo anistiando a corrupção o que é impensável. As instituições terão força para conter possÃveis excessos do outro candidato e é bom ele saiba q.o mesmo risco q.corre o pau corre o machado. Lembre q. os caminhoneiros colocaram o governo de joelhos. A
Acho mais corajoso votar em Ciro Gomes. Nunca vi Bolsonaro não mostrar compromisso com a democracia, apenas defende o passado dos militares, como necessária no combate à ditadura do proletariado, que acontece na Venezuela. A parte do discurso de Bolsonaro que agrada o eleitor é o Bolso, mais dinheiro para o seu bolso e menos para o Estado. O PT não foi aprovado no teste da democracia. Você só vai enxergar Bolsonaro se se livrar da cegueira da ideologia e do concionamento.
Sr Hélio: é preciso uma coragem suicida para votar no 1.3. O Bols. onaro é o que nos sobrou para tentarmos livrar o Brasil de sermos uma nova Venezuela, para nos livrarmos do Fo. ro de SP, do Zé.Dir ceu e seus asseclas, dos roubos descarados na Petroleira, Banco de desenvolvimento, fundos de pensão dos Correios, etc, etc, etc. É que vocês, acham feio o que não é espelho... Um último recado: há vida inteligente no Brasil, além de vocês.
A esquerda sempre fala em democracia, e que o outro vai acabar com ela, quando tudo que fizeram até agora foi agir para implantar um governo socialista/comunista no Brasil. O movimento de 64 foi "em defesa da democracia", apesar de terem sido treinados em Cuba e na União Soviética, Ãcones da democracia. Porque será que nunca assumiram isso? Querem implantar o anarquismo no paÃs más só falam em democracia. E ainda querem convencer que quem defendeu a democracia, queria de fato acabar com ela!!
Gosto dos seus textos Hélio, mas dessa vez... O PT atacou a democracia com sua corrupção no mensalão, petrolão etc.. roubou, corrompeu,distorce os fatos. Bolsonaro só falou até agora. O PT já provou seu desprezo pelo jogo democrático. Menos Hélio,menos.
Bolsonaro e Haddad possuem projetos totalitários. cabe ao congresso e ao Judiciário estabelecer os limites com base na Constituição. São dois candidatos que colocam o eleitor em situação difÃcil. A elite polÃtica , econômica e intelectual está empurrando o Brasil para um beco sem saÃda. Não será tarefa fácil arrumar a bagunça que fizeram.
Bancada do boi com o coiso, bancada da biblia com o coiso, bancada da bala com o coiso, milicianos do rio com o coiso... Deputado faz 28 anos, 2 filhos deputados, 1 filho vereador. Funcionária fantasma, auxÃlio moradia, etc. Antissistema? Campanha baseada em fake news. No segundo turno o coiso vai ter que sair de trás da moita, acho que vai dar mais uma fraquejada!
Porquê o Lula era mais preparado se antes era Torneiro, sindicalista e deputado. Dilma? Preparada onde? Collor?
Cara-de-pau comunista.
Recordar é Viver: 'Dillma Yousseff encerrou a mensagem ao Povo reunido para a sua Segunda Posse em BrasÃlia com um Juramento. "Nenhum direito a menos (c/ exceção do Emprego), nenhum Passo atrás [apenas Recessão], só mais Direitos [a pagar Mais Impostos] e só o caminho à Frente [ao Abismo da Inflação]. Esse é meu compromisso Sagrado perante vocês.' ***Assim falou a Estocadora de Vento!
O nosso Oráculo de Delfos ops de São Paulo, de novo! Os gases que rondam o articulista ficaram mais venenosos! Fica se lamentando igual Vicente Celestino: "Tornei-me um ébrio na bebida, busco esquecer Aquela ingrata que eu amava e que me abandonou Apedrejado pelas ruas vivo a sofrer Não tenho lar e nem parentes, tudo terminou.".
O articulista está ofendendo a Constituição e as nossas Leis ao fazer um "pronunciamiento" em prol de um candidato que sequer tem voz ativa, já que é um telecomandado. A Democracia, hoje, está em todo o seu esplendor como momento de escolha de nossos futuros dirigentes. Devemos confiar nas nossas Leis. Viva a Democracia, apesar de haver obtusos que teimam em fazer predições catastróficas!
Mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi
Lamentavelmente nesta eleição estamos confirmando o total descompromisso com a responsabilidade republicana e que os cientistas polÃticos não conseguem prever nada além do que já se passou. O espectro polÃtico entre os dois extremos polÃticos não foi capaz de eleger ao menos dois candidatos que pudessem de fato trazer seriedade e compromisso com a verdade. O ego dos candidatos superaram a crise polÃtica, mais uma vez. Não há nos partidos polÃticos compromisso com uma atitude estadista.
Espero que a primeira ação de Bolsonaro seja mandar investigar este pseudo jornal
Mais corajoso é quem vota pela volta da irresponsabilidade pettista! Com certeza o cenário eleitoral não é dos melhores, mas entregar nosso paÃs por mais quatro anos a essa máffia Vermelha é ainda mais inadmissÃvel!
Senhor Schwartsman, a vitória de Bolsonaro comprova que a imprensa comprometida com a esquerda radical e corrupta não conseguiu convencer os brasileiros de que o PaÃs teria salvação se preferisse o boneco que fala com a voz do prisioneiro ventrÃloquo. Assumindo a oposição, de agora em diante, aprimore seus argumentos. O Brasil precisará dos seus textos, enquanto diversos colegas seus serão excluÃdos por justas causas: incompetência e parcialidade antiética.
Nessas horas lembro de uma das frases do Roberto Campos: porque insistir nos mesmos erros quando há tantos erros novos a cometer?
A eleição de um candidato de fora do esquema do poder instalado a décadas, com certeza será o fim de muitos protozoários. Viva a democracia!
Tenho absoluta certeza que o Hélio apertou o 17! Ele é um suicida, mas um covarde e não corajoso!
Vai acabar o pixuleco, jornalista.
Ah Sr Hélio... agora é tarde.
“Em tempos mais normais”. Quando eu tinha 12 anos ia para a fila do pão com meu pai com o cartão de racionamento. A constituição de 1937. Carlos Lacerda. SuicÃdio de Getúlio. Golpe de 64. Morte de Tancredo. Inflação brutal. Collor. Sequestro da poupança. Itamar. URV. Plano real. Pós CF/88 somente dois presidentes terminaram os mandatos.
O articulista de certo fumou aquela erva do norte junto com chá de cogumelo! Cada um tem uma preferência. Eu prefiro o bem comum, a decência e a honestidade. Portanto não escolho a esquerda, aquela que nos legou a medonha situação em que vivemos em nosso amado Brasil.
Sério que a Folha permitiu que um texto com explÃcita propaganda polÃtica, fosse publicado no dia da eleição? "O Bolsonaro é um risco à democracia", "por outro lado, o PT soube respeitar a democracia". Se isso não é considerado propaganda polÃtica, eu não sei o que mais pode ser.
A cada 4 anos o mesmo festival de "Moises" que nos tirarao do deserto com respectivos idolatras dispostos a comer capim pelo seu lider. Presidencialismo ja deu,ne? Parlamentarismo e voto distrital ja !!! Pelamordedeus! Chega de hipnose coletiva e acefalia em massa.
É preciso uma covardia totalmente incompreensÃvel para votar no Haddad.
A percepção queria leitores tem dos articulistas da folha só piora, e gosto do Helio, mais é impressionante como a lavagem cerebral atinge os melhores cerebros
É verdade. Lembrando que são partes distintas do cérebro que controlam a racionalidade e a fé, o que nos leva a entender e o motivo pelo qual alguns indivÃduos super racionais de vez em quando começam a falar bobagens.
Este cara deve morar na Venezuela. SuicÃdio é continuar aprovando isso que aà está.
Comentário tendencioso e maldoso. Quer dizer que o brasileiro só será inteligente se votar em qualquer outro candidato, menos Bolsonaro. Um primarismo de análise querer identificar com tendências suicidas os eleitores do Capitão. Vamos respeitar as pessoas e o processo democrático. Mais isenção, mais jornalismo sério, e longe com tanta insensatez e engajamento partidário.
Quanta bobagem escrita. A começar pelo tÃtulo em forma de pergunta.
O texto do Hélio está perfeito, sucinto e honesto. Se num futuro mais ou menos distante um arqueólogo achasse esse texto nos escombros do que fora uma civilização brasileira, descobriria que metade da população queria um "messias" mesmo com a possilidade do retorno ao arbÃtrio e fim dos direitos há muito desejada e a outra metade dizia-se num "cul-de-sac", termo esse interpretado sem consulta ao tradutor do google pela metade messiânica como "kit gay". Sobrou uma urna e os óculos do fiscal.
(...) Sobraram uma urna....
Democracia ñ é projeto de governo mas de limite ao poder. Um pilar é o voto para rotação de poder pq qto mais tempo alguem fica mais corru+pto ele fica . O poder corrompe, e foi o que aconteceu com o Pt no poder. Portanto, nem a democracia e uma festa nem as eleições. Ñ temo nenhum dos dois para radicalismos. Nosso congresso e judiciario, e midia, apesar das imensas censuras que se podem fazer, tiveram instinto de sobrevivencia e desbancaram a ameaça dos idealistas putrefatos do Pt.
Não concordo com quase nada que escreve o Schwartsman, mas que os bolsonaristas urram de ouvir qualquer voz da razão que venha criticar seu Guru, isso é fato, vejo delÃrios pelos comentários, e neles entendo um pouco a situação caótica da polÃtica e seus possÃveis desfechos na eleição de hoje.
Um texto bem eleitoreiro, e por esta razão sem nenhuma credibilidade.
Eles, não. No segundo turno , anularei...O povo está fanatizado e isso é ruim para a democracia. Eita paÃs azarado: de um lado alguém que quer armar a população, sem dar educação e de outro alguém que é comandado de dentro da prisão.E você receberá uma saraÃvadas de crÃticas...nada tão igual ao lulistas fanáticos, quanto os borsonaristas fanáticos.
Coluna ruim . Quer dizer que apertar no candidato do PT roubalheira dá segurança a democracia ? Quanto pela coluna de hoje atacando um candidato que está no jogo democrático com suas idéias goste o colunista ou não ?
Para aqueles que sempre usam a Venezuela para amedrontar os eleitores, o Chaves fez o que fez, não por ser de esquerda ou direita, mas por ser militar e contar com apoio das forças armadas e da justiça. Duvido que façam com o Bolsonaro e seu vice o que fizeram com a Dilma, mesmo que a situação seja igual ou pior.
Sr. Hélio, esta sua coluna de hoje está fazendo boca de urna, classificado como "crime eleitoral" segundo a Resolução 23.551 de 2017 do TSE, pois ela foi colocada no ar às 02:00 da manhã do dia 07/10, portanto já no dia da eleição. O que o Sr. faz na coluna é pedir votos ao Pt, mas isso é crime no dia de hoje, portanto tanto o Sr. como os dirigentes da Folha estão sujeitos a detenção e multa de até R$ 15 mil. Vai chamando seu advogado e prepare o bolso.
Paulo, menos, menos. Boca de urna é quando um juiz parcial e sem escrúpulos, querendo manter-se em destaque nos noticiários (ou por raiva mesmo!), libera um texto antigo de uma delação premiada, sem provas, a dois dias da eleição. Se ler sem paixão verá que o texto é sucinto e honesto. Paulo, a imprensa, por enquanto, ainda é livre. Melhor assim do que ler trechos dos LusÃadas (apesar de gostar) no lugar do texto do Hélio, né não?
É preciso coragem e estômago para ler a matéria deste colunista. Por essas e outras é que estou deixando de ser assinante deste jornal que sofre de esquerdopatia crônica.
Os lÃderes do Pt, assim como Ciro Gomes, já declararam que consideram a Venezuela uma democracia. Circulam vÃdeos mostrando que não é bem assim - há uma pré-guerra civil, centenas de prisioneiros polÃticos, o Exército espanca idosos em plena rua e pessoas comem carne de cachorro para viver. O Pt foi comendo pelas beiradas e tentou várias cartadas (Conselho de Jornalistas, Pndh-3, decreto 8243 etc), agora virá com raiva começando pela regulação da mÃdia por conselho popular.
Impressionante ver o quanto ainda existem defensores do PT e desqualificadores de BOLSONARO, tachando-o de antidemocrático e outras baboseiras... BOLSONARO é na verdade a expressão do extremo descontentamento, do frustração da aversão ao PT e a tudo que fizeram com este paÃs e o recado que nós eleitores de BOLSONARO estamos dando nestas eleições é que pra nós não adianta falar em democracia se nos roubam diariamente nossas esperanças, nossa crença num futuro possÃvel de paz e de segurança social
É preciso uma coragem (ou irresponsabildade) suicida para escrever tantas as.neiras, tantas mentiras, tanto ideologismo mascarado. Não merece o tÃtulo de colunista e sim o de dissimulado e enganador. FSP, hoje é domingo, dia de eleição! Vamos melhorar a vida dos assinantes com alguma coisa que valha a pena ler. Melhor que esse li.xo editorial, deve ser fácil redigir.
A justiça eleitoral proÃbe que um empresário oriente os votos de seus colaboradores, mas a imprensa esquerdista em peso faz propaganda eleitoral contra o candidato Bolsonaro, com danos muito piores à livre escolha e a mesma justiça não faz nada! Isso pode? Absurdo!!!
Ronaldo, o grupo Havan (aquele da estátua da Liberdade brega-xique) e que tem 15 mil "colaboradores" segundo informações, foi condenado pelo TSE porque induzia seus funcionário a votar no "messias" alegando que se o outro candidado ganhar iria fechar o negócio e mandar todos os "colaboradores" pra rua. A cabeça de 90% dos empresários brasileiros é essa. Escravocrata, Lei Ãurea, Temer, Golpe, impeachment... soa famliar? A imprensa ainda é livre, Ronaldo.
O que esta coluna está fazendo é considerado boca de urna, segundo a Resolução 23.551 de 2017 do TSE, já que foi ao ar no dia 07/10.
Digo mais - pela lei eleitoral, é crime pedir votos após a meia-noite de ontem dia 06/10, mas esta coluna foi ao ar às 02:00 da madrugada no dia 07/10, portanto segundo a Resolução 23.551 de 2017, do TSE, os dirigentes da Folha de SP e o Sr. Hélio cometeram crime eleitoral e em tese podem ser detidos e pagar multa de até R$ 15 mil.
Artigo completamente mentiroso e tendencioso. Ameaça à democracia quem faz é o PT quando José Dirceu diz que vão tomar o poder. Nunca aceitaram as decisões da justiça e defendem governos ditatoriais de Cuba e Venezuela.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > A festa da democracia? Voltar
Comente este texto