Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carlos Oliveira

    O que é melhor? Conviver com um cancer que vai corroendo lentamente e cada vez mais nossos recursos e se alastrando por todas as partes ou tentar uma cirurgia radical, que pode parecer suícida, mas que existe uma única chance de melhora. Infelizmente a classe política como um todo nos colocou nessa opção. O Mensalão mostrou quão vulnerável é o congresso (um Zé comprou-o facilmente) e nossas riquezas foram roubadas - ou duvidam que a Petrobrás foi dilapidada para melhorar a democracia?

    Responda
  2. Eduardo Stefano

    Não consegui terminar a leitura, não dá pra acreditar. Tentar justificar um voto no PT depois de tanta corrupção.

    Responda
  3. Marly Pigaiani Leite

    Democracia não se aplica ao PT, principalmente tendo um líder autocrático, hegemônico como o Lula e um José Dirceu que se dispõe a tudo em nome do poder. Bolsonaro é uma incógnita, até hoje eu não sei como será seu governo na economia pois, quando seu guru dá as cartas de como será, Bolsonaro o desmente e pede pra silenciar-se. O que será?

    Responda
  4. Arnaldo Gomes

    Nunca tivemos saúde, educação, segurança, transporte digno para trabalhadores e outros direitos. A administração pública sempre foi horrível e não só agora, após descobertas de corrupções. Os políticos brasileiros sempre fizeram do País uma bandalheira. Temos mais de 500 anos desde o descobrimento, mesmo tempo dos EUA. Porque não somos iguais. Talvez ou certamente pelos políticos eleitos por nós. Não é o PT ou outros partidos os culpados, mas alguns homens que os compõem.

    Responda
  5. Hugo Nora

    Análise insuficiente e distanciada da realidade. Esta ignorando os fatos que levaram as pessoas a parar de acreditar no governo do PT . O Brasil está cercado de impunidade, corrupção e manipulação ideológica. A questão não é o Bolsonaro se apresentar como salvador da pátria, a questão é pq chegamos a este ponto. E nosso, cabe ao comentarista não achar que somos amnésicos ao que foi feito na última década.

    Responda
  6. DENISE REGINA D CASAGRANDE

    E a Folha insiste.Lamentavel.

    Responda
  7. DENISE REGINA D CASAGRANDE

    E a Folha insiste.Lamentavel.

    Responda
  8. Hildebrando Teixeira

    Então "o PT já foi aprovado no teste da democracia?" Santa inocência! Impressiona como a lente socialista posta em nossos jornalistas faz com que enxerguem as coisas completamente diferentes do que realmente são. Será que não conhece o plano de governo do PT, ignora iniciativas de Dilma frustradas pelo Congresso e a impunidade geral não fosse "traição" de Fachin e Barroso, não lê as declarações do Dirceu ou as metas do Foro de São Paulo? Será ainda fingimento puro (ele se lasca com democracia?)

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Passou com louvor, diz que não quem de verdade quer dar fim na democracia.

  9. Marcelo Zuccas

    ncrível como uma pessoa instruída defende ser melhor opção votar em partido comprovadamente corrupto, ASSUMINDO que eles mudarão seu programa de governo publicado. Insensato, no mínimo pois ingênuo não é. A outra opção está longe de ser boa, porém o comentarista deveria ter seguido a sugestão de ser mais genérico.

    Responda
  10. José Maurício Risseto Alves Bueno

    Como dá asco ler alguns colunistas da FSP. E a maior Corrupção da humanidade na era PT? E o apoio a países socialistas que levaram a população à miséria? E a destruição da economia? Então PT é o mocinho?

    Responda
  11. Graziano Pera

    Dizer que o PT não é ameaça à democracia é delírio puro, olha como está o país, violência que a Síria em comparação parece um paraíso, saúde só pra quem tem dinheiro, nível de educação de 4o mundo, economia péssima, roubalheira à enésima potência, quer o que, mais 4 anos pra acabar de vez com o Brasil e a folha continuar mamando?

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Vontade de dizer vai pra Síria. Tenha dó, eles estão fugindo pra cá.

    2. Francisco Carlos da Silva Pires

      Dilma se enrolou,é claro. Mas quem não respeitou a democracia foi Aécio quando questionou o resultado das eleições e provocou toda a confusão e disse, depois, que só queria "encher" o saco. Molecagem dele e do PSDB. E Dilma enviou medidas contra a crise, mas o negócio era tirá -la. Vai que dá certo, né?

    3. Francisco Carlos da Silva Pires

      Dilma se enrolou,é claro. Mas quem não respeitou a democracia foi Aécio quando questionou o resultado das eleições e provocou toda a confusão e disse, depois, que só queria "encher" o saco. Molecagem dele e do PSDB. E Dilma enviou medidas contra a crise, mas o negócio era tirá -la. Vai que dá certo, né?

    4. Renato Almeida

      Meu amigo inocente útil. Quer dizer que antes vivíamos na Suíça ? Não me lembro desse passado glorioso.

    5. Mírcio Alves Pereira

      Graziano Pera, me poupe de tanta ignorância sob forma de antipetismo.

  12. André Lucena

    Hipócrita...o sistema Agoniza! Bolsonaro Presidente.

    Responda
  13. André Lucena

    Hipócrita...o sistema Agoniza! Bolsonaro Presidente.

    Responda
    1. rosario casalenuovo junior

      Prezado escritor, a democracia dei sinal de vida quando tirou a Dilma do cargo e prendeu o Lula, porém não foi pela essência democrática que o PT e toda a esquerda nunca teve e sempre mostrou as mão por debaixo do pano para dominar o poder e instituir aos poucos uma ditadura com votos diretos e cerceamento da imprensa. Se lembra? Foro de São Paulo apoio a Maduro, Cuba. Portanto esta comparação não ficou justa. Principalmente no dia da eleição. Sua palavra esta fixada no maior jornal do pais.