Marcus Melo > Para entender o tsunami Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alfredo Azevedo

    Como incluir o PT como partido que mais sofreu com as eleioes? Os números desmentem de pronto a afirmativa: em Primeiro, foi o único partido tradicional que se impôs a essa avalanche de verdadeira inconsequencia, estouro de boiada, que vimos sem nenhuma proposta séria e viavel. Fez o maior número de deputados e governadores, é foi o partido que deixou possibilidades de apoios para o segundo turno. Essas adesões oportunistas não se sustentarão. O cara é horrível!

    Responda
  2. Antonio Catigero Oliveira

    Assim como um comentarista já disse, o que ficou evidente foi o voto contra os golpistas. Pagaram caro por não respeitar as regras do jogo. E o PSDB vai perder para o governo em SP e Minas. Mas resta uma chance aos tucanos feridos: apostar na Democracia e apoiar Fernando Haddad.

    Responda
  3. MARIA DE LOURDES PEREIRA

    Quem lê todos esses comentários não tem dúvida: VOTA NULO. Será 1/3 para cada um. Estamos entre a faca e a espada. Que situação! "Vamos pedir piedade, Senhor piedade/ Nos dê grandeza e um pouco de coragem"(Cazuza)

    Responda
  4. MARIA DE LOURDES PEREIRA

    Quem lê todos esses comentários não tem dúvida: VOTA NULO. Será 1/3 para cada um. Estamos entre a faca e a espada. Que situação! "Vamos pedir piedade, Senhor piedade/ Nos dê grandeza e um pouco de coragem"(Cazuza)

    Responda
  5. Sjur Midttun

    Pra ter uma democracia e preciso a Folha parar de publicar pesquisas falsas com margem de erro bem em cima. Sera que isso e possivel?

    Responda
  6. Denise Grecco

    O PSDB era uma alternativa de esquerda moderna, porque conjugava atender interesses das minorias com uma agenda econômica mais liberal, não estatizante. Foi derrotado por não ter se colocado como oposição real ao PT e pelo radicalismo do PSL, cuja agenda econômica é em parte uma incógnita, além de conservador como ideologia. Agora, como o PT não fez qualquer autocrítica quanto ao aparelhamento da administração pública conjugada a corrupção e sua política econômica fracassada, não é opção.

    Responda
    1. José de Paula

      Denise, só discordo quando você diz que "o PT não fez qualquer autocrítica quanto ao aparelhamento da administração pública conjugada a corrupção e sua política econômica fracassada". Na verdade na autocrítica que fizeram concluíram que devem aprofundar o aparelhamento do estado, do judiciário, do ministério público, das estatais, etc. Dê uma olhada no programa de governos deles. É triste.

  7. Ana Targina Rodrigues Ferraz

    Como o PT perdeu? Massacrado pela mídia, pelo judiciário e pela prisão de sua principal liderança ele ainda conseguiu a maior bancada do congresso nacional e 04 senadores. O partido sobreviveu e será difícil para a direita, que o tomava por morto, aceitar este fato. Um sujeito tosco e autoritário é a esperança da nossa direita, do colunista inclusive!

    Responda
    1. Wilson de Oliveira

      Não votei em nenhum dos candidatos que irão ao segundo turno, contudo, saliento que não há mérito algum no fato de avançar ao segundo turno aliado a Coronéis e donatários de capitanias do Nordeste com um discurso de apropriação partidária de benefícios sociais já incorporados ao orçamento da União desde 2001 (FHC). Os brasileiros humildes do nordeste devem ficar tranquilos e votar sem medo do terror partidário, pois seus benefícios estarão garantidos independentemente do candidato do eleito.

    2. Wilson de Oliveira

      Não votei em nenhum dos candidatos que irão ao segundo turno, contudo, saliento que não há mérito algum no fato de avançar ao segundo turno aliado a Coronéis e donatários de capitanias do Nordeste com um discurso de apropriação partidária de benefícios sociais já incorporados ao orçamento da União desde 2001 (FHC). Os brasileiros humildes do nordeste devem ficar tranquilos e votar sem medo do terror partidário, pois seus benefícios estarão garantidos independentemente do candidato do eleito.

    3. José de Paula

      o que voce chama de "Massacrado pela mídia, pelo judiciário e pela prisão de sua principal liderança" inclui o assalto à petrobras, os caminhões de dindin da odebrecht, o pacto com a oas, os acordos espúrios com a jbs, o joesleym o enriquecimento instantâneo dos filhos do capo, a compra de pasadena, os R$16 milhões na conta do presidiario, os 3 anos de recessão dilmista, a engarrafadora do vento?

  8. José Cardoso

    Minha curiosidade é a posição dos eleitores do PT de Minas nesse segundo turno para governador. Votarão no arqui-inimigo PSDB ou no "fascista" Zema? Normalmente o herege é mais odiado que o membro de uma religião totalmente diferente.

    Responda
    1. Alfredo Azevedo

      Temos, até por cultura ou tradićão certa desconfiança em quem te mais de " trinta dinheiro". Os caras falam assim em 450 milhões declarados, com uma tranquilidade que me acende uma luz de desconfiança. Essas fortunas me causam certo tremor ético. Posso estar cometendo uma injustiça. Mas que cria uma desconfiança, ah, cria!

    2. José Ricardo Braga

      Acho que vão de Zema...

  9. Denise Grecco

    O PT continua com a margem que sempre teve de seus eleitores 30%. No 2º Turno dificilmente atrairá um crescimento hábil a derrotar Bolsonaro, simplesmente porque não fez nenhuma autocrítica e ainda fica vendendo a imagem de um ex-presidente preso como vítima, fora a declaração de José Dirceu. Sim, vai atrair os eleitores de Ciro e Marina, mas dificilmente atrairá percentual expressivo de quem votou em Alckmin, Amoedo, Ãlvaro Dias, Daciolo e mesmo Meirelles.

    Responda
  10. Cristina Carvalho Barboza

    Parece que 47% dos eleitores prefere bater em criminosos que sustentar corruptos, com exceção dos nordestinos o Bolso ganhou em todos os estados do Brasil, com o candidato no hospital e sem participar de debates. Bolso rechaça a ideologia de gênero nas escolas, a cota para negros e algumas reservas indígenas e quilombolas, mas o eleitor não está muito preocupado com estas questões. Não sei se o nome correto é fascismo, o eleitor quer um Estado que combata a criminalidade e a corrupção.

    Responda
  11. Alex Andrade de Paula e Silva

    O PT elegeu a maior bancada da Câmara dos Deputados (55 deputados), mesmo diante da fragmentação partidária. Já o PSDB terá apenas 29 deputados federais. Perdeu 20 apoiadores. O PSL conquistou 99% dos redutos tucanos. Se levarmos em consideração apenas São Paulo, Alckmin perdeu em todas as cidades paulistas (645 cidades) para Bolsonaro. O presidenciável alcançou apenas 4,76 % dos votos e o PT está no segundo turno.

    Responda
    1. Denis Tavares

      PT tinha 61 deputados. Agora terá 56. Pois é, é a maior bancada, mas vem reduzindo a força. O minúsculo PSL terá 52 deputados. E no somatório de forças, o PT será sempre minoria.

  12. Denis Tavares

    Este ano, começamos o enterro do PT e do PSDB. Ainda bem, estava na hora! São dois partidos que representam o que dominava o mundo no passado. O mundo mudou, e estamos acompanhando, com atraso. O socialismo ("comunismo", como é conhecido na Europa o período soviético) já desapareceu na Europa. A social-democracia ("socialismo" na Europa) está sendo substituída pelo liberalismo, pelo liberalismo-social (França) ou mesmo pelo conservadorismo. Estamos começando o mesmo processo por aqui.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O PT é hoje o maior partido brasileiro em representação no Congresso! Acha que acabou? Parece que até cresceu, apesar de todos os acontecimentos e dos ataques que vem sofrendo. Quanto à Europa abandonando a social democracia também é apenas uma esperança macabra do comentarista!

    2. Ricardo Borges

      E vão-se os trabalhadores para o moedor de carne, como no século XIX. Agora mais fácil ainda, a inteligência artificial vai jogá-los fora a varrer, naquela época era só o trabalho braçal que perdeu valor, agora, será quase todo. Quem (sobre)viver verá.

    3. José Ricardo Braga

      Denis, que raciocínio mais esdrúxulo! Nesse "enterro" do PT, que você diz, está cheio de gente - É o maior partido da Câmara! Nenhum partido se extingue porque falam mal dele, estingue-se porque perde relevância e ele ainda é muito relevante para seus inimigos, senão estes não 'bateriam ponto' todo dia, vindo aqui falar mal dele...

    4. Alex Andrade de Paula e Silva

      O PSL comeu a centro-direita e se constitui como pólo oposto. No entanto, o partido não constituiu maioria e depende de acordões. O PRN de Collor elegeu dois senadores, quarenta deputados federais e foi apoiado por PFL, PDS, PTB, PL e outros nanicos. O final da história o senhor já sabe. O mesmo acontecerá com Bolsonaro, caso ganhe.Já o PT perdeu pouco (6 cadeiras). O PSOL ganhou algumas. O PDT e o PSB também cresceram. Os números mostram que a esquerda tem espaço considerável.

    5. Julio Shiogi Honjo

      Essas tendências não são definitivas e sim cíclicas, pois para conseguir perpetuação tem que atender simultaneamente a todos os segmentos da sociedade e nunca o fizeram. Quando alguém conseguir, com certeza não será de nenhuma das correntes citadas, mas uma nova.

  13. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

    No segundo turno com a maior bancada da Câmara, após ataque maciço contra ao longo de 4 anos, e é comparado com a derrota do agora nanico PSDB.

    Responda
  14. Alberto Melis Bianconi

    Wishful Thinking, para usar uma expressão em inglês, tão ao gosto do nobre acadêmico. O PT perdeu? O PT chegou ao segundo turno depois de anos de uma implacável perseguição jurídico-política. Perderam os golpistas professor, repare que Bolsonaro não participou da conspiração em que pontificaram PSDB e MDB, apenas a apoiou de fora. Mas tem um lado bom para os golpistas, os senhores possuem agora um candidato que os representa melhor. Parabéns!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Reduziu o número de representantes no Congresso. Reduziu o número de representantes nas assembleias estaduais. Ganhou o que ??? ... Muito improvável que supere, aquilo que criou, no 2º turno. Vai ganhar o que ??? ...

    2. Denis Tavares

      Avaliar o impeachment legítimo e democrático como "golpe" foi um dos motivos para a derrota do PT!

    3. José de Paula

      o que voce chama de "implacável perseguição jurídico-política" inclui o assalto à petrobras, os caminhões de dindin da odebrecht, o pacto com a oas, os acordos espúrios com a jbs, o joesley, o enriquecimento instantâneo dos filhos do lhula, a compra de pasadena, os R$16 milhões na conta dele, os 3 anos de recessão dilmista, a engarrafadora do vento?

  15. Gilberto Hisato Nagano

    Assino a Folha de S.P. desde 1980 e lamentavelmente mudou completamente a linha editorial e realmente muito decepcionado com sua vocação outrora independente, hoje tendenciosa.Caso não façam uma autocrítica certamente perderá milhares de leitores!!!

    Responda
  16. Nelson Shishito

    Eu quero seu emprego, engenheiro de obra pronta !!!! Fica aí de pijama dando opiniões, mas até a véspera a Falha nem sequer era capaz de prever o estava por acontecer. Lógico ficam aí de pijama na central de opinões aleatórias ! Cadê o Jornalismo !

    Responda
  17. José de Paula

    corremos o risco de eleger uma dupla de militares desmiolados, ou eleger um poste. o poste é pior!

    Responda
    1. Denise Grecco

      Pois é, agora essa situação já é uma realidade. Também acho que o poste é pior. O Haddad em si não é tão ruim, mas a seita partidária a que pertence o afunda. A verdade não costuma estar em nenhum dos extremos de pensamento, mas foi isso que restou para escolhermos e isso me entristece, mas...

    2. Alberto Melis Bianconi

      Por que tanta enrolação? Diga diretamente: "voto Bolsonaro"

  18. Antônio Carlos de Paula

    Quem levou uma verdadeira surra das urnas foram os conspiradores do PSDB e MDB! O PT já está no segundo turno.

    Responda
    1. Denis Tavares

      PT tem poucas chances no segundo turno. E, dê uma olhada nos outros cargos: PT perdeu feio! Creio que perdeu mais que o PSDB (acho que o psdb fez, ainda, alguns cargos, embora eu não tenha feito essas contas).

    2. Alberto Melis Bianconi

      Perfeito Antônio, se parar para ver as eleições de governadores essa quadro fica ainda mais claro. Sem o slogan "L" Haddad disputaria a última colocação. E de tolo, parece existir uma única espécie, o que repete tolices o tempo todo.

    3. José de Paula

      Existem basicamente 3 tipos de ppptttss; 1) os que fazem algazarra por 30 dinheiros + um pão com salame; 2) os que dão dindin para tirar o genoíno, o ZD e o lhulha da cadeia, 3) aqueles que colocam o produto dos desvios na suiça . . . . . em qual time você se encaixa???

    4. OTAVIO PAIVA

      Caro Antônio, ou Haddad se livra do slogan L, ou nós seremos governados por esse Bolsonaro e sua trupe.

  19. Sjur Midttun

    Folha de S. Paulo publicou Datafolha com numeros de 40%. Deu 47%. Margem de erro? Ou a Folha virou Pravda pra PT?

    Responda
    1. george Rossi

      Você leva a serio o data foia?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.