Opinião > O nome das coisas e o reizinho mandão Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LUIZ CARRIERI

    E como devemos chamar a marcha das senhoras católicas,que se insurgiram contra um comunismo galopante, muitos hoje "companheiros da esquerda caviar",que estavam prestes a construir uma ponte entre Brasil e Cuba? Estavam aquelas senhoras praticando um ato ilegal? Um ato contra a democracia? Uma contravenção penal? Um movimento contra os bons costumes? Ou estavam mais que corretas em não permitir que suas casas fossem tomadas pelo Estado,e não aceitavam uma bandeira vermelha com a foice e martelo.

    Responda
  2. Pedro Ferrel

    Traduzindo: o politicamente correto precisa ser usado com parcimônia e absoluta parcialidade. Para conteúdos pertinentes às agendas de esquerda, o seu uso é obrigatório. Já para as agendas de direita, é necessário perder o pudor e associá-las a termos pejorativos, sendo aplicáveis ou não.

    Responda
  3. Pedro Ferrel

    Traduzindo: o politicamente correto precisa der usado com parcimônia e absoluta parcialidade. Para conteúdos pertinentes às agendas da esquerda, o seu uso é obrigatório. Já para às agendas de direita, é necessário perder o pudor e associá-las a termos pejorativos, sendo aplicáveis ou não.

    Responda
  4. Pedro Ferrel

    Confesso que estou um pouco confuso... Como deveríamos chamar os regimes vigentes na Venezuela e em Cuba, professor? E a quem os apoia?

    Responda
  5. ANA LUCIA SOARES

    Pois é, ou pecamos porque fazemos, ou porque não fazemos. Estamos sempre pecando. E o que fazer então? Não há muito escolha, além de se fazer o que se quer e ser responsável por isso. Por que digo isso? Porque neste país dos bocas fechadas, se alguém quisesse mesmo, teria inventado um jeito de falar e trocar ideias. Mas pra isso seria necessário ter vontade e perseverança e, quando o reizinho quisesse conversar, ia depender da decisão, do grupo. Aqui se faz e aqui se recebe. Penso, logo insisto!

    Responda
  6. José Cardoso

    No caso de 1964, o nome original: revolução parece mais apropriado. Entre as várias facções socialistas que disputavam o poder no Brasil, venceu uma delas. Vivemos sob um regime econômico de planificação central inspirado no modelo stalinista. O fato de líderes esquerdistas serem perseguidos não é surpresa. Também o foram sob Stalin. Esse modelo ruiu aqui e na URSS quase ao mesmo tempo.

    Responda
  7. VALDICILIA C TOZZI LUCENA

    Vale assistir o Menino do pijama listrado

    Responda
  8. Marcelo Pimentel Jorge De souza

    Comecemos, então, chamando pelo nome que estão assumindo nesta campanha eleitoral as Forças Armadas. Seria melhor empregar o nome correto: " partido armado ", admitindo -se a variação "partido militar". Seu líder, o ex-integrante candidato a presidente, que não cansa de proferir: "Nós, das Forças armadas isso, nós militares aquilo..." isso tudo diante do (preocupante) silêncio dos chefes mlitares.

    Responda
  9. Daniel Alves

    É verdade. Maduro: democrata.

    Responda
  10. Cloves Oliveira

    A ideia de usar as palavras corretas para definir as coisas é brilhante. Comecemos então por parar de chamar o governo do João Gulart de democrático e usar o termo correto: comunista, que ao lado de marxistas, lenistas, trotkistas e até anarquistas, planejava por inspiração de Cuba "desconstruir" o Brasil. E os líderes de guerrilha treinados em Cuba devem ser chamados corretamente de "terroristas". Ao usar corretamente os termos, talvez as pessoas se deem conta do verdadeiro risco que corriam.

    Responda
    1. Fernando Alves

      É exatamente contra esse tipo de desconhecinento histórico que o artigo está falando... Pensar um pouco não custa nada.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.