Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tiago Oliveira

    Traduzindo o texto de Hélio Schwartsman: a estratégia de demonizar o PT para colocar uma direita cheirosa deu ruim.

    Responda
  2. José Gomes

    Hélio, a maior demonstração da força de nossa democracia será a real alternância no poder. O que vimos até agora foi psdb ou pt, muito próximos no espectro ideológico. Uns preferem iPhone, outros Samsung. Uns caviar, outros criações mais sofisticadas de chefs famosos. Uns mais indecisos outros mais populistas. Mas no fundo só tivemos uma ideologia, alternando com uma dissidência dela mesma.

    Responda
  3. José Gomes

    Democracia se caracteriza pela alternância verdadeira do poder e pela capacidade dos eleitores se livrarem dos que não querem. Lamentavelmente, a limpeza feita nesta eleição não foi completa porque o sistema protege que já está nele. Cerca de 40 envolvidos em corrupção, e com processos só aguardando sua conclusão, conseguiram escapar, ou melhor se eleger, o que dá no mesmo. Renan, Narizinho, Barbalho, entre outros conseguiram se agarrar no sistema que perpetua a impunidade.

    Responda
  4. WILLER VELLOSO

    Falando em Partidos, será que ainda faz sentido essa definição? Um candidato diz que "não quer negociar com partidos, mas com pessoas"; outro quer "unir os democratas". Há partidos que agora se declaram "neutros", mas "liberam seus quadros" para apoiar o candidato à presidência segundo sua conveniência, depois que isso já foi feito à revelia no primeiro turno. Enquanto isso, o eleitor já mostrou que não vê problemas digitar uma salada mista de siglas na urna. Partidos? Que partidos?

    Responda
  5. JO O FELIPE LARA BUENO

    O que é melhor: "uma verdade cheia de riscos, defeitos e problemas ou uma mentira perfeita?"

    Responda
  6. NELSON JOSE FEROLDI

    Expandindo o que disse um leitor acima, não há porquê ter medo dessa contenda polarizada. Democracia é isso. A esquerda fez o diabo, agora ela vai esperar o resultado de uma administração com outro viés. O povo tem o direito de optar pelo quê acha ser melhor.

    Responda
  7. José Cardoso

    O PSDB acobertou o Aécio, e este levou uma boa parte do partido a acobertar o Temer. Esqueceram que seu eleitorado não é um rebanho de ovelhas como o do PT.

    Responda
  8. Samuel Gueiros Jr

    Descobriu-se que não havia nenhum antipetismo pendular pois PT e PSDB eram faces da mesma moeda e ambos se alternavam em um falso jogo onde so a nação perdia. O povo entendeu que era essa mentira o que verdadeiramente ameaçava a democracia e está trazendo a sua derrota. Os patrocinadores desse jogo temem agora que Bolsonaro dê certo e causem a ruina desse sistema.

    Responda
  9. Sergio Rodrigues

    Num primeiro momento, não entendia porque o antipetismo fazia com que muitos aderissem ao pior candidato, já que tínhamos opções melhores. Mas, ao longo da campanha, as máscaras caíram. Percebi que o candidato contribuiu para revelar um retrato do brasileiro que eu julgava superado. Sentimentos como ódio, racismo, preconceito, desrespeito e violência gratuita que estiveram por muito tempo escondidos por traz do “politicamente correto” vieram à tona revelando a verdadeira natureza de muitos.

    Responda
  10. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Qual a causa do autoritarismo da esquerda ser superior ao da direita, mais democrático ou menos brutal? O Hélio escreve como se não existisse a esquerda autoritária, antidemocrática ou radical. Entendo que a "anomalia deste pleito" deixa de ser "anomalia" quando recebe 46 milhões de votos, passando assim a ser a vontade do povo, expressão da maioria. /Claudia F.

    Responda
  11. Herculano JR 70

    Engano achar que existe so esquerda e direita, que são lados do poder. Ha tambem um contingente dos contra o poder, conscientes como eu, e inconscientes como a gde maioria. Isto pq ninguem acredita mais em politica, portanto poder, e pq o q se chama democracia é limite ao poder, pelo estado de direito: leis escritas , voto para rodar o poder corru+pto e divisão de poder para enfraquecer o poder absoluto. Caminhamos para sem poder pq o poder de uns ñ faz a ordem p os outros

    Responda
  12. ALEXANDRE MATONE

    O radicalismo de esquerda é um "conselheiro" muito pior do que o suposto "radicalismo" de Bolsonaro. Sob a batuta de governante desta verve, hoje na Venezuela os enterros de criancinhas competem em número com as festinhas de aniversário, sob o sonoro silêncio indecente da Presidente do PT Frau Hoffmann.

    Responda
    1. José Gomes

      Alexandre, há ainda os enterros dos dissidentes que conspiram contra o regime e são encontrados mortos, ou se suicidam nas dependências das salas de interrogatório. Se alguém teve a paciência de ler o programa de governo do pt para esta eleição verá de onde vem a ameaça à democracia. Controle social da mídia, re-estatização, recusa a cumprir metas fiscais, e por aí vai.

  13. Cloves Oliveira

    Para muitos brasileiros, a palavra "concorrência" é considerada palavrão, mas como dizia Frederick Douglas, sem concorrência ou contenda, não existe progresso. Considerar como negativa a contenda entre PSDB e PT é uma bobagem, porque o espírito de competição impele os dois partidos a darem o melhor de si para que suas ideias prevaleçam. O conflito faz parte da vida e na maioria dos casos é benéfico, desde que não descambe para a falta de cooperação.

    Responda