Sérgio Rodrigues > A palavra do ano é 'ódio' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não acho que o termo seja ódio, mas sim uma lavagem de alma contra a falsidade do petismo, estes sim criaram o "nós contra eles", o "nós, no caso, são todos aqueles que não dependem do Bolsa famÃlia. Eles, assim como o ocorrido na Venezuela, não querem levar riqueza para todos, mas sim acabar com quem tem algum a mais do que aqueles, ou seja a maioria dos brasileiros que fazem a roda girar, estes não são inimigos daqueles, querem também levar melhores condições para eles, mas sem demagogia.
Em um paÃs escravagista na mentalidade de muitos,com uma cultura de exclusão, só poderia acontecer isso ódio ao PT que incluiu mais de trinta milhões de brasileiros no consumo.Faço um palindromo : e ódio doido é.
Prezado Sérgio, por favor, não leia os comentários - inclusive o meu!. Muita luz para uma sombra maior ainda. Boa sorte a todos.
A palavra do ano é PATO!
Ódio não é a palavra do ano, e sim da década. Foi entronizada pela Veja, que contou com um time inestimável para fazê-la prosperar, inclusive o colunista, embora ele não goste de lembrar disso.
Ódio é diferente de honestidade. Passamos 14 anos de governo federal com saques e roubalheiras. Caro comentarista, não seja herege em sua palavras.
Quanta hipocrisia, quer dizer que durante todo esse tempo as esquerdas nunca cultivaram o discurso de ódio ? Sua memória tá fraca ! Para toda ação existe uma reação de igual intensidade e sentido contrário ! Um pouco mais de equilÃbrio no seu editorial aumentaria muito sua credibilidade. Mas democracia é assim amigo relaxa que dói menos !
Acho que o senhor não leu esse trecho: "O PT usou bastante essa arma, um traço que se agravou à medida que o partido passava por seu conhecido declÃnio ético ("nós contra eles", liberais rotulados de fascistas, campanha de desmoralização da imprensa etc.). No entanto, coube a Bolsonaro levar o ódio a um novo patamar."
Parabéns Eduardo, simples e didático. E acrescento, até domingo ,dia 07/10 eu era um burgues fascista, classe média reacionário,inimigo dos pobres, eu era o eles não o nós. segunda dia 08/10 eles pediam meu voto em nome da "democracia"( quando petista fala em democracia logo lembro da venezuela). não vão levar.
Acrescento a definição do Spinoza, um dos favoritos da Marilena ChauÃ: ódio é a tristeza associada à ideia de uma causa exterior. No caso da polÃtica atual é a tristeza de perder o emprego, o de familiares ou amigos que perderam, e de ver congressistas usando o sistema para se proteger da justiça enquanto crescem as denúncias contra eles. A associação disso tudo com a hegemonia petista dos últimos anos é natural, afinal quem estava governando?
Ódio contra o desemprego, violência de todos os tipos, educação falida, pessoas morrendo nas filas de hospitais, corrupção como regra, desmandos, ......
Profetas do apocalipse tentando ocultar o que já está mais do que evidente, com as provas que o Palocci tem, fora todas as condenações da operação lava a jato, o pior governo que este paÃs já teve. Fazem de conta que eles são os mocinhos e os outros os vilões, mas a ficha do povo esclarecido já caiu como foi provado nesta eleição
Os culpados e cÃnicos sempre estão pedindo paz, perdão e esquecimento. Ódio é normal entre os seres humanos, o importante é o que fazemos com este ódio. Não me consta que o Bolsonaro tenha feito algo errado ainda, já o PT, já perdi a conta.
Para quem não sabe, Bolsonaro em 2006 apresentou Projeto de Lei que criava cotas raciais para negros no Congresso. Seu sogro e seu cunhado são negros. Fez projeto para proteger as mulheres dos estupradores. Da tribuna da Câmara, elogiou o gay Clodovil Hernandez. Enquanto isso, Lula já disse que a cidade de Pelotas (RS) era "exportadora de veados", menosprezou os "brancos de olhos azuis" e falou em mulheres do "grelo duro".
Bolsonaro não promove o ódio, ao contrário da esquerda raivosa, e também não persegue as minorias. Goebbels já dizia que "uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade". Pululam vÃdeos no YouTube de negros, gays e mulheres apoiando Bolsonaro. Hélio Bolsonaro do Psl foi o negro mais votado do Brasil, e Joice Hasselmann do Psl a mulher mais votada do paÃs. Kim Kataguiri, também de direita, o oriental mais votado. Com Bolsonaro, as minorias estão empoderadas.
"conteúdos educacionais neutros" é sinônimo de "conteúdos educacionais ocos " ? As crianças e os jovens precisam ler livros e não apenas feicebuque . Eu leio "Max" e "Marx" , mas nasci e sempre fui "Max" ; nem por isso deixo de ler "Marx" . Quem não entendeu, procure saber quem foram "Max Weber" e "Karl Marx" . Conhecer Martin Niemöller também é ótima opção.
Diga-me que também leu Adam Smith e Hegel (inclua aÃ, por lazer instrutivo ao menos, Erich Hobsbaum), para que eu possa dedicar alguma atenção a eventual retórica sua em favor absoluto da teoria marxista.
Vc é bem bitolado companheiro, seria bom alargar mais seu horizonte acadêmico lendo outros autores, bem provável que irá surpreender-se com o ganho intelectivo, de modo a alcançar a possibilidade de expressar-se com menor estreiteza cognitiva.
Piada. A democracia que os petralhadores defendem è aquela que permite eles desviarem bilhões, vender medidas provisórias, cobrar comissão de sondas de petro leo, regular a mÃdia, invadir e quebrar propriedades alheias e não ser punido por nada disso. Estamos fartos disso. O prezado articulista acha que devemos amar esses cara de pau? Chega dessa conversa fiada, dessa enganação. Queremos honestidade. #PTnão
Sem julgar a coluna, mas parece que a versão mais simples do assunto precisa vir a tona. Certeza de que foi roubado + falta de lideres polÃticos minimamente criveis + urna na frente = defesa fervorosa do seu voto.
O brasileiro está dizendo odiamos corruptos, ladrões e assemelhados. Onde estavam os escritores de belos textos enquanto assaltavam o paÃs roubando a dignidade de sobrevivência de milhares de pessoas que morriam por falta de atendimento. Esse paÃs não queremos nunca mais!
Gente do céu! a FSP com seus colunistas estão apelando demais, vivemos numa democracia,, por que é tão difÃcil aceitar que vão perder nessa eleição? Os colunistas desse jornal precisa voltar a escrever com isenção! Esse jornal é muito reacionário! tudo é bom, deste que passe pela aprovações de vocês?
Belo artigo. Triste constatação. Odiar é um recurso altamente eficiente de manipulação e dá sentido a sobrevivência de um grupo. O inimigo em comum.
Mas que os partidos ditos de “esquerda” e “humanistas” sempre usaram como instrumento de cooptação e união. O ódio sempre é horrÃvel. Mas acabar com ele é uma utopia. E se dizer contra ele parece mais “sinalização de virtude” do que atitude autêntica nesta eleição. Estamos em guerra.
O PT está provando seu próprio veneno. Estranho é a classe falante jornalÃstica e universitária se dar conta disso apenas agora. Onde estavam quando o PT destilou ódio contra Collor, Marina, Aécio, FHC? Onde estavam vocês? Estavam empunhando bandeiras vermelhas e incentivando este mesmo ódio que agora fingem desprezar. Vergonha de vocês. O PT merece este “ódio” porque o gerou e nutriu.
Simples e didático, parabéns. E complemento, até domingo dia 07/10/2018 eu era um fascista, classe média reacionário, inimigo dos pobres, etc... segunda -feira dia 08/10/2018 eles pediam paz em no me da "democracia"( talvez a venezuelana como eles tanto gostam)e o meu voto. Não vão levar.
Ainda temos tempo de parar essa barbárie do ódio racista e violenta: votemos pela Democracia.
E vai fazer o que com a Marilena Chauà ?
Tipo Lula falando que “Pelotas é exportadora de viados?” Isso tem que acabar. Não é possÃvel que Lula seja tão precocentuoso sendo de esquerda, a classe dos “bons” e “justos”. Lula também elogiou Hitler e Mao. E também Getúlio Vargas, o fascista brasileiro. Ou seja, chega de ódio: votemos pela Democracia.
Então terá que ser em Bolsonaro. Haddad e o PT apoiam o governo anti-democrático e autoritário de Maduro. Está lá no site do PT. Com letras maiúsculas e em negrito. Obrigado por me dar a oportunidade de mostrar isso.
Prezado colunista. Sou sim eleitor do Bolsonaro. Se ódio for desejar um paÃs livre da corrupção, mais seguro, com conteúdos educacionais neutros e voltados para o crescimento individual do aluno, com nossos poucos recursos sendo aplicados aqui e não em paÃses alinhados com a esquerda e ter um presidente que seja franco e transparente, tenho que admitir que tenho muito, mas muito ódio, na mente e no coração.
Vc tem belos ideais. Não precisa de ódio.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Sérgio Rodrigues > A palavra do ano é 'ódio' Voltar
Comente este texto