Hélio Schwartsman > Bolsonaro é neofascista? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Bolsonaro não é neofascista, ele é fascista mesmo, ele é arcaico.
Como Bolsonaro dá emprego pra tanto colunista! Não tem uma matéria que não cite o mito. Quer dizer que na esquerda não tem fascista? Seus simpatizantes são todos umas freiras imaculadas, polidos, educados? Se não vota no Bolsonaro pela nobreza de suas convicções então você vota no PT esse oráculo de Delfos da decência? É cada uma que leio nesta Folha!
Impressionante ! Se o Bolsonaro é um neofascista, o que seria então o pessoal do PT ? Os acordos do Fórum de SP de tomada do poder são o que ?
Prefiro não arriscar. O discurso que o candidato faz incita os facistas, neofacistas ou talvez os defensores da moral (deles) e dos bons costumes. Acentuando o costumes como algo que dará solução de todos os problemas brasileiros. Há vários grupos seguindo o candidato, mas no conjunto da obra é temeroso arriscar. Coisa boa ai não vem. Ou será que sempre esteve por aqui? Imagine o candidato perdendo esta eleição?
90% dos articulistas da Folha se manifestam como se do outro lado da disputa estivesse o Obama ou um Winston Churchill... sim, vai ser ruim com Bolsonaro. Mas com o PT seria o desastre!!!
Desta vez Hélio, você perdeu a caneta ou seu notebook está sem todas as teclas. Qualificar o futuro Presidente do Brasil, como sendo um neofacista, é olvidar os 14 anos de corrupção dos "neo-usurpadores" da Pátria, que jogaram este PaÃs na mais "neo-tristeza". Neo por Neo, fomos neo-enganados e estamos em uma mais perfeita neo-porcaria, onde o mundo nos vê como um paÃs mais neo-perdido, para não dizer outra coisa. Diante de tantos "neos", a alternância de poder é neo-necessária.
Falta uma definição clara do conceito“fascista“. Nem toda direita é fascista. O autoritarismo de por se também não é exclusivo do fascismo. Acho que é um rótulo simplista e neste caso especÃfico um meio de declarar o seu voto
A polÃtica do PT é a arte de pedir votos aos pobres, pedir dinheiro aos ricos e mentir para ambos. Na realidade , não sabem fazer mais nada na vida.
Pela lógica descabida do colunista, nenhum partido ou polÃtico pode receber nenhuma classificação ideológica ou polÃtica, até q assuma a Presidência da República. Não importa o discurso, as causas q apoiou, a leis em q votou. Não importa como prejudicou as pessoas com seus preconceitos, nem as ações sociais importantes q bloqueou. Quem passou a vida fazendo discurso fascista, de apoio à ditadura, tortura e execuções de adversários, é fascista. Simples assim.
A questão é simples. Acredite no que disse Bolsonaro qdo não era candidato a nada. Está no YouTube. Prometeu golpe, fechamento do congresso, guerra civil para matar 30 mil pessoas, começando por FHC. Defende a tortura e acabar com ativismos (ou seja, manifestações democráticas). Quem vota, tem q levar em conta as promessas fascistas, e não votar no candidato a ditador. Depois de implantada a ditadura, é tarde.
HaDDaD nelle! 11 de out de 2018 ´Bem-vindos ao fascismo. O bullying elevado à enésima potência.` No blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência!
O colunista e eu vivemos em paÃses diferentes.
Temos como opção para votar no autêntico candidato a presidente que além de poste agora virou camaleão que muda de cor, de cara e de opinião de acordo com a conveniência.
ah, as delÃcias dos vários céus da semântica...
Hélio schwartzman, eu o considero o melhor colunista da Folha. Sempre faz análises ponderadas e desapaixonadas, como deveriam ser a maioria dos textos de jornalistas sérios. Infelizmente não foi suficiente para manter minha assinatura, por causa de Monicas Berg amo, com seu apoio irrestrito a corrupt os, disfarçado de coluna social, de Gregorios D uvivier, com seu desprezo de garoto do Leblon com opiniões diferentes das suas, entre outros tantos que se engajaram em suas próprias causas.
Traduzindo o texto: "não voto em possÃvel autoritário" (confusão natural de jornalistas que fingem não ver a renovação que o povo quer e fez na câmara) prefiro o partido que quebrou o Brasil, aparelhou e roubou o Estado no maior caso de corrupção da história.
Você é coerente e dá o direito de outros pensarem diferente, isto deveria ser o mote de todo jornalista ou colunista, você é uma gota no oceano neste jornal. Todos tiverem medo do Lula e não lembro de ter tantos, neste no seu meio, contra o mesmo e muitos o consideravam também um perigo para a democracia, mas "só" se tornou um corrupto, então esperemos o que vai nos apresentar Bolsonaro, eu estou com ele e não tenho medo, teria medo, sim, da continuação do enlameado petismo.
A melhor conclusão para o ambiente animado desses dias. Cada um tem em seu voto, individual e único, a legitimidade que lhes cabem.
Neofascista é esse colunista.
Para isso ele deveria ter brigadas paramilitares uniformizadas. Não é o caso. Mas é um populista de direita, ocupando o vácuo do populismo de esquerda do Lula, atualmente em declÃnio.
Manuela D'Ãvila, do PC do B é comunista? Deve ser Fake news, né, Hélio ?
O governo Chinês também é! Vai interromper exportações para ele? A Venezuela está em crise! "que o lucro que o Brasil teve no comércio com a Venezuela, apenas em 2012, quando o superávit com aquele paÃs foi de 6 bilhões de dólares - ou quase 20 bilhões de reais, com tudo o que isso representa em termos de empregos - lÃquidos - em nosso paÃs para possibilitar a exportação de bens nesse valor." Vai deixar de fazer negócios com ela?
O PT como opção democrática! Com o Helio concordam Maduro, Ortega e Castro...
Que tal um tÃtulo para artigo: Haddad e a volta da ditadura do proletário de araque.
Bolsonaro é uma hipótese de facismo. O PT é a certeza. Vide exemplos históricos da Rússia até Venezuela. Idolatria ao imoral Lula. Infelizmente, disfarçando em crÃtica, Hélio mostra sua veia conservadora.
Não dá para aceitar em quem é à favor da tortura e da ditadura militar. Simplesmente isso. Jamais votarei nesse candidato.
Bolsonaro não é neofascista e nem virá a ser. O PT em sua propaganda está usando a morte do capoeirista como se fosse crime polÃtico e o próprio assassino já falou que o motivo foi briga de bar e está arrependido, estavam falando de futebol na hora que foi pegar a peixeira, antigamente eles demonizavam o candidato, agora o eleitor. Amplifica uma violência contra a esquerda que não existe. Um é mentiroso e o outro é sincero. O debate está bem fraco. Horroroso.
Quem pregou o nós e eles foi Lula, agora conseguiu um oponente à altura e mais sincero. Bolsonaro é conservador de direita e populista. Não me agrada o debate do kit gay, acho pobreza polÃtica e aumenta o preconceito, mas é aà que ele atrai o voto conservador. Bem vindos, senhoras e senhores ao populismo de direita!
Se bolsonaro não é fascista quem é então? De certo, e dentro da sua ideologia qualquer um etiquetado como "de esquerda". Pelo amor, ninguém pregou mais o ódio "nós contra eles" que bolsonaro. Cegueira ideológica!
Neofascista ou não, está montando um governo paralelo tocado pelo exército. Vide matéria "Grupo de generais monta QG em BrasÃlia para discutir governo Bolsonaro" nessa mesma Folha.
Na verdade, as escolhas nas urnas são baseadas em percepção, expectativa é interesse. Os mais ingênuos carregam esperança na hora que se deparam nas urnas. No entanto, opinião polÃtica de colunista é uma forma de expressar opinião e um leve desejo de formar opinião. O problema hoje é que o que está formando a opinião dos eleitores é desemprego, violência no cotidiano, polÃticos e partidos tradicionais envolvidos ou presos por corrupção, perda de credibilidade das instâncias superiores da justiç
Caro Adenor, seu argumento nao eh coerente porque voce vota em quem pede seu voto dizendo que o mal do mundo eh a direita. Se o mal do mundo fosse a direita, seguindo seu raciocinio, ela ja nao existiria. Na verdade o mal do mundo nao eh toda a esquerda, apenas a esquerda atrasada que tem no PT sua mais completa traducao.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Bolsonaro é neofascista? Voltar
Comente este texto