Demétrio Magnoli > A carta que Haddad não escreverá Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. ELISEU ROSENDO N VICIANA

    Um dos melhores textos do Demétrio, parabéns!

    Responda
  2. JOSE LUIZ ADALBERTO BRUNETTI

    O Demétrio está desolado com as urnas; não atenderam à sua " sociologia" esquerdiopata da Usp. I'am so sorry, não deu!

    Responda
  3. JOSE LUIZ ADALBERTO BRUNETTI

    O Demétrio está desolado com as urnas; não atenderam à sua " sociologia" esquerdiopata da Usp. I'am so sorry, não deu!

    Responda
  4. Marcelo De Souza

    Nao, nao e nao, Demetrio e colegas. Nada de cartinhas. Ja' tivemos uma, aos brasileiros, em 2002 e quase voltamos 'a epoca da Caravelas. Outra dessas o pais nao aguenta.

    Responda
  5. ROSEMARY FRANCO DE SANTANA

    Seria a gloria.

    Responda
  6. MARIA TEREZA MONTES RODRIGUES

    Perfeito, é isso mesmo que gostaríamos de ouvir, mas nunca ocorrerá. Os petistas são arrogantes demais para isso. Provavelmente pagarão um preço por isso. E o país também.

    Responda
  7. MARIA TEREZA MONTES RODRIGUES

    Perfeito, é isso mesmo que gostaríamos de ouvir, mas nunca ocorrerá. Os petistas são arrogantes demais para isso. Provavelmente pagarão um preço por isso. E o país também.

    Responda
  8. WANDERLEY ANDRADE JUNIOR

    O PT além de ter perdido a eleição (no passado mesmo) nos deixou essa verdadeira aberração! Obrigado PT nunca é tarde para agradecer. Só pra ficar claro, essa última parte é uma ironia.

    Responda
  9. Samuel Gueiros Jr

    Um agressor aponta uma arma para você e você consegue toma-la. A situação se inverte e você agora pode salvar sua vida como eliminar o seu agressor pois agora tem a arma em seu poder. Então o agressor diz: "devolva minha arma não vou mais matá-lo e farei o bem para voce". Dá para acreditar? Você devolveria a arma para ele? Magnoli acha que todos somos estúpidos.

    Responda
  10. João Baptista Neves

    Infelizmente para milhares de brasileiros que morreram nos hospitais nas filas e/ou por falta de remédios acusada pela roubalheira dos governos petista ou pela violência desenfreada permitida pela omissão dos mesmos governantes, não adianta só se retratar e pedir desculpas, tem que punir e banir esses Petistas da política nacional! Devem ir para o lixo da história.

    Responda
  11. alexandre tarnopolsky

    Essa eleição é para destruir o pt. Simples assim. Depois vemos o resto.

    Responda
  12. Bruno Andreoni

    Contei os comentários: 54% contra o PT, 23% defendendo o PT, 23% neutros, inclusive o melhor de todos: uma sugestão ao Demétrio que escreva uma carta assim para o Bolsonaro.

    Responda
  13. luiz alberto duarte

    Caro , faça o favor. Escreva uma para o Bolsonaro. Creio que a comparação entre ambas, sinalizará o hiato entre os candidatos. Seria muito útil para seus leitores. Abs

    Responda
  14. MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIR

    A carta que Haddad não escreverá revela, de forma bastante clara, o que o PT fez com o país. Trata-se de uma crítica lúcida sobre as contradições que o PT carrega.

    Responda
  15. Hamilton Serpa

    Pena ninguém ler esta carta, a não ser os poucos que já pensam como você, eu também não li, desculpe, mas não tenho estomago, só "espiei".

    Responda
  16. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    A irresponsabilidade que nos trouxe até aqui, que nos coloca diante de uma escolha entre duas visões de mundo extremas, que em comum tem a ditadura, não está somente no PT. Todos os partidos políticos abandonaram a política. Se transformaram em facções de diversas matizes. O futuro é sombrio, independente da escolha. Com ou sem carta, deste ou daquele "partido".

    Responda
  17. Augusto Freitas

    Tarde demais para o PT assumir essa "mea culpa", até porque o líder maior concordará com ela ? Terá Haddad força política dentro do seu partido para enfrentar a ala radical que tem uma cegueira atávica contra os ideais democráticos, haja vista o apoio a ditaduras consolidadas, como em Cuba e Venezuela ,para ficar só aí . Dessa vez nenhuma carta aos brasileiros salvará Haddad ! Jair Bolsonaro será o 38o presidente da República Federativa do Brasil em 28.10.2018 .

    Responda
  18. J FD

    Puro exercício de Utopia, eles jamais fariam isso!

    Responda
  19. Antonio Righetto

    Se essa carta garantisse a vitória eleitoral, não tenho dúvida que escreveria.

    Responda
  20. João JAIME DE C ALMEIDA FILHO

    Como Magnoli, precursor do ódio ao PT como estratégia de retomada do poder pelas elites, pode dizer qual é o mea-culpa do partido? A hora é dele e seus pares reconhecerem que estão intoxicados do próprio veneno e explicarem a seus leitores que erraram. Bastava se opor, não era preciso demonizar. Agora criaram o verdadeiro demônio.

    Responda
  21. Celso Augusto Coccaro Filho

    Genial!

    Responda
  22. Marcos Magnei Miranda

    Haddad não vai subscrever essa carta. O Lula não deixa. Imagina ser favorável ao controle das contas públicas...?!!?

    Responda
  23. Paulo Emmerich

    Outrora filiado lhes digo que o PT nada tem com os delitos comuns perpetrados por seus dirigentes. Há muito deixaram de ouvir as bases. Daí que não há instâncias partidárias dialogando e deliberando acerca de eventuais e saudáveis divergências internas. Só há “referendos” goela abaixo. Reafirmo, o PT, o partido, é de maioria composto por homens e mulheres bons. Seus dirigentes deveriam imediatamente cortar a própria carne pelo tempo que se passou. Deduzo. Um haraquiri partidário pelo Brasil

    Responda
    1. MARCOS AURELIO ALMEIDA

      Paulo Roberto esta descrição de que a organização composta por maioria de pessoas boas serve para quase todas organizações no pais ate torcidas organizadas. o problema não esta no carater das pessoas somente, leiam os programas de governo do candidato, é mais do mesmo que o governo Dilma usou para afundar o pais. O problema não esta so no carater defeituoso dos dirigentes, mas infelizmente na filosofia e pratica que o partido quer impor ao pais novamente.

    2. J FD

      Os filiados tem culpa sim, nas manifestações nojentas do PT eles sempre saíram nas ruas orgulhosos e apoiando todo tipo de desventura da Cúpula Petista. Sempre se auto elogiaram dizendo que o PT era o único partido com militancia.

  24. Hercilio Silva

    A proposta é regulação econômica da mídia, coisa que existe no mundo democrático. Sob a acusação de censura, querem manter o controle de mídia por 5 famílias e a distribuição de concessões a políticos e parlamentares. O resto é lorota.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Júlio, o PT comete erros também, esse foi um deles. EUA por exemplo tem muitas muitas que são regionais e fortes e não pertencem aos grandes. TV pública forte o melhor case é a BBC de Londres.

    2. Julio Minchilo

      Hercílio, cite por favor os países e os órgãos de imprensa os quais vc se refere. Se possível, diga porque o PT não tomou medidas ao longo de seu governo, sobretudo quando vivia agarradinho com todas estaa mídiaa, antes das denúncias de seus escândalos.

  25. Paulo Emmerich

    É o conteúdo que pode dar a vitória no voto de 2º turno. Acredito neles. No Hadad e no conteúdo exposto. Penso exatamente assim! Discordo do título. Radical e desesperançado. Eu diria: “a carta que Hadad poderá escrever, ouvindo seu partido, sendo ligeiro.” O PT nata tem com os delitos comuns de seus dirigentes. A Fifa não roubou, seus dirigentes sim. A Fifa continua, Marin tá em cana. Como Lula.

    Responda
  26. celso bittencourt

    LullaLá, o Maquiavélico Macunaíma, usou de sua Astúcia para forçar um 2º turno com o Bolsonaro, porque Intuiu que seria mais fácil derrotá-lo! Como sempre conseguiu, agora divirta-se! Miséria!

    Responda
  27. Cesar Gonçalves

    Vindo da esquerda qualquer absurdo é possível. Quem assiste a propaganda eleitoral sabe que de tempos em tempos se renova a baixaria, independente de quem seja o adversario que eles tratam como inimigo. Minha única recomendação é que o povo não acredite mais.

    Responda
  28. kleber kikunaga

    Melhor esperar sentado. O PT que viria c Haddad seria ainda pior! A ala radical tem sede de vingança e vai afundar o país.

    Responda
  29. NELSON JOSE FEROLDI

    Fazer uma declaração de "mea culpa" é uma postura dos que têm alto poder de auto-análise, uma reflexão profunda do que fez, um arrependimento sincero ao estilo de um ato de contrição. Não acredito nessa pureza de espírito de um grupo que já eliminou até mesmo colegas que discordaram de seus métodos, no estilo de um Stálin. A maior ditadura é aquela que destrói suas próprias almas. Haddad que se cuide, mesmo não assinando uma carta assim, mas pelas mudanças que imprimiu nesta campanha.

    Responda
  30. JORALIMA TEXTO

    Seria oportuno que carta assim (ou semelhante) fosse assinada. Infelizmente, não o será. A torcida, então, será para que o abismo ao qual nos lançaremos não seja tão profundo quanto outros (abismos) anteriores. Sairemos dele, claro, depois de, provavelmente, perdermos tempo, dinheiro, oportunidades e, talvez, vidas...

    Responda
  31. Ricardo Knudsen

    Hildebrando Teixeira, eu não sou petista, mas sua estupidez não permite a você perceber isso. Por outro lado, suas frequentes manifestações permitem saber q você é um bolsonarista e um fascista. O q gente como você tem a oferecer é uma ditadura para país.

    Responda
  32. Ricardo Knudsen

    Peter Janos, concordamos em algo, Covas era um verdadeiro democrata. Ao contrário de você e do colunista, incapazes de reconhecer a ameaça de Bolsonaro à democracia, e q a única opção q nos resta é votar em Haddad. Se tivessem apreço à democracia, declarariam voto incondicional em Haddad.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Respeitando seu ponto de vista discordo. De repente some o vermelho da propaganda o que é uma confissão. Qualquer que seja o resultado das urnas, será um desastre. Mas, temos que aceitá-lo.

  33. robertto lemos e correia

    É interessante a presunção do senhor Demétrio. Palmatória do mundo. Bedel parcial indicando ao menininho decente como espiar seus pequenos deslizes e vencer o monstro.

    Responda
  34. Carlos Bruder

    A coluna que Demétrio Magnóli jamais escreverá: Elegi, o lulupetismo como o grande mal do país e venho atacando-o em meus trabalhos para imprensa. Descartei de meus escritos os enormes benefícios sociais, o respeito à democracia e ao estado de direito dos governos petistas. Descartei, também qualquer crítica mais profunda à atuação de outros partidos como e PSDB e Aécio, as irregularidades dos poderes judiciário e legislativo, bem como da polícia federal e do ministério público, que nada tiver

    Responda
    1. Carlos Bruder

      que nada tiveram de republicanas na condução das investigações da lava jato. Minha posição política é coerente com a da grande mídia do Brasil, não acrescentei nada de novo ao anti-petimos corrente na imprensa. Ajudei a chocar o ovo da serpente e no futuro, mantendo a coerência, continuarei a culpar o lulopetismo pelos problemas do Brasil, incluindo aí a eleição de Bolsonaro.

  35. Luiz Freitas

    Não sou petista. Mas quando se fala em regulamentação da mídia, que é fruto de concessão do Estado, o que se pede é que, simplesmente, se respeite a Constituição, nos seus artigos 220 a 224. Tem de regionalizar a programação e acabar com o oligopólio que domina a área, desde sempre.

    Responda
    1. Francisco Antonio Pereira da Silva

      O grande problema é quem propõe a tal regulamentação da mídia. Em sendo o pt, a galera de modo geral e os oligopólios de modo particular tratam logo de brecar. Ou seja, falta credibilidade ao partido interessado nisso.!!

  36. Adilson Gomes

    Brilhante matéria. Ao lê-la, tive a sensação de estar sonhando acordado. Que pena!

    Responda
  37. joao lima

    Respeitem o Bolsonaro, pois tem surgido muitas notícias(news) falsas, mentirosas e exageradas sobre o presidenciável Bolsonaro que é defensor da democracia, da corrupção e de outras mazelas no Brasil. A cor da Bandeira Brasileira é verde, amarela, azul e branca e não de outra cor, respeitem esse símbolo democrático. O Bolsonaro é defensor da Democracia Plena e Liberdade de Imprensa! Avante, Bolsonaro!

    Responda
  38. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

    É óbvio que o PT jamais assinaria uma carta de “mea culpa” ao povo brasileiro. Mesmo se o fizesse, seria uma declaração falsa.

    Responda
  39. Tiago Oliveira

    Demétrio, o impeachment foi um processo controverso e chamá -lo de golpe não é nenhum absurdo, como não é absurdo chamar de golpistas os que conspiraram para retirar Dilma. Temer e Cunha são a definição do que é ser golpista. Você sabe muito bem que o projeto de democratização da mídia nada tem a ver com ditaduras, tem a ver com combater os monopólios e oligopólios.

    Responda
  40. Luis Henrique Trindade

    Meu caro Demétrio, em vez de ficar dando idéias sobre o que o Haddad deveria dizer ou não, por que não dá idéia sobre o que o "Coiso" não deveria dizer? Aposto que seria muito mais proveitoso.

    Responda
  41. Luis Henrique Trindade

    Meu caro Demétrio, em vez de ficar dando idéias sobre o que o Haddad deveria dizer ou não, por que não dá idéia sobre o que o "Coiso" não deveria dizer? Aposto que seria muito mais proveitoso.

    Responda
  42. Tiago Oliveira

    É Demétrio, você será lembrado por ter participado da construção da tese dos dois extremos e do mito da venezuelização. Essa carta, prezado Demétrio, é uma covardia daqueles que diante de uma ameaça real impõe condições para ficar do único lado que um democrata poderia ficar. O PT teve uma presidente retirada do poder num processo político tabajara, seu líder preso em um processo que correu em tempo recorde e mesmo assim é a última coluna diante do fascismo. De que lado você ficará?

    Responda
    1. Cláudio Moura

      Votar no PT é aceitar toda essa corrupção que foi feita. Votar no PT é aceitar o Programa do Partido que propõe uma nova constituinte. Votar no PT é votar no plano de controle da Mídia. Enfim, votar no PT é aceitar bovinamente que Lula é inocente nos 06 Processo que responde. Votar no PT é apoiar tudo o que foi feito.

    2. Tiago Oliveira

      Sonia, eu não disse que o PT é coitadinho, o PT errou ao se igualar às práticas políticas que combatia e na condução da economia a partir de 2013. Mas não está na hora de sermos maniqueístas. Eu te pergunto, por que você vota em Bolsonaro? Me diga uma proposta dele na área econômica que vai nos tirar dessa crise? Uma proposta que vai melhorar a educação? Uma boa proposta para a segurança?

    3. Rodrigo Cavalcanti

      Coitados. Vitimas. Nao fizeram nada para isso. Desviar dinheiro, maquiar contabilidade oficial, vender medidas provisorias, se aliar aos politicos tradicionais para desviar mais dinheiro, querer regular a midia, cobrar 3% das sondas de petr oleo, etc realmente nao sao motivos grandes o suficiente. Que doÂ’! Tanta injustica com esse PeTE.. deixaram o povo na M mas mereciam ser eleitos de novo. O povo eÂ’ que eÂ’ mau e nao compreende o esforco qye esse partido fas para o nosso bem...

    4. Hildebrando Teixeira

      Nossa, quanta pressão! Com esses argumentos tão contundente é mais fácil o Demétrio ter uma dor de barriga. Kkkkkkkkk!

  43. Valter Junior

    "grupo de saudosistas da ditadura que testarão a resistência de nossa democracia" = fascistas

    Responda
  44. José Cardoso

    Para ter credibilidade, a carta teria que começar com: Falei com o presidente Lu-La que me autorizou a ler o seguinte...e a Gleisi ficaria ao lado balançando a cabeça em sinal afirmativo durante a leitura.

    Responda
  45. Hildebrando Teixeira

    Demétrio usa toda sua inteligência para dissimular seu apoio ao PT, do contrário deveria escrever também "A carta que Bolsonaro não escreverá". Não o fará, pois sua crença no socialismo, maior que em outras como o liberalismo, nacionalismo, etc, o deixa cego quanto ao rigor dos fatos quem mostram que quem despreza constantemente a democracia é o PT com sua "corrupção em nome do partido", tentativas de implantação de comunas (conselhos populares), aparelhamento instituições, universidades, etc.

    Responda
  46. Tersio Gorrasi

    Não existe motivo para esse pavor que as pessoas tem de uma volta à ditadura militar. Isso foi no século passado, outros tempos e outros valores. Só porque alguém se propõe a combater um governo cor rupto e que quase destruiu o país com sua sede de perpetuação no poder irá significar o fim da democracia? Quer dizer então que a vontade popular através do voto não tem valor? É preciso forçar a barra para que o eleitor mude de idéia? Isso tem um nome: a nova ditadura

    Responda
  47. Eduardo Calegari

    Demetrio, você captou a essência do que eu e milhões de brasileiros gostariam de ouvir, desde que fosse cumprido na íntegra. Assim o H addad teria meu voto. Mas infelizmente isso não acontecerá.

    Responda
  48. Franco Oliveira

    Sem a menor duvida esta carta me faria votar novamente no PT, pois trata-se de uma auto crítica de grande valor para o partido e para o País. Como esta carta nunca será escrita e compartilhada, resta o voto nulo, pois não é possível votar em Jair Bolsonaro em função de seu tosco ideário político, econômico e sobretudo cultural. Não dormirei assombrando por votar em partidos ou indivíduos que não tem apreço à democracia.

    Responda
  49. Luiz Carlos botter

    Perdeu Playboy! Agora peça ajuda ao Datafolha e que coloque Haddad em empate técnico com margem de erro de +/- 25 pontos...

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Kkkkkkkkk

  50. MILTON TAKAYANAGI

    Parabéns Demétrio. Sintetizou o que deve ser o sentimento de grande parte dos brasileiros. Onde me incluo. Votei no Alckmin.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.