Samuel Pessoa > A hora maior do PT Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Só uma colocação: "Pureza ideológica" no PT? Esse "pureza" é forçar demais a barra, votar em partido metido até o pescoço em corrupção, mazelas e incompetência (veja a Dilma) é mal menor??? Tem algo errado ai.
“O grande problema de certos economistas de esquerda, desconfio, é que eles não separam a crÃtica moral das poucas relações de causa e efeito já identificadas por sua disciplina. Imprimir dinheiro sem lastro, por exemplo, gera inflação, mesmo que o motivo para fazê-lo seja nobre e elevado, como reduzir a pobreza. Economistas têm todo o direito de imprecar contra as "injustiças do capitalismo", mas não o de ignorar o bê-á-bá dos mecanismos de mercado”. Hélio Schwartsman
É cinismo acreditar que o PT seja um mal menor para a democracia do que Bolsonaro. É provável que qualquer um dos dois aprofunde ainda mais a nossa crise econômica e institucional. O governo do PT já provou ser deletério ao Brasil, criando duas categorias de brasileiros: nós e eles. Já o perfil e as ideias de Bolsonaro nos induzem a crer que o seu governo será uma espécie de petismo às avessas. Conclusão, os dois candidatos são variantes da mesma intolerância: aversão a quem pensa diferente.
Dá pra entender?! Um partido que, não somente apoiou mas também financiou ditaduras com nosso dinheiro. Para o PT, Cuba é o modelo a ser seguido. Sem falar no apoio “incondicional” à ditadura de Maduro, mantido apesar da barbárie. Mas a pérola mesmo vem do PC do B: Coreia do Norte, referência em liberdade de expressão, tolerância e desenvolvimento econômico. A depender desse partido, Kim Jong-un será o próximo vencedor do Nobel da Paz. Seria cômico se não fosse trágico.
Congelar? Votou no Collor, e não em Lula! Confiscar já estão fazendo através da não correção da tabela do imposto de ´´renda`` como pediram os Camisas Amarelas pelas avenidas do Brasil afora. ´Não vou bancar o pato.` O maior 171 aplicado no Brasil! E não o pixuleco, othários!
“Decifra-me ou te devoro”. Não a esfinge do Egito. Mas, a eleição nesta república das bananas e dos bananas. Da pesquisa do Clube do Livro: “não compro livro porque não sei o que está escrito”. Apesar de alfabetizado!?!?!
Concordo em grande parte com o Samuel. Ainda aguardo o apoio do Haddad à uma reforma da previdência, sem embromações. Seria preferÃvel um presidente mais educado, tanto no sentido acadêmico como no trato pessoal. Mas se continuar com o mesmo programa fracassado, melhor tentar erros novos que persistir nos mesmos de sempre, como dizia o Roberto Campos.
Não creio que a reforma da previdência estará na pauta do Haddad, pelo simples fato de que o PT e o PC do B já declararam, diversas vezes, que o rombo na previdência é uma falácia.
Dada a sistemática defesa que o partido tem feito, ao longo dos anos, a regimes totalitários, em especial, àquele imposto por Nicolás Maduro ao povo venezuelano (regime este, aliás, que a própria Folha qualificou como ditadura), o esforço para associar PT e democracia chega a ser grotesco. Tortura, violência, intolerância, enfim, total desrespeito aos direitos humanos, práticas rotineiras na Venezuela, relativizadas pelos que tentam justificar o injustificável. Viva a democracia seletiva!
Sr Samuel, que tal a imprensa, incluindo o Sr, não faz o mesmo? Que tal uma auto-critica sem o viés ideológico?
Entendam uma coisa: Mesmo se o PT se arrepende-se de todos os seus erros e toda corrupção, não há perdão para o partido, a dose de malignidade foi tão grande que o PT é considerado o grande Satã... e para ele não há perdão!
E com certeza nunca voltará a ter, "O não vamos ganhar uma eleição, vamos tomar o poder" já era para o PT que se manteve neste poder devido aos milhões da corrupção que os elegiam, sem esta grana eles nada são mais.
Ôba, o Samuca mudou, já admite até que se cobre imposto de gente rica! Mas não adianta, cara, o PT não tem jeito mesmo, melhor ligar o f*da-se!
Para o PT, o crescimento da direita é de Responsabilidade da campanha eleitoral reacionária que Serra fez em 2010. Para o PT, a profundidade da crise é Culpa de Aécio Neves que Não aceitou o resultado eleitoral de 2014. Para o PT, o desastre da Venezuela, a maior Tragédia Social que se abateu sobre a América Latina nos últimos 50 anos pelo menos, é Culpa da oposição venezuelana reacionária [leia-se: Fascista]. ***Desde a mais Tenra Idade a Culpa é sempre do Outro! Rarrrarrrrá!
Foi mal petista, mas agora é tarde. Não dá pra se fazer de bonzinho agora. Se você tem um cachorro e dá uma surra nele todo dia sem motivo, não fique surpreso se um dia ele reagir e rasgar o teu pescoço. Engraçado como os intelectuais parecem ser sempre os últimos a perceber as forças que agem na vida real. Pois é, vai pro chão junto com sua torre de marfim. É 17: Brasil acima de tudo. Deus acima de todos.
Samuel Pessoa evoca Churchill no inÃcio de seu artigo para ao final dizer que vota nulo ou em Haddad. Ou é pura falta de lógica ou mais uma tentativa de iludir os que ainda estão em dúvida, já que Churchill asseverou:O socialismo é a filosofia do fracasso, a crença na ignorância, a pregação da inveja. Seu defeito inerente é a distribuição igualitária da miséria.
Nunca votei na Arena ou no PDS, mas é chegada a hora de votar contra a esquerda. Por que somente agora os jornalistas e intelectuais de esquerda descobriram que o PT tem uma proposta totalitária (com a qual comungam), destinada a conquistar o poder e não sair mais. A proposta é controlar a mÃdia, o Ministério Público, o Judiciário, a polÃcia, etc. Acorda população brasileira ou nosso destino será será a de sermos servos da classe dominante, aà incluÃdos os intelectauis, artistas, jornalistas,
A dissertação teria sentido se Haddad fosse parte das forças democráticas do paÃs. O que o PT sempre quis foi estabelecer um projeto de poder. Quem tem um pingo de memória se lembra da visita de Lula e sua comitiva ao Gabão e os comentários do projeto petista de ficar 20 anos no poder traçando um paralelo com o tempo de governo do ditador africano. Por outro lado o economista receita o mesmo remédio neoliberal de sempre, aquele que mata a doença junto com o paciente.
O prazo de validade de regimes de governo parece situar-se ao redor de 20 anos, pois depois disso começa mostrar sinais de desgaste. Para prolongar o prazo de validade o único caminho é aparelhar o Estado, principalmente o Judiciário e as forças de segurança. O PRI fez isso no México e conseguiu governar por mais de 70 anos. Esforços foram feitos na mesma direção no Brasil, mas as nossas instituições provaram ser mais fortes. E fizeram mais condenando à prisão quem tentou usurpar a democracia.
O PT ja está no lucro chegar no segundo turno por tudo que fez com este pais em treze
Congelar salários nessa crise? A igreja neoliberal e sua crença no austericidio. Quem o fizer cai, a não ser que controle a revolta na força.
Escorregou na saÃda ao sugerir que pode votar em Haddad. Para quê? Para ficar bem com os amigos dessa esquerda populista e autoritária!? Como bom economista que é, Samuel Pessoa sabe que, se vencer, o PT vai destruir a economia e radicalizar no campo polÃtico com a regulação da mÃdia e outras medidas autoritárias, afinal, o resultado das urnas teria validado essa atuação (e programa).
Concordo.Parece que as pessoas nem se deram ao trabalho de ler o programa de governo do PT, cujas medidas de controle da mÃdia, do MP e do Judiciário (uma óbvia revanche contra aqueles que denunciaram e julgaram o supremo lÃder petista) são claramente autoritárias.Sem falar no sistema de quotas na saúde pública, como se doença fosse determinada pela cor da pele. á não basta toda a burocracia que enfrenta quem precisa do SUS? Mas isso não é problema do PT. Eles são atendidos no sÃrio-libânes.
Ótima análise, mas não é possÃvel se omitir. Evidentemente que os dois campos têm defeitos, mas qual é o 'menos pior'? A decisão é importante demais para o eleitor, e entre a certeza da ruÃna do PT e a incerteza com Bolsonaro, vai cravar o ultimo.
O PT, como instituição deve sim um pedido de desculpas pelas estratégias equivocadas de financiamento de campanha e, pelo que me parece mais grave: o enriquecimento de alguns de seus dirigentes, mas daà a abraçar a agenda de Temer... já é demais! Inegavelmente, o PT vem cumprindo o seu papel de redução da miséria no Brasil - o que é bom para a maioria dos brasileiros - inclusive para os mais ricos; Conforme bem disse Haddad: 'não podemos jogar o bebê junto à água do banho'. Brasil acima de todos
Não houve equÃvoco algum. Simples má-fé. Roubo por engano? Essa é inédita.
Caro Samuel, seu texto está irretocável. Pelas mesmas verdades que você tão bem expôs, votarei nulo.
O pt está se personificando nos discursos cari catos de dilma. Nas eleições já tivemos, jacaré ou Cacareco, tivemos o ma ca co Tião e a An ta. Agora o pt inventou o homem melancia, parodiando igualdade de gênero com Mulher Melancia, essa paródia lhe cai bem: verde amarelo por fora e vermelho por dentro.
Excelente texto professor Samuel. A dúvida parece ser o que é mais difÃcil de ruir, os avanços da democracia e o progresso nos costumes ou os pilares da fragilizada economia.
O grito por uma concertação ante bolsonaro a essas alturas soa absoluto desespero. A história deu uma volta e pagaremos pra ver o resultado. Temo que os discursos de linchamento moral de aluns grupos se convertam em linchamentos reais e pela disparada das execuções sumárias, simuladas ou não. O fato inescapável é que esse clima vem sendo construÃdo pelo petismo a anos e o combustÃvel para o jogo virar contra ele foi o petrolão, que foi algo imperdoável.
Fala-se em "forças democráticas" e coloca-se o PT na liderança. E do outro lado fala-se de "forças autoritárias" com Bolsonaro. Mas é contraditório quando se coloca tudo o que é autoritário e que precisa ser revisto exatamente na conta do PT. Intelectuais e jornalistas de esquerda reconhecem mas não aceitam o autoritarismo petista. Insinuam que caso se perdoasse o PT e ele se "recuperasse" com uma autocritica seriam apagados seus erros e credencia-lo a mais um voto de confianca. Um absurdo.
Com toda a razão. Um partido que, não somente apoiou mas também financiou ditaturas com nosso dinheiro, entre eles, Angola, Venezuela e Cuba. Este último, para o PT, Cuba é o modelo a ser seguido. Sem falar no apoio “incondicional” à ditadura de Maduro, apesar da barbárie. Mas a pérola mesmo vem do PC do B: Coreia do Norte, referência em liberdade de expressão, tolerância e desenvolvimento econômico. A depender desse partido, Kim Jong-un será o próximo vencedor do Nobel da Paz. Trágico.
Concordo com você. Não sou eleitora do Bolsonaro, mas a reportagem é claramente tendenciosa. Quem apoia a democracia não se associa a ditaduras. Mais bizarro ainda: a Coreia do Norte, alçada à democracia pelo PC do B, que declarou, no site do partido, o “apoio total, irrestrito e absoluto”, ipsis litteris, ao governo do ditador norte-coreano, Kim Jong-un, um notório lunático, lÃder do paÃs cujo regime é considerado o mais fechado do mundo. E onde ficam o mensalão e o “petrolão” nessa história?
Perfeito, Samuel Gueiros Jr! No Brasil, "as forças progressistas" são as que apoiam Cuba, Venezuela, etc,. e quem as combate, pedindo mais livre mercado e liberdade, representam o atraso. É a hora de traçar as linhas distintivas claramente e Samuel Pessoa não o fez.
Quando se reconhece q há um mal maior, contra o qual as pessoas devem se unir para salvar a democracia, deve-se oferecer apoio incondicional. Condicionar o apoio à adoção do programa de Meirelles e Temer é hipocrisia, é escolher o mal maior. Covas apoiou Marta contra Maluf em 2000, sem impor condições. Disse q era questão de princÃpios. Que faltam ao colunista, q deixou subentendido q votará nulo, se suas condições não forem aceitas. Anular o voto no 2º turno é escolher Bolsona.
Prefiro anular meu voto a votar no PT, que de democrático não tem nada. Só apoia ditaduras. Ainda mais, a depender do PC do B, nosso modelo de democracia vai ser a Coreia do Norte, o regime mais fechado do mundo, a quem o dito partido declarou apoio irrestrito e absoluto. O mais bizarro é que não se trata de fake news, é só conferir no site do PC do B. Não quero lunáticos dirigindo o Brasil, muito menos o partido responsável pelo maior esquema de corrupção da história do paÃs.
Melhor anular o voto do que votar no PT, que de democrático não tem nada. Só apoia ditaduras. Ainda mais, a depender do PC do B, nosso modelo de democracia vai ser a Coreia do Norte, o regime mais fechado do mundo, a quem o dito partido declarou apoio irrestrito e absoluto. O mais bizarro é que não se trata de fake news, é só conferir no site do partido. Não quero lunáticos comandando o Brasil. Sem falar nos corruptos, é claro.
Pessoa mostra o quao paradoxal e contraditório seria tornar-se efetivo o apelo de Celso de Barros ao PT a essa altura. Enquanto não fez nenhuma auto crÃtica Bolsonaro fez todas as crÃticas e acusações pertinentes que tornou o PT réu no grande juri popular da eleicao de onde ja está recebendo a condenação. Nesta fase não há mais apelação. O impeachment foi a primeira e a prisao de Lula foi a segunda instancia. Nao reconheceram qualquer culpa. Agora estao recebendo a execucao da pena.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > A hora maior do PT Voltar
Comente este texto