Samuel Pessoa > A hora maior do PT Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Hamilton Serpa

    Só uma colocação: "Pureza ideológica" no PT? Esse "pureza" é forçar demais a barra, votar em partido metido até o pescoço em corrupção, mazelas e incompetência (veja a Dilma) é mal menor??? Tem algo errado ai.

    Responda
  2. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    “O grande problema de certos economistas de esquerda, desconfio, é que eles não separam a crítica moral das poucas relações de causa e efeito já identificadas por sua disciplina. Imprimir dinheiro sem lastro, por exemplo, gera inflação, mesmo que o motivo para fazê-lo seja nobre e elevado, como reduzir a pobreza. Economistas têm todo o direito de imprecar contra as "injustiças do capitalismo", mas não o de ignorar o bê-á-bá dos mecanismos de mercado”. Hélio Schwartsman

    Responda
  3. Pedro Ferrel

    É cinismo acreditar que o PT seja um mal menor para a democracia do que Bolsonaro. É provável que qualquer um dos dois aprofunde ainda mais a nossa crise econômica e institucional. O governo do PT já provou ser deletério ao Brasil, criando duas categorias de brasileiros: nós e eles. Já o perfil e as ideias de Bolsonaro nos induzem a crer que o seu governo será uma espécie de petismo às avessas. Conclusão, os dois candidatos são variantes da mesma intolerância: aversão a quem pensa diferente.

    Responda
    1. Simone Moraes

      Dá pra entender?! Um partido que, não somente apoiou mas também financiou ditaduras com nosso dinheiro. Para o PT, Cuba é o modelo a ser seguido. Sem falar no apoio “incondicional” à ditadura de Maduro, mantido apesar da barbárie. Mas a pérola mesmo vem do PC do B: Coreia do Norte, referência em liberdade de expressão, tolerância e desenvolvimento econômico. A depender desse partido, Kim Jong-un será o próximo vencedor do Nobel da Paz. Seria cômico se não fosse trágico.

  4. José Antônio

    Congelar? Votou no Collor, e não em Lula! Confiscar já estão fazendo através da não correção da tabela do imposto de ´´renda`` como pediram os Camisas Amarelas pelas avenidas do Brasil afora. ´Não vou bancar o pato.` O maior 171 aplicado no Brasil! E não o pixuleco, othários!

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      “Decifra-me ou te devoro”. Não a esfinge do Egito. Mas, a eleição nesta república das bananas e dos bananas. Da pesquisa do Clube do Livro: “não compro livro porque não sei o que está escrito”. Apesar de alfabetizado!?!?!

  5. José Cardoso

    Concordo em grande parte com o Samuel. Ainda aguardo o apoio do Haddad à uma reforma da previdência, sem embromações. Seria preferível um presidente mais educado, tanto no sentido acadêmico como no trato pessoal. Mas se continuar com o mesmo programa fracassado, melhor tentar erros novos que persistir nos mesmos de sempre, como dizia o Roberto Campos.

    Responda
    1. Simone Moraes

      Não creio que a reforma da previdência estará na pauta do Haddad, pelo simples fato de que o PT e o PC do B já declararam, diversas vezes, que o rombo na previdência é uma falácia.

  6. Simone Moraes

    Dada a sistemática defesa que o partido tem feito, ao longo dos anos, a regimes totalitários, em especial, àquele imposto por Nicolás Maduro ao povo venezuelano (regime este, aliás, que a própria Folha qualificou como ditadura), o esforço para associar PT e democracia chega a ser grotesco. Tortura, violência, intolerância, enfim, total desrespeito aos direitos humanos, práticas rotineiras na Venezuela, relativizadas pelos que tentam justificar o injustificável. Viva a democracia seletiva!

    Responda
  7. Egberto Ribeiro Saloes do Amor

    Sr Samuel, que tal a imprensa, incluindo o Sr, não faz o mesmo? Que tal uma auto-critica sem o viés ideológico?

    Responda
  8. J FD

    Entendam uma coisa: Mesmo se o PT se arrepende-se de todos os seus erros e toda corrupção, não há perdão para o partido, a dose de malignidade foi tão grande que o PT é considerado o grande Satã... e para ele não há perdão!

    Responda
  9. Hamilton Serpa

    E com certeza nunca voltará a ter, "O não vamos ganhar uma eleição, vamos tomar o poder" já era para o PT que se manteve neste poder devido aos milhões da corrupção que os elegiam, sem esta grana eles nada são mais.

    Responda
  10. Rodrigo Carvalho

    Ôba, o Samuca mudou, já admite até que se cobre imposto de gente rica! Mas não adianta, cara, o PT não tem jeito mesmo, melhor ligar o f*da-se!

    Responda
  11. celso bittencourt

    Para o PT, o crescimento da direita é de Responsabilidade da campanha eleitoral reacionária que Serra fez em 2010. Para o PT, a profundidade da crise é Culpa de Aécio Neves que Não aceitou o resultado eleitoral de 2014. Para o PT, o desastre da Venezuela, a maior Tragédia Social que se abateu sobre a América Latina nos últimos 50 anos pelo menos, é Culpa da oposição venezuelana reacionária [leia-se: Fascista]. ***Desde a mais Tenra Idade a Culpa é sempre do Outro! Rarrrarrrrá!

    Responda
  12. Cristiano Abel

    Foi mal petista, mas agora é tarde. Não dá pra se fazer de bonzinho agora. Se você tem um cachorro e dá uma surra nele todo dia sem motivo, não fique surpreso se um dia ele reagir e rasgar o teu pescoço. Engraçado como os intelectuais parecem ser sempre os últimos a perceber as forças que agem na vida real. Pois é, vai pro chão junto com sua torre de marfim. É 17: Brasil acima de tudo. Deus acima de todos.

    Responda
  13. Cassio Nogueira

    Samuel Pessoa evoca Churchill no início de seu artigo para ao final dizer que vota nulo ou em Haddad. Ou é pura falta de lógica ou mais uma tentativa de iludir os que ainda estão em dúvida, já que Churchill asseverou:O socialismo é a filosofia do fracasso, a crença na ignorância, a pregação da inveja. Seu defeito inerente é a distribuição igualitária da miséria.

    Responda
  14. joao brandino silva

    Nunca votei na Arena ou no PDS, mas é chegada a hora de votar contra a esquerda. Por que somente agora os jornalistas e intelectuais de esquerda descobriram que o PT tem uma proposta totalitária (com a qual comungam), destinada a conquistar o poder e não sair mais. A proposta é controlar a mídia, o Ministério Público, o Judiciário, a polícia, etc. Acorda população brasileira ou nosso destino será será a de sermos servos da classe dominante, aí incluídos os intelectauis, artistas, jornalistas,

    Responda
  15. Eduardo Mendes

    A dissertação teria sentido se Haddad fosse parte das forças democráticas do país. O que o PT sempre quis foi estabelecer um projeto de poder. Quem tem um pingo de memória se lembra da visita de Lula e sua comitiva ao Gabão e os comentários do projeto petista de ficar 20 anos no poder traçando um paralelo com o tempo de governo do ditador africano. Por outro lado o economista receita o mesmo remédio neoliberal de sempre, aquele que mata a doença junto com o paciente.

    Responda
  16. Cloves Oliveira

    O prazo de validade de regimes de governo parece situar-se ao redor de 20 anos, pois depois disso começa mostrar sinais de desgaste. Para prolongar o prazo de validade o único caminho é aparelhar o Estado, principalmente o Judiciário e as forças de segurança. O PRI fez isso no México e conseguiu governar por mais de 70 anos. Esforços foram feitos na mesma direção no Brasil, mas as nossas instituições provaram ser mais fortes. E fizeram mais condenando à prisão quem tentou usurpar a democracia.

    Responda
  17. LUIS ALBERTO VIANA DAS NEVES NEVES

    O PT ja está no lucro chegar no segundo turno por tudo que fez com este pais em treze

    Responda
  18. LUIS ALBERTO VIANA DAS NEVES NEVES

    O PT ja está no lucro chegar no segundo turno por tudo que fez com este pais em treze

    Responda
  19. LUIS ALBERTO VIANA DAS NEVES NEVES

    O PT ja está no lucro chegar no segundo turno por tudo que fez com este pais em treze

    Responda
  20. Hercilio Silva

    Congelar salários nessa crise? A igreja neoliberal e sua crença no austericidio. Quem o fizer cai, a não ser que controle a revolta na força.

    Responda
  21. André Silva de Oliveira

    Escorregou na saída ao sugerir que pode votar em Haddad. Para quê? Para ficar bem com os amigos dessa esquerda populista e autoritária!? Como bom economista que é, Samuel Pessoa sabe que, se vencer, o PT vai destruir a economia e radicalizar no campo político com a regulação da mídia e outras medidas autoritárias, afinal, o resultado das urnas teria validado essa atuação (e programa).

    Responda
    1. Simone Moraes

      Concordo.Parece que as pessoas nem se deram ao trabalho de ler o programa de governo do PT, cujas medidas de controle da mídia, do MP e do Judiciário (uma óbvia revanche contra aqueles que denunciaram e julgaram o supremo líder petista) são claramente autoritárias.Sem falar no sistema de quotas na saúde pública, como se doença fosse determinada pela cor da pele. á não basta toda a burocracia que enfrenta quem precisa do SUS? Mas isso não é problema do PT. Eles são atendidos no sírio-libânes.

  22. MARCIO Gionco

    Ótima análise, mas não é possível se omitir. Evidentemente que os dois campos têm defeitos, mas qual é o 'menos pior'? A decisão é importante demais para o eleitor, e entre a certeza da ruína do PT e a incerteza com Bolsonaro, vai cravar o ultimo.

    Responda
  23. IVANIL NUNES

    O PT, como instituição deve sim um pedido de desculpas pelas estratégias equivocadas de financiamento de campanha e, pelo que me parece mais grave: o enriquecimento de alguns de seus dirigentes, mas daí a abraçar a agenda de Temer... já é demais! Inegavelmente, o PT vem cumprindo o seu papel de redução da miséria no Brasil - o que é bom para a maioria dos brasileiros - inclusive para os mais ricos; Conforme bem disse Haddad: 'não podemos jogar o bebê junto à água do banho'. Brasil acima de todos

    Responda
    1. Simone Moraes

      Não houve equívoco algum. Simples má-fé. Roubo por engano? Essa é inédita.

  24. RODRIGO CARNEIRO LEAO DE MOURA

    Caro Samuel, seu texto está irretocável. Pelas mesmas verdades que você tão bem expôs, votarei nulo.

    Responda
  25. Carlos R N

    O pt está se personificando nos discursos cari catos de dilma. Nas eleições já tivemos, jacaré ou Cacareco, tivemos o ma ca co Tião e a An ta. Agora o pt inventou o homem melancia, parodiando igualdade de gênero com Mulher Melancia, essa paródia lhe cai bem: verde amarelo por fora e vermelho por dentro.

    Responda
  26. Gustavo Bizelli

    Excelente texto professor Samuel. A dúvida parece ser o que é mais difícil de ruir, os avanços da democracia e o progresso nos costumes ou os pilares da fragilizada economia.

    Responda
  27. JOSE LINO DA SILVA

    O grito por uma concertação ante bolsonaro a essas alturas soa absoluto desespero. A história deu uma volta e pagaremos pra ver o resultado. Temo que os discursos de linchamento moral de aluns grupos se convertam em linchamentos reais e pela disparada das execuções sumárias, simuladas ou não. O fato inescapável é que esse clima vem sendo construído pelo petismo a anos e o combustível para o jogo virar contra ele foi o petrolão, que foi algo imperdoável.

    Responda
  28. JOSE LINO DA SILVA

    O grito por uma concertação ante bolsonaro a essas alturas soa absoluto desespero. A história deu uma volta e pagaremos pra ver o resultado. Temo que os discursos de linchamento moral de aluns grupos se convertam em linchamentos reais e pela disparada das execuções sumárias, simuladas ou não. O fato inescapável é que esse clima vem sendo construído pelo petismo a anos e o combustível para o jogo virar contra ele foi o petrolão, que foi algo imperdoável.

    Responda
  29. Samuel Gueiros Jr

    Fala-se em "forças democráticas" e coloca-se o PT na liderança. E do outro lado fala-se de "forças autoritárias" com Bolsonaro. Mas é contraditório quando se coloca tudo o que é autoritário e que precisa ser revisto exatamente na conta do PT. Intelectuais e jornalistas de esquerda reconhecem mas não aceitam o autoritarismo petista. Insinuam que caso se perdoasse o PT e ele se "recuperasse" com uma autocritica seriam apagados seus erros e credencia-lo a mais um voto de confianca. Um absurdo.

    Responda
    1. Simone Moraes

      Dá pra entender?! Um partido que, não somente apoiou mas também financiou ditaduras com nosso dinheiro. Para o PT, Cuba é o modelo a ser seguido. Sem falar no apoio “incondicional” à ditadura de Maduro, mantido apesar da barbárie. Mas a pérola mesmo vem do PC do B: Coreia do Norte, referência em liberdade de expressão, tolerância e desenvolvimento econômico. A depender desse partido, Kim Jong-un será o próximo vencedor do Nobel da Paz. Seria cômico se não fosse trágico.

    2. Simone Moraes

      Com toda a razão. Um partido que, não somente apoiou mas também financiou ditaturas com nosso dinheiro, entre eles, Angola, Venezuela e Cuba. Este último, para o PT, Cuba é o modelo a ser seguido. Sem falar no apoio “incondicional” à ditadura de Maduro, apesar da barbárie. Mas a pérola mesmo vem do PC do B: Coreia do Norte, referência em liberdade de expressão, tolerância e desenvolvimento econômico. A depender desse partido, Kim Jong-un será o próximo vencedor do Nobel da Paz. Trágico.

    3. Simone Moraes

      Concordo com você. Não sou eleitora do Bolsonaro, mas a reportagem é claramente tendenciosa. Quem apoia a democracia não se associa a ditaduras. Mais bizarro ainda: a Coreia do Norte, alçada à democracia pelo PC do B, que declarou, no site do partido, o “apoio total, irrestrito e absoluto”, ipsis litteris, ao governo do ditador norte-coreano, Kim Jong-un, um notório lunático, líder do país cujo regime é considerado o mais fechado do mundo. E onde ficam o mensalão e o “petrolão” nessa história?

    4. André Silva de Oliveira

      Perfeito, Samuel Gueiros Jr! No Brasil, "as forças progressistas" são as que apoiam Cuba, Venezuela, etc,. e quem as combate, pedindo mais livre mercado e liberdade, representam o atraso. É a hora de traçar as linhas distintivas claramente e Samuel Pessoa não o fez.

  30. Ricardo Knudsen

    Quando se reconhece q há um mal maior, contra o qual as pessoas devem se unir para salvar a democracia, deve-se oferecer apoio incondicional. Condicionar o apoio à adoção do programa de Meirelles e Temer é hipocrisia, é escolher o mal maior. Covas apoiou Marta contra Maluf em 2000, sem impor condições. Disse q era questão de princípios. Que faltam ao colunista, q deixou subentendido q votará nulo, se suas condições não forem aceitas. Anular o voto no 2º turno é escolher Bolsona.

    Responda
    1. Simone Moraes

      Prefiro anular meu voto a votar no PT, que de democrático não tem nada. Só apoia ditaduras. Ainda mais, a depender do PC do B, nosso modelo de democracia vai ser a Coreia do Norte, o regime mais fechado do mundo, a quem o dito partido declarou apoio irrestrito e absoluto. O mais bizarro é que não se trata de fake news, é só conferir no site do PC do B. Não quero lunáticos dirigindo o Brasil, muito menos o partido responsável pelo maior esquema de corrupção da história do país.

    2. Simone Moraes

      Melhor anular o voto do que votar no PT, que de democrático não tem nada. Só apoia ditaduras. Ainda mais, a depender do PC do B, nosso modelo de democracia vai ser a Coreia do Norte, o regime mais fechado do mundo, a quem o dito partido declarou apoio irrestrito e absoluto. O mais bizarro é que não se trata de fake news, é só conferir no site do partido. Não quero lunáticos comandando o Brasil. Sem falar nos corruptos, é claro.

  31. Samuel Gueiros Jr

    Pessoa mostra o quao paradoxal e contraditório seria tornar-se efetivo o apelo de Celso de Barros ao PT a essa altura. Enquanto não fez nenhuma auto crítica Bolsonaro fez todas as críticas e acusações pertinentes que tornou o PT réu no grande juri popular da eleicao de onde ja está recebendo a condenação. Nesta fase não há mais apelação. O impeachment foi a primeira e a prisao de Lula foi a segunda instancia. Nao reconheceram qualquer culpa. Agora estao recebendo a execucao da pena.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.