Hélio Schwartsman > Uma aposta metafísica Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ERATOSTENES ARAUJO

    O balanço das urnas foi positivo e se confirmada a vitória do Bolsonaro será um grande avanço. Teremos a oportunidade de ter um governo olhando para o futuro e não para trás como ocorreu até então. O que o grupo que governou o Brasil nos últimos 30 anos nos entregou? Um País atrasado e ultrapassado por vários outros mundo afora.

    Responda
  2. José Cardoso

    Também concordo que o liberalismo é um valor e vai muito além da liberdade de mercado. Mas o liberalismo econômico pressiona pelas demais liberdades. Não é a toa que as ditaduras mais estáveis e longevas o suprimem completamente como Cuba e Coreia do Norte. Já as ditaduras no Chile, Singapura e Taiwan viraram regimes liberais.

    Responda
  3. Antonio Catigero Oliveira

    A Economia aposta no Lucro mai$ fácil e o resto é consequência, ou o Capitão está liberalmente blefando?

    Responda
  4. Alan Moacir Ferraz

    Artigo bom de se ler. Também sou liberal pleno. Acho que o governo tem que ser competente e honesto e não interferir na vida privada e liberdade dos cidadãos o que não é da alçada dele. Nesta eleição não tenho candidato. Se resolvesse decidir na cara ou coroa a moeda pararia em pé apesar da quase total improbabilidade.

    Responda
  5. José Antônio

    ´Neoliberalismo, codinome ilusionismo.`No neoliberalismo, o Estado é um capacho dos maga-ricos ( Adhemar Bahadian - Ex-embaixador do Brasil na Itália - No JB).

    Responda
    1. José Antônio

      "De qualquer forma deu para ver os riscos que corremos nas mãos de alguns iluminados, principalmente do putativo superministro, Doktor Strangelove (para quem não o conhece, recomendo o filme “Dr. Fantástico”, de Stanley Kubrick, de 1964). Nosso Doktor é ardente defensor das sandices do pensamento de Mies e Hayek, elos perdidos do neoliberalismo austríaco pré-Primeira Guerra Mundial e, posteriormente , trasladado para a Escola de Chicago, nos Estados Unidos."

  6. CESAR AUGUSTO BAIZ

    Como nenhum candidato me representa e não quero ser cúmplice de maluquice vou anular meu voto. Dito isto, o Brasil é realmente um país atípico. Em um momento em que o mundo vive uma guerra comercial em que a China realmente ameaça a hegemonia americana está nação como forma de defesa, mesmo que irracional, coloca no poder um governo anti liberal, ou seja, fechando seu mercado através de barreiras comerciais. Nós brasileiros estamos ávidos por liberalismos, em um cenário bipolar delicadíssima.

    Responda
  7. EDUARDO BASTOS

    O que Hélio pensa sobre aborto? O que Helio pensa sobre a revolução “orquestrada” dos costumes. O que ele pensa sobre a destruição da propriedade privada? O que ele acha das invasões de terra? Tudo isso embalado pelo “relativismo” e da permissividade. Helio não compreende que as mentes vão sendo torcidas e anestesiadas, até que tudo, inclusive a Economia, caía nas mãos do Estado. Muita ingenuidade.

    Responda
  8. EDUARDO BASTOS

    Helio não entende que a “sinalização da virtude” e a contradição fazem parte do repertório da esquerda para domar as mentes e implantar o socialismo econômico. Helio não consegue compreender que é através do discurso “liberal” da esquerda que se consegue implantar, de modo gradual e contínuo, a destruição da propriedade, da família e das tradições.

    Responda
  9. Hamilton Serpa

    O Brasil é um atraso pela economia que vai e volta sempre ao zero, então não se olha para outras áreas. Este vai e vem toma todo o tempo e o atraso se mantem, Um banco central autônomo nos livraria disso, mas não, então como se voltar a outros setores e evoluir? Um exemplo é pessoas presas por pequenos portes de drogas, isto beira a desumanidade, é muito fácil socar todos nas prisões e lavar as mãos, mas este vai e vem é mal crônico de toda a nossa America Latrina.

    Responda
  10. EDUARDO BASTOS

    Sou liberal e voto em Bolsonaro porque acho que a esquerda manipula os coletivos em troca de poder. O ativismo travestido de “liberalismo comportamental” é a ferramenta que a esquerda usa para chegar ao poder e implantar a polícia do pensamento. Meu voto é estratégico e não programático. Algo que o articulista e a imprensa ainda não entenderam. Contra a manipulação de mentes, voto em Bolsonaro.

    Responda
  11. Paulo Cesar de Oliveira Oliveira

    Por que, cargas d'água, o Hélio, sempre tão inteligente, acha que o Bolsonaro vai querer intervir na vida sexual das pessoas, em sua vida privada ou restringir a liberdade de expressão? Ainda que ele quisesse - e não acredito que queira- não poderia fazê-lo porque o Congresso e o STF não permitiriam.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Helio está correto de um ponto de vista racional. Só que peca do ponto de vista político e passa longe do que é estratégia. Ele quer defender a liberdade absoluta sem entender que ela existe apenas no mundo maravilhoso das abstrações. Aqui na realidade, temos que defender a apropriação dela por grupos que só querem o poder. A única solução é Bolsonaro.

  12. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    “No caso da economia, temos evidências de que a aposta instrumental é correta. Sistemas de mercado, em que cada agente atua de forma mais ou menos livre, funcionam melhor do que as economias organizadas por um planejador central”. Em 1984 George Orwell já nos deu uma aula desse “sonho de uma noite de verão” de alguns segmentos da sociedade humana.

    Responda
  13. Wagner Santos

    O conservadorismo moral e liberalismo econômico ( interno) tem funcionado na área econômica apenas nos EUA, as custas do poder econômico e político externo nada liberal, no mais puro nacionalismo, protecionismo e ameaças declaradas. O Brasil lamentavelmente caminha para um liberalismo econômico de meia tigela. porque quero ver se vão abrir mão de fomentos fiscais e das estatais, e repressão moral explícita.

    Responda
  14. Herculano JR 70

    Sociedade planejada é melhor q de mercado. Mas, como se faz isso? Pela ditadura não é, já sabemos. E pela via da liberdade não sabemos como. Portanto ficamos com o mercado. -- Liberdade econômica desenvol/o tecnico leva a liberacao dos costumes, a tolerância. P ex. A pílula, e sua compra, ajudou a liberdade sexual.

    Responda
    1. Wagner Santos

      Vai para Finlandia e ISlândia e descubra como ele resolveram problemas econômicos com a abordagem social e é claro, resolveram os graves problemas sociais deles, como alcoolismo e desalento dos jovens.

  15. Cristina Carvalho Barboza

    Sou liberal, discordo do Bolso nos costumes e não acredito que ele seja liberal na economia, para mim ele vai fazer um governo social democrata de cunho conservador, não vai conseguir liberar de vez a economia, e mesmo assim voto nele, iria me abster de votar, mas a campanha do PT me fez ir às urnas, porque acredito que o Bolso é o candidato que mais respeita a liberdade individual. O PT já provou que é uma seita.

    Responda
    1. José Antônio

      Mesmo? Então como explicar o fato de nos sermos ainda o 4° maior credor externo individual dos EUA? Digite no Google a expressão: mayor treasuries holders

    2. EDUARDO BASTOS

      “Conservadorismo aplica unilateralmente seus dogmas”!! WTF??? É não ter a mínima ideia do que é conservadorismo para vomitar algo deste tipo. Mais estudo e menos desonestidade intelectual.

    3. Wagner Santos

      Social democrata de cunho conservador é a coisa mais ilógica que já vi, já que a social democracia exige o bem estar comum como meta, e o conservadorismo aplica unilateralmente seus dogmas. É o bem estar de um grupo e o mal estar de outro.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.