Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Lopes

    Iberia. Norte : celtas ...Asterix...de fato...

    Responda
  2. José Antônio

    Boa!

    Responda
  3. José Cardoso

    Se não me engano foi o próprio fascista mór, o Mussolini que falava coisa semplhante dos italianos, que não era difícil governá-los mas era inútil.

    Responda
  4. SILVIA ZAMITH

    mas... e o Salazar?

    Responda
  5. JOSE HENRIQUE CUNHA PEREIRA

    17 e confirma.

    Responda
  6. Barbara Maidel

    Engana-se o colunista. O que um povo de mentalidade subdesenvolvida quer é um governante salvador de mão forte, que ocupe o papel de ser o pai da nação. É por isso que brasileiros de tantos tipos (pensam-se rivais, mal sabem que são irmãos) elegem e louvam figuras como Getúlio, Lula, Bolsonaro. É de se ter muita pena dessas criancinhas carentes que nunca desenvolverão um cérebro adulto. Elogiar a transgressão do brasileiro como vontade de liberdade não vai mudar isso.

    Responda
    1. Barbara Maidel

      Silvia, os brasileiros nunca serão como os escandinavos. E mesmo os escandinavos estão regredindo como população graças ao sentimento de culpa: por se verem tão organizados culturalmente e numa vida tão boa e pacífica, abriram os portões sem critérios para alguns imigrantes rudes e hoje há bairros na Suécia que são perigosos, em "no-go zones". Olha que absurdo: bairros perigosos na Suécia. Logo não haverá mais Escandinávia. O mundo está se nivelando por baixo, ficando medíocre como um todo.

    2. SILVIA ZAMITH

      os povos evoluem sim, mesmo que lentamente. pense nos escandinavos.