Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Leandro Eustáquio da Silva

    O que esperar de alguém que escreve "nu,de botas"? É o mesmo tipo de gente que acha que criança tocar um homem nu em um museu normal.

    Responda
  2. CIRO LUIZ DA SILVA FERNANDES

    Quanta bobagem escrita Artigo apelativo Infantil.

    Responda
  3. Brízido Galeano

    Prata, a noite só vai terminar dia 31 de dezembro de 2018. O "algo de podre no reino da Dinamarca" começou em 2003. Nesse ano, comecaram as Leis compradas, o mensalao, o petrolao, a corrupção absoluta e, pelo visto, Prata quer tudo isso de volta.

    Responda
  4. Marcelo Lisboa

    Escrevo novamente: não sou eleitor de Bolsonara mas a FSP está exagerando nas matérias em seu desfavor. Virou cabo eleitoral do outro candidato? ai não vou manter assinatura. Do contrário estaria lendo o 247.

    Responda
  5. Paulo Moreira

    Sendo assim, Gleisi não precisa pagar pelo que roubou! Basta não apoiar as ditadura que está tudo resolvido. FHC, apesar de ter quebrado o país 3 vezes, (segundo vcs) voltaria para ajuar a salvá-lo. Os 27 processos do MP contra Haddad, não importariam mais, o conteúdo do projeto de governo registrado no TSE, é só uma brincadeira para alegrar os radicais do partido. Faustão, Globo, Sandy e etc... Fala sério!

    Responda
  6. Sueli Fernandes Martins

    Só não compreendo porque uma parte considerável dos eleitores do Bolsonaro , quando questionado a respeito do posicionamento dele a respeito dos direitos civis, trabalhistas, meio ambiente,minorias, tortura, educação (sonente kit gay), desqualifica tudo o que ele tem apregoado: "não é bem assim, é só retórica, ele não fará isto!" Será? Prefiro não pagar pra ver.

    Responda
    1. Brízido Galeano

      Qualquer mudança proposta pelo Capitão terá que passar pelo crivo do Congresso. Depois pelo MP, STF etc. Vamos que o Haddad ganhe a eleição! Dilma, Palocci, Dirceu e Vaccari como ministros! E como supervisor Sênior, o prisioneiro-mor de Curitiba!

    2. Paulo Moreira

      Então, o que ele falou sobre os direitos civis?

  7. JOÃ O ALBERTO DUARTE

    Como pode a FSP reduzir-se a jornaleco de quinta categoria deixar-se levar e publicar uma propaganda, essa sim facista, pois encobre que muito dos pontos de vista do autor que não é prata, mas metal vil, são contra os quais 58% da população não querem e a esquerda violenta (invasões, Celso Daniel, destruição de fábricas, violência nas greves e da sua militância) insistiam em impor autoritariamente? Muda Brasil!

    Responda
  8. Rodrigo Cavalcanti

    To adorando o desespero dos petralhadores. Eles que colocaram no programa regular mídia e amordaçar o judiciario para soltar os lideres presos. Eles que desviaram bilhões e mandaram parte desse dinheiro para os ditadores bolivarianos. O primeiro apoio que aceitaram foi a do invasor "Roulos". Agora se dizem defensores da democracia. Querem que o povo esqueça tudo isso e acredite que dessa vez não vão desviar dinheiro. A credibilidade se foi meus amigos. A culpa é só de vocês. Faltou honestidade

    Responda
  9. ALEXANDRE ZACARIAS I PEREIRA

    Rapaz, olhe para as propostas do outro lado antes de destilar tanta histeria.

    Responda
  10. Cristina Carvalho Barboza

    O escritor que analisa Bolsonaro como um fascista é provavelmente filho de uma mãe que difama o pai. A difamação de Bolsonaro que estamos presenciando chegou ao auge de difamar o eleitor dele, e para o escritor é natural, ele pode falar a maior maldade, mas é do bem. Os pais de alunos não param de reclamar do tal do kit gay, a escola os desautoriza como pais, entendem mais de educação de filhos que eles. O mito foi muito bem construído, e é em defesa da família.

    Responda
  11. Marcos Marcelino

    Então colunista, isso só foi um sonho seu... o PT nunca vai mudar, por isso eu continuarei com Bolsonaro, contra o PT.

    Responda
  12. silas machado franco junior

    Somente mais uma matéria tendenciosa, que mostra claramente qual a intenção do pseudo escritor Patra, e da folha que libera a matéria para nos leitores; porém não nos deixamos influênciar por tais textos, aqui fazemos uma leitura crítica das matérias seja ela tendênciosa ou não !!

    Responda
  13. kleber kikunaga

    Esse FHC que vc pede ajuda é o mesmo que vc passou 20 anos detonando? Bateu o desespero?

    Responda
  14. Rodrigo Ribeiro

    Cadê as vozes de união quando o Ciro Gomes ainda era candidato? Totalmente viavel para o segundo turno, poderia ganhar desse tosco. Mas onde estava o Lula-PT? Agora ficam chorando. O Lula criou essa situacao. Problema deles.

    Responda
  15. JOSÃ ANCHIETA B TORRES

    Prata, não subestime a capacidade do povo brasileiro de democraticamente fazer suas escolhas. Vote no seu candidato e guarde para você o que vc chama de pesadelos, vc e a FSP devem ter suas razões para assim pensar.

    Responda
  16. Ângelo Comisso

    Os militantes da Máfia Petista, estão ficando cada dia mais nervosos com a eventual derrota do Haddad. Veja esse cara com esse texto ridículo.

    Responda
  17. José Luiz Bolognes

    Facismo, bla bla bla, facismo. Bla bla bla, facismo, bla bla bla, facismo. O texto inteiro se resume a isso. Sabe qual o grande problema da esquerda, tudo e todos que são contrários a ele são enquadrados como facista. Foi assim com FHC, Serra, Alckmin, Aécio e agora Bolsonaro. Mas nāo cola mais, ficou batido o discurso...

    Responda
  18. José dos Reis Fernandes

    Ser jornalista de um jornal significa ter responsabilidade ética, moral e não ser tendencioso. Um pena que a Folha mantém uma tropa de petralhas que se escondem de manifestação quando a roubalheira produziu o maior rombo nas contas e PIB do país. Pobre leitores da Folha!!!

    Responda
  19. Ana Targina Rodrigues Ferraz

    O capitão reformado ficou 20 anos no PP (Partido de Paulo Maluf), da base aliada dos governos petistas e o partido que tem o maior número de políticos indiciados pela operação lava-jato. Onde estava o "incorruptível" capitão este tempo todo? Se beneficiando dos esquemas de corrupção de todos os partidos e que é secular nesta república chamada Brasil. Acordem! Ele não vai salvar o país. Ele não foi, não é e jamais será o novo na política.

    Responda
    1. MANOEL PASSOS

      É lamentável que uma mulher por mais que lhe falte inteligência escreve tantas besteiras. No PT tinha e tem pessoas corretas, inteligentes e honestas, como, por exemplo, Ana Amélia, mas tem também tipos como o seu Presidente que apoiou e apoia o Lula e o Haddad. Entâo, não fale bobagem, minha senhora.

  20. Carlos Cardoso

    Engraçado... agora que abriram os olhos pra ameaça Fascista ? Quando o Lula estava brincando de ser candidato, não se tocou disso...que o Ciro era uma opção bem mais razoável numa coalizão para derrotar o Coiso? Mas não...no Projeto de Poder não tem lacuna pra isso. Outra coisa Seu Prata, nesse seu sonho muito louco o PT num momento tresloucado de lucidez, abria mão da candidatura de 2022 em favor de outro membro dessa "Frente Ampla" ?

    Responda
  21. Cesar Gonçalves

    Houve uma coincidencia e eu também sonhei que o Brasil derrotou a corrupção.

    Responda
    1. Cesar Gonçalves

      Milton, sua convicção politica te deixa desorientado, quem falou nomes? Mas se seu candidado for o da esquerda me desculpe mas você não tem a habilitação necessaria para uma discussão sobre esse tema.

    2. EDUARDO BASTOS

      Bravo!!!!

    3. Milton Costa

      Com o Bolsonaro? É, foi sonho mesmo. Agora trate de acordar, belê?

  22. Milton Costa

    É falar às paredes, caro Prata. Quando não há fechadura ou tramela, não há informação que entre. E perseguem todos os articulistas; imagine a situação de quem é diferente deles (gays, negros, índios, pobres etc.) depois da eleição. Como debater com alguém que acredita em “ideologia de gênero”? Ou que acha que professores doutrinam (se doutrinassem, estaríamos nessa situação?)? O remorso, se é que irão sentir algum, será todo deles. Que se afoguem no ódio e no preconceito que têm desde sempre.

    Responda
    1. Ângelo Comisso

      Milton, não existe o mundo exterior, tudo é uma extensão do nosso interior. Conclusão: seu interior é rico em fantasias e mostra quem você é realmente.

  23. humberto rodriguez

    Sou leitor da folha há 30 anos. Vcs estão censurando os comentários...a que ponto chegaram......

    Responda
  24. Sergio Dias

    Nem a concretização de seu sonho mudará os rumos dessa eleição. Valeu, pelo menos, a sutil crítica àqueles de que deveriam ter feito alguma coisa para evitar o eventual desastre.

    Responda
  25. Luiz Gustavo Dias

    O curioso do “esquerdismo”, que aflige a maioria dos nossos articulistas, bons e ruins, é que eles acreditam piamente que, para se fazer entender, precisam recorrer a esse tipo de infantilismo didático, pretensamente inteligente e cínico, mas muito educado, na hora de detonar seus desafetos. Peter Pan morreria de inveja.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      A esquerda é infantil. Sempre foi, na origem. Mas tem gente que ainda acredita em histórias infantis...

    2. Milton Costa

      O curioso dos direitistas, pretensamente estúpidos e bem-intencionados, é reconhecer a didática e ainda assim não aprender nada com ela. Em terra de cego, bem, quem tem um olho que cuide do outro. Vão furar, acredite.

    3. Milton Costa

      O curioso dos direitistas, pretensamente estúpidos e bem-intencionados, é reconhecer a didática e ainda assim não aprender nada com ela. Em terra de cego, bem, quem tem um olho que cuide do outro. Vão furar, acredite.

  26. Nataska Schincariol Pontremolez

    Obrigada :)

    Responda
  27. ROBSON ESTEVES DE A SOARES

    Ainda bem que pouca gente está levando esses colunistas a sério.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Milton deve ser advogado do PT. Kkk

    2. Milton Costa

      É verdade. São os mesmos que levam o país a sério. Que coincidência, não?

  28. francisco frança

    Acorda Sr Prata, a realidade é outra! Nós brasileiros estamos vacinados contra estas ideias difundidas pelo Forum de São Paulo!

    Responda
  29. Rafael Augustus Sega

    A roubalheira que se instalou, essa sim é democrática para o cara do alho!

    Responda
  30. MARCIEL DINIZ

    Gente... porque vocês não param com essa conversinha de acabar a democracia no Brasil tá irritante já. Nenhuma democracia vai acabar nem com a esquerda nem com a direita não pelo menos a curto prazo. Esse falatório só prova que somos de fato muito neófito em questão de democracia!

    Responda
  31. Cristina Carvalho Barboza

    Não sei se você sabe o Ibama oprime até o ambientalista mais radical. A pessoa vive em São Paulo, é totalmente urbana e acha que entende de meio ambiente. Nós não precisamos de ministério de Meio Ambiente, não precisamos de burocratas verdes. Para mim falar sobre sexo no ensino fundamental é uma bizarrice, acho que a escola precisa coibir o bullying, aí inclui todos os tipos de diferentes. “Cachaça faz coisa!”, veja o programa do Ratinho antes de demonizar o eleitor do Bolso.

    Responda
  32. humberto rodriguez

    São momentos de inflexão: grande parte dos políticos não foram reeleitos devido a uma mudança de paradigma: a sociedade está cansando de financiar corruptos. A sociedade não é corrupta. Às vezes ingênua. Mas aprende com os erros e evolui.Mas não é só os políticos tradicionais que estão sendo descartados, alguns formadores de opinião também...incluindo entidades de comunicações.

    Responda
  33. heitor lagos

    Caro escritor Quem propõe o controle da imprensa? Quem fez financiamentos com viés ideológico a governos ditatoriais usando dinheiro público ? Quem produziu a maior mentira eleitoral quando Dilma se elegeu? Quem muda o programa no segundo turno? Quem dividiu o Brasil entre nós e e eles? Quem foi no mínimo descuidado com nossas estatais? conforme admitido pelo próprio Haddad.

    Responda
  34. Cristina Carvalho Barboza

    Que pesadelo, hein? Para eleger um presidente fascista precisaríamos voltar ao início do século XX na unificação italiana, não sei nem se o Mussolini matava e torturava oponentes, mas nem a ditadura militar fazia isto. Bolso quer que o índio deixe de pertencer ao Estado e possa explorar a sua terra, como acontece nos Estados Unidos, onde a população indígena é rica, aqui o índio é absolutamente incapaz e miserável. Não dá para militarizar as escolas, é muito caro.

    Responda
  35. benedito santos

    Sinceramente? depois que eu vi a Manuela D'Ávila ir na missa e comungar, tudo pode acontecer. Ainda bem 46,6% dos eleitores estão acordados.

    Responda
  36. kleber kikunaga

    A histeria dos articulistas da Folha é de dar nojo...a impressão que dá é que querem a todo custo colocar o Haddad como o novo Obama, lutando contra o novo Hitler...que exagero e falta de bom senso. Esse jornal é a decadência

    Responda
  37. Jorge Augusto Carmelo

    O poluto jornalista vai continuar na escuridão da sua irracionalidade, propositadamente sem entender a gigantesca vontade popular, fruto de anos de corrupção, bandalheira, desgoverno e desordem! Infelizmente, o dever profissional da informação se transforma na tendenciosa visão pessoal! Doravante vai precisar da luz artificial para aglutinar as palavras!

    Responda
  38. ANDRE BARRETO

    Parabéns Prata pela coragem de dizer de modo claro o que é necessário dizer hj. Que o ouçam.

    Responda
  39. marcelo israel m carvalho

    melhor vc para de fumar cara

    Responda
  40. Angela Maria Bedran

    Que maravilha de texto! Obrigada.

    Responda
  41. Elisabeth Beraldo Faria

    Tomara que esse sonho seja uma premonição. Não basta a violência que já esta acontecendo com os mandatários daquele milico que nem falar sabe. Eu só tenho pesadelos. Tenho filhas...sou professora mulher...tenho entes e amigos queridos gays, pretos, deficientes... tá difícil!

    Responda
  42. Elisabeth Beraldo Faria

    Tomara que esse sonho seja uma premonição. Não basta a violência que já esta acontecendo com os mandatários daquele milico que nem falar sabe. Eu só tenho pesadelos. Tenho filhas...sou professora mulher...tenho entes e amigos queridos gays, pretos, deficientes... tá difícil!

    Responda
  43. Elisabeth Beraldo Faria

    Tomara que esse só no seja uma premonição. Não basta a violência que já esta acontecendo com os mandatários daquele milicos que nem falar sabe. Eu só tenho pesadelos. Tenho filhas...sou professora mulher...tenho entes queridos gays... tá difícil!

    Responda
  44. Nelson Shishito

    Relaxa que dói menos é a Democracia amigo !

    Responda
  45. Nelson Shishito

    Relaxa que dói menos é a Democracia amigo !

    Responda
  46. Marcos Serra

    Como diria o General Romano Pompeu: "Navegar é preciso, viver não é preciso". Parafraseando a medíocre, raivosa e mentirosa coluna desse tal de Prata (sem qualquer valor como o metal): Escrever é preciso, distorcer também é preciso. Não tenho dúvidas que houve um pesadelo. Foram tantas as calúnias, situações criadas e dissonantes com a realidade que, mesmo a consciência dos formatados, se revoltou contra o que a mente doentia do autor criou e acordou para a realidade.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Carlos Saul, obrigado. Se observares, fiz a citação ao Fernando Pessoa no final do meu comentário. Bom domingo.

    2. SAUL DUQUE

      Justamente, o senhor citou o poema de Fernando Pessoa, que usa o termo “preciso”. A tradução do latim para a frase do general é “necessário”.

    3. SAUL DUQUE

      Na verdade, Pompeu disse “Navegar é necessário, viver não é necessário”. O senhor citou o poema “Navegar é preciso” de Fernando Pessoa. O general Pompeu foi um político romano que se aliou a facção conservadora do Senado Romano e lutou contra César pela liderança do Estado Romano, o que levou à guerra civil entre os dois. Foi derrotado na Batalha de Farsalos (52 a.C.) e Por isso a República Romana se transformou em principado. Outra frase dele é “Pare de citar leis, nós carregamos armas!”

    4. Marcos Serra

      Prezado André, bom dia. Primeiro estude ou consulte no Google. No século I a.c., o general romano Pompeu, encorajava marinheiros receosos, inaugurando a frase “Navigare necesse, vivere non est necesse.” Corria o século XIV e o poeta italiano Petrarca transformava a expressão para “Navegar é preciso, viver não é preciso.” Anos depois, a mesma citação foi utilizada pelo poeta português Fernando Pessoa.

    5. ANDRE BARRETO

      A frase, meu caro, não é do general. Talvez se vc se desse ao trabalho de ler, saberia disso. Fascismo nunca.

  47. Nestor Bercovich

    Ainda da tempo para converter o sonho em realidade: uma imensa reação de espanto antfasc/ista da própria sociedade civil!

    Responda
  48. Nelson Shishito

    Amigo, onde esteve nos últimos 14 anos ? Vamos pesquisar um pouco Estamos com 28 milhões de desempregados e morrem por ano 64mil Breaileiros de forma violenta, sei que do seu ap não da pra sentir isso. Tira o pijama e vem pra rua vai conversar com as pessoas e entenda que o PT não fez bem fez muito mal muito mesmo pra população a menos dos nordestinos que recebem bolsa família ! As urnas refletem isso é a Democracia amigo, relaxa que dói menos !

    Responda
  49. antenor leal

    Não sei, sinceramente, se o autor Prata já conversou, entrevistou, questionou o caandidato Bolsonaro. A violencia com que escreve deixa transparecer uma pessoa raivosa. Sntida profundamente. Perdeu o que? Vai ganhar o que? A figura usada na mat'eria é de uma tendenciosidade própria das ditaduras. As que certamente o autor defende. Mais debate. Mais democracia. O acobertamento da publicação é igual ao poder destruidor de um boato maldoso, de uma "fake" produzida por um robot ou uma mente paga.

    Responda
    1. RICARDO Silva

      Imaginem se não tivéssemos hoje as mídias sociais mas apenas a grande imprensa ?

  50. Samuel Gueiros Jr

    "O pior pesadelo dilmistico é melhor do que Bolsonaro" sonha Prata. Mas o país não está disposto a ter mais um pesadelo petista. "Claro vamos mudar" canta Gleisi no sonho pratista. Alguem iria acreditar? Sonhos e pesadelos petistas serao sempre ilusoes e mentiras. Estamos acordados, otimistas e vendo um novo congresso, em breve novos ministros no STF, e um novo governo liberal. Durma em paz, Prata!

    Responda