Opinião > Imprevidentes Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. paulo holmo

    Prezado Ricardo,lá fora todos os países adotam algum tipo de redutor nas aposentadorias em relação ao salário da ativa.Mas ninguém permite aposentadorias precoces como aqui.Alguém está errado e eu desconfio que sejamos nós.

    Responda
  2. Ricardo Knudsen

    Paulo Holmo, as pessoas q se aposentam nas idades q você informa, tem a aposentadoria reduzida pelo fator previdenciário. A redução é proporcional ao tempo de sobrevida da pessoa, segundo o IBGE. O cálculo é feito para q qquer aposentadoria “precoce” tenha o custo máximo de quem se aposenta com 65 anos (homem) ou 60 (mulher) e 35 /30 anos de contribuição. É falso portanto q essas aposentadorias precoces onerem o INSS.

    Responda
  3. paulo holmo

    Nenhum país sério permite aposentadorias com a idade média brasileira (53 anos mulheres e 55 anos homens). Nenhum.Com o aumento da expectativa de vida do aposentado não ha sistema que se equilibre.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Paulo Holmo as pessoas q se aposentam nas idades q você informa tem a aposentadoria reduzida pelo fator previdenciário. A redução é proporcional ao tempo de sobrevida da pessoa, segundo o IBGE. O cálculo é feito para q qquer aposentadoria “precoce” tenha o custo máximo de quem se aposenta com 65 anos (homem) ou 60 (mulher) e 35 /30 anos de contribuição. É falso portanto q essas aposentadorias precoces onerem o INSS.

  4. Wilson de Oliveira

    Infelizmente estamos empurrando problemas com a barriga a 16 anos, e não podemos esperar nada de um dos lados da disputa, tamanho o corporativismo existente de funcionários públicos nas suas fileiras. Se não buscaram soluções no auge da popularidade de seu líder mor, não será agora e através de and rade que algo em prol do país acontecerá. Espero que quem sentar na cadeira tome um choque de realidade.

    Responda
  5. Alexandre Sebastião Ferrari Soares

    E vão expor com se não há debate? Por que a Folha não cobra explicitamente isso na sua primeira página? Quero debate!!!!!

    Responda
  6. Ricardo Knudsen

    Herculano, seu número não está correto. Realmente há contribuição previdenciária sobre a produção rural, mas tudo somado, não se atinge nem 10% das despesas do RGPS rural. Verifique os dados em Resultados do RGPS no site da Fazenda. A Cofins e a CSLL foram criadas para cobrir essa e outras diferenças na Seguridade Social. Mas a Folha, digo, Temer, quer q os trabalhadores do RGPS urbano cubram sozinhos o RGPS rural, reduzindo os valores de suas aposentadorias.

    Responda
  7. Herculano JR 70

    E sobre a estelionataria divida publica nem um pio, nem dos candidatso nem da Fsp

    Responda
  8. Herculano JR 70

    Falacia. Hoje um trabalhador trabalha p mil do passado e no futuro por 10 mil. Se um trabalhar 9999 deverão ficar parados. Onde foi parar a produtividade. Ademais tal projeto de estender a idade fara com que velhos continuem trabalhamdo e jovens estarã desempregados. Portanto reformar sob a visão do governo e impossivel. A reforma necessaria e de teto para todas aposentadorias e dividir melhor. Ter dois sistemas de aposentadoria publicos é um absurdo. Pior qdo se pode aposentar por duas.

    Responda
  9. Cristina Carvalho Barboza

    Infelizmente os debates eleitorais não são palco para discutir projetos sérios. Paulo Guedes tentou debater economia de modo sério jornais e partidos políticos imediatamente encerraram a conversa, então não venham dizer que os políticos não têm projetos, eles têm, mas não falam, se falarem a imprensa usará contra eles. O pt nunca teve projeto para a Previdência, em treze anos de governo não fez nada e não deixou o Temer fazer.

    Responda
  10. Ricardo Knudsen

    Terrorismo demográfico é um termo adequado. Temer e seus apoiadores dizem q as despesas do INSS aumentam muito à cada ano, pelo envelhecimento populacional. É mentira. Crescem pelo aumento da PEA (4% aa) acima do crescimento populacional, pela incorporação de mulheres ao mercado de trabalho, a partir de 1970. Essas pessoas estão agora se aposentando. Mas, com mais mulheres, a receita cresceu tbém. O RGPS urbano foi superavitário até 2015, qdo a crise destruiu os empregos e a arrecadação do INSS.

    Responda
  11. Ricardo Knudsen

    Os editorialistas fingem ter um diagnóstico científico da Previdência. Usam contabilidade perneta, q não considera receitas, só despesas. O RGPS urbano, é estruturalmente superavitário, está em deficit conjuntural pelo alto desemprego. O RGPS rural é de facto um programa assistencial, mas a Folha quer q seja pago integralmente pelos trabalhadores. Lorenzoni está certo sobre o RGPS. Diagnóstico similar tem os acessores de Haddad. A verdade começa a aparecer, a reforma de Temer é muito ruim.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Herculano, seu número ão está correto. Realmente há contribuição previdenciário sobre a produção rural, mastudo somado, não se atinge nem 10% das despesas do RGPS rural. Verifique os dados em Resultados do RGPS no site da Fazenda. A Cofins e a CSLL foram criadas para cobrir essa e outras diferenças na Seguridade Social. Mas a Folha, digo, Temer, quer q os trabalhadores do RGPS urbano cubram sozinhos o RGPS rural, reduzindo os valores de suas aposentadorias.

    2. Herculano JR 70

      De acordo com suas posições. Mass, um reparo: o RGPS rural ñ é assistencialista, e direito. 80% das contribuições previdenciarias são indiretas e incidem sobre produto e todos pagam qdo consomem. Um minimo e devido. A quem contribui o minimo e devido e mais sobre o que contribui.

  12. José Cardoso

    É a avestruz verde amarela e a avestruz vermelha. As duas com a cabeça enterrada na areia. O raciocínio é: se não olharmos o perigo, ele não existe. Perto desses dois o Temer é estadista, a que ponto chegamos.

    Responda
  13. Cloves Oliveira

    Aquilo que é impossível não pode ser feito. Esqueçam a reforma da Previdência porque nem na Rússia, que é governada com mão de ferro pelo Putin, ela foi feita. Não que a reforma nunca será feita. Ela será feita via forceps quando os aposentados descobrirem que o cheque no final do mês vai atrasar no início e simplesmente desaparecer com o tempo. É preciso 3 trabalhadores na ativa para sustentar a aposentadoria de alguém parecido; em 2015 essa relação já era de 2,58 ativos para um aposentado.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Clovis! Hoje um trabalhador trabalha digamos por mil do passdo recente e no futuro por 10 mil. Se um trabalhar 9999 deverão ficar parados. Ademais tal projeto de estender a idade fara com que velhos continuem trabalhamdo e jovens estarã desempregados. Portanto reformar sob a visão do governo e impossivel. A reforma necessarai e de limitar a todos e dividir melhor.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.