Vera Iaconelli > Posição política de um psicanalista Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quem se afasta de Deus, se aproxima da psicanálise!
Excelente texto! Estamos num conflito de contingências pois o outro "lado" pode também levar ao descrito no texto. Vide Venezuela!
Não Podemos Compactuar com um Projeto de Poder Partidário e que portantonão tem preocupação com Direitos Humanos!!!
Queira desculpar, mas não existe isso de " posição polÃtica de um psicanalista ", em se tratando votação ou de qualquer outra coisa, seja lá o que for. Conversa mole prá boi dormir. O voto é Secreto. Secreto é Secreto e pronto. Deus do céu, quanta criancice apareceu de repente ! E de onde menos se esperava. Já pensaram se, de repente, resolverem verificar o grau de infantilidade emocional desse pessoal ? Se você não tem, não precisa se preocupar.
Como já disse, o candidato da Vera está sendo enterrado "vivo", enfim, um "morto-vivo" andando à s cegas pela Paulicéia Desvairada, e a dita douta atacando o outro candidato, lÃder nas pesquisas. A ideia que a douta me passa é que ela desconhece o que é Democracia, a escolha de um candidato pela maioria para dirigir o paÃs. A virtude, para ela, é a volta do mensalão, do petrolão, da anarquia econômica, da miséria e dos eflúvios oriundos de um detento de Curitiba!
Quem disse ser o Haddad o candidato da articulista? Muita gente perdeu seu candidato ao final do primeiro turno porque desvairados da "anti corrupção petista" e do petismo nos levaram a essa situação absurda de ter um fascista que despreza a democracia (por todas suas declarações passadas, qdo não tinha chance de ser presidente) como mais votado para ser presidente. Agora ele procura o discurso paz e amor, mas sabemos da natureza dos escorpiões.
Simples demais. Causa e Efeito. Ação e Reação. Freud, em toda sua vida, teve como base para a Psicanálise , estas Leis Eternas. E, em nenhum momento, abriu mão delas.
Ah e você acha que ele apoiaria um candidato com as caracterÃsticas do Bolso. Mitos para Freud só nos estudos de psicanálise.
Há uma contradição psicanalÃtica no discurso dela: diz que não é possÃvel concordar com alguém que repudie as diferenças individuais e ao mesmo tempo é a favor da igualdade social. Não é simplesmente igualdade de oportunidades ou de direitos e deveres, mas como ser igual em tudo e ter diferenças? ou diferenças seriam somente de cor de cabelo, etc. Como ser contra o cerceamento da palavra e censurar qualquer fala como machismo, homofobia, racismo, etc ?
Indago à articulista: é ético e cientÃfico rotular de fascistas todos os eleitores que votam no Bolsonaro? A democracia é a vontade do povo? Ela (em conversa divanesca com ela mesma) sabe o que é fascismo e a diferença entre fascismo e comunismo/socialismo? Os eleitores do Bolsonaro precisam correr ao seu divã? Por fim, quais as bases fáticas e cientÃficas para ela fazer as afirmações que fez sobre as ameaças bolsonaristas? Um psicanalistas não deve ser politicamente isento? Triste.
É incrÃvel como a psicologia, a sociologia, a antropologia e outras "gias" agora tentam justificar o voto do cidadão. Entendam definitivamente, o voto pertence ao eleitor e o eleitor não aceita corrupção, ideologia exacerbada, criminalidade e falta de segurança.
Pois é, mas os "cidadão de bem" parecem aceitar a defesa da tortura, assassinato de adversários polÃticos, fechamento do Congresso e até pequenas picaretagens como não cumprir leis ambientais e tentar retaliar os agentes da fiscalização utilizando-se da sua função de parlamentar (notÃcia do dia 15/10 da FSP).
Assino embaixo!!!
Muito instrutiva a coluna hoje (os comentaristas bolsopatas não gostaram).
O corporativismo é a semente do fascismo. Regulamentos internos e gerais, tribunais disciplinadores, penalizações. Todas as profissões regulamentadas, que grilam territórios, se estruturam assim para oficializar e reservar os seus mercados. Por outro lado, como cidadãos e eleitores, precisamos entender que é quando o nosso candidato perde que a democracia se ratifica. Aceitar e compreender a realidade nos traz compostura.
Claro, aceitemos democraticamente o candidato que fez inúmeras declarações contrárias à democracia ao longo de sua carreira, mas que para ser eleito passa a vestir pele de ovelha no segundo turno. As ovelhas convidando o lobo à mesa para o banquete, quem servirá de repasto?
Que o cidadão desinformado xingue o Bolsonaro de fascista sem entender o que está falando é compreensÃvel, mas quando isso vem de pessoas ditas, educadas, ainda que seja pela USP, chega ser embaraçoso. Um teste simples. As principais crenças do Mussoline: culto à personalidade, obsessão com campeões nacionais, nacionalismo exacerbado, fobia ao capitalismo e o gosto pelas milicias tipo MST. Pergunta: Isso tem a ver com o Bolsonaro ou com o PT?
Realmente, ele tem mais afinidade com o nazismo, preconceitos raciais, com homossexuais, etc. Além disso, preza pouco a democracia (fala em fechar congresso, matar adversários polÃticos - metralhar a "petezada" - apologista da tortura). Realmente, deve ser melhor estudado e compreendido para não ser confundido com fascistas. Um exemplo de "cidadão de bem" que não oferece propina a fiscais que o pegam infringindo a lei, só busca retaliação no parlamento (FSP 15/10/2018). Nosso salvador!
Quando uma escolha é difÃcil, pode ser uma estratégia psicológica isolar uma variável e considerá-la absoluta. No caso o Bolsonaro critica minorias e tem um discurso nacionalista que lembra o dos fascistas italianos ou alemães da década de 30. A pessoa lembra então dos livros de Reich ou Freud sobre o assunto. Logo ele passa a ser inaceitável. Todas as demais variáveis da decisão desaparecem: governo anterior fracassado, lÃder polÃtico dando ordens da cadeia, etc.
A ironia de tudo isso é que a direita tem uma sensibilidade e uma alteridade bem maiores do que a esquerda. Che fuzilava homossexuais e Stálin os perseguia. Os atuais lÃderes dos movimentos sociais de negros, mulheres e gays, não representam nem defendem estas pessoas. Querem verbas públicas ou apenas seguem o decálogo de Lênin, que pregava dividir a sociedade para conquistá-la. Brancos x negros, homens x mulheres, gays x heteros, etc.
Por favor, doutÃssima acadêmica, será que a senhora poderia dizer a nós, reles membros da patuleia ignara, da súcia, quando foi a última vez que a senhora veio a público para defender as minorias gays, mulheres e membros de credos minoritários de paÃses islâmicos aliados anti-imperialistas da iluminada e reluzente Esquerda "Progressista" ?
A roubalheira e incompetência do PT causaram a maior crise ecônomica da história do Brasil. Isso me deixou um ano e meio desempregado, mesmo tendo 8 anos de experiência e mestrado na área. Após bater em tantas portas, fiquei deprimido e estou tomando anti-depressivo. Meu psiquiatra falou que nunca teve tanto cliente e outro dia me disse que vai votar no Bolsonaro pq está cheio de clientes com carreiras e sonhos destruÃdos.
Discordar é da essência da democracia. Mas não sei ao certo se a articulista quer apenas fazer bonito para sua tribo na academia, a começar pelo sectarismo do #elenão ou se realmente acredita que qualquer coisa que se afaste do PT e da esquerda tão inteligente seja fascismo, panelismo, coxismo, golpismo, etc. Talvez comece a ter um pouco de humildade quando suas clientes dos Jardins que democraticamente fizeram sua escolha por Bolsonaro se toquem que sua analista a considera fascistas.
Excelente coluna. Obrigada Vera Iaconelli.
Repudiar é claro que não, mas não reconhecer que existem diferenças é burrice.
Contra os fascista por isso tudo voto 13
"Um psicanalista" ou uma psicanalista? "Uma presidenta" ou uma presidente? Esse, de acordo com a psicanálise, é o epÃtome da posição polÃtica da presente psicanalista: resume-se a falar só sobre "ideologia de gênero", e torrar um monte de dinheiro público nessa ladainha.
A psicanálise precisa deitar no divã e analisar de forma isenta como a esquerda brasileira possibilitou o surgimento de um fenômeno como Bolsonaro. Seria falta de autocrÃtica?
O brasileiro não tem tendência para o autoritarismo, ele vê em Bolsonaro um homem sincero, apesar de suas opiniões sobre educação de homossexuais, que o meu pai também tinha. O fato de não querer que se fale de sexualidade nas escolas não faz de Bolso um autoritário. Creio que a opinião do psicanalista teria que ser distanciada, não pode ser coletiva. Rotular Bolso de fascista é algo genérico e sem sentido nenhum, apenas banaliza a palavra. Então analise o Bolsonaro!
Não estou escolhendo um pai para presidente, ele me educou bem, mas quando adolescente o chamei de pai medieval. Era época dos militares, e a gente era influenciada pela cultura americana e a ideia do Brasil virar comunista era abominável, assim como hoje de virar Venezuela ou Cuba, ditaduras que o PT apoia.
Uma boa filha de seu pai...
Militancia desesperada apelando conforme previsto. Tudo dentro da normalidade.
Você não percebe que o Bolsonaro é uma projeção do brasileiro? É claro que não é aquele brasileiro que, como eu, pode pagar por uma sessão de terapia e tem pensamento progressista. Se você atrasasse 15 minutos sem se desculpar, eu iria achar falta de educação, se o atraso fosse frequente iria mudar de analista. A fobia que podemos aplicar ao Bolso é a homofobia, é a única minoria da sociedade que ele critica, mas também existe a Bolsofobia.
O sucesso do fenômeno Bolsonaro é uma questão pragmática: o discurso recheado e abstração e com foco em inimigos imaginários já não rendem simpatizantes como outrora.A questão é que ficou claro que a defesa da bandeira de minorias ( que tem suas defesas garantidas na constituição) serviu de pano de fundo para querer se estabelecer no poder. Democracia é governo que é da maioria. Facismo é imposição de uma minoria através da força.
Querer um retrocesso sob a roupagem de social, demandaria muita análise para se entender. A classe psicanalÃtica continuará prestando um grande serviço para a sociedade, como sempre prestou, mantendo seu trabalho dentro dos consultórios, e suas opiniões em abstração para o bem comum.
Temos como opção para votar no autêntico candidato a presidente que além de poste agora virou camaleão que muda de cor, de cara e de opinião de acordo com a conveniência. A polÃtica do PT é a arte de pedir votos aos pobres, pedir dinheiro aos ricos e mentir para ambos. Na realidade , não sabem fazer mais nada na vida.
Tudo muito lindo, tudo muito sofisticado. Mas nós, toscos eleitores de Bolsonaro, não queremos desrespeitar a alteridade uspiana, queremos só uma coisa: respeito com a coisa pública. Essa conversa de fascismo é prosódia fofa para acalentar bovinos.
17 e confirma.
Os brasileiros precisariam de psicanalise se votassem novamente em um partido que coloca um poste como candidato, que desviou bilhoes, vendeu medidas provisorias, levou nosso dinheiro para paises bolivarianos, que os lideres estao na cadeia. Petralhadores vcs perderam e a culpa eÂ’ de voces. Da sua falta de honestidde.
Honesto foi o Mito que segundo outra reportagem desse jornal, tentou se vingar da fiscalização que o pegou infringindo a lei. As coisas que ele afirma, somadas às que ele faz, muito revelam de seu caráter.
Bravo! Bravo!
"A psicanálise sempre se posicionou contra o fas cismo", sábias palavras e alento para a grave situação que passa o Brasil, com a possibilidade de um fasc ista chegar ao poder. #Elenao #Elenunca #Elejamais
Simplesmente magistral doutora Vera. Deveria ser exposto em todos os locais públicos. Sobretudo em clÃnicas, hospitais. Enfim, isso em nome da razão. Da plena lucidez!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vera Iaconelli > Posição política de um psicanalista Voltar
Comente este texto