Joel Pinheiro da Fonseca > Fake news guiam eleição presidencial Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Leio a tal revista há mais de 20 anos. Leiam as 2 últimas edições.!! ! Estilos e tendências inconfundÃveis!!
Leio a tal revista há mais de 20 anos. Ela mudou radicalmente nas 2 últimas edições!!! É só não ter preguiça e ler!!! Estilos e tendências inconfundÃveis!!
A maior notÃcia falsa destas eleições é que Bolsonaro incita a violência e que o assassinato do capoeirista na Bahia teve motivação polÃtica, Caetano Veloso chegou a sugerir que o assassino lê Olavo de Carvalho. A Veja deve estar arrependida de ter publicado a matéria do processo da guarda do filho de Bolsonaro, naquele momento seu editor nem imaginou que o candidato poderia virar presidente com votação acachapante e muito poder.
Acho que nao esta nao. Mudou o estilo totalmwntw nas 2 última edições. Nao só o estilo como conteúdo.
Acho que nao esta nao. Mudou o estilo totalmwntw nas 2 última edições.
Quando o Povo defenestrou a Dilma, foi "gopi". Agora que reafirma sua posição anti-PT, é por causa de "fake news". Jamais pode ter sido uma decisão pensada, né, mÃdia esquerdista?
Graças à s fabricas de fakes news vcs vão colocar o paÃs, um carro grande, nas mãos de quem não sabe dirigir. Vai bater.
De acordo com o articulista mentira era coisa de petista! De quem mesmo era aquela fake News de que 800 mil empresas sairiam do paÃs em caso de vitória do Lula? Quem é mesmo que dizia que nos governos petistas todos teriam que dividir tudo o que tem, até mesmo as bicicletas e o apto? Tem uma lista enorme mas não cabe aqui!
Parabéns, Joel. Excelente texto. Fica a pergunta: o que a mÃdia fará?
As grandes empresas de comunicação fizeram escola, agora não aceitam a concorrência dos meios eletrônicos disponÃveis, qual motivo? Talvez a concorrência. Agora, há outras vozes e, não ficar mais adstrito do meio que dominava e dizia a maioria com nÃvel consciência, eram facilmente dominados. Melhor melhorarem o nÃvel vocês também!!!
A mÃdia tradicional é como um campo de batalha convencional. O uatisapi é como uma guerrilha. Veja essa: "no ano 2000 uma cerveja custava 1 real e o salário mÃnimo era de 330 reais. Hoje o salário de de 937 reais e a cerveja custa 7,00 reais. O PT acaba até com a pouca alegria do pobre." Se a pessoa se der ao trabalho de pequisar no google, o salário mÃnimo em 2000 era de 151 reais. Mas quantas se darão a esse (mÃnimo) trabalho?
Excelente reflexão. A velocidade da informação, má-informação e da desinformação é tal que fica impossÃvel conter a avalanche de notÃcias falsas. E a conclusão do texto acertou o alvo: a baixa credibilidade da mÃdia jornalÃstica profissional, que deveria ser mais pluralista e neutra, mas invariavelmente se alinha ao editorial ideológico do jornal, tornando-se muitas vezes fake também.
Excelente reflexão. A velocidade da informação, má-informação e da desinformação é tal que fica impossÃvel conter a avalanche de notÃcias falsas. E a conclusão do texto acertou o alvo: a baixa credibilidade da mÃdia jornalÃstica profissional, que deveria ser mais pluralista e neutra, mas invariavelmente se alinha ao editorial ideológico do jornal, tornando-se, portanto, fake também.
Embora critique as fake news o colunista quis agradar ao colocar o outro lado como mesma coisa. Não adianta, o colunista não endeusa o mito, por isso os comentários são de que pessoas como ele devem estar fora das redações. O jornalismo só vai acordar quando for tarde.
A imprensa não consegue combater porque o povo não acredita mais nesta, pois a mesma sempre teve,pela sua formação nas faculdades,um viés esquerdista/comunista, bem simples.......olhar pra dentro da imprensa e não culpar o povo
A polÃtica democrática, onde a manifestação é livre, não passa de um sistema de enganação recorrente do eleitor. Uma opinião que não merece comentário, mas que seja. Por que insistimos em mante-la? Por que não escolhemos nossos lideres por um concurso de provas e tÃtulos, comandada por sábios acadêmicos? Já lancei o nome do colunista como candidato, seria imbatÃvel. Tem um cheiro de infância perdida quando afirma: todos mentem menos eu!
É verdade que existem mentiras no processo eleitoral, pelos partidos e/ou candidatos. Por outro lado o colunista expressar-se a favor disto, alguma coisa está errada. Todos temos que combater mentiras, de toda ordem, em especial aquelas que impactam a população. A desinformação presente nestas eleições, também uma forma de mentira, lemos até na mÃdia, neste caso conhecida como "marrom". Por isso, não entendi a classificação sobre o 13°, pois defendeu sua extinção o vice do candidato Bolsonaro.
Pois é! Todos mentem menos eu. O que a maioria da imprensa e dos tribunais eleitorais não aceitam é que não são eles que devem determinar o que é verdade e o que é mentira, mas o eleitor. O que eles podem sim é manifestar sua opinião, com igual direito de presunção de verdade. E não é porque o candidato deles não ganhou que a mentira venceu. Mas seria necessário um espÃrito democrático que está ausente dessa nossa zelite semi-ilustrada.
Ate que enfim um colunista da Folha mais conectado com a realidade da sociedade!
Ontem recebi um poema que descreve o momento atual com perfeição. Dizia, em sÃntese, que antes as paredes tinham ouvidos e agora os ouvidos têm paredes. Os comentários a essa coluna de Joel Pinheiro da Fonseca até aqui ilustram isso.
Uma opinião que deveria ser balizadora para outros articulistas da Folha. Nunca fomos idiotas, é que antes não manifestavamos.
Não Alberto, me refiro especialmente ao final: " A mÃdia tem que dar o exemplo ... deverÃamos exigir das lideranças que tenham tolerância zero com a mentira. Pela própria natureza do jogo polÃtico, contudo, talvez seja pedir demais." Me refiro que muitos articulistas, e entendo isto do texto, ainda tentam impingir mentiras como se fossem verdades, daà o meu comentário.
O senhor quer que sirva de baliza a opinião de um colunista sim diz, com todas as letras, que somos sim idiotas manipulados seja pelo PT seja por Bolsonaro?
"acreditar na matéria apurada por jornalistas profissionais num veÃculo de respeito". Aqui está a maior fake news, os jornais, se tornaram tendenciosos ao ponto de produzir matérias pagas e mentirosas em prol do seu candidato. Desculpe colunista, mas vocês jornalistas, atualmente não tem mais moral nenhuma para pedir credibilidade.
Assim como os petistas, o autor desconsidera fazer um mea culpa. Já não é de hoje que os diferentes tipos de mÃdia formais distorcem a realidade, mentem e caluniam livremente e, na maioria das vezes, sem que os prejudicados tenham oportunidade de reverter o estrago. O fazem de forma ostensiva ao público em geral, diferentemente das cadeias das redes sociais formadas por afinidades. Com seus interesses atingidos, estão provando um pouco do próprio veneno.
... e repare que eu acredito muito mais no quem do PT do que no que vem de Bolsonaro. Foram justamente forças do pseudo-centro, incluindo instituições da imprensa, judiciário e da polÃtica partidária, que perpetraram o golpe em 2016 e geraram a atual polarização do eleitorado. É claro que para esses setores, que se veem como donos da verdade, a autocrÃtica não faz o menor sentido.
Perfeito! É a principal fonte de fakes e a que tem mais força.
Temos como opção para votar no autêntico candidato a presidente que além de poste agora virou camaleão que muda de cor, de cara e de opinião de acordo com a conveniência. A polÃtica do PT é a arte de pedir votos aos pobres, pedir dinheiro aos ricos e mentir para ambos. Na realidade , não sabem fazer mais nada na vida.
Verde e amarelo não pertencem a qualquer partido.
Quanto por cento da Folha é fake News? Ela faz campanha de fake News! A gente dá uma olhada e corre pra se informar longe daqui!
17 e confirma.
Mentira e’ um pessimo caminho. O PeTe deveria dar exemplo e comecar nos contando o que eles fizeram com os bilhoes que desviaram, o quanto arrecadaram vendendo medidas provisórias e quanto enviaram para paises bolivarianos. Tambem poderiam explicar alguma coisa sobre o caso Celso Daniel. Poderiam nos explicar se o Haddad vencer vai ser ele ou o eispresidenti que vai governar. Se os petralhadores explicarem essas mentirinhas ai, acho que estariam dando um bom exemplo.
kk. Sr Jose, nem tudo está nos jornais ainda. Os petralhadores fizeram tanta coisa errada que ainda tem muito para aparecer. Estamos esperando com muita ansiedade os 9 capÃtulos da delação do Palocci que ainda faltam ser divulgados. Em relação aos petistas, mdbistas, psdbistas,etc. que desviaram dinheiro, quero que todos vão para os 5o dos inf junto com o eispresidenti. Não queremos mais essas praticas sujas na polÃtica. Admitam seus erros. Até o CidGomes tá curtindo com a cara de voces.#PTnao
Isso é de domÃnio público ou você não lê os jornais? Tudo foi investigado e petistas foram presos, já quanto aos demais polÃticos não se pode dizer o mesmo, principalmente tucanos e o presidente da república! Mas isso não parece fazer diferença desde que petistas sejam pegos o resto pode continuar sua vida normalmente!
O pior Fake News e a mÃdia tradicional, só que é com um método diferente das redes sociais. A imprensa de jornais e TVs distorcem uma notÃcia sobre um polÃtico que seja contrário a ideologia dos chefes dos grandes órgãos de imprensa. Não são imparciais pelo contrário são partidários ou a favor dos petistas ou dos tucanos. Aà apareceu um lÃder que representa a maioria do povo conservador e começou a liderar as pesquisas. Assustados a mÃdia se uniu contra este lÃder de forma vergonhosa.
Pior que a mÃdia fake é opinião fake.
Sobre a mÃdia é verdade, mas quando o PT diz isso é bolivariano e quer transformar o Brasil na Venezuela, agora provém do próprio veneno! Bolsonaro conservador? Desde quando fascismo é sinônimo de conservadorismo? Acorda que ainda da tempo!
Acreditar em midias sociais é como acreditar em Papai Noel, Saci Pererê e na Fafinha dos Dentes! MÃdia tradicional possui Conselhos Editoriais e outras formas de filtro. Não é prefeita mas sua credibilidade é bem melhor!
taÃ, com todas as letras, a razão da polarização atual. Mas esse pessoal da imprensa tem dificuldade de entender quando são contrariados.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Fake news guiam eleição presidencial Voltar
Comente este texto