Bruno Boghossian > Campanha de Bolsonaro aplica seu próprio viés político à educação Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Lamentável a discussão deste assunto, opondo evolucionismo (Darwin) e criacionismo (BÃblia). A esfera da Ciência é uma, na ordem natural - o conhecimento da realidade empÃrica. A esfera da Religião é outra, de ordem sobrenatural - as relações do homem com seu Criador. Não há absolutamente oposição entre Ciência e Religião. Por outro lado, interpretar ao pé da letra o relato bÃblico, contido no Gênesis, é simplesmente um absurdo, e contraditório.
É hilariante ver a confusão estabelecida,que coloca o Marxismo e pós modernismo no mesmo saco. Paulo Freire e Marx são confundidos, ignorância ou intenções ocultas? Marx já foi expulso da maioria esmagadora das salas de aula, a direita vai recoloca-lo. Como faz falta um inimigo interno, se não tem, iremos cria-lo. Boa sorte!
A última coisa que a educação precisa é de mais planos e projetos, muito menos de mais participação do MEC e do governo. Cerca de 11% do orçamento do Ministério da Educação destina-se exclusivamente a manter o Ministério e sua burocracia, uma anomalia entre os paÃses mais importantes. A relação de não professores para professores é de 1,5 enquanto em paÃses como Alemanha e Finlândia não passa de 0,5. Se aplicadas a relação deles aqui sobraria 2 milhões de pessoas desnecessárias no sistema.
Estudei em escolas públicas em São Paulo nunca tive um momento sequer de combate ao preconceito sexual ou de defesa dos direitos humanos. Seja lá o que for que esse candidato moralista quer impor à educação, possivelmente não será para melhor e certamente continuaremos atrasados em relação ao ensino, porque nada é tão precário quanto o ensino nas escolas públicas deste paÃs, à exceção das universidades, que fazem o belo trabalho de ensinar ideologia e formar os quadros da esquerda caviar.
A educação no Brasil se desenvolve por espasmos. Principalmente nos últimos 16 anos. A estratégia do PT sempre foi calcada no populismo imediato, para ganhar eleição. Falta uma polÃtica de Estado, vinculada à nossa realidade.
O bom mesmo é que o candidato dos PeTralhas já apresentou todos os seus ministros e seus projetos para o Brasil. Engana-me que eu acredito.
Céus! Entendeu os disparates que esse celerado expressa? Questiona a ciência. Quer sobrepor a religião à ciência. Isso é obscurantismo. Por que não procura o programa de governo do Haddad na internet? Está tudo lá. E o Ministro da Educação indicado é o brilhante filósófo Maria Sergio Cortella. Quanta diferença, hein? O atraso x a cultura. Vc fez a escolha pior do mundo, execrada em todo o mundo civilizado.
Infelizmente sabemos muita coisa: livros e autores serão banidos por meio de uma comissão de censura dentro do PNLD; professores calados por meio do projeto Escola sem Partido; propaganda do governo com a volta da disciplina de Educação Moral e CÃvica; revisionismo da história recente, em especial da ditadura, que agora é "movimento"; presença militar dentro das escolas...precisa mais? Tudo isso está nas entrevistas dos dois assessores de Bolsonaro para Educação. Sobre aprendizado? Nada
Que bom! Tomara que aconteça exatamente isso! 17 e confirma.
Ninguém tem dúvida do principal a ser ensinado: Matemática e português no ensino fundamental. O difÃcil é que as crianças aprendam, que o ensino seja de qualidade. O resto é fofoca.
Alguém sabia de planos para a educação de Lula ou de Dilma? Ou sabe dizer agora, depois de 4 governos petistas, o que melhorou?? Pelo que me consta, os jovens continuam PÉSSIMOS em matemática, português, ciências... uma geração inteira perdida.
Sou professora e fico muito triste em saber deste tipo de proposta! Tantas conquistas desprezadas! Lamentável! Vai ser muito difÃcil para nós encontrar motivação para lecionar num ambiente autoritário! Por favor, não deixem que isso ocorra!
O criacionismo não é uma teoria cientÃfica. Esta em um livro religioso conhecido como BÃblia. Há inúmeras outras religiões que tem o seu conceito de criacionismo. Na escola se ensina ciência com embasamento em pesquisas e observações empÃricas e não em delÃrios religiosos.
Imagine a festa, aliás horror, um general dando pitaco e sendo ouvido sobre educação. Falar de Darwin ? Que que isso? Vamos de Adão e Eva, tão mais fácil das crianças aprenderem. Olha que coisa: cegonha chegando sempre à noite e deixando bebês nos bercinhos. Mundo, mundo, ainda que me chamasse Raimundo...
Não
Educação ? Eles sabem o que é isto ? sugiro a leitura dos cinco livros do Elio Gaspari . são interessantes ...
Não podemos esmorecer !!
Se não ficarmos do lado certo agora, passaremos 4 anos no obscurantismo. Nada se propõe de nada de propostas p o governo desse militar que no seu histórico foi afastado do trabalho por psiquiatra. Aliás , tem um ferrenho defensor doelesim aqui nos comentários, que tem o nome dobrado de um certo general, que deveria ler mais sobre história e o que cabe a um programa de governo.
Dá para tirar algumas ideias gerais, Bolso vai priorizar o ensino fundamental e o médio, e as matérias básicas, como português, matemática, ciências, talvez voltar com a educação moral e cÃvica, principalmente o entendimento da Constituição. A questão do preconceito não é apenas contra meninas masculinizadas e meninos afeminados, há bullying com gordos, magros, quatro olhos, cdfs, orientais, negros, brancos, Ãndios. O assessor do Bolso não representa o pensamento militar que é cientificista.
Temos como opção para votar no autêntico candidato a presidente que além de poste agora virou camaleão que muda de cor, de cara e de opinião de acordo com a conveniência. A polÃtica do PT é a arte de pedir votos aos pobres, pedir dinheiro aos ricos e mentir para ambos. Na realidade , não sabem fazer mais nada na vida.
Como militar, repudio as ideias toscas e primárias que este "assessor" tem manifestado em repetidas entrevistas. E minha indignação se dá justamente porque estudei nas mesmas escolas militares que este senhor.
Meu deus quanto atraso! O brasileiro nem imagina a roubada que está se metendo. Sabe-se que o tiro no escuro aponta para um grande retrocesso.
Retrocesso foi o povo eleger o pt por 14 anos.....isso sim foi retrocesso...o Brasil necessitará de 30 anos para recuperar-se da destruição do pt e esquerdistas associados....
Sério que assessores de Bolsonaro pregam isso? Colocar a teoria criacionista no mesmo pé de igualdade com a cientÃfica (e amplamente aceita no mundo civilizado) Teoria da Evolução? Depois dizem que a esquerda é que é atrasada. Querem saber, é uma estupidez este maniqueÃsmo direita x esquerda. Há pensadores sérios e não sérios em ambos espectros. Mas é aquela estória, da "Escola sem (o seu) partido".
O bom mesmo seria ser governado por um poste de um presidiario condendo por corrupcao e lavagem de dinheiro..me poupe...PT nunca mais!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bruno Boghossian > Campanha de Bolsonaro aplica seu próprio viés político à educação Voltar
Comente este texto