Opinião > Frente esvaziada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LUIZ CARRIERI

    A Folha de São Paulo nunca agiu tão excepcionalmente como neste comentário. Merece meus aplausos de pé. O redator fez uma análise mais que precisa sobre as atitudes do partido dos trabalhadores, nesta eleição. Por várias vezes, o jornal me passou ser muito tendencioso, favorável ao PT, mas, depois desta matéria, confesso que fiquei extremamente surpreso. Parece que estou lendo outro jornal, agora, para mim, imparcialmente e politicamente correto. Parabéns!

    Responda
  2. luiz felipe lopes de britto

    Da esquerda não se pode esperar mais nada. Tiveram 14 anos para salvar o país e ao invés disso o jogaram na boca dos tubarões.

    Responda
  3. celso bittencourt

    LullaLá, o Maquiavélico Macunaíma, usou de toda sua Astúcia para levar a um 2º turno o Bolsonaro, porque Intuiu que era mais fácil derrotá-lo! Como sempre conseguiu, divirta-se! Rarrarrrá!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Desculpem, mas quem levou Bolsonaro para o segundo turno foi o pseudo centre democrático. Cujos votos perdeu. O verdadeiro perdedor destas eleições.

  4. Quintiliano Silva

    Chega a ser engraçado ver os petistas exigindo apoio de FHC, Ciro e Marina... Nunca pensei em votar na Marina mas não consigo esquecer uma propaganda da Dilma contra a Marina em que que os alimentos iam desaparecendo da mesa de uma família enquanto o narrador dizia que a Marina era candidata dos banqueiros, nem as mil vezes que o FHC foi esculhambado e sabotado, nem os golpes para evitar que o PSB apoiasse o Ciro.

    Responda
  5. Cristina Carvalho Barboza

    Haddad diz que a Justiça errou e prendeu Lula sem provas, ao mesmo tempo a usa para calar radialistas como o Villa ou para reclamar do Bolso e o kit gay. A defesa que o Haddad faz de Lula é muito cínica, o presidiário de Curitiba nunca teve o menor escrúpulo de demonizar FHC, a quem já chamou de fascista. Agora o PT colhe o que plantou.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Não perguntei sobre seus equívocos sobre as preferências de Lula, quero uma referência para não poder dizer que seu discurso é fake. Mas parece que você não tem, não é mesmo?

    2. Cristina Carvalho Barboza

      Fascista e neoliberal, são os xingamentos prediletos do Haddad Lula da Silva.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Diga quando Lula chamou FHC de fascista? De resto, alguns são culpados do que são acusados outros são inocentes... Mesmo simples comentários poderiam ser mais consistentes.

  6. J FD

    Ué... o presidiário não era considerado o gênio maior da política??? Vai perder ...

    Responda
  7. Cloves Oliveira

    Quando o Obama lançou seu famoso bordão "Yes we can" (Sim podemos), no fundo era uma mensagem de esperança de que as pessoas poderiam construir um país melhor. O que a esquerda brasileira se propunha, salvar a democracia, além de não ser embasado por fatos e evidências, é subjetivo e não desperta nenhuma paixão. Malcolm Gladwell explicou como as causas e tendências ganham corpo: funcionam como as epidemias de virus onde uma pessoa infecta a outra em progressão geométrica.

    Responda
  8. Ricardo Ferreira

    Estamos à beira de um governo obscurantista e grande parte da culpa é do PT. O partido sabia que "seu filme está queimado", mas mesmo assim optou por lançar candidato próprio, pois supõe ser o líder inconteste da esquerda/centro-esquerda. O resultado não poderia ser outro, conseguiu/conseguirá apenas os votos de seus adeptos, jogando mesmo aqueles que não queriam Bolsonaro, para votar no capitão caverna, só para não ver a volta do PT.

    Responda
    1. Quintiliano Silva

      Concordo totalmente, fossem os petistas menos arrogantes teriam tido a sabedoria de perceber que nunca venceriam o segundo turno desta eleição quando a rejeição a São Lula chegou a 50%, deveriam ter tido a humildade de aceitarem serem no máximo vice do Ciro... Eu, que sou de centro-direita nunca pensei em votar no Ciro, mas o fiz na esperança que acontecesse um milagre e evitássemos um segundo turno entre os dois piores candidatos...

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Disseste tudo.

  9. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Sugestão de pauta pra Ilustrísssissississima: desvendar o mecanismo que levou à criação desta monstruosidade que é o PT, uma espécie de Armagedom com que a humanidade nunca teve nem terá mais contato, graças ao esforço da sempre sacrossanta e desinteressada mídia, que extirpou definitivamente este mal. Efeito colateral: chocaram um ovo de serpente e agora não sabem o que fazer com o bebezinho sorridente. Alguém tinha dúvidas de que chegaríamos a este ponto?

    Responda
  10. VERA COSTA

    A folha esqueceu que o irmão de Ciro, Cid Gomes, veio a público desfazer seu ataque histrionista e declarou apoio a Haddad. Esse edito rial presta um des serviço sem tamanho ao país, nesse momento do jogo político em que todas as peças do xadrez democrático caem por terra. A folha será parte dessa derrocada e a história fará o registro dessa bar báire.

    Responda
  11. Alberto Melis Bianconi

    Vale tudo para não perder a disputa de narrativa oficial, inclusive embarcar no circo montado pelos irmão Gomes. Estivesse Haddad na frente e o circo seria outro. A Folha precisa que o PT aceite que o golpe de 2016, que de resto deu viabilidade à candidatura Bolsonaro, não foi um golpe, que a sentença do juiz Sergio Moro tenha fundamentos outros do que delações... Se o PT perdeu a eleição trouxe à luz a farsa do centro democrático. FHC congraçando com os militares. Desfrutem da vitória! Parabéns

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Eu aprendo com o que vejo Dalton, não repetindo a esmo o que ouço aqui ou ali. O que vejo: o editorial da Folha avaliando um discurso malandro de um político ruim porque isso confirma os equívocos do jornal, um político que se diz democrata apoiando um defensor de regime autoritário.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Mais produtivo seriam aprenderem com a derrota. Mas a sapiência absoluta e a onipresente razão às quais se auto intitulam não concedem espaço a tanto.

  12. José de Paula

    depois que “a esperança venceu o medo” e que ela, a esperança, coitada, foi esmagada pelo maior esquema de co.r.rup.pção do planeta, esperava-se um pouco de humildade, ou bom senso, da esquerda em fazer algum tipo de auto-crítica. mas isso não está ao alcance deles. o seu imenso narcisismo os cega a qualquer palavra que não saia da boca da Pobrecriaturaperseguida

    Responda
  13. José Cardoso

    É como a vida de pistoleiro no velho oeste. Acaba sempre aparecendo um gatilho mais rápido. O PT reinou como o rei da demagogia, até que apareceu um demagogo mais escrachado.

    Responda
  14. MARCIO OLIVEIRA

    Especulava-se no inicio da campanha, ainda no primeiro turno, do poder de transferência de votos de Lula para Hadad. Hoje constatamos que a unica coisa transferida foi um alto percentual de rejeição.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A eleição escolhe quem vai para o segundo turno pelo nível de rejeição? E o atual nanismo de partidos como PSDB, DEM e outros incensados pela mídia deve decorrer da popularidade dos mesmos.

    2. José de Paula

      com poucas palavras você sintetizou tudo aquilo que um monte de "experts" tentou explicar e não não conseguiu.

  15. DECIO LIMA

    O povo brasileiro está declarando que o mal maior não é o capitão reformado, mas o partido que se julga inimputável.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Não, quanto ao mal maior o eleitor acertou, é o pseudo centro democrático.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.