Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Antônio

    HaDDaD neLLe! Mega-onda democrática virará o jogo aos 4 5 minutos do 2° turno. PT ( Partido DOS Trabalhadores ) X ARENÃO ( PDC, PP, PPR, PPB, PTB, PFL, PP(bis), PSC E PSL).

    Responda
    1. José Antônio

      Até hoje eLLe não sabe o que quer!

    2. José Antônio

      Até hoje, eLLe não sabe o que quer!

  2. Samuel Gueiros Jr

    Agora só faltava essa: Helio achar que o povo está contra a Democracia por votar em Bolsonaro. O autor usa de puro sofisma e apela para citações nebulosas para chegar a uma proposta: quando votavam no PT, o povo estava certo. Mas agora o povo está errando em não votar no Haddad. Sendo assim, melhor uma intervenção militar ou da Justiça que anule a eleição e "restaure" a democracia violentada agora pelo povo ao eleger Bolsonaro. É o auge da mistificação e fraude dialética.

    Responda
  3. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Democracia em seus primórdios. “Platão acusava a democracia de ser retórica argumentativa e demagógica. Ele tinha toda a razão. Essa crítica de modo algum justifica uma defesa da tirania ou totalitarismo. Devem, sim, nos deixar atentos para tagarelice. Protágoras venceu Platão: a democracia é sofista. E as inúmeras consequências desse fato nem sempre são contempladas na reflexão pública”. Pondé.

    Responda
    1. José Cardoso

      A análise do Platão é interessante porque os conceitos de aristocracia, oligarquia, democracia e tirania são mostrados como instáveis. Cada um tende a se transformar em outro numa sequência de degradação. Se isso é válido para o Brasil, passamos da aristocracia no século XIX para a oligarquia no início do século XX e para a democracia a seguir. Será que vamos continuar seguindo o modelo?

  4. Clobson Fernandes

    Gosto das análises de Hélio Schwartsman, embora mais discorde do que concorde com seus pontos de vista. Todavia, em relação ao artigo em questão, o final é convergente, embora sob outro prisma: “propósitos comuns... oferecer melhores perspectivas para todos... não apenas para grupos específicos.” Tenho a impressão de que a defesa de pautas, como a GLBT, por exemplo, não são “comuns”, e não traduzem união das pessoas. A atenção exarcebada a problemas que são específicos, despertou a irresignação

    Responda
    1. Clobson Fernandes

      (Irresignação) da maioria, e gerou o “fenômeno Bolsonaro”, que por mais irracional que seja, canalizou a insatisfação e, obviamente, não pode transformá-la em ações positivas. Conclusão: ao final, ninguém será atendido, e todos os problemas, comuns e específicos, estarão nos esperando com maior relevância daqui a alguns anos.

  5. Mario Silveira

    Será ? Democracia tem um lado só ? Maduro é democrata ? Daniel Ortega é democrata ? Evo é democrata ?

    Responda
    1. José Antônio

      Site os nomes dos democratas da Arábia Saudita, Egito, Turquia, Somália e outros. Sempre os mesmos, por quê? Vá um consulado Saudita conversar com um Consul sobre democracia e até "breve".

    2. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Tem razão. “Cada roca com seu fuso. Cada povo co seu uso”. Já dizia a sabedoria popular. America Latina e a cultura caudilhista. Que se esconde em um socialismo de fancaria.

  6. Brízido Galeano

    Hoje o nosso Oráculo da Pauliceia Desvairada está mais edulcorado. Ele leu hoje na Folha que em Guaribas-PI, o povo insipiente daquele lugar votou em massa(93%) em Haddad no primeiro turno. Povo esse que jamais vai ser contra a democracia. Claro, desde que não falte a Bolsa. Um povo com mais sapiência e que vive com o suor de seu rosto e que vota contra o candidato do colunista, esse sim, é contra a democracia!

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Qual é o candidato do colunista? Da última vez que li ele disse que tinha duas opções de voto no 2o. Turno...

  7. JAIRO DA FONSECA RODRIGUES FILHO

    O povo não fica contra a democracia mas se cansam das promessas daqueles que supostamente os representam. O dito poder soberano do povo só se dá relativamente no ato de votar, no entanto, no exercício do mandato eletivo prevalece o interesse particular sobrepondo-se ao interesse público. E mais, bandeiras de minorias serem impostas goela abaixo para a maioria com o falacioso discurso da diversidade. Agora os atores políticos tradicionais ficam procurando explicação como se não soubessem.

    Responda
  8. Cloves Oliveira

    Num ponto o Sarney tinha razão, "a Constituição de 88 deixou o Brasil ingovernável." Art. 6 da Constituição (texto original), pôs como direito de todo brasileiro “a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados”. Só não explicou de onde sairia o dinheiro para tanta bondade. Chamaram isso de "normas pragmáticas enunciativas", não para serem adotadas da noite para o dia, mas como objetivo...

    Responda
  9. Ana Almeida Souza

    Em 19 de outubro, foi protocolado um documento endereçado ao Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, pela congressista americana Dana Rohrabacher, relatando ter informações sobre a participação escusa da Venezuela, do grupo terrorista árabe Hezbollah, e do governo do Irã nas eleições brasileiras, contra o candidato Jair Bolsonaro. Será que parte dessa participação não seria pagando uma campanha difamatória feita por algum grande grupo jornalístico que sempre apoiou seus adversários?

    Responda
    1. Carlos Gueller

      Ana, igual a essas pessoas, o grau de paranóia que vc apressenta é grave. Recomendo urgente um psiquiatra, sem brincadeira.

    2. José Antônio

      Vá a um consulado Saudita e relate a eles que terrorista do Hezbollah estão tramando no Brasil. Mas deixe seu esposo ou namorado te esperado do lado de fora. "Até breve"!

  10. André Silva de Oliveira

    Lutar para que o Brasil não se converta em uma democracia iliberal ou regime híbrido (como, por exemplo, a Venezuela bolivariana, assim apontada pela literatura em Ciência Política) já é um bom propósito comum. Ou não?

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Lembro, José Antonio do Carmo, que o regime bolivariano, à época de Hugo Chávez, assinou um acordo com o então presidente Lula pelo qual se comprometia a financiar parte da construção da refinaria de Abreu e Lima em Pernambuco, no valor de 20 bilhões de dólares. Quanto investiu o regime bolivariano na refinaria? Zero, nenhum centavo de dólar.

    2. André Silva de Oliveira

      Really, Tiago!? Só eu que preciso de ajuda? Ai, ai, ai.

    3. Tiago Oliveira

      André, se você realmente vota em Bolsonaro por este motivo, tenho que lhe dizer que não existe nenhum projeto comunista, bolivariano para transformar o Brasil em uma Venezuela. Haddad nunca elogiou Maduro, o foro de São Paulo não é uma união de comunistas para transformar a América Latina em repúblicas socialistas no esti lo stalinista. Nada disso existe, são invenções. Se você acreditou nelas, deveria procurar ajuda de amigos ou de profissionais que podem ajudá-lo.

    4. José Antônio

      "que o lucro que o Brasil teve no comércio com a Venezuela, apenas em 2012, quando o superávit com aquele país foi de 6 bilhões de dólares - ou quase 20 bilhões de reais, com tudo o que isso representa em termos de empregos - líquidos - em nosso país para possibilitar a exportação de bens nesse valor." ´O TCU e os prejuízos do Brasil na Venezuela e em Cuba.`No blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência