Reinaldo José Lopes > Caríssimo general, o senhor é um macaco (como eu, meu filho, minha filha e todos nós) Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Realmente, é um sem noção. Uma pessoa que bota sua fé acima da realidade.
Essa gente que se diz Cristã, não conhece as Palavras de Jesus: Leia Mateus 22:21!
Teste: petrolão
Procure com urgência um psiquiatra, seu caso é grave!
Teste: mensalão
Teste Nova Orcrim
Teste Orcrim
Descoberta final e sensacional da jornalista PatrÃcia C. Mello: a NOVA Hor crym produziu o m e n - s a l ã o e o p e t- r o l ã o :Tudo xefiado por Bol$onaro.
Próximas descobertas da genial jornalista: Próximas descobertas envolvendo Bol$onaro: o PCdoT é uma orga$nização que comanda o kkkrime; existe uma re#de internaxional de komércio de mujeres;
PatrÃxia K Mejo deve receber o igNobel do jorfalismo. Descobriu que emprexas de rob%ots na inter$net oferecem $ervissos para kandidato$. Portanto Bol$onaro as contratou e deve ter a kandida$tura impu#gnada.
Teste $%&
Teste #
Conversa tÃpica de instrutor de cursinho. Humanos e macacos são ambos primatas, mas a espécie humana não é descendente de macacos ou nenhum primate vivo hoje. Dividimos um ancestral comum com os chimpanzés que viveu de 8 a 6 milhões de anos atrás, mas os humanos evoluÃram de maneira diferente que os chimpanzés ainda que possuindo o mesmo ancestral. Todos os sÃmios e macacos evoluÃram de um mesmo ancestral ainda mais antigo, ha 25 milhões de anos. Palavra do Inst. Smithsonian.
Benjamim, o que o Calculus tem a ver com a evolução das espécies? Nada se você não sabe o que é Calculus. Criacionismo é uma ideia tão bizarra que não merece ser levada a sério. Mas isso não justifica que se banalize como foi o nosso processo de evolução nesses últimos 8 milhões de anos e hoje fartamente documentado. Mesmo a teoria da evolução continua evoluindo, daà as confusões. Leia o trabalho de Carl R. Woese para descobrir o que existe de mais atualizado na área.
e o que tudo isso tem a ver com o creacionsimo? afinal, me parece que é esse último o contraste que o texto faz, não te parece?
Quanta perda de tempo ! Não tem nada melhor para fazer ?
O titulo desta matéria é extremamente infeliz, inadequado e apelativo. Se esse termo não tivesse importância alguma, são seria considerado crime de racismo se dirigido a um afrodescendente. Só demonstra o nÃvel dos colunistas deste jornal, que por sinal parece que vem caindo a cada dia
adoro metáforas e parábolas, especialmente as desfuncionais.
Belo texto. Precisamos de mais pessoas como voce no Brasil
Não somos macacos, mas somos seus primos, já que temos tatata...taravós em comum. Mas sinceramente acho a discussão irrelevante para a educação atualmente. Antes da biologia vem o ensino da metemática elementar e do português, que ainda precisam melhorar muito.
O criacionismo não é nem uma teoria cientÃfica. Apenas está em um livro religioso, cujos textos remontam lá pelos seus 3000 anos. Seria um absurdo ensinar essa bobagem em uma aula de ciência.
E você acredita que de uma grande explosão apareceu sistemas complexos, ordem, vida? A base para acreditar em uma coisa ou outra não seria a crença e a fé visto que as duas não são verificáveis? Seu argumento é frágil.
Creio que um general é mais ciência que religião. Toda religião tem o seus mitos e simbolismos que precisam ser compreendidos e aceitos. O criacionismo é um mito cristão. Nós nem sabemos se a evolução é o homem ou o macaco! O homem acredita ser ele mais evoluÃdo que o macaco? Tenho as minhas dúvidas.
Nos dois casos, tanto criacionismo quanto evolucionismo é preciso crer em algo. Quando ouvimos que tudo teve inicio de uma grande explosão e desse momento tudo passou a exisir é também acreditar em algo que não é muito acessivel. Por isso recomendo que se ensine o que está dispovel, sem pesar para um lado ou outro. E assim evitamos ideologias nas escolas. Há cientistas brilhantes dos dois lados, não podemos perder isso.
Não Sr. Cesar. Evolucionismo nada tem a ver com crenças. A ciência trabalha com hipóteses e provas, não com crenças. Enquanto não provado, é uma teoria. A evolução está mais que provada. Não é uma teoria nem uma crença, é um fato.
ensinar o que está disponÃvel, certamente. mas cada um em sua caixinha ou disciplina, não? artigos de fé não são artigos de razão, não é mesmo?
Com todo respeito o senhor está criticando uma teoria cientÃfica da qual demonstra não ter o menor conhecimento. Em nenhum momento o evolucionismo se propõe em explicar a origem do universo ou da vida aos quais o senhor se refere como Grande explosão. Está trocando as bolas. A teoria da evolução trata exclusivamente de como as formas de vida evoluÃram de organismos unicelulares mais simples até formas mais complexas como por exemplo a dos sÃmios (sim, somos uma das muitas espécies de macacos)
Com todo respeito o senhor está criticando uma teoria cientÃfica da qual demonstra não ter o menor conhecimento. Em nenhum momento o evolucionismo se propõe em explicar a origem do universo ou da vida aos quais o senhor se refere ( "Grande explosão"). Está trocando as bolas. A teoria da evolução trata exclusivamente de como as formas de vida evoluÃram de organismos unicelulares mais simples até formas mais complexas como por exemplo a dos sÃmios (sim, somos uma das muitas espécies de macacos)
Senhor José Henrique Pereira,Graças a pensamentos sustentados na paranoia inventada do tal Kit Gay(que não existiu) e estas baboseiras que o senhor alimenta,é que o atraso de todos os genereos pontua em nossa sociedade.Pasme,temos 11,8 milhoes de analfabetos,(dados do IBGE)gente incapaz de ler ou escrever o proprio nome,fora os analfabetos virtuais e politicos,que passam da metade da população e continuam dando o ar de sua graça.
Que fique muito claro que me referi exclusivamente sobre ensino do evolucionismo e criacionismo...odeologias de grupos não estão no pacote. E sobre citar um cientista brilhantes do criacionismo, não lance sobre mim sua preguiça intelectual caro amigo, pesquise e encontre. Existem muitos.
Cientistas brilhantes dos dois lados? Tem cientista de profissão a favor do criacionismo? Me fale um por favor.
Tirando o kit gay, ideologia de gênero e esquerdismos.
Inútil e desnecessário discutir criacionismo x evolucionismo! Adão e Eva são figuras de retórica, alcançáveis pelas pessoas há milênios e ainda persistentes a um bom número delas que não acompanham raciocÃnios. Porém, os cultores do raciocÃnio vão até o ponto de não explicar como tudo começou. Tempo e espaço são finitos. O quê há além? Que autoridade têm os que afirmam não existir Deus, se lhes falta chão para para conhecer o começo? Por isto, a meu ver, fé e razão não se anulam!
A maioria dos professores de Ciências da Natureza, e até de Ciências Humanas, que conheci e trabalhei nos meus quase 36 anos de Magistério, em escolas públicas e privadas, concordam com o General e, por isso, também, são eleitores do Capitão. A educação brasileira é medieval até nas ideias.
Mais do que um sÃmio, o jornalista se assemelha mais a uma cobra; uma cascavel, especificamente, tal como o seu Guia.
Francisco, não vejo melhor resposta a esse cara do que a sua. Parabéns.
Ontem li em algum lugar que o nosso paÃs não vislumbrou a chama iluminista. Mas ha evidências assombrosas de que estamos regredindo ao misticismo tribal. O governo que se avizinha não parece acreditar na capacidade de discernimento de adulto dotado de liberdade de pensamento e informação diversificada e contraditória, mas numa formação ideológica deÃsta, repetitiva, obediente e subserviente. O criacionismo é a negação da ciência e o mergulho nas trevas. A miséria é o combustÃvel da fé.
Ao contrário meu caro Térsio. Esse mimimi não nos converte ao mesmo ponto. Em verdade afasta profundamento duas visões de mundo. Pessoalmente, penso que o criacionismo nos leva de volta ao mais profundo misticismo e o que pode derivar disso são correntes tribais e auto excludentes e guerras religiosas mais sanguinárias que nunca.
Todo esse mimimi é apenas uma outra forma de se abordar a mesmÃssima coisa. Se algo existe é porque foi 'criado' ou em outras palavras 'formado' ou 'feito', seja pelo que chamamos de 'natureza', seja porque chamamos de 'um deus'. Tudo converge para um mesmo ponto
É um absurdo querer ensinar criacionismo em aulas de ciências. Criacionismo, se for o caso de mencioná-lo, teria lugar em ensino opcional de religião. A teoria evolucionista de Darwin é cientÃfica, portanto deve ser ensinada nas aulas de ciências. É completamente inútil querer misturar ciência e fé. Fé cada um tem a sua. A ciência, quer queira ou não, é universal, porque é verificável por métodos lógicos consistentes.
Tanto evolucionismo quanto criacionismo que são teorias dependem de crença (Teoria: Conhecimento especulativo, metódico e organizado de caráter hipotético e sintético).
Isso e muitos outros retrocessos nos aguarda se aquele que acha que tal mulher não merece ser estuprada...que nascer menina foi por vaquejada...armas (aliás é um sÃmbolo fálico né) para o povo e melhor que livros.e aà vai...se ele levar a faixa! Como falou o padre Lancelot, o ódio sempre existiu...só atiraram da gaveta! Reflexão e olhar caráter do presidenciável , agora é a hora .
Isso e muitos outros retrocessos nos aguarda se aquele que acha que tal mulher não merece ser estuprada...que nascer menina foi por vaquejada...armas (aliás é um sÃmbolo fálico né) para o povo e melhor que livros.e aà vai...se ele levar a faixa! Como falou o padre Lancelot, o ódio sempre existiu...só tiram da gaveta! Reflexão e olhar caráter, agora é a hora .
Realmente... O que se depreende do enunciado do general Aléssio Ribeiro Souto é que considera ser "manipulação ideológica" o ensino de uma teoria cientÃfica (notar que o conceito de "teoria" dispensa adjetivos como "verdadeira", "testada", "não-contraditada" etc. , já que para ser formulada e "estar em vigor", necessariamente "carrega" todas essas "virtudes"). Dúvida atroz: como se chega ao generalato com visão de mundo tão deficiente?
Repito! Qualquer "ismo" pode ser transmitido aos alunos, se previsto no plano de alguma disciplina. Porém, é inquestionável que o professor deva estimular a faculdade de pensar dos alunos em lugar de convencê-los a adotar seu "ismo" preferido. Simples: pensar com liberdade e verdade! Convencer que o articulista sofre de disfunção ideológica genética e foi contemplado por seus genitores com grosseria e estupidez é inaceitável, embora possa ser verdade.
Caro Reinaldo, você sabe tudo, entende de tudo. Está perdendo seu tempo aà na folha. Monte uma consultoria para ajudar a sociedade.
se meu semiotômetro não estiver sem bateria, percebi uma ironia aqui.
Algum primata não humano já foi transformado em humano falante e pensante em experiências de laboratório? Alegar que é preciso milhões de anos para isso é mera ilação sem provas, pois isso implica num modelo matemático simulado em computador, onde como age a variável tempo e os mecanismo responsáveis por essa transformação são desconhecidos ou apenas supostos
Macaco petista?
Objetivo primacial do ser humano: paz e harmonia. Instrumento para atingir o objetivo: democracia. Pilares fundamentais da democracia: liberdade, verdade, coragem e ética. Articulistas envolvidos na doença ideológica de qualquer vertente demoram a compreender. Alguns jamais compreenderão. A crença é irrelevante.
Qualquer "ismo" pode ser transmitido aos alunos, se previsto no plano de ensino. Porém, é inquestionável que o professor deva estimular a faculdade de pensar dos alunos em lugar de convencê-los a adotar seu "ismo" preferido. Convencer que o articulista sofre de disfunção ideológica genética e foi contemplado por seus genitores com a grosseria e estupidez é inaceitável, embora possa ser verdade.
Hoje, a Folha está pegando de leve com o excelente artigo do Reinaldo. Meno male! Conheci o general nos bancos escolares do Colégio Estadual Campograndense, ao tempo em que era diretora a saudosa Maria Constança de Barros Machado. O general estudou muito. O Gênesis diz que Deus é a imagem e semelhança do homem. Por Gênesis, Deus evoluiu, pois quando éramos Australopitecos, Deus O era. EvoluÃmos para Homo erectus e Deus, mais uma vez, O era. Agora, Ele é Homo Sapiens? Ou Mulier Sapiens?
Sr. Brizido, seguindo sua dica, também sugiro um livro, além das Sagradas Escrituras, ao General: "Deus, Um DelÃrio"; de Richard Dawkins.
Sugiro ao preclaro General o livro " O polegar do pequeno violinista" para se atualizar sobre genética, DNA etc. O autor: Sam Kean.
Reinaldo José Lopes, Haddad e Manuela demonstraram publicamente que acreditam que ao comer determinada bolachinha, a mesma imediatamente se transforma no corpo de um deus criacionista comestÃvel. O que você, que também se declara católico, pensa sobre isso?
Querida Ana. Se o seu filho ou Neto perguntar como a terra foi povoada a partir do Eden, como explicara, nessa leitura das escrituras de forma fundamentalista, que Abel transou com a irmã? E Caim que foi expulso casou e procriou com quem? E a origem dos Amonitas em Genesis 19, se eles lerem, como explicara? Um dia meu filho, hoje médico psiquiatra contava para um amigo de sua idade, uns quatro anos: Deus criou o céu, a terra, as nuvens.....Não as nuvens não foi o vapor....ou seja criancas pensam
Mas aà Ana, crença pessoal é uma coisa, pretender fazer que sua crença se torne referência no ensino para todos, em um estado LAICO, é outra.
Em que parte do texto, o autor se declarou católico?
Então sugiro agora que leia a história e não o manual da doutrina católica. Como ajuda, sugiro este livro: Johnson, Paul. A history of christianity. New York: Touchstone, 1995. Creio que há uma tradução dele para o português.
Prezado Luiz Carlos, já li. Eis o que achei: "A transubstanciação é a doutrina que afirma que o pão e o vinho se tornam literalmente o corpo e o sangue de Cristo. Essa doutrina é defendida oficialmente pela Igreja Católica Romana." Grata pela sugestão.
Prezada Ana Almeida Souza, a senhora precisa ler mais sobre a história do cristianismo para se informar melhor sobre o que é o ato de compartilhar o pão e o vinho na cerimônia da missa. E não tomar literalmente o que talvez tenha ouvido falar por aà sobre o que é a missa cristã. Em tempo, não sou eleitor de Haddad nem de Bolsonaro.
Quanta ign orância, em pleno século 21 um indivÃduo de formação superior ainda acredita que Deus fez o Universo em 6 dias e no sétimo foi descansar...
Fica evidente que também é difÃcil acreditar no Darwin... Evolução de bilhões de anos ... Como diz na escolinha do prof. Raimundo: há controvérsias... Houve evolução e parou no Nirvana do homem.... ??? O cérebro humano altamente complexo que até hoje os neurocientistas não sabem tudo.... Vamos em conluio para Paz.... É melhor para todos nós criacionistas e evolucionista...
Reinaldo, diga isso ao presidiário-mor, que dispõe de um exército de orixás criacionistas em sua cela da PF !
Eu não sei se é pra rir ou pra chorar. O cara está no mÃnimo 01 século atrasado. Vou te dizer o que é doutrinação (como se a direita radical não fosse ideológica): é negar a ciência e seguir acreditando em crenças seculares.
E não esqueça de comunicar isso aos "cristãos fervorosos", comedores de hóstia, Haddad e Manuela.
Nunca vi comentários tão ocos, vazios. A existência do homem, por graça de Deus ou da natureza, devem ser ensinadas aos alunos, mas como informação, religiosa e cientÃfica, e ponto final. Somos macacos sim e isto não me foi ensinado na escola, pois tenho 72 anos e não me lembro de qualquer matéria a este respeito
Macacos me mordam, Batman! Será este um local apropriado para discutir assuntos ligados à famÃlia do jornalista? Isso me lembra quando o editorialista da Folha Rogério Cézar de Cerqueira Leite, na seção Tendências e Debates, pediu que não votassemos em Marina, mas em Dilma, porque a primeira era criacionista. Mas ela nunca colecionou vento!
Particularmente, acho esse tema fútil, afinal de contas, ensino religioso é no ensino fundamental, depois o adolescente terá contato com várias matérias que levará ele a um questionamento mais maduro. O professor fala X, o aluno no trajeto da casa para a escola, tem várias opiniões, onde? No celular.
Há muitos anos, num fim de noite, quanto o Fantástico discute coisas sérias imaginando que a "massa já foi dormir" para pegar no batente amanhã, perguntaram a jovens universitários evangélicos se o homem tinha como ancestral o macaco. Horrorizados disseram que não, e que a BÃblia provava isso. Feita a mesma pergunta a um velho frade, professor de Teologia, respondeu corrigindo o repórter, "não é verdade que o homem descende do macaco, mas sim que ambos tem um ancestral comum".
Como Bolsona/zi o retrocesso seria em todos os frentes, o Brasil não voltaria 50 anos atrás (como ele quer) mas vários séculos!
Que texto bom de se ler! Mais luz!
Nós somos primatas e estamos na crista da onda da evolução. Macacos não.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Reinaldo José Lopes > Caríssimo general, o senhor é um macaco (como eu, meu filho, minha filha e todos nós) Voltar
Comente este texto