Joel Pinheiro da Fonseca > Qual o risco de Bolsonaro presidente Voltar
Comente este texto
Leia Mais
As instituições já se curvaram. O STF está completamente acovardado.
Para entender o colunista entendo que seria necessário que ele também analisasse os rompantes do outro lado. O que o PT fez com a Petrobrás e com nossa reputação internacional já não é suficiente? Sr. colunista, fale um pouco nos próximos dias sobre o tipo de ameaça que representa o PT no “poder”.
As eleições ainda não aconteceram e já estão vendo jacarés debaixo da cama. Que medo é esse, man?
Hum, faz sentido! Ele deve ter sido um excelente aluno de História, né?
Talvez ele conheça um pouco mais de história que você.
Que artigo mais idiota. Bolsonaro não ameaçou fechar o STF.
"As exigências da negociação e da moderação do discurso para acomodar interesses terão seu efeito. O Judiciário, o Congresso, as Forças Armadas, a mÃdia e a sociedade civil não se prostrarão". Num certo paÃs da Europa central, no começo dos anos 1930, havia a mesma esperança quanto a um certo ex-cabo... Deu no que que todos sabemos. Não creio que será exatamente igual, mas, internamente, tem tudo para ser bem parecido.
Prezado Joel, sinto te dizer que sua esperança de controlar o monstro no futuro nunca aconteceu na historia, mesmo no Brasil em 1964. Lembra que Castelo queria fazer a eleição em 1965 ? Morreu de acidente de avião. Idêntico discurso ao seu agora foi proferido pelos liberais e social democratas em 1933, achando que controlariam Hitler. Não conseguiram. O que sobreveio foi o horror e a perseguição à todos indistintamente: imprensa, democratas,liberais, judeus, comunistas etc. Deu no que deu
Estamos sem qualquer alternativa. Porém, observa-se que existe por parte deste jornal uma tendência a "fazer ouvidos moucos" à evidente e ostensiva postura autoritária do partido que se opõe a este candidato. Quando José Dirceu anunciou que o poder seria tomado e isto não aconteceria através de eleições, esperei do jornal uma posição firme de defesa das instituições. Não vi. O Estadão os defendeu em editorial. Maior isenção cavalheiros.
Minha querida, o chefe maior deste partido (do qual não gosto) está preso. Mesmo assim continuam tentando chegar ao poder dentro do jogo democrático, a eleições. Quer maior mostra de que não são golpistas ? Agora, imagina que a situação fosse contrária? Com tamanho apoio do exército (oficial e dos zumbis) isso seria possÃvel ?
O Joel continua vendo fantasmas, de novo! Sempre que pode, ele imagina um Inferno de Dante para o Brasil. Agora falar sobre a ruÃna econômica em que estamos por conta da ideologia de seu candidato "in pectore" Haddad, nenhuma palavra! O terrorismo midiático não sossega! Joel, que tal se mudar para Guaribas-PI. Lá é uma cidade feliz, pois todos votam no PT. Lá, não tem pobreza de espirito como o Sul bolsonarista. A população só quer bolsa! Shangri-Lá do Joel! Queremos escolher nosso candidato.
Oh Joel, vc é um cara esclarecido. Querer ombrear a turma do PT e e satélites aos ministros do STF , aà não dá né ?
Dependendo da doença necessitamos de antibiótico e não de falsa homeopatia. Talvez haja necessidade de uma polÃtica agressiva que acabe com a corrupção , e nà o de um ventrÃloquo “ Lula paz e amor”, que originou a maior corrupção que se tem notÃcia no mundo. Torcemos que Bolsonaro cumpra o que promete.
Acabar com a corrupção, sim, o Brasil será o paraÃso terrestre após Adão e Eva. Além disso, qual estado autoritário que não é corrupto? Não é justamente um estado autoritário que se esboça nas falas do Bozo. Deu para ver como ele cumpriu as suas funções em 28 anos de vida no legislativo.
Prezado Wagner. Que o senhor tenha o governo que quer e possa merecer. Felicidades.
Quem como eu, que anda na rua vestindo o manto sagrado do S.C.Internacional, passará a correr sério risco . Deus tenha piedade dos brasileiros . O perÃodo das trevas se aproxima . PS- eu votei e votarei 19 .
O Duterte está há 2 anos nas Filipinas, tem histórico de declarações pior que o Bolsonaro e não fechou congresso nem coisa nenhuma. Pela experiência desse paÃs, acho que a polÃcia vai matar mais do que já mata hoje. Para não falar da ação de grupos de extermÃnio.
Sim, até onde sei, Duterte "apenas" mandou prender um senador de oposição que o acusou de corrupção. Deve ser o segundo modelo para Bolsonaro, após o inefável Ustra.
Joel, sempre achei você o jornalista ponderado e equilibrado. Mas essa ironia de dizer que "ele já poderia vir em rede nacional e dizer que vai prender petistas e ministros do STF" (o que seria um ataque claro à democracia) e, logo no parágrafo abaixo, dizer que não acredita que sua presidência significará o fim da democracia... Então o trecho irônico anterior era desnecessário. Não condiz em nada com a sua postura sensata e moderada... Bola fora.
Em relação à fala de Eduardo Bolsonaro, o ministro João Otávio de Noronha, presidente do STF, disse que não viu nenhuma intenção de ameaça e que estão exagerando. Para Noronha, as declarações do deputado eleito pelo PSL foram fruto da imaturidade. A resposta de Eduardo foi dada a partir de uma pergunta capciosa. Noronha foi uma das poucas vozes sensatas no meio desse mimimi de declarações arrivistas.
Lula disse que ia prender juÃzes e procuradores da Lava Jato. Ciro Gomes disse em receber Sérgio Moro à bala. Deputado petista Wadih Damous propôs fechar o STF. José Dirceu, condenado, pretende tirar poderes do STF e do MP depois de o PT tomar o poder à força. É essa a frente democrática?
O Brasil é um paÃs que tem uma dÃvida interna enorme, exporta pouco e se restringe mais a comodities. Qualquer rutura ao estado de direito implicará em retaliações comerciais por parte dos paÃses democráticos. Além disso, Bolsonaro terá que negociar com a China, goste ou não. Pergunto se os senhores entenderam que as exportações podem minguar em um estalar de dedos, já que o mercado interno não melhorará sem aumento da massa salarial? É bom cuidar para que o discurso NÃo seja posto em prática.
Já se prostraram. No dia em que este senhor usou mandato para defender a atuação de grupos de extermÃnio e não desceu da tribuna algemado, as instituições já tinham capitulado. Nós não fomos vigilantes com a democracia enquanto a tÃnhamos, o lhe leva a acreditar que seremos ao perde-la?
Para os membros da "Cosa Nostra", inclusive seus braços midiáticos, o risco é enorme!
A aeronave está em rota de colisão com os Alpes de Curitiba !
Quem tem espaço na mÃdia, tem responsabilidade sobre a manutenção da democracia. Pessoas como o colunista se omitem há meses, deixando de denunciar o que realmente significam os Bolsonaro. Pq esta coluna só agora? Deveriam estar vigilantes antes q um proto-ditador se elegesse. Ficar vigilante depois q Bolsonaro se eleger e estiver tentando o golpe? Quando as eleições estiverem distantes e o povo desmobilizado? Rifaram a democracia por um par de agrados liberais, q provavelmente não virão.
O autor esqueceu de mencionar que a Democracia também depende da existência de uma oposição dura, mas responsável e objetiva. Será que a coalizão petista está disposta a desempenhar esse papel para o bem do paÃs ou se comportará como no governo FHC que sofreu nada menos do que 17 pedidos de impeachment? Estarão dispostos a ajudar o novo presidente a promover reformas ou se comportarão como crianças mimadas? Depois de duas décadas perdidas, é hora de rever os conceitos.
Fazer Bolsonaro caber na normalidade democrática é a nova tarefa daqueles que há não muito tempo negligenciavam suas chances de vitória. Uma zelite que se considerava boa o suficiente desprezar as regras de convivência democrática. E reparem com que facilidade executa a manobra: "as exigências da negociação e da moderação do discurso para acomodar interesses terão seus efeitos",,, e com isso não fazer a autocrÃtica (que exige dos demais) das próprias lambanças.
A analise é seletiva. Os rompantes inconsequentes ocorrem nas duas candidaturas. Ambos provocam e respondem numa campanha emblematica que pode selar o fim de uma ala polÃtica corrompida.A indignação do articulista é somente com um lado. E considera ainda que atentados à democacia jamais ocorrem de dentro das instituições, muitas vezes aparelhadissimas. O ataque a este aparelhamento, em busca do resgate das instituições, é alardeado hipocritamente como ataque à democracia.
Bianconi, o aparelhamento é fato decorrente de competente adoção da cartilha gramiscista. Quem de algum modo tem contatos com o serviço público viu a evolução disso e reconhece a presença e as más consequências.
Esse tal aparelhamento foi a falácia que serviu para justificar o golpe de 2016. Claro que então o mal denominado "centro democrático" acreditava que não seria alvejado a partir da direita pela mesma conversinha que ajudou a construir.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Qual o risco de Bolsonaro presidente Voltar
Comente este texto