Vera Iaconelli > Brasileiro é fascista? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Hamilton Serpa

    Nem está ai por este tema, ele só está dando uma limpeza moral do PT corrupto, e está também cansado de ficar ouvindo sobre o tal golpe (movimento) de 64, isto já é assunto para historiadores e jornalistas que ainda tem seus pés nas cantinas das federais. E só quem também fala ainda deste período são os articulistas de jornais como a Folha, muito pouco lidos nestes período tendenciosos, pois a maioria dos seus eleitores são Bolsonaristas, então vocês estão chovendo no molhado, e olha que chuva

    Responda
  2. Pedro Ferrel

    O caso da jovem que se automutilou com suástica é emblemático. Devemos cuidar e amar os indivíduos que apresentam algum sofrimento mental. Desde o começo, achei que essa era a situação da jovem gaúcha, uma pessoa especial. Infelizmente, a campanha de um dos candidatos utilizou a imagem da jovem ferida como prova da violência dos apoiadores do adversário. Instrumentalizaram e desrespeitaram a dor alheia. Faltou empatia, sobrou oportunismo e brutalidade.

    Responda
  3. Ricardo Knudsen

    A conclusão não menciona nenhum estudo sobre os valores ou sobre o perfil ideológico dos brasileiros, logo, é puro achismo. Cuja credibilidade cai bastante quando ela afirma q os alemães q apoiaram o nazismo não eram fascistas. Será q ela foi rigorosa na classificação, e quis dizer q na verdade eles eram nazistas?

    Responda
  4. Brízido Galeano

    No nono parágrafo, a doutora desconhece uma pista, a da "agit-prop", muito usada em partidos de esquerda. Quem me garante que a pichação não foi feita pela nossa "sinistra"? No nono parágrafo vem a pérola: "podem ser exploradas por segmentos com interesses autoritários,". Ou eleitorais, porque não? O partido que se despede do poder não aceita o monumental antipetismo que se alastrou no Brasil. Deite-se no seu divã, preclara doutora Iaconelli, e comece a chorar as pitangas...

    Responda
    1. Brízido Galeano

      No último parágrafo, vem a pérola...

  5. NELSON PRADO ROCCHI

    Então os seguidores de Haddad escreveram essa barbaridade? "Vamos eliminar índios, negros e nordestinos". Que o PT é totalitário e totalmente organizado para saquear o Brasil todos nós sabemos, mas agora eles se transformaram definitivamente em fascistas. Não é de se surpreender porque adoram a antiga União Soviética, China de Mao, Pol Pot, Cuba, Venezuela, Angola, Coreia do Norte.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Não Nelson. São os eleitores bolsonazis que não tem reflexão suficiente para entender o texto.Assim reagem como o capitão que é incapaz de juntar lé com cré em seus discursos e como defesa se vale do autoritarismo, preconceitos e violência. Os seguidores comungam as mesmas atitudes e alaudem.

  6. Hercilio Silva

    Porque quem não defende ideias que são consideradas até crime contra a humanidade as defenderia? É na lógica do não acreditar em suas palavras que quem não concorda com isso vai votar nele. É caso para a psicanálise, pois é uma justificativa pra escolher o que não aceita, mas acha que não é pra valer. Auto engano.

    Responda
  7. Cristina Carvalho Barboza

    Hoje vi um post no facebook que acusa os militares da década de 70 de colocarem ratos na vagina das mulheres, como forma de tortura. Por que eles fariam isto? Parece mais uma projeção do inconsciente de um torturador es querdo pata ligado às Farcs.

    Responda
  8. Cristina Carvalho Barboza

    Quem garante que o cartaz “Vamos eliminar índios, negros e nordestinos” não foi colocado por um es querdo pata? O dire ito pata pode ser louco mas não iria colocar um cartaz destes antes das eleições do Bolsonaro. Por que iria prejudicar seu candidato? O discurso de Bolsonaro é de combate contra a corrupção, não combate, por exemplo, o esquerdista Marcio França.

    Responda
    1. Cristina Carvalho Barboza

      O assassino do mestre Moa falou na TV que a conversa que motivou o crime era de futebol e não de política.

    2. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

      Voce tem razao. O capoeirista baiano MOA se suicidou com 12 facadas so para incriminar o mito

  9. Cristina Carvalho Barboza

    Voto no Bolsonaro e defendo sua candidatura, sei diferenciar o discurso de palanque do que será seu governo. Nas eleições de 2014 estávamos escolhendo entre dois iguais, tanto Aécio como Dilma se beneficiavam das doações das empreiteiras da Lava Jato ou da Friboi. O brasileiro não quer mais isto e não vê Bolsonaro e seu grupo como fascistas autoritários, vê mais perigo com a volta do PT e sua gang ao poder.

    Responda
    1. Cristina Carvalho Barboza

      O brasileiro não é fascista e sim conservador e ligado aos valores da família. É contra o aborto, contra as drogas, é cristão e trabalhador. Acompanho Bolsonaro há alguns meses e sei o que pensa sua equipe. Sou mais interessada na política econômica que na pauta de segurança pública ou conservadora. Na economia ele promete atuar tanto na micro como na macroeconomia. Vai facilitara a relação das empresas com o governo, desregulamentar a economia, simplificar a arrecadação tributária.

    2. Cristina Carvalho Barboza

      Bolsonaro não falou em varrer os opositores e sim os bandidos vermelhos. Bolsonaro não é um ditador, é um político conservador. Entre a cleptocracia e o conservadorismo, fico com Bolsonaro. O patrimônio do Bolsonaro foi adquirido com o dinheiro dele, sou financista e sei que é possível, ainda mais com a valorização de imóveis que aconteceu no Rio de Janeiro em 30 anos. Quanto ao auxílio moradia é legal. Só pelo custo da campanha do Bolso constatamos que ele sabe lidar com dinheiro.

    3. Carlos Gueller

      Como vc sabe diferenciar o discruso do governo? Me explica. Tudo mundo esperava que ele fosse se acalmando a medida que cresciam suas possibilidades de ganhar, mas aconteceu o contrário. No domingo disse que vai varrer os opositores, que vão para a cadeia ou para o exílio, que ele vai ditar as leis e o resto se adequa. Falou que o filho errou quando disse, em julho, de fechar o STF (numa palestra, não no palanque) mas ele falou a mesma coisa dias antes. Não seja cúmplice de uma ditadura.

    4. Carlos Gueller

      Cristina, o partido do Bolsonaro foi por anos o PP, que é o partido que tem mais indiciados em casos de corrupção. O teu candidato foi cúmplice do Eduardo Cunha, tal vez o maior gánster do Congresso. Ele tem um patrimônio de 15 milhões sendo só deputado, tem bolsa moradia tendo casa própria, e disse que a usava para comer gente.Tem corrupção na política? Tem (como tem em todas as atividades), mas a democracia permitiu o controle e a punição. Teu candidato não é democrático. Não pague para ver.

    5. Tiago Oliveira

      Cristina, como você pode saber como será um governo Bolsonaro se nem ele diz como será? O que lhe faz pensar que Haddad é um gângster e Bolsonaro é apenas um homem de bravatas? Dia 01 de janeiro de 2019 Bolsanaro será presidente de todos nós. Você se sentirá feliz vendo Bolsonaro usar a polícia para espancar e prender jovens, homens e mulheres que protestarem contra ele? Tudo vale a pena para tirar o PT? Cristina Carvalho Barboza, você está pronta para defender as medidas do governo Bolsonaro?

    6. Cristina Carvalho Barboza

      Vocês não veem nenhum petista com tanto empenho em defender a roubalheira de seu partido, por isto questiona o meu empenho. Ouvi todos os depoimentos da Lava Jato, e tenho opinião formada a respeito do PT, são todos bandidos que defendem bandidos. Bolsonaro não roubou, não está na Lava Jato, não pegou dinheiro com empreiteiras e nem da Friboi. Tenho acompanhado os vídeos de Bolsonaro, e não vejo nele um fascista autoritário, vejo um conservador que é ficha limpa.

    7. Cristina Carvalho Barboza

      Perguntar se o Brasil é fascista é o mesmo que perguntar se o Brasil é corrupto. O Brasil é corrupto?

    8. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Ô Cristina, prá que tanto empenho? Não creio que seu pensamento contribua em nada para a compreensão do texto, que você demonstra não ter entendido ainda. Repetir obviedades não leva a lugar nenhum, ou está recebendo da Cambridge Analytica?

    9. Cristina Carvalho Barboza

      Bolsonaro não está sozinho, tem apoio de um grupo político liberal. Prefiro ele à volta da quadrilha do atraso ao poder.

    10. Nestor Bercovich

      Admiração pela dita/dura, elogio da tor/tura, discri/minação contra gays e mu/lheres, tratar de kit-gay um manual de informação sobre diversidade sexual, foram declarações de seu candidato bem antes da campanha eleitoral: essa ideologia do atraso é seu DNA!

  10. Rogerio Soares

    Com tudo que está acontecendo somente a psicanálise para nos ajudar a entender um pouco o atual momento.

    Responda
  11. João Garcia

    Como eu gosto de um olhar psicanalítico para os fatos. Entendo melhor o que ocorre ao meu redor com este tipo de abordagem

    Responda
    1. João A Silva

      Penso da mesma forma. Ótima análise.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.