Elio Gaspari > 'Não quero ter parte nisso' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sinto que muitas pessoas perderam a humildade e noção. Elio Gaspari escreve com conhecimento de causa, viu e pesquisou os fatos de nossa História. Faz interpretações plausÃveis (podemos concordar ou não.) Aà vem pessoas que não têm metade da leitura e experiência do jornalista e tecem os comentários mais estúpidos e grotescos que se pode ler. Cresçam, leiam e apareçam.
Sinto que muitas pessoas perderam a humildade. Elio Gaspari escreve com conhecimento de causa, vi, pesquisou os fatos de nossa História. Faz interpretações plausÃveis (podemos concirdar ou não.) Aà vem pessoas que não têm metade da leitura e experiência do jornalista e tecem.os comentários mais estúpidos e grotescos que se pode ler. Cresçam, leiam e apareçam.
O artigo é sublime e originalÃssimo como são todos os artigos que eu já li do Helio Gaspari. É difÃcil de concordar mesmo porque exige muito conhecimento e boas práticas de assimilação.
Pior fanatismo é o polÃtico. No dia 28 não votarei para quem Menoscaba Instituição e nem para o outro que é comandado por alguém condenado por crime contra a Administração. Eles,não!
Que pena. Um dos poucos imparciais, jogou a toalha. Esta eleição é uma eleição, contra as quaaaa drriilhas, das quais o PT é uma delas. Achava-mos que tÃnhamos um bom companheiro de esquerda séria, ao nosso lado na trincheira. Pena, pena.
Lúcido artigo. A ideologização - esquerdista e direitista - burra está nos levando ao abismo definitivo.
Para ver como é difÃcil fazer previsões sobre o desempenho de candidatos. Foi no governo do General Costa e Silva, apesar de sua falta de dotes intelectuais, que se iniciou o milagre brasileiro. A partir de 1967 o PIB passou a crescer a mais de 7% ao ano, com inflação decrescente. As notÃcias de que ele teria afundado o paÃs são muito exageradas.
Tiago, A inflação e recessão terrÃveis estouraram no colo do Figueiredo 10 anos depois. No perÃodo Médici o PIB cresceu 10% ao ano todos os anos. A economia do Brasil dobrou em menos de 10 anos. É um ritmo que parece hoje inimaginável, mas acredite, aconteceu.
José Cláudio, o milagre brasileiro é uma piada, um embuste, que mal começou e estourou no colo do Médici, inflação e recessão terrÃveis. Mas não é esse o principal tema, José. Estamos dizendo que nenhum benefÃcio econômico vale afundar as garantias de um Estado de Direito.
Ricardo, acho que não precisava AI-5 nem tortura para vencer o terrorismo, até porque outros paÃses, como Itália e Alemanha o enfrentaram sem isso. Mas é como dizer que os dirigentes chineses estão "afundando" o paÃs por manterem uma ditadura qu reprime duramente os dissidentes.
Maria, a dÃvida enorme e inflação eu credito mais ao Geisel, que tinha um excelente posto Ipiranga, o Simonsen, mas não seguia tanto seus conselhos. Fez a abertura polÃtica é certo, mas arruinou o paÃs ao não querer fazer um ajuste. Empurrou a banana para o Figueiredo.
Logo, se houve algum ganho econômico, justifica-se AI5, tortura e outros quejandos. Vindo o dinheiro para meu bolso, garanto a minha liberdade e azar dos que pensarem diferente, pau de arara e maricota neles, pois meu lucro estará garantido e isso basta.
Você não leu direito. Se tivesse lido teria visto que o Brasil tinha uma dÃvida enorme externa é impagável; que levou o paÃs ao FMI e a enorme inflação ; dinheiro desperdiçado em monumentais obras paradas depois; que o nome do empreiteiro era Sebastiao Camargo...etc. Pode ler os 5 volumes do Gaspari sobre o perÃodo - talvez ajude...
Alguns estúpidos com 3 neurônios, 1 do lado esquerdo e 2 do lado direito, criticando o jornalista mais capaz desse paÃs. Vão estudar cambada de autômatos, isso é história, não é " eu acho". O antipetismo não pode servir de escudo para a imbecilidade.
Parabéns pelo comentárioo..Eu ia anular meu voto,mas depois das últimas declarações do Bolsonaro dizendo que vai acabar com o ativismo,banir o que ele chama de vermelhos e de seu filho sobre o STF,fica claro que o candidato do PSL não tem apreço pela democracia.Óbvio que se deve ficar com o pé atrás com o PT,tanto por tudo o que fizeram,quanto pelas convicções democráticas,mas qualquer pessoa que não está cega pelo antipetismo sabe que as duas candidaturas não se equivalem.
Braavo!
Com todo respeito à memória do Mal. Cordeiro de Farias, mas o seu gesto não é digno de louvor, pois adotou a posição mais confortável. Pilatos também abdicou da sua responsabilidade, e um gesto aparentemente insignificante acabou mudando o Planeta. Não querer parte disso implica em não votar e não votar não é protesto, é capitular. A questão da eleição não é votar no candidato perfeito, pois isso não existe. Se fosse assim haveria a necessidade de um candidato para cada cidadão.
Digno de louvor é apoiar ditaduras. Entendi.
O governo do PT, nas mãos de Dilma, expatriou nada menos do que 50 bilhões de reais, para paÃses como Cuba, Angola, Venezuela, etc; dinheiro este que poderia ter resolvido inúmeras causas do sofrimento justamente da população mais humilde, em áreas como saúde, segurança, saneamento básico, educação, entre outros. Sem contar com o dinheiro correspondente a 100 assaltos ao Banco Central de Fortaleza, só em desvios na construção de estádios inúteis. Não quero ter parte nisso. Voto em Bolsonaro!
Ameaças de ditadura, louvor à tortura, desprezo a direitos humanos, nada disso importa; valores, só os dos cristãos radicais e os financeiros.
"Não quero ter parte nisso.". Prefiro assistir de camarote o que virá em 2019. Bolsonaro, ao dizer que "banirá os vermelhos", penso que ele está falando nos temidos inquéritos e sindicâncias conjugadas com a frase apocalÃptica: Apura! Apura! Apura! Roche, fabricante de Lexotan, agradece, antecipadamente, por mais $$$!
Elio Gaspari é um pesquisador, excelente escritor, racional, equilibrado. Quer conhecer a história do Brasil tem que pelo menos ler algum livro de Gaspari. Quem não o leu, como os missivistas que o condenam, antes de jogar palavras ao vento, recomendo, o silêncio, não como censura, mas, sim, como um tempo de reflexão sobre a contextualização histórica.
Está em franco processo de velhice, com um detalhe: o cérebro do italiano parou no tempo, mais especificamente, quando não havia eleições diretas. O sistema que vigora no Brasil é o presidencialismo, que já passou por dois plebiscitos. Não há como prever o que vai acontecer no futuro. No regime parlamentarista, nada disso que está ocorrendo no Brasil hoje, aconteceria. Mas, estamos no presidencialismo. Vamos votar dia 28, exercendo o nosso sagrado direito de escolha.
A sempre presente desqualificação do articulista, em vez de argumentar contra as ideias. Prefiro um velho cérebro conhecedor da história a um jovem grosseiro.
Nós estamos no presidecialismo por escolha direta do eleitorado brasileiro. Tudo pode acontecer, inclusive nada. Mas sobre previsão, já que o autor gosta de citar militares, cito o caso do marechal Dutra. Quando passava por exame médico, por ocasião de incorporação, o médico foi conclusivo: muito magro, não vai viver muito. Logo depois o médico morreu e Dutra ajudou a fechar o Congresso, em 1937, a mando de Vargas e, após a queda deste, eleito presidente da República em 1945.
"Nenhum deles se elegeu sugerindo medidas que pudessem prenunciar uma ameaça às instituições democráticas". Prezado colunista, sua afirmação é falsa e despropositada. O PeThê, por erros cometidos, só não transformou o Brasil em uma ditadura a la Venezuela (que tanto admira e protege) porque foram incompetentes. Tentar, tentaram e de forma bastante incisiva. O Bolsonaro, contrariamente ao falsamente propagado, é a esperança que, na beira do abismo, não venhamos a nos atirar em queda livre.
Todos q fazem suas afirmações baseadas nas assertivas de Bolsonaro são tachados de exagerados, despropositados, ou até de mentirosos (afirmação falsa). O que dizer dos seguidores do Messias, q sistematicamente negam as barbaridades por ele ditas e gravadas ao longo dos anos, com o singelo argumento de que os outros seriam piores, apesar destes outros nunca terem afirmado nada tão grave (metralhar adversários, apoiar tortura).
Sua afirmação é um total despropósito. Não há paralelos entre o flerte do pt pelos (nefastos) regimes bolivarianos com a fala odiosa de bolsonaro, contra todas as instituições democráticas. Lembrando que ele é o virtual candidato eleito. O problema da democracia, é que só se sente falta, após perdê-la.
Leonardo, obrigado pelo elogio. Nem eu sabia que era tão culto assim. Rsrsrs
O Elio Gaspari escreveu cinco livros sobre a ditadura militar no Brasil. Mas você, Marcos, entende mais de história do que ele. Parabéns.
Como faço para não ter parte nisso?
Meu Sr, não confunda o Zé Carroceiro com o Zeca Roceiro; nada a ver. Não adianta passar o tempo choramingando ranzinzamente, seu discurso está enferrujado e só é lido pelos seus parceiros de ideologia. É que as pessoas mudaram, evoluÃram; agora elas têm o zap-zap!
A Sra entendeu, D. Neli, tenho certeza que sim.
o senhor então é parceiro, porque leu! Né?
Não conhecem o articulista e sua obra. Além disso, defendem as "verdades" do zap-zap; a gente vê com circulam notÃcias fidedignas e opiniões de pessoas cultas naquele meio.
A Folha é de esquerda. O Presidente Bolsonaro fará governo muito bom.
Agora as pessoas tem zap? Meu Deus, livros e jornais para quê, não é mesmo, se a internet valida nossas crenças mais estúpidas?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > 'Não quero ter parte nisso' Voltar
Comente este texto