Opinião > Encruzilhada petista Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. marcelo barbosa

    Palhaçada, os partidos políticos são todos uns palhaços e quando o circo pegar fogo salve-se quem puder. O povo tem o presidente que merece, sempre pode piorar mais um pouquinho. Agora parece que finalmente chegou a vez do Brasil. Daqui a 4 anos vamos ver a cara do país.

    Responda
  2. Edmar Lázarpo Borges

    Essa cantilena de democracia vinda de partido esquerdista soa tão fantasiosa quanto a uma promessa do Cabo Daciolo de fazer tal e qual no seu governo. Quem não ama e não se orgulha do seu país não é democrata. Aliás, falar de democracia ao eleitor faminto, que precisa da miséria do Bolsa Família, me faz lembrar recado de Kao-ki a John Kennedy, quando da anunciada visita do Ted Kennedy ao Vietname: "manda ele vir aqui falar de democracia ao povo que quer o substantivo comida"

    Responda
  3. Rodrigo Cavalcanti

    Os petralhadores roubaram muito. SImples assim. E foi a atual liderança que comandou ou no mínimo foi conivente com esses desvios de dinheiro. Portanto, o PeTe deve começar trocando os GleisisWagnersDirceusLulas. o 2o passo é parar com as chicanas para tirar condenados e salvar os "desviadores de dinheiro" da cadeia. Vivem dizendo que se alguem errou deve ser punido mas na hora H, fazem de tudo para salvar o condenado. Se fizerem essas duas coisas, já vai nascer um luz no fim do tunel.

    Responda
  4. CELSO LUIS KOLAKOWSKI

    "ser o eixo de uma alternativa democrática verdadeira” - o tal partido nunca foi democrata! "que demonstre aprendizado com os erros brutais do passado" - só conseguem olhar para o próprio umbigo e manter falácias mentirosas. "improvisa às pressas remendos no texto rancoroso do primeiro turno" - ou seja, apenas falácias e mentiras e os remendos prova não ser democrata. "preocupado em preservar o ânimo da militância" - subsiste dos menos favorecidos.

    Responda
  5. Pedro Ferrel

    O PT representa o atraso. Nunca foi um partido socialista, no máximo um simulacro. No governo, institucionalizou o curral eleitoral através de programas sociais populistas. Nesse cenário, Lulinha Paz e Amor, o cabeça de bando, ungido pai dos pobres, ocultava o verdadeiro petismo: aparelhamento de Estado, patrimonialismo, perpetuação no poder, caudilhismo sindical, castilhismo trabalhista, organização criminosa etc. Nunca foi um partido democrático. Nunca terá meu voto.

    Responda
    1. MARCELO REBELO

      Concordo plenamente!

  6. Raphael de Araújo Rieche

    Que clima de enterro hein FSP. Difícil aceitar essa derrota né.

    Responda
  7. JULIANO OLIVETTE

    São maiores os problemas do que foi apresentado. O que não deixa de ser este texto de opinião uma boa análise macro da encruzilhada do PT. Minha visão é que o PT não faz uma auto-crítica verdadeira porque não pode, sim, a constituição e retórica não permitem tal elasticidade. Se Haddad tivesse autonomia e vontade de faze-la, correria o risco de ser o Mikhail Gorbachev do Partido dos Trabalhadores.

    Responda
  8. LUIZ FERNANDO GARCIA

    O mais importante para nós, cidadãos comuns, não é nenhuma grande preocupação com "valores democráticos" apregoada por Caetano, Gil e Chico do alto de suas coberturas no Leblon. O que nós enxergamos, e bem claro, é STF fazendo as manobras que tem feito, beneficiando... , como no caso de Zé Dirceu que saiu da cadeia para ameaçar o cidadão comum com a afirmação "é somente uma questão de tempo para tomarmos o poder". É somente em reposta a isso que votamos.

    Responda
  9. Brízido Galeano

    Quem é o editorialista da Folha? Está na contramão dos demais servidores do jornal. Antes de escrever o editorial, o articulista, com certeza, bebeu água! Algo que faltou no escrito: que o nosso regime é presidencialista e devemos confiar nas Leis e na Constituição. Se o eleito, por acaso, derrapar ou pedalar, cairá! Faz parte do jogo democrático toda essa celeuma que antecede à eleição do dia 28. Vamos votar com a consciência tranquila de dever cumprido. Alternância é a melhor pedida!

    Responda
    1. Brízido Galeano

      Uma sindicância, um inquérito etc não fazem mal a ninguém. O que vai acontecer, sim, será o uso abusivo de Lexotan - et pour cause!!! Que tal sabermos o que vai na caixa preta do Bndes? Bolsonaro diz que vai "eliminar os vermelhos". Não se preocupem. Por linhas tortas, ele quer saber o que aconteceu nos 16 anos de PT/MDB que até agora está submerso. 2019 vai ser divertido. Pura Democracia! Se não quer ser investigado, não erre!

  10. Cristina Carvalho Barboza

    Nesta semana o PT extrapolou o limite do bom senso, Haddad acusou o general Mourão de ser tor ura dor, depois falou que o Bolsonaro era um anti ser humano que deveria ser varrido da face da terra e por fim aparece Gleici Hoffman e turminha inventando que havia um plano para um atentado contra a vida do Haddad e Lindbergh, deve ser o mesmo empresário que gastaria doze milhões com disparo no whatsapp de fake news contra o PT.

    Responda
  11. LUIZ FERNANDO GARCIA

    Na verdade, não vale a pena uma análise séria como a apresentada, pq o partido, mais uma vez, por desespero, assim como na eleição de Dilma 4 anos atras, está aplicando mais um estelionato eleitoral, já que com Zé Dirceu e Gleisi (sumiram agora, além de MST e Cia., não é possível se colocar como defensor da democracia, de jeito nenhum. Mas na segunda feira, toda esta turma que convenientemente saiu de cena, volta, com vitória ou derrota. Então, pq não assumir suas posturas reais?

    Responda
  12. Ricardo Knudsen

    Um dos assinantes afirma que “o passado é o melhor profeta do futuro”. De fato, Bolsonaro, que prometeu no passado uma ditadura, tentará implantar uma no futuro. Recomendo a leitura da coluna de hoje de Marcelo Coelho, para quem quer refletir sobre passado e futuro.

    Responda
  13. Ricardo Knudsen

    OK, a Folha decidiu por Bolsonaro, aderiram ao fascismo. Nem uma palavra sobre as promessas de dar um golpe, fechar o Congresso e executar adversários. Acabar com ativismos e prender juízes, além do discurso de ódio contra mulheres, índios, quilombolas e homossexuais. Para a Folha, isso é equivalente à história de Haddad e do PT, q em 14 anos de governo, realmente nunca ameaçou a democracia. Haddad não era minha primeira opção, mas deveria agora ser a de todos os democratas.

    Responda
  14. Cloves Oliveira

    A encruzilhada é composta de duas opções: seguir com as mesmas propostas que nunca funcionaram, ou dar uma guinada na direção daquilo que tem mais chance de funcionar. Qual é a mantra do PT? O Socialismo. E qual é o objetivo do Socialismo? Igualdade e distribuição equitativa dos recursos e da riqueza. Parece bonito no papel, só que não funciona na prática. Na prática acaba criando mais desigualdade e pobreza. Para o socialismo funcionar teria que revogar a Lei da Escassez, o que é impossível.

    Responda
  15. Marcos Serra

    A encruzilhada petista é bem maior que os problemas apresentados no editorial. Fora a adoração cega de alguns insistentes fanáticos e o apoio desmensurado da mídia esquerdista, o brasileiro acordou para a realidade. Não deseja o Foro de São Paulo com seus objetivos ditatoriais. Não suporta mais tantas mentiras, tantas ações que só visam a qua.drilha e não a sociedade. Não querem mais ver um grupo que se diz partido mas que, na realidade, não passa de um aglomerado de cínicos e oportunistas.

    Responda
    1. ORLANDO PEREIRA BARRETO NETO

      Isso mesmo Marcos Serra! Também há um ditado que diz: “o passado é o melhor profeta do futuro”. Depois de todo o mal que o PT causou, roubando instituições, violando a ética de sua fundação, apoiando governos comunistas e ditatoriais pelo mundo afora e causando o maior rombo nas contas públicas, não deveria nem participar desta eleição, se tivesse honra e honestidade.

    2. ORLANDO PEREIRA BARRETO NETO

      Isso mesmo Marcos Serra! Também há um ditado que diz: “o passado é o melhor profeta do futuro”. Depois de todo o mal que o PT causou, roubando instituições, violando a ética de sua fundação, apoiando governos comunistas e ditatoriais pelo mundo afora e causando o maior rombo nas contas públicas, não deveria nem participar desta eleição, se tivesse honra e honestidade.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.