Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Carlos Gomes

    Algumas destas expressões soam familiares? "Pauta bomba"; "entrei no TSE só para encher o s!"... Minha memória está melhor que a do articulista pois penso que estes elementos tiveram um impacto econômico-político determinante no segundo mandato da Dilma. Desestabilizado o governo, veio o golpe! Só não imaginavam o destrambelho do governo Temer e a rebordosa do nano encolhimento dos golpistas; mas muito pior, foi o surgimento inimaginável do fascismo tupiniquim que assusta até a Marine Le Pen!

    Responda
  2. Fernando Guilherme Gueiros

    Não se pode publicar nada contrário a certas veleidades produzidas neste Jornal petista, pois se é normalmente alvo de um processo de espiação. Vão em frente... Se assim pensam que agem com democracia.

    Responda
  3. amarildo caetano

    Bolsonaro veio podre pela maldade contra as minorias, negro e índio.

    Responda
  4. Brízido Galeano

    Fernando, você virou o novo Oráculo da Pauliceia Desvairada? Como você sabe, de antemão, que Bolsonaro é do mesmo tipo das outras maçãs que têm caído por aí, como Donald Trump nos EUA e Viktor Orban na Hungria? Primeiro, ele tem que vencer. Depois, tem que começar a governar e só depois saberemos como ele é, mesmo. Pura elucubração! Jânio venceu tranquilamente a eleição, com todos pensando nele como bom governante. Seis meses depois, com muito uísque na telha, renunciou! Menos, Fernando, menos!

    Responda
  5. regina ulhôa Cintra

    Não se sabe no que você se baseia para chamar Bolsonaro de maçã podre. Entender-se-ia chamar Haddad de maçã podre porque já experimentamos maçãs podres durante treze anos.

    Responda
  6. Pedro Ferrel

    Esprit de corps, efeito manada, síndrome de Estocolmo... O Canzian é um ótimo profissional; porém, sentiu-se obrigado a escrever essa coluna pra ficar de boa com a...

    Responda
  7. Luiz Pereira

    Como diz o povo, muita calma nesta hora. Tudo isso aí são especulações. Nem os eleitores do Bolsonaro sabem se dará certo. Há esperança e confiança. O que todos têm como prioridade máxima, urgentíssima, é, em primeiro lugar, vencer as eleições e afastar de vez a ameaça de retorno do partido escória. Sem isto, nada feito. Continuarão as crises econômica, social, política, moral...Sem que ninguém possa fazer nada para conter o caos.

    Responda
  8. celso bittencourt

    A Folh@ e seu Mantra: Bolsonaro é o Inferno, o LuLLopetismo é o Céu! Acredite se Quiser! Rarrarrrá!

    Responda
  9. Cido Junior

    Gostaria de saber onde Trump caiu?? vivemos num mundo diferente de fernando?? caro canzian, não faça defesa ao outro candidato que possui muitos membros encarcerados. Admita e acostume-se com o presidente que não está envolvido em NENHUM esquema de corrupção.

    Responda
  10. Delmar Philippsen

    A petralhada está enlouquecida. Todos perderão a boquinha. Os jornalistas que recebem por fora, os "donos" de ONGS que só existem para roubar dinheiro público e por aí vai.

    Responda
  11. mario cezar

    Oh Knudsen, eu como médico e intelectual fico abismado com sua opinião. Dinastias anteriores que corroeram o estado com corrupção da grossa e muito roubo ( tem presidente preso) realmente é muito melhor do que a democracia eleger algo novo. Eu não preconceituo. Quem adora preconceituar é a esquerda intelectuolóide, sem noção e agora também sem rumo.

    Responda
  12. SERGIO BERNARDI

    É dificil para o Canzian e para o Helio Shwartsman ( talvez vassalos da editoria da Folha) admitir que o quê provocou a profunda recessão no pais. Os golpistas ( Aécio, Cunha , Temer etc)no dia seguinte à vitoria em 2014 não deixaram Dilma governar. A sabotagem no congresso pelo centrão e golpistas em 2015 e 2016 que só votaram pautas bombas e impediu a correção de rumo, provocaram paralisia total dos investimentos tanto interno quanto externos no período. A Recessão é do governo Temer

    Responda
  13. Tersio Gorrasi

    No balanço final, concluimos que o PT está afundando na lama da corrupção, por causa da sua arrogância, hipocrisia e incompetência. Bolsonaro é apenas a única opção que restou para que se dê um voto de confiança e tornemos deste país uma grande nação. Se vai haver autoritarismo ou não, o tempo dirá, mas e se de repente tudo melhorar?

    Responda
  14. SERGIO BERNARDI

    É dificil para o Canzian e para o Helio Shwartsman ( talvez vassalos da editoria da Folha) admitir que o quê provocou a profunda recessão no pais. Os golpistas ( Aécio, Cunha , Temer etc)no dia seguinte à vitoria em 2014 não deixaram Dilma governar. A sabotagem no congresso pelo centrão e golpistas em 2015 e 2016 que só votaram pautas bombas e impediu a correção de rumo, provocaram paralisia total dos investimentos tanto interno quanto externos no período. A Recessão é do governo Temer

    Responda
  15. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Se as pesquisas não mentem, as escolhas dos eleitores (em grande parte ) são prenhes de contradições, votam num candidato contra o sistema, cuja família está plenamente integrada nele, querem democracia e votam em quem faz apologia da tortura,querem educação pública e gratuita e escolhem o candidato que quer demolir a gratuidade da Universidade Pública. Quem disse que o eleitor é liberal?

    Responda
  16. Fernando Moreira

    Fernando Canzian, interessante seu artigo, penso que os Brasileiros inteligentes estão preferindo escolher o "cristão novo" do liberalismo do que a velha política corrupta do PT.

    Responda
  17. davilson antonio

    Para o bem do país tomara que o ma cha do do TSE esteja bem afiado para cortar, não essa maçã, mas a macieira inteira. Fora neo n azifa cis ta tupiniquim!!! Qualquer coisa menos o coi so!!!

    Responda
  18. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    Não está sendo justo com o Mito e valorizando uma Democracia Imperial desde 1985 que trouxe 2,5% de crescimento (igual ao Império) e denegriu os valores morais da sociedade. 80% de ilicitudes nos 3 poderes, e devo incluir também o 4o poder com os fakes news de vários jornais e revistas. O Mito não tem nada a ver com Simpson Trump. Tem a ver com a Evolução Brasileira de ter militares com Coragem, Meritocracia e Cidadania participando das decisões.

    Responda
  19. luiz felipe lopes de britto

    Perdeu, camara! Tchau...

    Responda
  20. Tiago Oliveira

    Canzian, em seu círculo social, isso é bem real, né? Mas creio que muito gente não quer liberalismo, vota em Bolsonaro porque enxerga uma situação de terra arrasada, de mar de lama da corrupção, desemprego, recessão. A imprensa deveria fazer autocrítica, contribuiu para vender essa visão de que estamos no fundo do poço e de a que a corrupção era a mãe de todos os problemas. Agora o sentimento é: pior que está não fica.

    Responda
    1. Tiago Oliveira

      Oi, José, e exatamente isso que estou dizendo, vai ficar muito pior, mas tente explicar isso para as pessoas. Tudo que se via nos jornais na época do impeachment era que o Brasil tinha chegado no fundo do poço e era preciso mudar. Agora o poço está mais fundo ainda. Mas o sentimento é esse, quando você tenta argumentar, alguém diz: tá tudo muito ruim mesmo deixa esse aí tentar. Vai piorar muito, muito mesmo. Ainda estamos melhores que a Argentina, ainda.

    2. Jose Souza Lopes

      Não ficará pior? Não consigo entender a ingenuidade das pessoas, para não usar outra palavra! Espere e verá!

  21. Cloves Oliveira

    Nunca pensei que faria isso, mas hoje vou defender a Dilma. Sem rejeitar o seu impeachment é importante reconhecer que o governo dela nunca existiu, pois quem ditava as normas era o Oráculo do partido, inclusive indicando as peças chaves do Ministério. Dilma foi vítima da própria arrogância, pois sabia que não estava preparada para o cargo, mas mesmo assim aceitou. Vá lá que o plano não funcionou quando resolveu concorrer a um segundo mandato, mas isso não tira a responsabilidade do Lils.

    Responda
  22. Ricardo Knudsen

    Canzian certamente escreveu essa coluna só para não ficar mal com as pessoas do seu círculo, q se opõe à ditadura e à tortura. Mas falta-lhe a vontade para dar nome aos bois. Não denuncia de fato as ameaças que os Bolsonaros fizeram à democracia. Bolsonaro é muito pior que Trump, e seus eleitores de raiz também. Se Trump tivesse dito que iria fechar o Congresso, iniciar uma guerra civil e executar seus adversários, começando por Barack Obama, nunca teria sido eleito.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Parabéns Ricardo pela lúcida resposta. Vale acrescentar que se trata de um Trump piorado e nada de liberal!

    2. Fernando Moreira

      Ricardo, me espanta a ignorância dos PTistas de carteirinha que são capazes de fechar os olhos para a maior roubalheira que já aconteceu neste país, onde o PT comandado por Lula aparelhou as instituições e pilhou os cofres públicos. Será que Mensalão, Petróleo, dólar na cueca, e em breve o escândalo do BNDS devem ser todos esquecidos. Pois bem, tem mais de 60 milhões de brasileiros que votam Bolsonaro que não esqueceram! O medo do PT é enfrentar a justiça.

    3. Marco Athayde

      Pra vc, tudo que não seja PT é ultra direita. Não há democracia sem alternância, Ricardo.

  23. José Cardoso

    Nenhuma conquista é definitiva. Se o Bolsonaro não quiser ou não conseguir fazer a reforma da previdência, poderemos ter de volta tanto a inflação como o autoritarismo, de que nos livramos nas últimas décadas. Ainda há tempo do PT defender a reforma do Temer e mostrar que merece o nosso voto.

    Responda
    1. Guilherme Rodrigues

      A reforma do Temer não resolve nada. Poupa pouco a longo prazo e não poupa nada a curto prazo. Mas a reforma do Bolsonaro é muito pior. Ele vai isentar os militares, mudar para o sistema de capitalização e explodir a proporção dívida/PIB. Haddad é a favor da Reforma da Previdência, mas ele precisa reformar primeiro a previdência estatal. Os militares, os juízes, os políticos, juntos, recebem mais de 30% de todo o dinheiro da previdência, mesmo sendo menos de 5% da população.

  24. Carlos R N

    O #nóis pode X #eles não! A dos 10% mais pobres aumentou 129% acima da inflação e a dos 10% mais ricos, 32%.

    Responda
  25. ADHEMAR POZZI RANCNARO

    E o Haddad qual fruta seria? Seria a melancia, verde por fora e vermelho por dentro.

    Responda
  26. José Roberto da Costa

    Muito bichada!

    Responda
  27. José Roberto da Costa

    Muito bichada!

    Responda
  28. José Roberto da Costa

    Muito buchada!

    Responda
  29. JOSE HENRIQUE CUNHA PEREIRA

    Aê PTzada...a boquinha acabou! Conta 70% domingo e chora!

    Responda
  30. JOSE HENRIQUE CUNHA PEREIRA

    Aê PTzada...a boquinha acabou! Conta 70% domingo e chora!

    Responda