Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Roberto da Costa

    Com Bolsonaro no poder poderemos critica-lo?

    Responda
  2. José Roberto da Costa

    Com Bolsonaro no poder poderemos critica-lo?

    Responda
  3. Brízido Galeano

    O Oráculo já anteviu o futuro: Bolsonaro será um populista medíocre ou um gênio do mal. Hitler não poderia faltar no texto. A democracia não é um estado binário, diz ele, mas é um estado em que há sístole e diástole, digo eu. A direção muda. Ainda bem! 16 anos de anarquia econômica e comportamental, e o nosso oráculo não diz uma palavra sobre o período que se encerra. Estamos no Shangri-la e entraremos no Inferno, amanhã, indiretamente profetiza ele!

    Responda
    1. Brízido Galeano

      José e Manoel: assino embaixo! Na rua, ouço o tempo todo as pessoas falarem que Bolsonaro vai acabar com muita coisa. O que eu sei, se eleito, serão abertas umas sindicâncias, inquéritos e o famoso Apura tudo. Se ele vencer, a fabricante de Lexotan, agradece antecipadamente, por mais $! Ontem, o dólar caiu. Caso Haddad eleito, o dólar irá para as alturas. É escolher, não?

    2. José M Leal

      Vivemos mudanças tecnológicas, culturais e sociais que resultam no ocaso da "Velha Imprensa" e da "Velha Politica". Mas os dinossauros ainda nao perceberam isso, e se recusam a morrer.

    3. MANOEL PASSOS

      É interessante a capacidade dos opositores de Bolsonaro em criar personagens a sua semelhança, pois criam uma figura tirânica, cruel, perversa, quando, na verdade, parece que estão se mirando no espelho. Parem com isso, perigoso é o Haddad, que desmerece a confiança dos eleitores, ao mudar por três vezes seu programa, apenas para ganhar mais alguns votos, afora promessas inviáveis. Sobre isso, silencio.

    4. MANOEL PASSOS

      É interessante a capacidade dos opositores de Bolsonaro em criar personagens a sua semelhança, pois criam uma figura tirânica, cruel, perversa, quando, na verdade, parece que estão se mirando no espelho. Parem com isso, perigoso é o Haddad, que desmerece a confiança dos eleitores, ao mudar por três vezes seu programa, apenas para ganhar mais alguns votos, afora promessas inviáveis. Sobre isso, silencio.

    5. Brízido Galeano

      E ao perdedor da eleição de amanhã: Não adianta chorar as pitangas. Comece lambendo as feridas...

    6. Brízido Galeano

      Alberto, eu estava me referindo a democracia presente no país. Ditadura ou tem Sístole ou Diástole permanentes. Nesses casos, o coração não aguenta e morre como morreram as ditaduras varguista e militar. É salutar que haja mudança de estado ou comportamento. Sangue novo e novos vícios. É assim a Democracia em qualquer país do mundo. Vide Trump, nos EUA. A Democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as demais. Churchill. Ou "Ao vencedor, as batatas", Machado de Assis. Vamos votar!

    7. Alberto Melis Bianconi

      Desculpe Brizido, mas você se referia sim à democracia: "A democracia (...) é um estado em que há sístole e diástole", e volta a dizer na resposta ao meu comentário... vamos lá, tenho evitado me referir aos governos militares como ditadura, mas convenhamos que estavam longe de ser uma democracia

    8. Brízido Galeano

      Alberto, eu me refiro aos comportamentos. Na sístole, houve o esvaziamento de tudo o que seja ética, moral etc. Vide mensalão, petrolão, um ex-presidente preso etc. No futuro que se vislumbra, ainda não está certo,diástole, espera-se recebimento de sangue novo, com outro comportamento. Para melhor, torço! A Democracia é assim mesmo. Vivemos 4 quatriênios de piores momentos na História do Brasil. Mesmo assim, milhões querem continuar no mesmo. Puro masoquismo.

    9. Alberto Melis Bianconi

      Sístole e diástole é coisa do general Golbery do Couto e Silva, pois não? Creio que ele não se referia a estados diferentes da democracia.

  4. Barbara Maidel

    Há quem assine jornal para comentar coisas simplistas como "se o articulista é contra o Bolsonaro, é porque é socialista e precisa de estudo". A internet é o império da presunção. Quanto a Bolsonaro, já está fazendo mal ao país antes de ser governo porque incentiva intolerância e truculência. Boa parte de sua ascensão é culpa dessa esquerda obtusa que tentou forçar em todo mundo essa história de Lula inocente filho dos anjos. Agora o país é esse nojo de esquerda pateta e direita retrógrada.

    Responda
    1. Giovanni Pires Ferrari

      Perfeito!!!!!!!!!

    2. Tiago Oliveira

      Bárbara, por que tudo precisa ser culpa do PT? Parece até que antes de 2002 o Brasil era um paraíso e o PT acabou com tudo. O Brasil melhorou muito nos governos no PT e ainda hoje nossas contas públicas estão melhores que em 2002. Bolsonaro é parte de um fenômeno mundial de ascensão da extrema direita, ou teria sido coincidencia o PSDB assumir um discurso de direita e ter o Doria como seu principal líder hoje. A questão é complexa, colocar a culpa no PT não ajuda a entender.

    3. Maria Lopes

      Lendo os comentários depois do seu (concordo com o seu) destaco sua frase: a internet é o império da presença”. Tão ao ponto.

    4. Denis Tavares

      Veja o seguinte pronunciamento de Hitler em fevereiro de 1941: "basicamente, nacional-socialismo e marxismo são a mesma coisa". Percebeu agora? Bolsonaro, opostamente, se embasa em uma economia liberal, na redução da influência estatal. A implantação de um regime econômico liberal é um antídoto ao fascismo. Notas: Mussolini era socialista antes de fascista; os primeiros a serem presos nos campos de concentração alemães foram os liberais; Haddad é marxista e a esquerda, intervencionista

    5. Denis Tavares

      E como vc não conseguiu entende o que escrevi, tentarei expiicar: Por quase um século antes da ascensão de Hitler, a Alemanha, paulatinamente foi absorvendo as ideias socialistas (planejamento central, controle social, totalitarismo, coerção da liberdade, por ex.). O partido fascista surgiu de integrantes do partido socialista. O liberalismo tinha side extinto na Alemanha pelo socialismo. Essa ideia social de que o socialismo era o ideal foi necessário para o acolhimento a Hitler.

    6. Denis Tavares

      Cara Bárbara, o colunista comparou Bolsonaro a Hitler, disse ter lido sobre a ascensão de Hitller e de como era a sociedade alemã na época. Por isso meu comentário pertinente, ao mostrar diferenças fundamentais (que, parece, tais aspectos essenciais não constavam da literatura que ele acessou)

    7. Eduardo Xavier

      Os comentários também servem pra sabermos que ainda existem pessoas com bom senso como você por aí. Tenha um bom dia!

  5. Denis Tavares

    Poderia ter lido alguma literatura mais consistentes sobre a ascensão de Hitler, como por exemplo, o livro "o caminho da servidão" de Hayek (escreveu em 44 na Inglaterra. Em 74, Hayek foi nobel de economia). Pois é, primeiro foi necessário uma aceitação cultural do socialismo. O fascismo é uma extensão do socialismo. Bolsonaro está embasado em economistas liberais, o oposto do fascismo (e do socialismo).

    Responda
    1. Denis Tavares

      Caro Quintiliano, há dezenas de economistas trabalhando para Bolsonaro. Todos liberais.

    2. Quintiliano Silva

      Bolsonaro nunca foi liberal, sempre defendeu o capitalismo de estado

    3. Denis Tavares

      Caros José e Aberto, leiam o que escrevi mais acima em resposta a um comentário, creio, de Bárbara.

    4. Alberto Melis Bianconi

      Liberalismo truculento, segue a criação de jabuticabas.

    5. Jose Roberto X de Oliveira

      corrigindo pregava um Estado forte e atacaram tanto o socialismo como também eram refratários ao liberalismo.

    6. Jose Roberto X de Oliveira

      O fascismo surgiu para conter o comunismo. Um liberalismo truculento e não deita raízes no socialismo. Está estranha essa afirmação.

    7. Alberto Melis Bianconi

      Uma pena, José Fernando, que a Folha não permita responder a uma resposta. Excelente comentário. Há umas duas décadas, tudo isso seria muito óbvio e Bolsonaro não teria a menor chance... mas parece que caminhamos resolutamente para o retrocesso.

    8. José Fernando Marques

      Corrigindo: descendente da linha-dura. Bolsonaro não se embasa em nada, exceto na própria ignorância. É descendente da linha-dura do Exército, que nos 1970 foi derrotada por Geisel na sequência de episódios terríveis como as mortes do jornalista Herzog e do operário Manoel Fiel Filho nas celas do DOI-CODI. Geisel afastou o comandante do II Exército, e a tortura cessou momentaneamente em São Paulo. É dessa turma de torturadores derrotados e ressentidos que descende o capitão. Cuidado com ele.

    9. Alberto Melis Bianconi

      Ok, fascismo e socialismo são coisas muito diferentes, mas tem lá suas semelhanças. O liberalismo também não precisa ser necessariamente democrático e a The Economist vem falando em democracia iliberal. Mas um liberalismo fascista é propriamente uma jabuticaba. Não deverias de indispor com o colunista, ele justamente procura promover sua aceitação cultural, fazer o leitor recalcitrante Jair se acostumando: se for inevitável, relaxa e goza.

    10. José Fernando Marques

      Bolsonaro não se embasa em nada, exceto na própria ignorância. É descendente linha-dura do Exército, que nos 1970 foi derrotada por Geisel na sequência de episódios terríveis como as mortes do jornalista Herzog e do operário Manoel Fiel Filho nas celas do DOI-CODI. Geisel afastou o comandante do II Exército, e a tortura, diz o historiador Boris Fausto, cessou momentaneamente em São Paulo. É dessa turma de torturadores derrotados e ressentidos que descende o capitão. Cuidado com ele.

    11. Denis Tavares

      O que está incomodando a folha é o questionamento ao socialismo (já impregnado na cabeça dos jornalistas), inclusive com relação a propostas de redução do tamanho do estado por meio de privatizações (isso é o oposto do socialismo e do fascismo). Sempre achei que os jornalistas tivessem noção melhor da história. Talvez seja essa falta de estudo que está deixando os jornalistas da folha histéricos (isso na melhor das hipóteses explicativas para tamanha histeria)