Ruy Castro > Até que surja alguém melhor Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Como este artigo envelheceu malÂ…
Porque temos que impingir qualidades e defeitos, ou análises a candidatos, se estes, por definição, nunca falam o que sentem, mas aquilo que analisam como angariação de votos. Não tem importância o que é, na realidade, um ou outro. Ambos, sabidamente, são demagogos. Um com seu Deus e seu populismo latente e outro com o peso de carregar um lÃder preso, embora com grande prestÃgio. De uns anos para cá, já aceitamos Sarney, Collor, F. Henrique, Lula, Dilma e agora Bolsonaro. Que horror.
Lúcido e equilibrado! Nessa clima de ódio e de medo implantado pelos dois candidatos, nada melhor que as palavras sábias de um escritor como o Ruy Castro.
Querer comparar Haddad ou qualquer outro candidato ao Bolsonaro, é piada de mal gosto. Você que é jornalista sabe o que foi a ditadura.
Votei nulo, conscientemente. Nenhum me representa. Espero ter deixado claro com isto. Espero também que o vencedor saiba que não é maioria. Existem muitos descontentes.
Esse "expeli-lo" foi realmente ótimo. Que seja o quanto antes!
E teremos que esperar os 4 anos. Expeli-los antes da hora traria um vice que é pior que o titular, em ambos casos.
Que surja alguém competente, bem rápido, porque a safra atual de polÃticos brasileiros é muito fraca, e estão levando o paÃs para o abismo. Lula já deveria ter sido executado.
Votei nulo, conscientemente. Nenhum me representa. Espero ter deixado claro com isto.
Votei nulo, conscientemente. Nenhum me representa. Espero ter deixado clar com isto.
A perfeita serenidade do mestre Ruy!
Serenidade que senti falta nos últimos dias.
A insurgência da intelectualidade de pessoas iguais a Bolsonaro e seus latentes apoiadores, como é o caso do colunista, diz muito sobre essa terra de espalhafatos, Farsantes e Golpistas. São medÃocres que não suportam a competitividade e muito menos as diversidades. Pararam no tempo, mas também desaparecerão ao longo do da História, não deixando saudades -- assim como a maioria dos reacionários que hoje ninguém tem vontade de lembrar.
Prezado Ruy! Sempre brilhante! Analisou bem o candiposte! Mas caro Ruy a verdade é que o povo não aguenta mais a roubalheira milionária de números inimagináveis ao cidadão comum, e quer mudança! Se será para melhor o tempo dirá, mas esteja certo, se o Capitão não andar bem, o povo não vai esperar 13 anos para apeá-lo da presidência!
Interessante observar o comportamento das pessoas nesses tenebrosos tempos atuais. Antigamente , os fanáticos petistas não admitiam nada que não fosse "concordar e votar no PT e quem não concordasse , era direitão , fascista etc". Hoje , os novos bolsonarianos , dizem que "quem não concordar com o Bolsonaro e votar contra , é vermelhão , esquerda etc" . Conclusão: ambos são insuportávelmente chatos , autoritários e não me representam e respeitem o meu voto nulo, pô!
Se fosse assim tão simples pareceria razoável. Não vejo a justiça tão justa, há dois pesos e duas medidas. O que temos é o que está no cenário polÃtico presente, esperar outro salvador da pátria, é uma utopia sem fim. Fácil lavar as mãos.
Ótimo texto, Ruy, mas faltou ainda dizer que entre o medo do novo e o medo do velho, qualquer terapeuta de esquina nunca hesitaria em propor que é preciso evoluir, o que não significa exatamente felicidade momentânea, mas sim dar chances para que alguma coisa mais próxima à realidade se torne possÃvel. Ou seja, investir no novo. A acomodação, o "olha, se não votarem em nós, vai acontecer isso, e isso, e isso", tão caracterÃstico das ultimas campanhas do PT, é a vitória do medo.
O Tio, você não conhece os bolsonovas da direita festiva. Futebol, churrasco, flamengo, mulher bonita e Bolsonaro Presidente!
Sexagenário, pela primeira vez não fiz a escolha do voto. Vivi o regime de exceção e não quero o ódio, o risco à liberdade e o rancor sectário. Contudo, não podia apoiar a estratégia do escárnio, do cinismo de negar o que está claro e mostrar que a despeito disso contariam comigo. Com o sentimento de um vazio cÃvico a ser preenchido, apertei a tecla branca. Que o desejo do Ruy Castro se materialize: suportamos isso, até que surja alguém melhor.
Caro Ruy, merecÃamos uma crônica mais rica neste domingo.
"Neste sábado, 27 de outubro, Charlione Lessa Albuquerque, de 23 anos, participava de uma carreata na região metropolitana de Fortaleza para defender a candidatura Fernando Haddad. Tudo transcorria em paz até que Charlione, que estava foi atingido por tiros de arma de fogo desferidos por um seguidor do candidato Jair Bolsonaro (PSL) que desembarcou de um carro e disparou vários tiros contra a manifestação. Após os disparos, o assassino bradou orgulhoso o nome de Bolsonaro". Não é fake!
Perfeita a análise. Lúcida. Serena. Parabéns!
Rui, digerir um intolerante pode não ser possÃvel. Todo aquele que preza a liberdade, inclusive a de imprensa sabem disso. Figuras de proa do judiciário que condenaram o PT votam em Haddad com medo de Bolso. Já pensou? Se eles têm medo é porque esperam que tente controlar até o judiciário. Ser isentão não livra de pagar a fatura junto com todos.
Caro Ruy Castro, seu comentários são aplaudidos pelos petistas de carteirinha os demais te ignoram.
Sim, sem medo sem ódio, esperando que surja alguém melhor, - se é que vai surgir. /Claudia F.
Acabar com o odio é facil! Bas ta colocar na cadeia quem roubou, mentiu, manipulou, levou nosso dinheiro para paises bolivarianos, vendeu medidas provisorias, etc.. se as glisiswagnersdirceuslulas estiverem na cadeia a justica tera sido feita. O PeTe tera uma nova chance com uma nova lideranca e o odio acaba. Viu como e’ simples?!
Perfeito!
Isso mesmo, mais um f d p - ou mesmo f d p de sempre. Vai lá e vota nulo. Vai servir para você se sentir isento em relação às mer das que ajudou a construir.
Isso mesmo! Muitos brasileiros estao sem escolha, e a grande culpa e do PT, que se quisesse realmente o bem para o pais nao lancaria candidato algum.
Até tu, Rui, sonhando com super heróis?
Perfeito. É esperar que um dia surja alguém melhor. Acho que o parlamentarismo seria bem melhor. Se incompetente o primeiro ministro pode ser defenestrado à qquer momento. Se for bom permanecerá poderá permanecer por longos anos. Vide Merkel. E a maioria das democracias que são parlamentarista. Evitariamos o desalento que está sendo esta eleição...
Sempre digo isso. Inútil. O presidencialismo passou por dois plebiscitos e ganhou. Daà concluo que a maioria é masoquista. Por oras, não adianta chorar as pitangas. Muita confusão no ano que vem. Grupos ideológicos conhecidos vão testar o novo presidente. Neste ano, andaram pintando de vermelho o STF e a casa da ministra Carmen Lúcia. Pintando... 2019 será jogo pesado.
Gosto muito dos seus livros, li quase todos. Me entristeço ao perceber a amargura de um jornalista que viveu durante o perÃodo da ditadura e não sabe, ou por ranço não quer separar o joio do trigo. E pior de tudo, ignora o que foi feito por partidos opositores ao PT, todos envolvidos em falcatruas, o PP é o lÃder, que numa tentativa de pegar o poder ajudaram a jogar na lama polÃticos de todas as matizes, para que surgisse um Messias, um salvador da pátria, um Collor piorado. Esqueceu desse tb?
Ruy, se esqueceu que o exemplo arrasta. Nenhuma palavra sobre o Dna comportamental do partido, isto é, seus lÃderes aprisionados. Resumo.Lula, Palocci, Vaccari e Delúbio: presos. Prisão domiciliar: João Santana e Mônica, marqueteiros. José GenoÃno: já esteve preso. Dirceu condenado. Como disse inicialmente, é um problema de exemplo. Os que ignoram as prisões, não veem nada e querem ver o circo pegar fogo!
A crônica deste domingo de eleições espelha exatamente o que está acontecendo no paÃs. Aqueles que acham bacaninha a volta de Lula ao Palácio do Planalto (alguma dúvida?) e aqueles que votam num parafuso, numa arruela, mas não votam mais no PT de jeito nenhum. O presidiário mais ilustre do Brasil montou esta final eletrizante. Façam suas apostas.
Acho que seu comentário mostra uma visão equivocada e simplória sobre a motivação de uma parte do eleitorado. É fácil falar em Fla x Flu! Nem todos que votam Haddad acham "bacaninha" a volta do presidiário, como vc qualificou... Muitos votarão porque consideram a ú-ni-ca opção para os que acreditam na liberdade de expressão e na democracia.
Vai de Bolsonaro, Ruy! Nós, pessoas comuns, pagadores de impostos e cumpridores dos seus deveres, não aguentamos mais.
Muito bem Aimar, vai de Bolsonazi e ajude a fomentar o ódio e a violência do Trunp piorado!!
Entendo os apoiadores de segunda hora de Bolsonaro. A classe média foi traÃda pelo PT quando não cumpriu a promessa de fazer politica com ética. Contudo, a grande maioria dos apoiadores de 1ª hora nunca votaram no PT e sempre cultivaram um enorme ressentimento pelas conquistas sociais viabilizadas pelo partido. Estes, são movidos pelo ódio cego e os faz votar em qualquer um...Collor, Aécio, Temer e assim vai. Sem ódio de um e confiança em outro, escolha votar em Branco.
Esperar alguém melhor na polÃtica é sonhar acordado!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Até que surja alguém melhor Voltar
Comente este texto