Opinião > Constituição acima de todos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. LUIZ INACIO Muraro

    Assim como milhões de brasileiros votaram, digamos assim, pela esquerda, outros milhões votaram contra a esquerda. É natural que os comentários se dividam também em suas posições: uns a favor da Folha de São Paulo e outros contra esse Jornal. O que tenho procurado saber é quem nesse país ainda afirmaria com "tranquilidade e altivez" que a Folha de São Paulo não é um jornal com forte tendência de esquerda. Alguém, por aí ?

    Responda
  2. Vitor Viola

    Sim. Constituição acima de todos. O estado é laico. Cada um com seu Deus ou com seus deuses. Respeito às diferenças, que o Brasil tem uma sociedade complexa e diversificada. Há muito a ser feito.

    Responda
  3. LAERCIO ANTONIO FERREIRA NUNES

    Decepcionante a invectiva da Folha ao publicar em primeira página matéria duvidosa da qual não mostrou fundamentos... É uma pena. Tiau, Folha!

    Responda
  4. LAERCIO ANTONIO FERREIRA NUNES

    Decepcionante a invectiva da Folha ao publicar em primeira página matéria duvidosa da qual não mostrou fundamentos... É uma pena. Tiau, Folha!

    Responda
  5. Luis Veira da Rocha

    Parabéns Folha de São.Paulo! Nunca foi tão importante uma imprensa livre e investigativa nesses tempos sombrios que entramos a partir de 28 de outubro.

    Responda
  6. Nelson Vidal Gomes

    A matéria que, em meu pensar, data vênia, ficou a quem do padrão Folha de editoriais, nos remete a uma questão filosófica de alguma profundidade:é possível haver liberdade sem verdade,ou vice-versa?Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  7. Jefferson Holanda

    E eu aqui orgulho de assinar esta Folha! Parabéns pela capa e editorial históricos!

    Responda
  8. arnaldo feitoza

    Força, FSP. Dispam-se do manto ideológico ou assumam de uma vez. A constituição também permite que falsas acusações sejam questionadas judicialmente. É o contraponto da liberdade. Sugiro mais imparcialidade e responsabilidade. Sai mais barato.

    Responda
  9. Mateus souza

    Parabéns a folha, meu dinheiro está sendo bem gasto neste jornal!!

    Responda
  10. laercio marques

    Todos estão sob a Constituição Federal de 1988. Inclusive a Folha de São Paulo. É direito de todo cidadão processar e produzir provas contra qualquer pessoa ou empresa. A Folha utiliza da mesma artimanha dos partidos derrotados, a de se fazer de vítima. Triste editorial.

    Responda
  11. laercio marques

    Todos estão sob a Constituição Federal de 1988. Inclusive a Folha de São Paulo. É direito de todo cidadão processar e produzir provas contra qualquer pessoa ou empresa. A Folha utiliza da mesma artimanha dos partidos derrotados, a de se fazer de vítima. Triste editorial.

    Responda
  12. Leopoldo Alves de santana

    Que patético! Falta aos perdedores a honradez de reconhecer na derrota o vencedor! É hora de parar de ser descontrutivo e passar a ser Brasileiro! Obs: Vestidos de verde e amarelo!

    Responda
  13. Renan Reginato

    A "Folha" é peça fundamental na engrenagem democrática. Não podemos prescindir de um veículo tão importante na luta por uma sociedade mais livre e justa. É natural não compartilhar dos valores liberais que o jornal veicula, mas não é aceitável pedir a supressão da imprensa livre que este veículo tão bem íntegra.

    Responda
  14. José Antônio

    Não tenho certeza, mas desconfio, como cinco no próprio Supremo, que não foi respeitada. 31 de mar de 2018 ´´esqueçam outubro. O Supremo decide. Para as eleições, faltam 4 dias.`` No blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência.

    Responda
  15. EDSON ALVES

    Imprensa livre sempre, mesmo que seja ruim como esse jornal, cada um que leia e tire suas conclusões.

    Responda
  16. fernando sciarri

    Essa conversa de vou cancelar minha assinatura já deu, agora aqueles que só querem ler só o que lhe convém e não aceitam contraditório , adeus, a FSP é o maior e melhor jornal do Brasil.

    Responda
  17. Ronan Wielewski Botelho

    A eleição terminou, a política continua. Agora é o momento de o eleitor fiscalizar os eleitos e ficar de olho nos atos dos não eleitos. Boa sorte ao Jair Bolsonaro, que se elegeu com discurso de divisão; agora, esperamos que faça um Governo de união.

    Responda
  18. José Antonio Sales

    Concordando com o editorial da Folha. O papel da imprensa tem que ser respeitado.Quem se sente injustiçado, recorre a justiça.

    Responda
  19. ARISTEU BATISTA FARIAS

    Este editorial é apenas uma lamentável crítica de quem não reconhece a derrota eleitoral.

    Responda
  20. davilson antonio

    Parabéns à FSP! Tomara que a faixa presidencial sirva como uma coleira para adestrar esse senhor. Que pense no país é ponha de parte seus pensamentos retrógrado e tacanho!

    Responda
  21. Lineu Saboia

    Nas democracias quem se sentir prejudicado tem todo o direito de se defender nos tribunais. Portanto os jornais tem que encarar tais atitudes como uma ação democrática e não como uma ação antidemocrática. Novos tempos . É bom já ir se acostumando.

    Responda
  22. JOEL DOMINGOS DA SILVA

    O editorial afirma: “esta empresa, obcecada pelo pluralismo e pelo apartidarismo,”(!!!) Mentira deslavada. O jornalismo deste periódico é francamente sectário e tendencioso. Respeitem a vontade da maioria do povo brasileiro!!!

    Responda
  23. carmen rodrigues

    Saudades de um tempo que a Folha dizia com orgulho: O Brasil tem um alarme! Hoje, deslanchou para defender uma ideologia, no lugar de defender fatos. Estou cancelando as minhas assinaturas Da Folha e de Veja. Que façam um bom jornalismo!

    Responda
  24. Guilherme Braga de Oliveira Alves

    Esta Folha ficará em qual posição? Naquela que, a despeito de todos os indícios, apesar da manifestação de inúmeros jornais ao redor do mundo, se recusa a caracterizar corretamente Jair Bolsonaro como político de extrema-direita? A Folha precisará ser mais acertiva e, considerando a posição leniente dos outros dois grandes jornais brasileiros, seus leitores dependem disso.

    Responda
  25. Rômulo Zanotto

    Todo meu respeito e agradecimento ao jornalismo sério praticado pela Folha de São Paulo há quase 100 anos! Estaremos juntos durante toda a próxima gestão, mais do que nunca!

    Responda
  26. carmen rodrigues

    Ao colocar nossa bandeira e a foto do Presidente preto e branca, mostra o desrespeito a democracia e ao país. Folha perde mais um assinante.

    Responda
  27. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Faltou dizer qual a Constituição está acima de todos, se a da prisão decorrente de decisão em segunda instância, se aquela transitada em julgado... e a Constituição está acima do povo (o Brasil), de onde emana todo poder? Faltou à Folha conceder ao Presidente eleito o benefício da dúvida até este mostrar de fato o seu governo. Não é também papel da imprensa livre colaborar para o apaziguamento após disputa eleitoral tão acirrada?,,,

    Responda
  28. luiz felipe lopes de britto

    Folha perdeu completamente a vergonha na cara. Aprendeu com lula a mentir.

    Responda
  29. EVANDRO SADA FARIA

    A Folha já virou uma Instituição. Parabéns

    Responda
  30. Plinio Góes Filho

    A Folha de S.Paulo não pode se colocar de em lugar superior dentre os demais veículos de comunicação. A insurgência da campanha de Bolsonaro tem objeto específico: a denúncia vazia sob a aparência de jornalismo investigativo. E uma demanda judicial não pode ser transformada em "má compreensão do papel institucional da imprensa", para fazer prevalecer a retórica do "ele contra nós". A Folha entende do que eu estou falando.

    Responda
  31. Sebastião Corrêa

    Quem conhece e pratica a convivência democratica é o Sr. Boulus , que faz circular hoje um discurso em que convoca os que " escolheram o lado certo " a ir para as ruas derrubar o presidente eleito.

    Responda
  32. Celso Francisco Ferro

    Trata-se de um fascista completo e total, e assim sendo não respeitará nada nem ninguém. O maior problema porém, será lidar com o enorme exército de ignorantes que empoderado pelo fascismo não exitará em fazer uso de todo tipo de violência para tentar impor seu "pensamento"....

    Responda
    1. Sebastião Corrêa

      Sr. Celso , está a mostrar-se um grande democrata tal como o Sr. Boulus. És o " lado certo" e os outos são ignorantes , facistas e violentos.

  33. Andre Oliveira

    Este editoral se apresenta imparcial e apartidário, mas durante toda a eleição a quantidade de matérias e artigos contra o Bolsonaro e aparentemente a favor do Haddad, causou uma percepção de parcialidade. A imprensa é livre, todos somos livres, mas temos que assumir nossas responsabilidades. Um veículo de mídia, pelo seu poder de influenciar, precisa ter responsabilidade ao publicar matérias escandalosas .Precisa-se de provas.

    Responda
  34. EDUARDO LUIZ DA SILVA SILVA

    Concordo com Editorial, estou gostando da Folha se posicionar. Parabéns, que continue se manifestando.

    Responda
  35. EDUARDO LUIZ DA SILVA SILVA

    Concordo com Editorial, estou gostando da Folha se posicionar. Parabéns, que continue se manifestando.

    Responda
  36. Luiz Lira da Silva

    Quem precisará assimilar lições é esse jornal, cuja linha de conduta durante o período eleitoral foi reprovável. Suas matérias não foram isentas e imparciais. Até agora ninguém, nem PT nem a Folha apresentaram qualquer tipo de documento que comprove as acusações referente ao caso dos disparos de mensagens via WhatsApp. As acusações foram extremamente negativas às vésperas de uma decisão de segundo turno. Apesar de toda a campanha difamatória, Jair Bolsonaro conseguiu ser eleito.

    Responda
  37. Jairo Rodrigues de Souza

    Bem... entre outros disparates, o presidente eleito já havia citado que "existia democracia na ditadura". No entanto, esperamos que sua jornada ao poder nos leve à reflexão: de o quanto "viés ideológico" realmente permeia os pensamentos e ações dos brasileiros; se os pilares de campanha do presidente eleito (honestidade, combate à corrupção e investimento em segurança) se farão realmente presentes em seu mandato. Que o bem comum, amparado na Constituição e democracia, prevaleça.

    Responda
  38. Jairo Rodrigues de Souza

    Bem... entre outros disparates, o presidente eleito já havia citado que "existia democracia na ditadura". No entanto, esperamos que sua jornada ao poder nos leve à reflexão: de o quanto "viés ideológico" realmente permeia os pensamentos e ações dos brasileiros; se os pilares de campanha do presidente eleito (honestidade, combate à corrupção e investimento em segurança) se farão realmente presentes em seu mandato. Que o bem comum, amparado na Constituição e democracia, prevaleça.

    Responda
  39. Jairo Rodrigues de Souza

    Bem... entre outros disparates, o presidente eleito já havia citado que "existia democracia na ditadura". No entanto, esperamos que sua jornada ao poder nos leve à reflexão: de o quanto "viés ideológico" realmente permeia os pensamentos e ações dos brasileiros; se os pilares de campanha do presidente eleito (honestidade, combate à corrupção e investimento em segurança) se farão realmente presentes em seu mandato. Que o bem comum, amparado na Constituição e democracia, prevaleça.

    Responda
  40. GILSON PAULO

    Evidentemente, não caberia um Edital diferente deste. Ele expressa a postura da Folha durante este pleito, ou seja, partidária e tendenciosa. Quando, mesmo após o resultado das urnas, ato democrático e constitucional, ataca ao novo Presidente eleito, a Folha ataca os quase 60 milhões de votos do povo brasileiro que, em meios às inverdades, decidiu eleger Jair Bolsonaro. A postura do bom perdedor é esta: Parabéns, Senhor Presidente. Estaremos aqui para apoiá-lo para o bem do Brasil! Sucesso!!!!

    Responda
  41. maria Cristina medeiros

    Parabéns Folha! Vcs me representam.Continuem atentos aos gestos, palavras e atos do novo Presidente, para garantir nosso direito inalienável de questionar.

    Responda
  42. CLAUDIO VASCONCELOS

    È fato que a folha atuou contra Bolsonaro; È fato que a campanha FAK NEWS somente contra bolsonario foi uma inverdade; sim houve Faks de ambos os lados, recebi inumeros dando conta de que Bolsonaro se auto mutilou ou de pessoas que se automutilaram com suásticas nazistas para culpar a campanha de Bolsonaro, mas a folha ignorou. Houve a tentativa até no supremo de entrevistar um condenado ainda no primeiro turno, é fato.

    Responda
  43. CLAUDIO VASCONCELOS

    È fato que a folha atuou contra Bolsonaro; È fato que a campanha FAK NEWS somente contra bolsonario foi uma inverdade; sim houve Faks de ambos os lados, recebi inumeros dando conta de que Bolsonaro se auto mutilou ou de pessoas que se automutilaram com suásticas nazistas para culpar a campanha de Bolsonaro, mas a folha ignorou. Houve a tentativa até no supremo de entrevistar um condenado ainda no primeiro turno, é fato.

    Responda
  44. Jean Novo

    Viva a imprensa livre! Que nunca mais um presidente da República repita que não lê jornais!

    Responda
  45. Carlos Alberto Pessina

    A imprensa tem que ser livre, responsável e não partidaria. Acredito que sua função é informar os fatos sem viés político, pois na condição de assinante, desejo saber verdades e não "achismos" ou suposições. Se o que publicam em sã consciência é a verdade, não há o que temer, como assinante é o que espero do jornal.

    Responda
  46. João Pedro Sousa

    Parabéns Folha ! Continue Firme.

    Responda
  47. robertto lemos e correia

    A Folha, aliás, como todo militante cego, despiu-se da neutralidade axiológica que lhe respaldados para ser o que imagina e age como um relés ladrão de galinha que, perseguido com o produto do furto, corre à frente da turba a gritar "pega ladrão".

    Responda
  48. LIGIA ARCA U PEREIRA

    Sou assinante da folha há mais de 10 anos. E posso dizer que nunca a vi tão imparcial como nesse processo eleitoral!

    Responda
  49. DANIEL BRITTO SANTOS

    Cada vez mais triste a postura da FSP, a ideologia esquerda está tão arraigada que se posicionam parcialmente em um meio que deveria ser imparcial para informar. Mantive minha assinatura para ler os absurdos que escreveriam durante a campanha, mas agora vou cancelar pq não aguento esse absurdo por mais tempo não.

    Responda
    1. WANDERLEY ANDRADE JUNIOR

      Cara vai lá pro Antogonista. Assina a Crusoé. Vai ser feliz ouvindo o que vc quer! Eu vou ficar por aqui, jornais como a folha dificilmente onde todas as matizes podem se manifestar, dificilmente irei encontrar. Vai com Deus.

  50. DANIEL BRITTO SANTOS

    Cada vez mais triste a postura da FSP, a ideologia esquerda está tão arraigada que se posicionam parcialmente em um meio que deveria ser imparcial para informar. Mantive minha assinatura para ler os absurdos que escreveriam durante a campanha, mas agora vou cancelar pq não aguento esse absurdo por mais tempo não.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.