Ruy Castro > As três obras-primas de Lula Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Eder Rizotto

    Os colunistas da F.S.P que defendiam o PT e Lula ferrenhamente nesse jornal, estão começando a apontar os erros do PT e de Lula, já é um progresso.

    Responda
  2. celso bittencourt

    LullaLá, o Maquiavélico Macunaíma, usou de toda sua Astúcia para levar a um 2º turno o PT versus Bolsonaro, porque Intuiu que era mais fácil derrotá-lo! Como sempre conseguiu, agora Inês é Morta! O Sonho de Consumo do Jararaca é ser Vitalício à la Irmãos Castro, se não der, pode ser um Democrata tipo Maduro ou Ortega! Rarrarrrrá!

    Responda
  3. Tersio Gorrasi

    Lula nunca foi o líder daquela parcela da população mais esclarecida e que usa a cabeça para pensar. Ele só venceu aquelas duas eleições porque aqueles que não o apoiavam resolveram dar uma oportunidade por já estarem cansados do PSDB e do fracassado governo Collor. Tanto é que nunca venceu no primeiro turno

    Responda
  4. JOSE CARLOS BEZERRA

    Senhor Ruy Castro. Acredito que o senhor tenha conhecido Nelson Rodrigues. Ele afirmava que “os idi..otas iriam dominar o mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade”. E, me parece, pelo teor do texto, que você concorda com ele. Parece estar se dirigido a esse público. Veja bem. As manifestações de 2013 exigindo serviços públicos Padrão Fifa foi a janela que se abriu para a oposição tentar ganhar a eleição presidencial de 2014. Fracassaram na empreitada. Perderam.

    Responda
  5. JOSE CARLOS BEZERRA

    Derrotados, partiram, então, logo após a eleição, a gestar Eduardo Cunha para derrubar Dilma Rousseff. Obtiveram sucesso. A queda da ex-presidente Dilma e o fracasso de Michel Temer devido aos escândalos de corrupção geraram Jair Bolsonaro. Que é a nova aposta para impor um novo modelo socioeconômico ao país. Não por acreditarem no novo modelo. Mas por necessidade

    Responda
  6. GIVANILDO BISPO DO NASCIMENTO

    Ainda é cedo para fazer a crônica bolzonariana, Ruy? As três serão: pápápá, pêpêpê e pôpôpô.

    Responda
  7. celso bittencourt

    E Bolsonaro, mais do que todos, foi inflado por Lula, quando este mandou o PT torpedear os candidatos de centro e centro-esquerda para que, no fim, só lhe restasse como adversário Bolsonaro, “mais fácil de derrotar”. E também deu no que deu. Pensando bem, a verdadeira Obra-Prima de Lula é o próprio Lula. Como alguém pode Errar tanto [Dilma/Temer/Bolsonaro] e continuar um líder? Ruy Castro - Bravo!

    Responda
  8. celso bittencourt

    LullaLá, o Maquiavélico Macunaíma, usou de toda sua Astúcia para levar a um 2º turno o PT versus Bolsonaro, porque Intuiu que era mais fácil derrotá-lo! Como sempre conseguiu, agora Inês é Morta! O Sonho de Consumo do Jararaca é ser Vitalício à la Irmãos Castro, se não der, pode ser um Democrata tipo Maduro ou Ortega! Rarrarrrrá!

    Responda
  9. SERGIO saraceni

    Bem, vou tentar mais uma vez, visto que a Folha, porta voz não oficial (??!!) do petismo, já censurou os meus comentários por três vezes hoje. Vamos tentar mais uma vez, com outras palavras. Ainda bem que o Sr. Lula da Silva tem mais seis condenações à caminho. Criou não somente Dilma, Temer e Bolsonaro, como envergonhou o seu povo para sempre. Parabéns Ruy, vc continua o único responsável por eu ainda "assinar" a Folha de S Paulo.

    Responda
  10. SERGIO saraceni

    Brilhante análise fria e cortante dos fatos!! Grande leitura a crônica de hoje! A vida como ela é, simples assim! E de fato o gran finale produzido por esta figura grotesca que é Lula da Silva, foi Jair Bolsonaro, seu Bebê de Rosemary favorito. Por sorte, Lula ainda tem mais seis condenações a caminho. Sorte do Brasil!!!!

    Responda
  11. GERALDO GILSON DE CAMARGO

    Ruy Castro, voltou a beber? Que critica chula e maldosa. Pelo que ele fez de bom está preso. Esperava mais de ti.

    Responda
  12. LUIZ FERNANDO GARCIA

    Vc se esqueceu daquela que vai apagar as luzes, Ruy! Gleisi! Esta, o que o próprio Lula não conseguir destruir com suas decisões tão espertas, mas equivocadas, ela destrói com afinco! Gente, como é que ainda conseguiram tanta gente votando neles? Mas pode esperar, daqui pra frente vão só perder, além das b o s t a s que vão ouvir do Ciro Gomes!

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Eu tenho escolhido outros candidatos de outros partidos há três eleições presidenciais, dentro dos meus princípios e formação política, afinal a oferta é grande. Vc já se perguntou como conseguiram tanta gente para votar no outro? Eu fico me perguntando, que tipo de justificativa o cara dá para votar no outro com tantas outras opções no primeiro turno? Todo mundo tem seu Lula, e o seu está chegando de jato.

  13. André Silva de Oliveira

    Perfeito, caro Ruy Castro.

    Responda
  14. celso bittencourt

    LullaLá, o Maquiavélico Macunaíma, usou de toda sua Astúcia para levar a um 2º turno o PT versus Bolsonaro, porque Intuiu que era mais fácil derrotá-lo! Como sempre conseguiu, agora Inês é Morta!

    Responda
  15. HUIMBERTO GONÃ ALVES MACIEL

    Ruy Castro,a voz lúcida e destoante dentre os colunistas da Folha.

    Responda
  16. Luiz Candido Borges

    Não entendi bem o objetivo do Brizido Galeano em seus cinco longos textos ao comparar Lula a Getúlio Vargas. Este, apesar dos períodos de ditadura, deixou uma obra excepcional, que perdurou por gerações, embasando instituições até hoje. A grande obra do Lula, bolsas para segurar a onda dos "menos favorecidos" e um breve período de consumismo, praticamente já acabou, pois foi muito bacaninha mas episódico e mostrou-se insustentável. O Lula vive da lenda criada em torno dele, mas isso não dura.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      O Brígido deveria ler um artigo traduzido publicado nesta mesma folha hoje com o título "o preço do populismo". Recomendo atenção; nas entrelinhas o autor revela o que é fundamental para o crescimento sustentável de democracias. Certamente, neste ponto crucial, vamos regredir 40 anos neste novo ciclo governamental que se inicia no caso dele estar justificando o injustificável aqui.

    2. Brízido Galeano

      Qual a obra excepcional deixada pelo ditador? Ditadura é um sistema de governo onde não há oposição e nem controle. Na sua ditadura, a tortura era comum. Tanto que um comunista alemão Harry Berger ficou esquizofrênico de tanto ser torturado. A CLT é cópia da Carta del Lavoro fascista. Não havia imprensa livre. Getúlio, como feiticeiro, teve também seus aprendizes. Eles apareceram em 1964. Ele deveria ter passado para nós um exemplo de Democrata e cumpridor das Leis. Foi um ditador!

    3. Brízido Galeano

      Borges, eu não comparei Lula a Getúlio. Disse que Getúlio, apesar de ser um inimigo declarado da Democracia e da Liberdade: derrubou um governo, jurou e abjurou uma Constituição e, finalmente, fechou o Congresso Nacional e suprimiu a Liberdade, em 1937, virando um ditador. Lula, por ser insipiente, o colocou como Herói da Pátria da Democracia e da Liberdade. Lula nunca foi contra a Democracia. Lula infringiu o Código Penal e está cumprindo Pena.

  17. José Ricardo Braga

    Perdeu mais uma né, Ruy? E dessa vez nem estava em campo. É compreensível a amargura...

    Responda
  18. Brízido Galeano

    (5) Marcelo Coelho, na Folha, hoje: "Esquerda tem imensas lições a aprender e deve começar do zero.". O colunista ainda não se recuperou e fica sonhando. Ruy, 16 anos de PT/MDB tem, como resultados, Lula e Palocci presos; Dirceu condenado aguardando recurso; propagandistas João e Mônica Santana presos em domicílio. Mensalão, Petrolão e Lava Jato. Dia 14, Lula sendo ouvido por Moro, em novo processo. E o Marcelo falando em começar do zero. Começar tudo de novo?

    Responda
  19. José Ricardo Braga

    Porque o Haddad não está na lista?

    Responda
  20. Brízido Galeano

    (4) O teleguiado de Lula, da República de Curitiba, Haddad, caso eleito, prometia revogar a reforma trabalhista e o teto de gastos e nada de reforma da Previdência. 44 milhões de eleitores votaram no tal candidato, sem falar do forte apoio de vários colunistas da Folha. Para evitar a vitória do capitão, Ilona Szabó sugeria até uma espécie de "putsch" em uma de suas colunas publicadas. Caso Haddad eleito, como estaria a nossa economia, hoje?

    Responda
  21. Brízido Galeano

    (3) Agora eu completo o texto do Ruy. Lula, em 2010, como um dos grandes "acertos", antes de criar Dilma e Temer, elevou Getúlio Vargas como o nosso Herói da Pátria da Democracia e da Liberdade. O nome do ex-ditador está gravado em aço no Panteão da Pátria da Democracia e da Liberdade, em Brasília-DF. Dilma , para não ficar atrás, elevou Brizola no mesmo patamar. Brizola sugeria impor a Reforma Agrária, na Lei ou na Marra. Pura Democracia!!!

    Responda
  22. Brízido Galeano

    (2) Deposto em 1945 por um golpe militar, retorna ao Governo, eleito diretamente em 1951. Em 1954, Atentado da Rua Toneleros, com o surgimento da República do Galeão, antecessora da República de Curitiba. Uma bala suicida no Feiticeiro encerrou o relatório da referida República do Galeão. Em 1964, os tenentes revolucionários de 1930, os tais aprendizes, viraram generais. O mesmo movimento de 1930 foi dado ao de 1964: Revolução!!! Pela sua obra, Vargas virou nome de ruas, avenidas e Fundação!

    Responda
  23. Brízido Galeano

    (1)-Antes de Lula, Getúlio! Este, em 1930, liderou uma revolta que redundou na queda da República Velha, sendo o próprio Vargas, um integrante. Nascia um Feiticeiro e, também, os aprendizes, os tenentes revolucionários. Depois de 4 anos, uma nova Constituição, com Vargas eleito indiretamente, jurando defender a Constituição. Em 1937, abjurou a mesma, destruindo a Democracia e a Liberdade. Quando ditador, impôs a CLT com parágrafos inteiros da Carta del Lavoro fascista, de 1927.

    Responda
  24. Cloves Oliveira

    Líderes de seitas são diferentes. Eles exigem lealdade incondicional dos seus seguidores; supervalorizam a si mesmos e desvalorizam todos aqueles ao seu redor; são intolerantes com as críticas; e acima de tudo não aceitam serem questionados ou desafiados. O líder de seita acredita naquele conceito militar de que o melhor momento de destruir o invasor é antes que ele desembarque na sua praia. Por invasor leia-se qualquer nova liderança que tente ocupar espaço importante dentro da seita.

    Responda
  25. Rogerio Barletta de Campos

    Que texto maravilhoso e cheio de verdades! Mas eu acrescentaria mais uma obra do Lula: o sofrimento do povo brasileiro nos últimos anos e, talvez, não sou guru pra ver o futuro, nos próximos 4 anos.

    Responda
  26. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Talvez faltou elencar mais uma grande obra de Lula: Ministros do STF.

    Responda
  27. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Sem balizas éticas, ele é um ser pré-moral que usou e abusou da política mais rasteira para obter poder e se manter nele. Mas nada deu certo e agora ele está mofando na prisão.../Claudia F.

    Responda
  28. Reges Washington

    Lula venceu. Talvez tenha escolhido a oposição antes mesmo do pleito. Cabeça maquiavélica. Condicionou o PT no “filtro ético” para o combate ao mal maior.

    Responda
  29. Paulo Cesar de Oliveira Oliveira

    Lula não errou. A melhor chance do PT ganhar as eleições seria disputando com Bolsonaro(e vice-versa).Perdeu, como sabemos. Todavia, se tivesse disputado com um candidato de centro, a derrota provavelmente seria maior e mais certa. A facada, paradoxalmente, ajudou Bolsonaro ao proporcionar-lhe uma desculpa plausível para não comparecer aos debates.

    Responda
  30. Daniel Alves

    O autor não sabe que é proibido criticar Nosso Guia? Tenho conhecidos que dizem que Lula está passando pelo o que Jesus passou. Pode aguardar, o autor enfrentará a ira dos democratas de ocasião (na verdade, são só membros de uma seita).

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.