Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lineu Saboia

    " o juiz é extremamente popular ", o senhor disse tudo. Também deixou bem claro a razão dessa popularidade, a prisão de corruptos e o do símbolo da corrupção Lula da Silva. Com este currículo Moro virou uma esperança e Bolsonaro ouviu a voz das ruas. Isso chama-se democracias. O artigo é um lamento de perdedores, e só.

    Responda
  2. Mauricio Rios Caputo

    Um jornalista com um ideologia. Um jornalista amargurado.

    Responda
  3. LUIZ CARLOS DE SOUZA

    Não entendo o motivo da grita. Se um juiz não pode ser Ministro da Justiça quem poderá? O borracheiro da esquina? Acredito que Clóvis Rossi seja isento, embora escreva num jornal que tentou dar palanque a Lula antes do primeiro turno. Nem sempre com quem andas define quem és.

    Responda
  4. Antonio Catigero Oliveira

    O ditado também pode valer para o jornalismo, ou essa esfera é isenta de autocrítica? A comparação do colunista é de um cinismo -- no sentido de Vladimir Safatle, escrito neste mesmo dia, neste mesmo jornal -- que beira o mesmo ridículo de chamar de "comunistas" a todos que clamam pelo Estado Democrático de Direito. Talvez o jornalista necessite sair um pouco da redação e ir para as ruas sentir o cheiro despótico do Fascismo. Esperava mais do veterano jornalista.

    Responda
  5. neli faria

    Moro Errou na r. Sentença: o tribunal ampliou a pena do lula.

    Responda
  6. neli faria

    Moro Errou na r. Sentença: o tribunal ampliou a pena do lula.

    Responda
  7. Eder Rizotto

    O texto é muito coerente, aliás, Clóvis Rossi é minoria da minoria que escreve bem neste jornaleco. Esse Jornal precisa urgentemente,rever suas tendências, uma boa matéria, tem que haver uma crítica para os dois lados, a conclusão tem que ser do leitor, e não do colunista ou do jornal.

    Responda
  8. Jose Taragano

    Parece que o único reprovado no teste é o próprio Clivis Tossi ! Foi todo o corpo da Justiça quem condenou o ex-presidente, não apenas um dos juizes. Ao insinuar o que pretendia, o jornalista também foi reprovado no teste da coerencia.

    Responda
  9. Cristina Carvalho Barboza

    A manchete do “El País” está errada, não foi Moro quem colocou Lula na prisão, foi a Justiça. Pior que chamar o jornaleco espanhol de comunista, é chamar o Bolsonaro de nazifascista. Moro não será mais juiz quando for ministro. Reinaldo Azevedo não é comunista é do MDB/PSDB, que perderam para o PSL. O juiz não tem que ser imparcial, tem que fazer cumprir a lei, e Lula realmente aceitou um triplex no Guarujá como propina da OAS. Quem não passa no teste é o Clóvis Rossi.

    Responda
  10. José Maria Leal Paes

    Como pitonisas, Folha e GloboNews revelaram-se más aprendizes de pajé. O mastruço da vitória de Bolsonaro lhes entala a garganta

    Responda
  11. Arnaldo Gomes

    Quero indicar para criação um jogo para os que gostam da caça virtual. Chamaria de CAÇA AOS COMUNISTAS. Seria assim: seria colocado aos jogadores o desafio de encontrar um comunista no Brasil. Também se poderia encontrar meio comunista. Se encontrado um comunista o jogador receberia 50 pókemons, se encontrado meio o jogador receberia 100 pókemons. Não vale foto antiga como prova. Brasileiros, acordem, não existem mais comunistas.

    Responda
  12. Rogério de Mendonça Lima

    Concordo com o ministro Aires Brito. Um Juiz da ati va, deve se afas tar o máxi mo dos outros pod er es. Conc ordo plenam ente. Enquan to ju íz, a post ura corr eta é esta mesma. Quan do não mais ju íz, pedi ndo dem issão do carg o, e assim que se dem ite, a con stit uição garante que pode exe rcer QQ car go, no gover no ou fora dele. É dire ito de todo cidadão num país livr e. O rest o é xoro rô, aí dos venci dos. E aos venc idos: " Os cã es ladra m, e a carava na pas sa".

    Responda
  13. ANTONIO FREITAS DE OLIVEIRA JUNIOR

    Podem chorar. O Brasil está mudando, e não há mais espaço para uma imprensa parcial. Tentem se colocar no lugar de informantes e busquem fazer um bem a quem procura ler o que vocês escrevem.

    Responda
  14. Nilso Sguarezi

    Do Congresso Brasileiro, não se conseguem reformas que vulnerem os privilégios e o legislar em causa própria como este imoral Fundo de Campanha da ultima eleição. Precisamos de uma CONSTITUINTE EXCLUSIVA, sem parlamentares, para termos as reformas que são imprescindíveis. Uma proposta de preservar os primeiros 6 artigos da atual Constituição e mexer nos demais. Constituintes que ficarão inelegíveis por 10(dez) anos, para não legislarem em causa própria. Possam se candidatar sem partidos.

    Responda
  15. Nilso Sguarezi

    Fui um dos Constituintes que assinou a Constituição de 88 (esta mesmo que o PT não assinou) mas nem por isso me dei por satisfeito. Não bastou restaurar o Estado de Direito, pois não aconteceu uma mudança no SISTEMA PRESIDENCIALISTA. Rui Barbosa sentenciou a mais de seculo que Parlamentarismo é escola ao passo que Presidencialismo uma praça de negócios. Que nação seria será a nossa com este sistema de governo que ja cassou 2 presidentes, um está preso e logo outros o acompanharão. (continuarei)

    Responda
  16. WILSON PAGANO

    A parcialidade do jovem que anda de luto só não é vista para aqueles que ele protege. Gosta demais de melancia no pescoço e holofote no rosto. Conseguiu enterrar um passado até sombrio no caso do Banestado. Ou o brasileiro só não perde a memoria para as derrotas da seleção brasileira de futebol.

    Responda
  17. Ivan Soares de Araujo

    Há equivoco ao designar a autoria de Moro na prisão de Lula. Na verdade, ele foi condenado por 17 juízes e moro não necessitaria da condenação do demiurgo de Garanhuns para chegar onde chegou.

    Responda
    1. Tomeh Sapienza

      Foi "condenado" por 17 juízes... Por isso que esses país não anda... As pessoas não sabem a diferença entre "negar liminar" e "julgar uma causa"... É muito difícil.

  18. José Antônio

    31 de mar de 2018 ´Esqueçam outubro. O Supremo decide. Para as eleições, faltam 4 dias` No blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência. Leiam o artigo de hoje também.

    Responda
  19. Felipe Augusto de Toledo Moreira

    Belo texto, muito bem escrito. Sobre o mérito, a partir de seu pedido de exoneração, Moro não terá mais o dever de imparcialidade próprio dos juízes. No mais, há muito imparcialidade não significa neutralidade ideológica. Os juízes prestam contas à sociedade na medida em que bem fundamentam as suas decisões segundo as regras jurídicas vigentes no país. Prova disso nesse caso é a maioria das decisões de Moro sendo mantidas pelo tribunal. É o que basta juridicamente. Abraços!

    Responda
  20. Caio Cunha

    Vejamos: Moro condenou Lula (o que não é verdade, mas admitamos). Isto fez com que Bolsonaro fosse eleito (mais difícil ainda de admitir, mas vá lá). Conclusão, Moro não pode participar do governo de Bolsonaro. Mas... o ue é e tem a ver o u co'as alças, Beatriz?

    Responda
    1. luiz augusto pessoa nogueira

      Uma dúvida, vc disse mesmo que moro não condenou o Lula? Eu li isso mesmo ou me enganei? Ele não só condenou como não acatou a decisão de um desembargador que havia dado ordem para a soltura de Lula qdo moro estava de férias em Portugal. A mulher do Moro fazia campanha pró-bolsonaro nas redes sociais, claro que há um viés político ideológico nas decisões dele. Apesar de tb achar que as decisões dele foram bem fundamentadas

  21. Caio Cunha

    Vejamos: Moro condenou Lula (o que não é verdade, mas admitamos). Isto fez com que Bolsonaro fosse eleito (mais difícil ainda de admitir, mas vá lá). Conclusão, Moro não pode participar do governo de Bolsonaro. Mas... o ue é e tem a ver o u co'as alças, Beatriz?

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      O pior cego é aquele que não quer ver.

  22. ADHEMAR POZZI RANCNARO

    Senhor Clóvis Rossi, petista de carteirinha, não sabe perder. Seus comentários são para sua turma se deliciar não para quem tem raciocínio. Certo está o Cid Gomes, com a melhor frase do ano: Vocês são uns babacas!!!!! O Lula está preso.

    Responda
  23. Graziano Pera

    Publius Clodio e Pompea Silla eram amantes, estude a história Sr. Clóvis.

    Responda
  24. Beatriz R Alvares

    Lendo os vários textos de pessoas que criticaram Clóvis Rossi, imagino que deve ser muito difícil para elas ver que o seu ídolo, aquele que se colocou como o arauto da ética e da moralidade, tenha infringido, sem o menor constrangimento, o mais elementar princípio ético que é considerar-se impedido de participar de um governo, por ter na sua condição de juiz tomado várias decisões que favoreceram a eleição do candidato que agora lhe convida, na condição de Presidente da República.

    Responda
    1. Caio Cunha

      Moro condenou Lula (o que não é verdade, mas admitamos). Isto fez com que Bolsonaro fosse eleito (mais difícil ainda de admitir, mas vá lá). Conclusão, Moro não pode participar do governo de Bolsonaro. Mas... o ue é e tem a ver o u co'as alças, Beatriz?

  25. Anderson Begliomini

    Clóvis perdoe seus críticos, eles não sabem o que dizem. Estão simplesmente embriagados pelo ódio, o que lhes tira a capacidade de raciocinar.

    Responda
  26. Anderson Begliomini

    Clóvis perdoe seus críticos, eles não sabem o que dizem. Estão simplesmente embriagados pelo ódio, o que lhes tira a capacidade de raciocinar.

    Responda
  27. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Tem gente que mesmo com os dois olhos abertos é totalmente cego. Entenda a metáfora quem quiser. O articulista está coberto dr razão

    Responda
  28. RENATO DE OLIVEIRA LINS DE OLIVEIRA LINS

    Não adianta escrever bonito. Tem que escrever certo. E o texto é uma tremenda dor de cotovelo.

    Responda
  29. RENATO DE OLIVEIRA LINS DE OLIVEIRA LINS

    Não adianta escrever bonito. Tem que escrever certo. E o texto é uma tremenda dor de cotovelo.

    Responda
  30. RENATO DE OLIVEIRA LINS DE OLIVEIRA LINS

    Não adianta escrever bonito. Tem que escrever certo. E o texto é uma tremenda dor de cotovelo.

    Responda
  31. RICARDO ANANIAS

    Não foi apenas a condenação de Lula. Foi a condução coercitiva do mesmo (considerada desnecessária), foram os audios divulgados ilegalmente, foi a publicitação da VAZIA delação do Palocci a 6 dias do primeiro turno. A lista de intervenções politicas do juiz é extensa. Essa agora só comprova que esse aí sempre agiu para prejudicar um lado.

    Responda
  32. SERGIO LOPES DOS SANTOS

    Admiro os textos do Clovis Rossi. Sempre nos faz refletir como agora e já discordo de antemão. Analisando o texto temos duas hipóteses : 1) Sergio Moro retirou um candidato legítimo e se beneficiou do cargo para alcançar voos maiores. Bom,não temos evidências de namoro do juiz com qualquer candidato e o réu seguiu um rastro de evidencias de crime. Então hipótese descartada! 2)Sergio moro é bem intencionado e quer avançar uma agenda de anticorrupção.ai temos mais evidências ! Boa sorte ao juiz!

    Responda
  33. NELSON PRADO ROCCHI

    Interessante o sistema de bloqueio dos comentários na Folha. Palavras isoladas muitas passam mas certas associações são bloqueadas. Lula passa, mas palavras que passam mas associam com algum órgão do governo do governo onde houve algum malfeito não passa. Mas se for palavra elogiosa passa. Mas vale associar Bolsonaro com adjetivos pesados.

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Nelson, eles bloqueiam acentuação, tipo 3 ! seguidos, 3 ?, etc. Pode ser isso... (rs. já fiz este teste que vc fez e tb foi infrutífero)

  34. mauro dos santos

    A matéria é mau elaborada. Mostra a parcialidade do jornal, quando o tema é política. Esqueceu de dizer que muitos ministros chegam ao STF por apadrinhamento político e não por notável saber e conduta ilibada.

    Responda
    1. mauro dos santos

      José Campos, matéria jornalística e artigo são sinônimos; e o artigo, como queira expressa a opinião do autor, mas ao meu ver é tendenciosa.

    2. JOSE CAMPOS

      Não é matéria, é um artigo onde o autor expressa sua opinião. Assim como você está expressando a sua.

  35. Ernesto Herbert Levy Levy

    Chora Petista, bolivariano A roubalheira do PT está acabando...

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Prezado Senhor Ernesto. Acho que o espeço é para comentário sobre o artigo, não para ofensa ao articulista.

    2. José Antônio

      Gostei do P maiúsculo em Petista. PT ( Partido DOS Trabalhadores ). psl ? sauditiano, diz aí!

    3. RICARDO ANANIAS

      hahahahaha é o melhor que vc consegue fazer?

  36. Indi Almeida

    Sempre ficou claro para mim que ele tinha ambições políticas. E agora está óbvio, que usou o cargo e o prestígio conquistado como “herói” (de barro) para alcançar isso e usando de manobras. Foi mais um que abusou da boa vontade e da confiança do povo. Não é melhor que Lulas, Cunhas e afins.

    Responda
  37. Alberto Pavie Ribeiro

    Ayres Britto esqueceu de Ministros do STF saindo direto para o Ministério da Justiça: Leitao de Abreu, Oscar Correa e Celio Borja sem contar o Rezek que foi para o MRE. Se não era passivel de critica um Ministro sair do STF para o MJ, com maior razão não pode ser criticável um juiz de 1o grau assumir o MJ.

    Responda
    1. Francisco Antonio Pereira da Silva

      Pois é, esse Aires Brito adora dar pitaco em todos os assuntos, pertinentes ou não. Quando não pedem a opinião dele, ele se oferece pra dar. É da mesma escola do Marco Aurélio Melo.

  38. Juarez Linhares de Souza

    Se não me engano, a eleição já acabou. Para alguns acho que não. Gostaria sinceramente que tivesse havia por sua parte Clovis um posicionamento muito claro a respeito da corrupção. Porque vivemos uma realidade surreal. Há réus confessos e não confessos. Há recursos bilionários que foram ressarcidos à petrobras. Mas parece que não aconteceu nada. Apenas perseguição política. Essa ambiguidade é uma ofensa a minha compreensão de realidade.

    Responda
  39. NELSON PRADO ROCCHI

    Teste: Petrobras, Eletrobras

    Responda
  40. NELSON PRADO ROCCHI

    Teste: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

    Responda
  41. NELSON PRADO ROCCHI

    Teste: BNDES

    Responda
  42. Wagner Damázio

    O Clóvis Rossi está se posicionando como um excelente Forrest Gump. O queixume é livre.

    Responda
  43. Wagner Damázio

    O Clóvis Rossi está se posicionando como um excelente Forrest Gump. O queixume é livre.

    Responda
  44. NELSON PRADO ROCCHI

    Teste: Petrobras, Eletrobras

    Responda
  45. NELSON PRADO ROCCHI

    Teste: fracasso econômico/ capitalistas de compradio. Quer mais?

    Responda
  46. carmen rodrigues

    Também acho que a urna eletrônica deveria ser "uma mulher de César". Não lhe parece justo que a urna tem de parecer H O N E S T A? Não li o seu posicionamento a respeito. Juízes de 2ª instância e do S T F também confirmaram a pena de L U L A. Seriam políticos, também!

    Responda
    1. Tomeh Sapienza

      Confirmaram "a pena".... Sugiro consultar alguém da área para não usar termo técnico sem entender. Desinforma e pode causar constrangimento a que o faz.

  47. NELSON PRADO ROCCHI

    Tese: Lewandowhisky/ Toffoli/ Gilmar Mendes/Marco Aurélio Mello

    Responda
  48. NELSON PRADO ROCCHI

    Teste: Mantega

    Responda
  49. NELSON PRADO ROCCHI

    Teste: Mantega

    Responda
  50. NELSON PRADO ROCCHI

    Teste: Palocci

    Responda