Ilustríssima > Nunca uma derrota foi tão promissora para a centro-esquerda brasileira Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. DECIO FERREIRA PEDROSA

    Enfim, uma ilha de racionalidade num oceano carregado de ideologia. Verdadeiro achado. Por menos perspectivas sombrias repetidas à exaustão e por mais idéias desprovidas de preconceitos, como estas. Parabéns !

    Responda
  2. NELSON PRADO ROCCHI

    Como transformar gente retrógrada, conservadora, corporativista, burocrata, que vive associada a capitalistas que adoram as licitações das estatais e que recompensam essas esquerdas com pixululecos, que adoram impostos sindicais obrigatórios, que mamam verbas da Cultura via Lei Rouanet, que vivem das propagandas institucionais, e que falam uma retórica igualitária mas adoram mimos bem burgueses?

    Responda
  3. José Antônio

    Como disse o Lula( exímio negociador. Nas graves do ABC, negociava só com tubarões tipo Scania, Cartepillar , Volks e outros. Cujos presidentes,nem sempre, muitas vezes se que recebem Presidentes.): ´´Política não se aprende nas Universidades`` Por que você acha que durante o mandato dele havia um sr. no BC por 8 anos ´estranho`ao PT?

    Responda
  4. Jose Antonio Mechaileh

    Os pressupostos elencados pelo articulista estão tão distantes da atual esquerda brasileira, como nosso PIB está do americano. Anos-luz de distância. Impossível uma conversão de valores tão profunda. Teriam todos que morrer e nascer de novo.

    Responda
  5. Samuel Gueiros Jr

    Ao elencar as premissas para uma centro-esquerda moderna o autor acaba colocando as bandeiras ja em curso da centro-direita apropriadas pelo bolsonarismo. Nao ha saida Vinicius, a esquerda nao eh mais pop.

    Responda
  6. Marcus AYRES

    Exato Hildebrando! Estão desatinados

    Responda
  7. Carlos Yugi Shibuya

    Há gente sorrindo nos caixões da velha UDN. "Finalmente galgamos o poder, e melhor, de forma legítima pelo voto, sem golpe, inclusive com militares de terno e ninguém de porre!"

    Responda
  8. José Antônio

    "pela ruína econômica e política dos últimos anos." Ruína? Como se ainda somos o 4° maior credor externo individual dos EUA? No Google: mayor treasuries holders "A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%." "quebrou o país que pegou na décima-terceira economia do mundo e que devolveu na oitava posição" Mauro Santayana - ´´Não toquem nas reservas internacionais.`

    Responda
    1. José Antônio

      Ao final de uma coletiva internacional um repórter perguntou a Bill Clinton. Como o sr. se sente com o homem mais poderoso da terra? Ele. Eu? E apontando para uma mulher no meio de um batalhão de repórteres. Pergunte a ela ali. Todos, inclusive seus assessores, ficaram sem entender nada. Foram pra cima da mulher e perguntaram. Quem é você? Ela. Sou uma repórter! E o que mais? - Sou esposa de Alan Greenspan. Entendeu o que Bill Clinton quis dizer?

    2. José Antônio

      Se você for eleito presidente com, digamos, 94 parlamentares, do outro lado após a sua posse você terá 500 querendo a sua cabeça no mesmo dia. Caso você não seja um exímio negociador, você não conseguirá se quer assentar uma petra portuguesa na calçada. Apenas parará as contas do dia a dia e cumprir protocolos diplomáticos. Uma ´rei ou uma rainha da Inglaterra`. Ps. Não sou sindicalizado e nem pertenço a nenhum partido. Acompanho política e economia a muitos anos. Observo muito o contexto.

    3. Heitor Kunst

      É, isso que dá só se basear no que diz o sindicato... Você não sabe o que acontece na vida real... Eles esculacham a ditadura e o Delfim, mas se aliaram!

    4. Heitor Kunst

      Claro que sei quem é o amigão do lula e da dilma. Também foi o czar do pt, mas isso você nem citou, certamente o sindicato não te disse!

    5. José Antônio

      Heitor, pergunte ao Czar da economia militar aqui na Folha se eu estou mentindo. Pergunte! Mas desconfio de que você não sabe quem é.

    6. Heitor Kunst

      Kkk, os militares tem culpa da dívida do pt. A culpa é sempre dos outros!

    7. José Antônio

      A grande, grande maioria da dívida pública brasileira é herança da Ditadura. Do Czar da economia militar : "Não me arrependo de ter endividado o país" Se duvida, pergunte a ele. Escreve na folha toda semana. Mande um E-mail para ele e pergunte. Dele também: " Aaahh aquilo lá? só tacando fogo!" É TransamazônicaLiga nada a por..nenhuma), Ponte Rio-Niterói, Itaipu, Jari, Papeis podres de diversos bancos falidos, Capemi, Coroa Brastel,.. da soja, Vas., Varin., uma infinidade de maracutaias...

    8. José Antônio

      A grande, grande maioria da dívida pública brasileira é herança da Ditadura. Do Czar da economia militar : "Não me arrependo de ter endividado o país" Se duvida, pergunte a ele. Escreve na folha toda semana. Mande um E-mail para ele e pergunte.

    9. Heitor Kunst

      O texto do sindicato de onde você copiou, admite que a dívida do pt custa, só de juros mais de Um Trilhão anuais! Por isso estamos nessa situação desesperadora! Era isso que eu estava tentando te explicar desde o começo, mas duvido que sozinho terá condições de ver isso!

    10. Heitor Kunst

      Você continua copiando e colando o que o sindicato diz. Evolua! Trocaram dívida barata por cara, para beneficiar os seus patrocinadores. Sobre auditar a dívida, kkkk, seu copiar colar está complicado! Estiveram 13 anos no poder e não quiseram auditar a dívida, lógico, pois estão com o rabo totalmente preso. Diga alguma coisa por conta própria, sem perguntar o sindicato!

    11. José Antônio

      Heitor, dívidas (antigas)trocadas de dólares por Reais. O PT ( Partido DOS Trabalhadores ) aceita auditar toda a dívida (que nenhum acionista minoritário da Brasil S.A sabe o que é) ONTem ! Os ´grandes` partidos de oposição não querem nem ouvirem falar. Ela rende em ´operações compromissadas`+/ - 1 trilhão, 463 bilhõe e ´quebrados`/ ano de juros-rol.

    12. Heitor Kunst

      O sindicato não te falou da dívida de Quatro Trilhões de Reais que o pt deixou como herança maldita para nossos netos, bisnetos e tataranetos! Fonte: Banco Central do Brasil, na era dilma! Trocaram dívida de 3% ao ano por dívida de 20% aa, para os banqueiros nacionais, patrocinadores das campanhas da guerr ilheira e do detento de Curitiba. Se você realmente não sabia e quiser ir confirmar com o sindicato e depois eles entrarem em contato com o BIS, fique a vontade...

    13. Heitor Kunst

      O sindicato não te falou da dívida de Quatro Trilhões de Reais que o pt deixou como herança maldita para nossos netos, bisnetos e tataranetos! Fonte: Banco Central do Brasil, na era dilma! Trocaram dívida de 3% ao ano por dívida de 20% aa, para os banqueiros nacionais, patrocinadores das campanhas da guerr ilheira e do detento de Curitiba.

    14. José Antônio

      Sr.Heitor, fato! Fonte: BIS ( Banco central dos Bancos Centrais). Tesouro Norte Americano (mayor treasuries holders) também!

    15. José Antônio

      Sr.Heitor, fato! Fonte: BIS ( Banco central dos Bancos Centrais).

    16. Heitor Kunst

      Para de ler folhetim de sindicato pelego. Tenha uma ideia própria pra variar...

    17. José Antônio

      Cont.."Basta ver a situação da Argentina, obrigada a voltar a passar penico para o FMI, para aferir o tamanho da incompetência neoliberal e lembrar que cautela, reservas internacionais e canja de galinha não fazem mal a ninguém - como diria Tancredo."

  9. Marcus AYRES

    Exato Hildebrando! Estão desatinados

    Responda
  10. Hildebrando Teixeira

    Bolsonaro revolucionando a Foice, e ainda nem assumiu! rsssss. Vinte anos defendendo o petismo para agora, depois de derrotados pelo povo, assumirem a realidade: era tudo mentira! Era Foice Fake News! Kkkkkkkk

    Responda
    1. Barbara Maidel

      Ainda comentando bobagens por aqui? Quando vence sua última mensalidade paga? Ou mentiu quando disse que cancelou sua assinatura?

  11. arnaldo feitoza

    Gostei!! Antes da esquerda, a FSP está se reestruturando? Mais um ponto para o mito.

    Responda
  12. Juarez Linhares de Souza

    Jura que Folha deixou publicar este texto? Deve ter passado por acidente. Acredito que é utópica uma evolução da centro direita agarrada a ídolos de pedra, falsos profetas da democracia. Políticos que não se importam de incendiar o país, desde que, possam governar as cinzas. Enfim, o futuro dirá. O fato é que a população julgou e condenou pelo voto o que a justiça a abrandou. O voto é soberano. Não foi um recado, foi uma sentença.

    Responda
  13. Lia Faiad

    Melhor texto nas últimas semanas! Ufa!

    Responda
  14. Hugo Nora

    Texto lúcido, coerente, lógico e inclusivo. A passsionalidade pode ser um bom tempero mas não deve jamais sobrepor-se à razão. Independentemente de posicionamento político, temos que torcer pelo sucesso do novo governo. Sucesso..

    Responda
  15. Adonay Evans

    O Discurso. Sem discurso, não há bandeira. Sem bandeira não há espírito, e sem espírito não há marcha. Ao final do artigo, Motta faz um rascunho de discurso. Nem um dos candidatos possuía discurso, só o Capitão. E encontrou o discurso certo, capaz de capitalizar o rancor e o ódio. Sem discurso não haverá oposição viável. Sem discurso, somente as feridas para lamber, e a penumbra para chorar.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Discurso? Mas não é narrativa?

    2. SAUL DUQUE

      Bravo!

  16. Wagner Damázio

    Bela análise. A sociedade brasileira honesta, derrotou e humilhou a esquerda decadente. Não façam oposição pusilânime. Participem com idéias, evoluam. O cenário de que precisamos é construir um grande país. Mirem-se daqui para frente nos comportamentos da política americana. Os perdedores, se unem para abraçar aos vitoriosos, mesmo fazendo uma oposição que será construtiva para o crescimento de todos. Existem esquerdistas que também pensam.

    Responda
    1. José M Leal

      Parabéns pelo comentário. A sociedade despertou. Acabaram-se os tempos dos Gogolôs de Pobres.

  17. JADSON MATOS

    Excelente texto. Bastante esclarecedor!

    Responda
  18. Vinicius Meyrelles Marques

    Um dos melhores textos que li desde que Bolsonaro ganhou. Também acho que faltou uma leitura acurada da realidade por parte do PT e do PSDB.

    Responda
  19. MARCELO BENATTI

    Em Game of Thrones diriam; "O inverno esta chegando", o senhor da noite assumirá!

    Responda
  20. jarbas cabral

    Quando o autor diz que a esquerda deverá enfrentar as castas do estado (servidores com seus privilégios) não esqueçamos que foram estes privilegiados que mais votaram contra o PT.

    Responda
  21. Marcus AYRES

    A redação da Folha ( neutra)..... Faz o exercício para tentar o caminho da volta da esquerda... Não vai adiantar o choro das viúvas da FS e USP.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Os socialistahs estão procurando uma nova "narrativa", e sempre há id;io-tahs úteis prontos para acreditar.

  22. Francisco Carlos da Silva Pires

    Argumentos para a esquerda mudar não faltam. Mas o que fazer para conviver, sobreviver e superar o autoritarismo com procuração de Deus prestes a se instalar no País? A direita que assumirá o poder em 2019 tem muito pouco de democrata e de tolerante. Trevas se aproximam.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      É inclusive por conta desse tipo de argumento que a esquerda dançou.

  23. Hercilio Silva

    Não haverá lideranças sem mobilização. Essa é a única coisa que gera lideranças. O vazio de poder gerou lideranças com pautas pouco próximas dos interesses das classes menos privilegiadas. Sua pauta pode reduzir a classe média e ampliar os pauperizados, daí pode surgir nova configuração e não de burocracias partidárias.

    Responda
  24. Carlos Mello

    Não subestime os 47 milhões de votos do PT mais os 15 milhões de Ciro. E não superestime os superministros do super presidente.

    Responda
    1. Cassio Nogueira

      Não entendi a logo dessa conta de somar o primeiro turno com o segundo. Não é à toa que é preciso mudanças no ensino de matemática.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não subestime um período de 4 anos, nem tampouco as alterações verificadas no Congresso Nacional.

  25. Paulo Cezar Soares

    A alternância de poder entre direitos, centro e esquerda é fundamental para um multilateralismo. Diversidade de ideias e fundamentos fazem com que todos sejam agraciado, de tempos em tempos, conforme suas ideologias.

    Responda
  26. ROSALICE SILVA

    Parece que chegamos a uma época de redenção! Será? E o desrespeito ao outro, às diferenças, as ameaças, promessa do uso da força, intolerância, não contam? Ou devem ser ignorados?

    Responda
  27. JOS DE SOUSA SANTOS

    Um texto cheio de verdades. Concluí que a atual governança do país é depositária de enorme responsabilidade conferida pela população, que não quedará em suas crescentes e justas cobranças, enquanto a oposição terá de desdobrar-se na apresentação de caminhos a seguir, em vez da embromação de sempre, em que bastava ser do contra. Certamente, vivemos novos tempos.

    Responda
  28. Roberto Jorge

    No meio de tanta porca ria publicada nos últimos tempos, finalmente a FSP publica algo decente. Ainda há esperança neste tabloide.

    Responda
  29. antonio torres

    Rapaz, uma pegada muito legal esta análise.. o que se passa e os possíveis caminhos a seguir. Não tenho dúvidas, para um mundo melhor, só pelo olhar da esquerda, do lado sensível de ver o mundo. Mas ela está sempre tão perdida, gerindo seus egos tão crescidos... E o roteiro para o que fazer e não fazer está 10. Beleza!

    Responda
  30. JERSEY MARTINS

    Excelente análise do atual estado de coisas. Infelizmente muito ponderada e bem pensada, e por isso, não terá o impacto que deveria ter, pois não estamos em tempos de ponderação, mas de reação automática e impensada.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.