Hélio Schwartsman > Deus acima de todos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Tell another Hélio
A questão aqui, imediatamente sociológica nos remete a outra que é filosófica.Uma coisa é o Estado ser laico, isso é obra da civilização e está consoante a sua evolução, outra, é disto resultar uma imposição do caráter laico das relações institucionais em todas as suas esferas,ou seja, é por ser laico que ao Estado incumbe garantir todas as formas de manifestações religiosas,inclusive de quem o represente, não como tal e sim como cidadão livre.Um abraço fraterno em crentes, agnósticos e ateus!
Tiraram Deus e os valores morais que recebemos Dele da polÃtica, e chegamos aonde chegamos.
O Estado deve ser efetivamente laico, ninguém deve ter o direito de impor os preceitos da sua religião para quem não a prática. Espero que o novo presidente respeite quem não tem a sua religião ou não tem nenhuma.
Reflexão muito pertinente.
Por causa dessa gente, estou virando ateia.
A auto censura acima de tudo!
Muito lúcida a abordagem do articulista. Assino embaixo...
O Estado é e deve ser laico. Todavia, as pessoas podem ter suas religiões e devem ser respeitadas por isso. Nada impede que um presidente tenha e pratique a sua religião e que na campanha eleitoral, divulgue a sua fé. A pessoa fÃsica do chefe do executivo não se confunde com o Estado.
Talvez convenha reler o texto mais devagar!
Muito bem dito // O Estado é laico, mas a nação é Cristã.
No Preâmbulo da Constituição está escrito: "Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte, para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercÃcio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça, ... promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil". Nada mais justo que Ele seja lembrado ...
Caro Cesar Julio, o Estado é laico, mas não é ateu, pois a separação foi feita para preservar a liberdade de culto para todos, sem que uma religião se sobreponha às outras. Se o nome de Deus não tivesse nenhuma importância, jamais seria colocado no preâmbulo da constituição, que é o enunciado que sintetiza todo o corpo das leis.
O slogan do Bolsonaro não nasce do fanatismo religioso, ele é pensado. Por que Deus acima de todos? Quem é Deus? Não é uma força espiritual que rege nossas vidas? Este lema serve para todo mundo, mesmo o ateu acredita em alguma energia cósmica. Outro lema da campanha " conheça a verdade e ela te libertará" é bem menos abrangente. Onyx Lorenzoni assumiu que pegou dinheiro em caixa 2, e se arrepende, quer pagar pelos seus atos. Alexandre Frota é ex ator pornô e ex drogado.
Deus, pátria e famÃlia era o lema do integralismo. Parece combinar bem com a onda conservadora atual.
Para mim, religiões são fenômenos naturais da vida. Só explicada pela apercepção que acomete o ser humano na medida em que a razão se expande. É a resposta para conseguir segurar as pontas, resultante da natural insegurança que esse sentimento provoca, ou seja, algo que não é possÃvel explicar ou descrever com palavras. É a saÃda encontrada.
Tem toda razão mestre Zibas. Mas, o que se observa desde que mundo é mundo as religiões em todas as civilizações são constantemente usadas para se manter ou conquistar o poder.
OK. Mas não pode ser imposta ou ser lema de uma presidência. Muita gente encontra conforto em religiões as mais variadas, mas muitas pessoas vivem bem sem qq apego a qq religião. Usar a Biblia como sÃmbolo de um governo é menosprezar outras religiões, como os mulçumanos ou os judeus, que não acreditam no novo testamento da Biblia.
Se procurar você acaba encontrando Não a explicação (duvidosa da vida) Mas a poesia (inexplicável) da vida. Carlos Drummond de Andrade.
Lembro uma frase de John Kennedy quando questionado sobre sua fé: "primeiro sou americano e depois católico". Ele foi morto pela direita não ateá.
Nao sou ateu, mas , os ateus nunca mataram ninguem em nome do ateismo, agora, quantos homicidios, torturas e qte' genocidios foram cometidos pelos religiosos em nome de Deus?
Acho que vc deveria estudar um pouco mais a história universal, especialmente sobre as barbaridades cometidas pelos ateus comunistas que perseguiram as religiões de seu paÃs. Radicalismo é condenável seja qual for o motivo
Um candidato a um cargo público ou um eleito que usa como lema de campanha a ideia "deus acima de todos" não está professando sua fé religiosa, mas atacando quem não tem a mesma profissão de fé. É anti-democrático. É preciso manter o espÃrito de tolerância religiosa ditado pelos valores republicanos, para que todos possam viver suas vidas em paz. Deus não está e nem deve estar acima de todos. O religioso se aproxima de deus de forma Ãntima, com o sentimento de transcendência, não de dominação.
Na verdade, os israelitas foram os primeiros a elaborarem ideias de utopia social (a Terra Prometida sem nobres ou latifundiarios, onde cada familia tinha suas terras, reforma agraria gersl a cada 49 anos etc). Um regime anarco-teocrático. Essas ideias vao inspirar a revolução francesa etc. É por isso que elitistas como Nietzsche e os nazistas detestam o judeo-cristianismo.
Mas existem inúmeros versÃculos sobre ricos e pobres, onde Deus sempre está do lado dos pobres. Como experimento, use uma biblia online para fazer busca por esses termos. A teologia da prosperidade ignora esses textos, mostrando que é uma teologia anti-bÃblica. Todos os que a seguem são os ricos condenados pelos profetas e por Jesus.
A trafuçao correta de Exodo 23:26 é: "Em sua terra nenhuma grávida perderá o filho nem haverá mulher estéril. Farei completar-se o tempo de duração da vida de vocês" É uma promessa de bênção, não um mandamento contra o aborto. Não existem textos contra o aborto na BÃblia!
o texto é coerente, mas há uma questão que é de difÃcil solução. O Brasil tem uma população de cristão, em torno de 85%, num governo democrático, como manter o estado laico se eles, os cristãos, têm o direito de se manifestarem democraticamente dentro do congresso, ou até mesmo dentro do governo?
E como ficam, então, os ateus e agnósticos, sem patria?
Ha varios niveis de cristão. Mas ser democrata e respeitar a posição dos outros qdo ñ nos afeta. E ñ se sentir afetado.A questão do aborto e sugestiva. Diz respeito ao corpo da mulher principalmente, ao homem que gerou e aos cuidados a serem tomados por ambos. Dizer que ha vida no feto e obrigar atraves do poder o nascer, poder q ñ deveria existir, é impor obrigações aos outros que els absolutamente querem ter.
O poder tem sido o problema no mundo. Sempre ofereceu proteção e sempre foi o cauusador das inseguranças com suas guerras. O poder divino dos monarcas caiu com Hobbes. Hoje o poder entre homens se esgota assim como o poder divino e deverão desaparecer. Tiremos incial/e deuse do poder. O nacionalismo e apenas um dos manifestos de poder. E foi criado em oposição aos feudos devido a vontade de liberdade de comercializar da burguesia que queria livre transito
O Brasil acima de tudo, quer dizer que o Estado está acima de projetos mesquinhos de poder, é um nacionalismo construtivo. É preciso haver um desmanche no Estado que foi aparelhado, e por isto não presta serviços públicos satisfatórios. Com relação ao aborto, tenho certa dificuldade em entender a posição dos pensadores influenciados por Olavo de Carvalho. Entendo que o povo brasileiro é conservador e cristão, mas nem Cristo era contra o aborto, nem a BÃblia é contra, pelo contrário.
Cristina, boa pergunta a Joel! De fato, a biblia e interpretada segundo a vontade do fregues.
Há mulheres que abortam espontaneamente, sem provocar e há mulheres estéreis. O que a BÃblia quer dizer? Vai eliminar as mulheres estéreis e que abortam?
Sra. Cristina, a BÃblia é, sim, contra o aborto. Eis as passagens: “Êxodo 23:26 - Não haverá mulher que aborte, nem estéril na tua terra; o número dos teus dias cumprirei. Salmos 139:16 - Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.” E o Senhor Jesus disse que veio para cumprir a BÃblia, não para revogá-la.
Sra. Cristina, a BÃblia é, sim, contra o aborto. Eis as passagens: “Êxodo 23:26 - Não haverá mulher que aborte, nem estéril na tua terra; o número dos teus dias cumprirei. Salmos 139:16 - Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.” E o Senhor Jesus disse que veio para cumprir a BÃblia, não para revogá-la.
O Deus de Bolsonaro engloba todas as religiões e pode até ser ateu, como presidente será bem mais tolerante que qualquer petista. Vocês interpretam mal as palavras do presidente eleito, ele é contra as polÃticas para gays, negros e Ãndios, não é contra as pessoas. Como pai não gostaria de ter um filho homossexual, prefere que seja hetero, é uma declaração politicamente incorreta, mas é sincera. Nas reservas quilombolas viu pessoas acima do peso e idosas. É contra as quotas.
A verdade de Bolsonaro não inspira violência contra minorias. Só um petista não entende que metralhar os petralhas é retórica de campanha eleitoral, o resto do Brasil entende. O filho bem educado não se casaria com a Preta Gil e não com uma negra. O kit gay não é calúnia, está nos noticiários de 2009 a 2012. Quem voltou ao assunto do kit gay e da Folha foi o Bonner não o Bolsonaro.
Cristina, vc está sendo muito benevolente. Ele está inspirando violência contra minorias. Já disse que vai metralhar os vermelhos. Já disse que o filho é bem educado e não se casaria com uma negra. E o Kit gay é uma calúnia sem tamanho. Foi desmentido até pelo jornal O Globo, por este jornal tb. Verifique. E ele tem coragem de voltar ao assunto do Kit no Jornal Nacional depois da eleição. Logo vc não terá mais qq argumento para defende-lo.
A voz do povo é a voz de Deus diz o ditado. Tenho lá as minhas dúvidas se o Bolsonaro é contra o aborto, ele é a favor de vasectomia e laqueadura, aliás chega a ser higienista, e já falou que aborto é uma decisão do casal, mas a sociedade brasileira é contra. Ainda estamos num estágio patriarcal do cristianismo. Já li a BÃblia várias vezes e tenho certeza que Jesus não era nem católico e muito menos evangélico.
Creio que este Deus tem a ver com Ética cristã.
Não sei se é slogan, se é crença verdadeira ou estrategia. O fato e que para a maioria conservadora as tradições religiosas se conservam e ser crente e ser bom e ser ateu e ser mau. FHC, um ateu de carteirinha, rezou muitas rezas,em publico. O que ñ se faz por poder?
Deus ficou fora do debate, foi só um slogan. Ser crente em Deus não é uma condição necessária para participar do governo.
Cristina, muito bem lembrado. Ser contra politicas que diferenciam pessoas, inclusive usa do poder a favor de minorias coagindo a maioria, impedindo inclusive opinião que divirja, de fato ñ e ser contra as pessoas. Qto a deuses, estou com o articulista: que fiquem fora do debate.
O Deus de Bolsonaro engloba os evangélicos, os católicos, os judeus, os que rezam em casa e não frequentam igrejas, os ateus, os espÃritas, os umbandistas, o candomblé, muçulmanos, budistas ... todos que se conectam com o divino .... E é um Deus guerreiro, não é bonzinho.
"O Deus de Bolsonaro engloba todas as religiões e pode até ser ateu"? Errado. O Deus de Bolsonaro tem como profetas Silas Malafaia, O Intransigente, e Magno Malta, O Adulador, ambos da assembleia de deus. Amiude Ele tb faz aparições para Edir Macedo, da universal
O articulista é o tipo que se acha mais inteligente e sofisticado que os outros só porque é ateu.
Menos, meus caros, menos. Também não fui tocado pelo "santo lume da fé", mas tenho apreendido muito com os religiosos. Perdoem o chavão, mas a única certeza que temos é que todos vamos morrer um dia.
Menos, meus caros, menos. Também não fui tocado pelo "santo lume da fé", mas tenho apreendido muito com os religiosos. A única certeza é que todos vamos morrer um dia.
Não sei se o o articulista tem tal arrogancia. Mas, certamente, eliminar crenças em deuses, que ja foram ferramentas de existencia maravilhosas, pois explicavam o que ñ compreendiamos, e um grande avanço cultural. Q ciencia ja explica e deuses perderam sentido. Alias, os deuses se tornaram bonzinhos, porque a cultura pede. Mas foram tiranos, e inimigos, de acordo com seus crentes.
Ele é inteligente e sofisticado por que compreende a diversidade de pensamento existente na sociedade! Seria tosco e ignorante se ignorasse que o pensamento monolÃtico cercearia a liberdade individual dos que pensam diferente além de suscitar riscos à própria democracia! Sem liberdade não existe Democracia!
Há muito que população não acredita nas autoridades constituÃdas, veja o caso da vereadora do Rio, sobrou para Deus, muito optaram pela arca que normalmente encalha em algum paÃs do primeiro mundo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Deus acima de todos Voltar
Comente este texto