Opinião > O governo deveria reduzir o volume de reservas internacionais do país? SIM Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Antônio

    ´Não toquem nas reservas internacionais`(no blog de Mauro Santayana)."Depois de o governo Temer ter detonado com mais de 200 bilhões de reais deixados pelo governo Dilma nos cofres do BNdES, criminosamente esterilizados com sua devolução “antecipada” ao Tesouro - quando havia um prazo de 30 anos para serem pagos - no lugar de tê-los investido em infraestrutura para a a geração de renda e emprego e a retomada de obras paralisadas - muitas dela pela justiça- chegou a hora do

    Responda
    1. José Antônio

      Presidente do Itaú, banco que lucrou mais de 20 bilhões de reais neste ano, propor a “saudável” diminuição das reservas internacionais do país para "diminuir” a dívida pública brasileira, que já é das mais baixas entre as 10 maiores economias do mundo. Ora, não é preciso ser Mandrake para saber que diminuir a poupança nacional é saudável para os banqueiros.

  2. Evandro Loes

    Se tem uma coisa que permitiu estabilidade ao país nos últimos anos, foi o volume das reservas. É evidente que o assunto merece debate, mas todo cuidado é pouco.

    Responda
  3. Juan Vera

    Pode até ter certa razão o articulista em relação ao tamanho das reservas, porem eu vi na época que na Argentina era 1 X 1, com liberdade de compra, venta e aplicação no exterior que as pessoas recebiam 10.000 pesos de salario, trocavam imediatamente por USD 10.000 e o enviavam para o exterior. As consequências se sentem até hoje com bilhões de dólares pelo mundo e o FMI tendo que emprestar para eles.

    Responda
  4. Carlos Mello

    Concordo plenamente com o Joaquim. É o que preferível ter um custo de R$70 bi para manutenção das reservas ou dever US$100 bi pro FMI? E outra quando Ciro propôs algo semelhante foi duramente criticado pelos que hj defendem.

    Responda
    1. José Antônio

      ´Não toquem nas reservas internacionais`(no blog de Mauro Santayana)

  5. Joaquim Branco

    Parece haver muita gente com saudades do FMI. Só falta dizer que ter dívida externa é bom. O Brasil tem problemas, mas eles podem ser resolvidos sem interferência externas, justamente por termos grandes reservas cambiais. Para muitos, a Argentina parece ser o modelo a ser seguido. Não devem ter vivido quando o FMI comandava a economia.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.