Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Pegorer

    São sistema diferentes. Eles garantem vida plena, moradia, mantimentos, escola de primeira e o único retorno são estes 75%. Aqui se garante 13 milhões de desempregos e um salário mínimo para os outros pagarem aluguel Se pudesse eu anexaria a foto de uma de centenas de barracos entre o mar e o mangue aqui em Santos, sobre palafitas pois o mar sobe com o esgoto e lixo que recebe diretamente. bem acima do piso e caindo aos pedaços com 3 desempregados morando (casal e um filho). Crimes ambiental e

    Responda
  2. Mauro Umberto Alves

    Quanto ao programa Mais Médicos, depende de ser ou não interesse do Brasil continuar. O grande problema tem sido o desinteresse de médicos brasileiros em atuar em comunidades pobres e longínquas do interior brasileiro, e o número insuficiente de profissionais médicos para a expansão dos PSF.

    Responda
  3. Mauro Umberto Alves

    Se o critério for desrespeito aos direitos humanos, ou mesmo por ser regime ditatorial, devemos cortar relações diplomáticas também com a China, Coreia do Norte, Arábia Saudita, e muitos outros países. Caso contrário, o Brasil vai ser pusilânime com os pequenos e covarde com os grandes. Isso seria politica externa coerente?

    Responda
  4. Ana Almeida Souza

    Se é para ser conivente e cúmplice com o trabalho escravo dos médicos cubanos no Brasil, então, os 75% que deveriam ser repassados ao governo da Ilha Prisão devem ser confiscados para os cofres públicos brasileiros, a título de pagamento do "empréstimo" de um bilhão caloteado pelo governo cubano. Todos os ativos cubanos no Brasil também precisam ser confiscados, até o complemento ressarcimento do prejuízo causado.

    Responda
    1. Mauro Umberto Alves

      Qualquer contencioso e desacertos financeiros entre os dois paises, passam pelo direito e tribunais internacionais, e pelos poderes judiciários do Brasil e Cuba. hipoteticamente, caso Haja confisco de ativos cubanos no Brasil, certamente Cuba faria o mesmo com ativos brasileiros em seu país. Teria primeiro que analisar se compensaria para o Brasil.

    2. Mauro Umberto Alves

      Necessário maior conhecimento do direito internacional. O Brasil mantém um contrato com o governo de Cuba, que pode apenas ser modificado por acordo a nível de estado, entre os dois países, ou revogado unilateralmente por uma das partes, no caso Brasil ou Cuba.

  5. JULIANA ALVES DA SILVA

    Não vejo a hora de cortar esses laços, realmente só Cuba ganha com isso. Médicos nos temos, só previsa ter mais incetivos para categoria, assim acaba com essa história de que médico brasileiro não quer clinicar em periferias ou em municípios distantes. I Brasil não pode ser mais conivente com esse regime.

    Responda
    1. Mauro Umberto Alves

      Ter relações diplomáticas e embaixada, não significa conivência ou apoio ao regime político e econômicos do país. Os Estados Unidos mantem relações diplomáticas com Cuba. Nem Donald Trump ousou romper essas relações. O que se pode fazer é aumentar ou diminuir o intercambio entre dois países com divergências e interesses opostos.

  6. ALEXANDRE MATONE

    No Brasil, todos os médicos formados na USP, na Unicamp, na Unifesp, Unesp e outras escolas federais e estaduais, formaram-se "às custas do governo e do povo" brasileiro. Então, deveriam ser-lhes confiscados 75% de seus proventos, eternamente? E deveriam ser afastados de suas famílias? Não podemos ser coniventes com esses tipos de abusos!

    Responda
    1. Mauro Umberto Alves

      Não. Mas é um grave erro de um país capitalista, subsidiar uma maioria de classe média alta e ricos, em cursos superiores públicos de qualidade, enquanto uma maioria mais pobre que esses, pagam faculdades particulares, geralmente de má qualidade, com algumas exceções. No Brasil os ricos sonegam o que podem e ainda são sangue sugas do estado, canalizando parte dos impostos de volta a eles.

    2. ALEXANDRE MATONE

      A Folha, que tanto defende a liberdade de imprensa, deveria fazer uma série de entrevistas surpresa com os filhos desses médicos, que estão presos no regime-prisão cubano.

  7. Marina Gutierrez

    Cuba é um pais pobre com um alto numero de médicos que se formam às custas do governo e do povo cubano, portanto o governo tem o direito de requerer que parte do salário seja enviado de volta a Cuba, nada mais justo.. Os medicos saem por vontade propria e sabem que vão viver longe da familia por um periodo.

    Responda
    1. ALEXANDRE MATONE

      No Brasil, todos os médicos formados na USP, na Unicamp, na Unifesp, Unesp e outras escolas federais e estaduais, formaram-se "às custas do governo e do povo" brasileiro. Então, deveriam ser-lhes confiscados 75% de seus proventos, eternamente? E deveriam ser afastados de suas famílias? Não podemos ser coniventes com esses tipos de abusos!

  8. THALES PIMENTA DE FIGUEIREDO

    Pra não dizer que só dele se referir a direitos humanos para justificar alguma coisa é incoerente, vou só questionar se separar milhares de crianças de seus pais e colocá-las em cativeiro, como fez Trump, é correto do ponto de vista dos direitos humanos. Ademais, se a gente não deveria admirar que um país pobre como Cuba consiga uma das melhores saúde e educação do mundo. Finalmente, quem é que faz política externa ideológica mesmo? O PT? Hipocrisia é mato nesse discurso do Bolsonaro!

    Responda
  9. Fabio torres

    CADÊ a OIT ? Só 25% do salário e o resto é retido ñ tem direito a levar a família. Absurdo Configura Trabalho Escravo. Raquel Dodge aja!

    Responda
  10. Christiane Demetrio

    E isso estará prejudicando vocês? Por que a nós, povo, em nada! Só precisam mandar o dinheiro, que nos foi levado pelo seu amado pt, de volta para nós. De resto, nada!

    Responda
  11. RICARDO Silva

    Desculpe me mas de onde você tirou essas informações ? Entre no site da Zona Econômica do Porto de Mariel e descubra. Não achei nada lá. Nada.

    Responda
  12. José Antônio

    “Olha, respeitosamente, qual o negócio que podemos fazer com Cuba?" Provavelmente não deve ter. ''Até fevereiro deste ano, já estavam funcionando na zona industrial do porto Mariel (Cuba) a sul-coreana Arco33, a Womy Equipment holandesa, a francesa Bouygues, a portuguesa Engimov Caribe, a espanhola Tecnologias Constructivas, a Bihn Global do Vietnã, e até mesmo grandes multinacionais ocidentais como a Unilever e a Caterpillar.." No blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência(falta a muitos

    Responda
    1. Fabio torres

      Nossa então não há motivos para Cuba ter dado Calote no Brasil de Bilhões de dólares. Mesmo que tiveram um empréstimo de 1 Bilhão, sem juros com 8 anos de carência. .. Há já sei o Motivo foi Roubar o Brasil mesmo e dividir a grana com a Esquerda lá fora hummm

    2. José Antônio

      Aposto como recebera, e corrigido. Por dificuldades econômicas momentâneas todos os países do mundo já passou, pode passar ou poderá passar. todos!

    3. Fábio Nogueira

      O melhor negócio que podemos fazer em Cuba é receber o dindim, que é do povo, e que foi "emprestado" pelo desgoverno anterior, e logo em seguida, cair fora...